HCFreitas

Membro
  • #Conteúdo

    84
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por HCFreitas

  1. Obrigado pelos contributos, mas lamento informar que a anémona acabou por morrer.
  2. Novidades!! Agora está a libertar uma substância tipo muco castanho, a a partir do disco oral.Os tentáculos estão muito encolhidos, quase tão finos como cabelos (restam meia dúzia inchados). Começo a desconfiar que não seja normal... Cumprimentos e Obrigado pelas respostas.
  3. Caros amigos: Tenho um problema sério com uma anémona que adquiri anteontem. Penso que será do género heteractis e é de um dimensão considerável (cerca de 30 cm de diâmetro). Tem coloração castanha, as extremidades dos tentáculos são esverdeadas e o pé -largo -é vermelho/alaranjado. Ontem, quando a anémona já adquirira o seu tamanho máximo e parecia saudável, decidi dar-lhe uma gamba, já descascada e descongelada, com cerca de 6/8 cm. Na altura, a anémona engoliu o bicho em cerca de 5 minutos. Hoje dou com a anémona em metade do seu tamanho, com os tentáculos enfezados, com a "boca" com um formato esquisito. O que terei feito de errado? Como poderei remediar o mal? Obrigado e cumprimentos, Hugo.
  4. Estaremos a falar de produtos iguais? É que a diferença de preço é abissal. Será a cal viva ou a outra? Obrigaod e Boas festas, Hugo.
  5. Será que em alternativa ao kalkwasser (caríssimo) q se vende em lojas de aquariofilia, poderei utilizar cal viva para construção civil (vendida no Aki, por exemplo). Ou não pode ser cal viva, tem q ser da outra? Obrigado antecipadamente pelas respostas. Cumprimentos e Votos de Boas festas, Hugo
  6. Obrigado Rui. Vou arriscar comprar outro tipo de alga. Cumps, hugo.
  7. Tenho tido dificuldade em adquirir algas nori em tiras, pelo que estou a ponderar fornecer outro tipo de algas que tb se vendem nas lojas de produtos naturais (tb são definidas como "algas atlânticas silvestres" e têm uma aparência similar). Será seguro? Cumps e Obrigado. Hugo.
  8. Alexandre: Encontrei-os à venda numa loja nacional de aquariofilia online (penso que são da tunze), mas acho que não devo fazer publicidade a estabelecimentos comerciais, reais ou virtuais(tb não deve ser muito difícil lá chegar...). Obrigado, Rui, pelos comentários. Cumprimentos, hugo.
  9. Vou adquirir um repositor automático d e água evaporada. Tunze ou aquamedic (sp3000)?eis a questão. P.S.: Insisto na pergunta sobre os testes de tiras: serão fiáveis? Óbrigado, Hugo.
  10. Estou a pensar adquirir um teste colorimétrico de tiras para medição do cálcio. Qual a vossa opinião sobre a qualidade destes testes de tiras?(penso que é da tunze) São mais ou menos fiáveis que os teste de titulação(penso que é assim que se diz)? Os de tiras são necessariamente mais fáceis de utilizar, não é? Obrigado antecipadamente pelos vossos contributos. Cumps, Hugo.
  11. Obrigado aos dois e acho que ficou tudo dito. Abraços, obrigado pelas dicas e BOA AQUARIOFILIA, Hugo Camilo.
  12. Obrigado pelas informações. E qual a tua opinião sobre o ultra-violetas para a prevençaõ do ponto branco? A propósito, parece que o número de pontos brancos já está a decrescer. Cumps, Hugo.
  13. Como alguns já sabem, adquiri um hepatus para o meu aqua de 500 l (200+50+50). este aquário tem 5 semanas e apenas uma estrela, um coral e dois eremitas. Adquiri-o porque ele pertencia a outro aquariofilista (já tinha muitos meses de aquário) e alimentava-se vorazmente na loja (maripearls). Tem cerca de 8/10 cm, um aspecto roliço e movimenta-se com muito à vontade pelo aquário. Contudo, receio que ele esteja a desenvolver ponto branco (pintas brancas muito pequenas espalhadas pelo corpo), pelo que pergunto: o que fazer? Alimentar bem e esperar que passe? Retirar do aqua para um aqua de quarentena e medicar? (vai ser uma luta terrível!!)Ou o peixe vai morrer inevitavelmente?
  14. Caro Miguel Pereira: Talvez a minha resposta tenha sido brusca, mas representa aquilo que eu sinto, sem quaisquer espécie de censuras, sobre o modo como as questões dos principiantes são por vezes abordadas pelos mais experientes. A primeira reacção é logo a de deitar abaixo e dizer: "grande asneira, seu grande idiota!". Acho que ninguém gosta disso, sobretudo quem anda a esforçar-se por aprender alguma coisa por estes lados. Sim, porque nestes lados deveria haver uma grande preocupação com a pedagogia dos iniciantes e esta não se deve fazer na base do chicote. Só lamento ter tido este desabafo sobre uma intervenção tua, mas era algo que já sentia há algum tempo, especialmente porque me considero minimamente conscencioso com os meus animais. P.S.: As minhas referências indicavam alguma dificuldade na aclimatação das estrelas linckia, mas alguma facilidade na manutenção, desde que o aquário fosse de um tamanho considerável (como o meu). Cumprimentos e sinceras desculpas pelas observações bruscas. Obrigado pelas outras informações. Hugo.
  15. Obrigado pelas preciosas e informadas contribuições. Cumps, Hugo.
  16. O problema, Miguel Pereira, nem sempre é a falta de informação, mas antes a desinformação. Porque há pessoas que se preocupam em dar respostas devidamente informadas e só falam daquilo que sabem e dão opiniões construtivas, enquanto que doutras...já não se pode dizer o mesmo. Dos livros que li sobre o assunto (linckias), nenhum refere a impossibilidade de as manter em aquário, nem lhes atribuem um grau muito elevado de dificuldade. É verdade que o aqua é recente, mas a estrela foi-me oferecida e não a poderia deitar fora. Obrigado Luís Delgado pela sugestão quanto à alimentação da linckia. Cumps, Hugo.
  17. Obrigado, Rui, pela resposta, mas, afinal, fui induzido em erro. As algas, pela manhã e sem iluminação, davam a impressão de estarem completamente brancas . Assim, fica sem efeito a minha histérica intervenção inicial. Obrigado e Cumprimentos, Hugo.
  18. Tenho a halimeda e a caulera que vêm na rocha viva a ficarem esbranquiçadas e a morrerem! O aqua tem 5 semanas. O que se poderá passar?
  19. Tenho já alguns novos habitantes no aquário de 500 litros (200*50*50), que vai entrar na sua quinta semana de vida. Então aqui vão: 2 caranguejos eremitas calcinus elegans, 1 estrela do mar azul linckia laevigata, 1 cirurgião azul/amarelo paracanthurus hepatus (entrou ontem no aqua!), 1 coral mole briareum ??? Grande dúvida: qual o melhor regime alimentar para o hepatus?é verdade que o nori se vende no continente? Já comprei as molas, posso também fornecer alface? A comida seca "maripearls" da jbl é de boa qualidade? Obrigado antecipadamente pelas respostas Cumprimentos, Hugo
  20. Amigos: O meu aqua de 500 litros está a funcionar há cerca de 1 mês. Para já tem apenas 25 quilos de rocha viva e outro tanto de rocha morta, 1 estrela linckia laevigata, dois caranguejos eremitas azul eléctrico e alguns caracóis. pergunta: será que já posso introduzir um camarão sem ter necessidade de começar a introduzir comida no aquário? As dúvidas prendem-se com o regime alimentar dos camarões. Cumprimentos, Hugo Camilo
  21. Obrigado pelas opiniões. Contudo, relativamente à luz, conheço aquários com corais moles com ainda menos luz do que o meu (que tem cerca de 250 watts) e são, aparentemente, bem sucedidos (talvez por alimentarem os corais com outras fontes que não a luz) . Quanto à circulação, só a aumentarei quando o número de corais dentro do aquário o justificar. Neste momento, quem manda é a bolsa e , portanto, não há dinheiro para novas aquisições. Assim, como penso que não há grandes obstruções à circulação, penso que será suficiente. Cumprimentos, Hugo Camilo.
  22. Obrigado pelas sugestões. Para quem pediu o setup, aqui vai: Aquário: 200*50*50 =500 litros Iluminação: 2*t5 6500k 39 w + 2*t5 6500K 24 w + 2*t8 azul actínica 30w+2*t8 branco 9000K 30w. Circulação: 1 tunze 6060 - 6000l/hora + 2 aquaclear 1500l/h cada. Escumador tunze para aquários até 1200 litros. Aquecedor 250 w jager. 25 quilos rocha viva e outro tanto de rocha artificial. Camada muito fina (menos de 1 cm) de areia de granulometria pequena. NÃO Tenho SUMP. No futuro (Natal) vou acrescentar um sistema de reposição automática com uma "espécie" de reactor de kalkwasser. Penso que é tudo. Quero experimentar sobretudo peixes e corais moles e um ou outro coral duro com menor exigência de luz. Cumps, Hugo.
  23. Aí está! Depois de largos meses de antecipação, finalmente dei início ao funcionamento do meu aquário de recife de 500 litros, que surgiu de uma adpatação de um aqua com ciclídeos do malawi. O começo não foi muito auspicioso, porque recebi a rocha viva antes do tempo previsto, o que me obrigou a colocá-la no aquário com um bocado do sal ainda por dissolver (arrgh). Também fiquei impedido de pôr o escumador a funcionar, porque me falta ainda uma peça de sustentação (não tenho sump e o escumador tunze fica dentro do aqua principal, mas necessita de uma trave horizontal para sustentação). Parece-me que a rocha viva, não curada, está a "morrer" a um ritmo alarmante, apresenta muitas partes esbranquiçadas e o nível de nitratos está altíssimo. Depois de amanhã, penso poder fazer a primeira troca de água e colocar o escumador em funcionamento, finalmente. Agradeço quaisquer dicas para melhorar este processo inicial de maturação. Obrigado e cumprimentos, Hugo Camilo.
  24. Algumas razões para não utilizar sump (ainda que reconheça as suas vantagens): - Inexistência de tubagens ou mangueiras fora do aqua principal (segurança!!!!); - Inexistência de furos no vidro, ou passa-muros, ou whatever; - Hoje em dia, não há muitos equipamentos que justifiquem o espaço adicional (com excepção do escumador, que com criatividade, tb pode ser escondido no aqua principal); - Se queres maior volume de água, podes fazer um aquário maior, com a vantagem de ter maior área útil (para peixes, invertebrados e de visualização); - As trocas de água, se forem de pouca quantidade, podem ser feitas sem problemas de maior. - Economia: menos um aqua e menos uma bomba de circulação, etc. - Um refúgio pode ser construído por cima do aqua principal. É claro que estou a fazer de advogado do diabo, mas tb não se pode ver só bois brancos e bois pretos, como dizia o outro... Cumps, Hugo.
  25. Obrigado pelos contributos. A minha dúvida era sobretudo no impacto que terá nos corais e invertebrados, não nos peixes. Falaram-me em sulfatos/sulfuretos??(problemas de ph) e metais pesados... P.S.: Eu já as mantenho em água doce há pelo menos 4 anos, sem qualquer espécie de problema. Cumprimentos, Hugo.