kevin 69 Publicado Agosto 31 Publicado Agosto 31 Boas tardes! Decidi criar este tópico para ir documentando, mais ou menos, o meu próximo projeto. A ideia é também ir recolhendo o máximo de feedback possível, principalmente nos primeiros tempos, até conseguir perceber como o aquário se vai comportar e chegar a um ponto de equilíbrio. Esta montagem tem sido preparada com bastante calma — já ando nisto há mais de um ano. Desde a construção do móvel, escolha do material, hardscape, equipamento e até o próprio tema, tudo tem sido feito sem grande pressa. O tema A ideia é tentar reproduzir um pouco aquelas margens de pequenos riachos do sul do Brasil, mais concretamente do Paraná. Queria tentar criar algo que parecesse uma margem de um curso de água, com areia, alguma corrente e muita vegetação do género wetland, onde a água se mistura com plantas anfíbias e restos de raízes/árvores que foram ficando ali com o tempo. Outra coisa que gostava de tentar manter é que a flora e a fauna sejam, tanto quanto possível, espécies nativas do Paraná. Ainda estou a investigar algumas espécies e provavelmente a lista vai sofrer alterações. Material Aquário: 120 × 50 × 50 cm Luz: 2 × Solar RGB Filtro: Aquael Ultramax BT Aquecedor externo Lily pipe em inox CO₂: Sistema com reator externo JDAquatec Substrato: ADA Aquasoil + areia Hardscape: Elderly Stone + Iron Wood O hardscape tambem ainda esta em fase de estudo. Não penso me atardar muito em pormenores pois sei que com o tempo, a flora acaba por esconder tanto detalhes como imperfeições. Flora (Ainda em estudo) Eleocharis (várias) Echinodorus grandifolius / uruguayensis Persicaria Bacopa caroliniana / monnieri Cabomba furcata / caroliniana Hydrocotyle verticillata / leucocephala Lilaeopsis Potamogeton gayi Riccardia chamedryfolia — exceção Eriocaulon sp. "Feather Duster" — exceção As duas últimas são, para já, as exceções à ideia de manter a flora dentro da região escolhida. Fauna (Também ainda por fechar) Apistogramma borellii Corydoras paleatus / hastatus Aphyocharax anisitsi Ainda estou a ver quais serão as melhores combinações e se faz sentido manter todas estas espécies. Duas coisas que me deixam especialmente curioso Há pelo menos dois pontos nesta montagem que nunca experimentei: 1 — Água do Porto/Bonfim Nunca fiz uma montagem utilizando esta água, por isso vai ser interessante perceber como se comporta e se vou ter de fazer algum tipo de ajuste. 2 — Reator externo de CO₂ Também vai ser a primeira vez que vou utilizar um reator externo. A ideia agrada-me bastante, mas vamos ver como corre na prática. 😅 De resto, é ir com calma e tentar não inventar demasiado durante as primeiras semanas. 😂 Vou tentar ir atualizando o tópico com fotos e a evolução da montagem, principalmente nesta fase inicial. Críticas, sugestões e opiniões são mais que bem-vindas, especialmente relativamente à flora/fauna e à coerência do tema. Se estiver a fazer alguma escolha completamente descabida, estejam à vontade para dizer. 😅 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Agosto 31 Publicado: Agosto 31 Eh pá... em termos de escolhas não sei porque não domino muito estes aquários feitos com temas mais específicos, mas pelo que vejo dentro dos vidros, a coisa tem muito potencial. Os meus sinceros parabéns!!! Em relação ao equipamento, nem é preciso dizer nada... foste buscar o que de melhor há no mercado, portanto duvido que tenhas algum "problema" que pudesse surgir daí. Se a água do Porto for a mesma da região do Porto (eu sou da Póvoa de Varzim), julgo que não terás grandes problemas. Mas se quiseres ter a certeza, e eu acho que numa montagem destas se justificava, podes equacionar a utilização de um sistema de RO. Vai colocando mais dúvidas à medida que fores avançando. E mais fotografias! Vou tentar acompanhar o melhor que puder. Citar
C Mocho Publicado: Agosto 31 Publicado: Agosto 31 (editado) Muito bom. Tens aí potencial para um projeto maravilhoso... Eu tentaria encontrar substitutos para essas duas plantas de "exceção": Parece-me que uma Eleocharis montevidensis poderia fazer um efeito muito semelhante à Eriocaulon sp. "Feather Duster". Ok, não é exatamente uma planta de roseta, mas a origem geográfica pode justificar a troca. Para a Riccardia Chamedryfolia talvez seja mais complicado, eu pessoalmente acho que até o Christmas Moss poderia ficar aí muito bem, mas não tem aquela textura invulgar, talvez se conseguires aceitar o Fissidens que não é exatamente Sul Americano, mas também ocorre por aí até ao topo Norte da Bacia Amazónica... De facto tenho lido que existem outros Fissidens mais ao Sul, mas creio que não são comercializados. Gosto bastante dos peixes que escolheste, mas se fores para as C. hastatus, suponho tenhas de ter um cardume enorme para conseguires dar por elas, o que contudo poderá causar um efeito espantoso... Falta aí a equipa de limpeza, sobretudo com injeção de CO2 creio que vão ser necessários, mas depois pensas nisso! Obrigado pela partilha, vou seguir atentamente. Editado Agosto 31 por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
sTeVe- Publicado: Quarta-feira às 12:00 Publicado: Quarta-feira às 12:00 Antes de mais, muito obrigado pela partilha e por nos dares a conhecer este projeto. À primeira vista, todo o conjunto transmite uma sensação de grande coerência e de planeamento cuidado. O material escolhido é de excelente qualidade, mas, acima de tudo, nota-se que existe uma ideia bem fundamentada por detrás do aquário e uma intenção clara relativamente ao ambiente que pretendes recriar. Para mim, esse é sempre um dos aspetos mais interessantes deste hobby: quando deixamos de olhar apenas para cada elemento individualmente e começamos a perceber o aquário como um ecossistema e uma composição no seu todo. Com o passar do tempo, tenho vindo a apreciar cada vez mais a vertente mais clássica do Nature Aquarium, muito assente na filosofia e na visão que Takashi Amano trouxe para a aquariofilia, não apenas enquanto exercício estético, mas sobretudo na procura de uma representação harmoniosa e credível da natureza dentro de um espaço limitado. É verdade que um aquário de biótopo não se enquadra propriamente na definição tradicional de Nature Aquarium, uma vez que parte de princípios e objetivos diferentes. Ainda assim, encontro muitos pontos em comum na forma como ambos procuram inspiração direta na natureza. Há algo de particularmente fascinante num projeto em que o aquarista se propõe a recriar um ambiente natural específico, procurando respeitar a sua identidade através da escolha das plantas, fauna, substrato, materiais, disposição do hardscape e até da própria dinâmica visual do aquário. É precisamente por isso que projetos como este me despertam bastante interesse. Quando existe pesquisa, intenção e atenção aos detalhes, o resultado acaba por contar uma história e transportar-nos, ainda que de forma estilizada, para uma determinada paisagem ou região. Desejo-te as maiores felicidades nesta jornada com o River Through the Reeds. O projeto tem uma excelente base e será certamente muito interessante acompanhar a sua evolução, sobretudo à medida que o aquário for maturando e adquirindo um carácter cada vez mais natural. Vai partilhando connosco o progresso, porque certamente haverá bastante para acompanhar e aprender ao longo do caminho. Um abraço e boa continuação! Citar Aurora Rubra Instagram Youtube
kevin 69 Publicado: Sábado às 13:28 Autor Publicado: Sábado às 13:28 (editado) Pequeno update: já tenho cerca de 70% do hardscape posicionado e colado. Falta apenas tratar da parte traseira, que vou deixar para decidir quando colocar o substrato, para perceber melhor o que faz sentido. Aos poucos, começa a ganhar forma! On 31/08/2026 at 20:31, JoseCarlosMarques disse: Eh pá... em termos de escolhas não sei porque não domino muito estes aquários feitos com temas mais específicos, mas pelo que vejo dentro dos vidros, a coisa tem muito potencial. Os meus sinceros parabéns!!! Em relação ao equipamento, nem é preciso dizer nada... foste buscar o que de melhor há no mercado, portanto duvido que tenhas algum "problema" que pudesse surgir daí. Se a água do Porto for a mesma da região do Porto (eu sou da Póvoa de Varzim), julgo que não terás grandes problemas. Mas se quiseres ter a certeza, e eu acho que numa montagem destas se justificava, podes equacionar a utilização de um sistema de RO. Vai colocando mais dúvidas à medida que fores avançando. E mais fotografias! Vou tentar acompanhar o melhor que puder. Obrigado! O tema é mais uma base para me conseguir orientar, sem ele perco-me completamente 😂 Começo logo a querer meter 3000 espécies de plantas e passado 3 meses já estou farto de metade. E também não sou propriamente entendido nesta matéria, por isso qualquer comentário ou sugestão sobre o tema é muito bem-vindo! Em relação ao equipamento, a escolha foi principalmente no sentido de tentar evitar alguns problemas que já tive no passado. A minha calha da WeekAqua, por exemplo, tinha problemas com o transformador, perdia os settings e começava a "piscar". Já tive também aquários com vidros mal colados e mal encaixados, entre outras coisas... Portanto, desta vez tentei prevenir ao máximo esses stresses. Quanto à água, numa fase inicial vou arriscar com a água da torneira e logo vejo como corre. Mais para a frente, se achar necessário, pondero passar para RO. On 31/08/2026 at 23:27, C Mocho disse: Muito bom. Tens aí potencial para um projeto maravilhoso... Eu tentaria encontrar substitutos para essas duas plantas de "exceção": Parece-me que uma Eleocharis montevidensis poderia fazer um efeito muito semelhante à Eriocaulon sp. "Feather Duster". Ok, não é exatamente uma planta de roseta, mas a origem geográfica pode justificar a troca. Para a Riccardia Chamedryfolia talvez seja mais complicado, eu pessoalmente acho que até o Christmas Moss poderia ficar aí muito bem, mas não tem aquela textura invulgar, talvez se conseguires aceitar o Fissidens que não é exatamente Sul Americano, mas também ocorre por aí até ao topo Norte da Bacia Amazónica... De facto tenho lido que existem outros Fissidens mais ao Sul, mas creio que não são comercializados. Gosto bastante dos peixes que escolheste, mas se fores para as C. hastatus, suponho tenhas de ter um cardume enorme para conseguires dar por elas, o que contudo poderá causar um efeito espantoso... Falta aí a equipa de limpeza, sobretudo com injeção de CO2 creio que vão ser necessários, mas depois pensas nisso! Obrigado pela partilha, vou seguir atentamente. Em relação à Eleocharis, a ideia é usar as 3 variedades: mini, acicularis e montevidensis. As minhas "exceções" ainda estão em aberto, não me quero limitar demasiado por esse ponto. Sei, por exemplo, que não quero abrir mão das Neocaridinas para ajudar na limpeza. 😅 Confesso que quando procurei no iNaturalist, não encontrei praticamente nenhuma observação de musgos aquáticos no sul do Brasil, o que me espantou bastante. Obrigado pelas sugestões e por acompanhares o projeto! On 02/09/2026 at 13:00, sTeVe- disse: Antes de mais, muito obrigado pela partilha e por nos dares a conhecer este projeto. À primeira vista, todo o conjunto transmite uma sensação de grande coerência e de planeamento cuidado. O material escolhido é de excelente qualidade, mas, acima de tudo, nota-se que existe uma ideia bem fundamentada por detrás do aquário e uma intenção clara relativamente ao ambiente que pretendes recriar. Para mim, esse é sempre um dos aspetos mais interessantes deste hobby: quando deixamos de olhar apenas para cada elemento individualmente e começamos a perceber o aquário como um ecossistema e uma composição no seu todo. Com o passar do tempo, tenho vindo a apreciar cada vez mais a vertente mais clássica do Nature Aquarium, muito assente na filosofia e na visão que Takashi Amano trouxe para a aquariofilia, não apenas enquanto exercício estético, mas sobretudo na procura de uma representação harmoniosa e credível da natureza dentro de um espaço limitado. É verdade que um aquário de biótopo não se enquadra propriamente na definição tradicional de Nature Aquarium, uma vez que parte de princípios e objetivos diferentes. Ainda assim, encontro muitos pontos em comum na forma como ambos procuram inspiração direta na natureza. Há algo de particularmente fascinante num projeto em que o aquarista se propõe a recriar um ambiente natural específico, procurando respeitar a sua identidade através da escolha das plantas, fauna, substrato, materiais, disposição do hardscape e até da própria dinâmica visual do aquário. É precisamente por isso que projetos como este me despertam bastante interesse. Quando existe pesquisa, intenção e atenção aos detalhes, o resultado acaba por contar uma história e transportar-nos, ainda que de forma estilizada, para uma determinada paisagem ou região. Desejo-te as maiores felicidades nesta jornada com o River Through the Reeds. O projeto tem uma excelente base e será certamente muito interessante acompanhar a sua evolução, sobretudo à medida que o aquário for maturando e adquirindo um carácter cada vez mais natural. Vai partilhando connosco o progresso, porque certamente haverá bastante para acompanhar e aprender ao longo do caminho. Um abraço e boa continuação! Muito obrigado pelas palavras e pela forma como descreveste o projecto! 😊 A ideia do tema surgiu por vários motivos. A minha parceira de vida nasceu e viveu grande parte da vida no Paraná, e queria trazer um bocadinho do Brasil para dentro de casa. Quando tive oportunidade de conhecer a região, confesso que aquilo que encontrei não era de todo a imagem que tinha na cabeça — nada da típica água cor de chá e da selva envolvente que imaginava. O tema acabou por surgir naturalmente quando comecei a pesquisar no iNaturalist a fauna que tive oportunidade de observar durante esses dias. Desta vez também estou a tentar dar bastante tempo ao projecto. Tenho ido juntando o material aos poucos e, principalmente, a pensar e experimentar até chegar a uma composição que me pareça mais harmoniosa, sem grande pressa. Mais uma vez, obrigado pelo comentário! Este hobby já me acompanha desde os 12 anos e o aquascaping entrou relativamente cedo, por volta dos 14/15. Apesar de nunca ter sido muito participativo aqui no fórum, mantive sempre aquários desde então. Abraço. Editado Sábado às 13:30 por kevin 69 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Sábado às 17:05 Publicado: Sábado às 17:05 (editado) Assim de frente nota-se ainda mais a imponência do tanque. Estás a fazer um belíssimo trabalho. Do melhor que se tem visto por cá. 👏👏👏 Editado Sábado às 17:05 por JoseCarlosMarques Citar
Recommended Posts