Recommended Posts

Publicado:

Boas,

A unica questão de um aquecedor in-line ao invés de um incluido no filtro é talvez a perda de força no caudal de água, mas se como referes, o aquael tem uma força de caudal superior ao oase, então isso não deve ser questão.

Por esse motivo é que me decidi por um Oase biomaster thermo 350, em vez do 250, para ter mais força e rotação de água, embora não acredite que faça os 1100 l/h anunciados.

• Gosto 1
Publicado:
19 minutes ago, Diogo81 said:

Boas,

A unica questão de um aquecedor in-line ao invés de um incluido no filtro é talvez a perda de força no caudal de água, mas se como referes, o aquael tem uma força de caudal superior ao oase, então isso não deve ser questão.

Por esse motivo é que me decidi por um Oase biomaster thermo 350, em vez do 250, para ter mais força e rotação de água, embora não acredite que faça os 1100 l/h anunciados.

No nosso país quase não precisamos usar termostatos. Acredito que mude de região para região, mas 3 ou 4 meses por ano são suficientes para manter a uma temperatura aceitável. Incomoda-me mais o calor, no verão.

Os 1100l/h ou seja lá qual for o valor, correspondem à capacidade da bomba... ou seja... sem esponjas, sem media, sem nada dentro do filtro... só água a circular.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Ora boas 😉

Ora passado um mês de ter plantado o aquário, segue um ponto de situação do mesmo. Até agora está tudo ok, com alguns precalços, mas quem nunca...

O pior que aconteceu foi ao adicionar 10 microrasbora galaxy ao aquário, passado um dia, já não sobrava um (como disse o José Rodrigues dos Santos, morreram... todos...). É claro que depois disso ter acontecido. fiquei logo a pensar que estava alguma coisa errada com o aquário, ou que o ciclo de nitrogénio (apesar de um black start de 4 meses) não tinha corrido bem, mas ao olhar para o aquário, os 6 ottocinclus e os 10 camarões que tinha já dicionado ao aquário estavam todos contentes e vivinhos da silva, o que me deixou algo confuso.

Por esse motivo, desloquei-me à loja onde tinha adquirido os peixes e reportei o sucedido, e a própria dona da loja indicou que já não era a primeira vez que acontecia com esse tipo de peixes e prontificou-se a dar-me novos peixes para substituir os entretanto falecidos. Como não tinha mais, entregou-me 5 microrasbora galaxy que ainda tinha na loja, e a verdade é que estes ultimos ainda andam de um lado para o outro todos satisfeitos, faz agora uma semana. 

De resto, além de um pouco de alga verde na parte de cima das rochas que está mais exposta à luz, tudo corre bem. As rotalas, principalmente a rotala Blood Red tem crescido a olhos vistos, e no espaço de um mês já está a bater na superficie da água. Isso levou a que para celebrar o primeiro mês, fez-se também a primeira poda às rotalas.

Segue a evolução do menino:

2ª semana após plantado:

large.IMG_6694.jpeg

3ª semana:

large.IMG_6822.jpeg

1ª mês após plantado:

large.IMG_6850.jpeg

Primeira poda realizada:

large.IMG_6853.jpeg

fotos várias:

large.IMG_6698.jpeg

large.IMG_6827.jpeg

large.IMG_6823.jpeg

large.IMG_6855.jpeg

Publicado:

Olá @Diogo81, aquela foto da 3ª semana prova que vais ficar com um aquário muito bonito.

Contratempos todos temos de vez em quando, esse dos Galaxy foi uma chatice. Quanto tempo da loja até ao teu aquário? Como é que fizeste a aclimatação? Quais eram então os parâmetros da água e quais são agora? Cuidado com os Otos, como é que os estás a alimentar?

Já nada vai recuperar esses peixes, mas se conseguires entender o que se passou, talvez o possas evitar numa próxima situação! Agora é seguir em frente, pois está a ficar muito agradável e dentro de pouco tempo irás ficar muito orgulhoso!

Um abraço,

Carlos

Publicado:

Estás a ficar com um aquário bastante jeitoso, Diogo 🙂 . Parabéns! Agora é só esperar que essas cores todas se misturem para dar um ar mais natural à coisa, mas pelo que dá para ver é uma questão de tempo... estás a fazer um ótimo trabalho.

Em relação às algas... vai limpando com uma escova de dentes antes de cada TPA, para ver se elas não se espalham muito (deve ser isso que tens feito, porque nem sequer as consigo identificar nas fotografias).

Já o episódio com os peixes... acontece. Pessoalmente nunca perdi uma quantidade tão grande depois de uma compra, mas compro sempre 2 ou 3 a mais do que aqueles que quero ter porque sei que vou ter sempre percas. Já me aconteceu, no entanto, perder assim uma quantidade grande depois de uma TPA (até hoje não sei o que aconteceu, mas atribuo a culpa à água da rede). Tinhas feito alguma TPA recente antes de colocares os peixes no tanque?

Um abraço!

Publicado: (editado)

Boas @C Mocho e @JoseCarlosMarques,

A aclimatização dos peixes foi feita com toda a calma, primeiro só o saco na água para acertar temperatura, e depois durante cerca de uma hora, com o saco aberto ia juntando pequenas quantidades de água para os ditos se ambientarem. Não tinha feito qualquer TPA antes, pois isto aconteceu a meio da semana e só costumo fazer TPA's no fim de semana.

A verdade, é que terá sido um problema mesmo dos peixes, pois quando me desloquei à loja passado dois dias, já não tinham em exposição qualquer peixe daquele lote e suspeito que também terão tido imensas baixas.

Quando isto aconteceu nem tinha nenhum teste em casa, até porque como já tinha os Ottos e camarões no aquário sem qualquer baixa ou problema, assumi que tudo estava bem. Depois desde episódio, e antes de ir à loja comentar o que estava a acontecer, comprei testes da JBL para verificar amónia, nitrito, nitratos e Oxigénio, e estava tudo normal. Comprei também recargas para o JBL Pro Scan e os valores que me deu foi:

Nitrito: <0,25 mg/l

Nitrato: 40mg/l

Dureza total (GH) > 14º dh

Dureza Carbonatada (KH): 6º dh

PH: 7

Cloro: 0

Co2: 15mg/l

Quanto às algas no aquário ainda não escovei ,não se nota nas fotos pois está a começar a aparecer na parte superior de cada uma das rochas e de frente não se vê.

Só após ter feito estes testes é que fui à loja, e entregaram-me os 5 microrasbora galaxy, de outro lote de peixes, e na verdade estão até hoje impecáveis no aquário (bem, não é bem verdade, que um deles ficou preso na parte superior do skimmer).

A alimentação dos Ottos tem sido o que encontram no próprio aquário, e uma comida que também dá para plecos muito de vez em quando.

Já em relação ao crescimento que tenho verificado nas plantas, além da Rotala Blood Red que mostra uma taxa de crescimento muito superior à rotala green, Orange Juice e Rotodunfolia, as helanthium Tenellum Green e Red têm-se mostrado vorazes a propagar a sua espécie através de runners, o que de vez em quando é necessário domar a planta para não invadir territórios que não lhe dizem respeito 😉

Juntei também na ultima poda, um bocado de musgo riccardia, e umas bucephalandras kedagang, vamos lá ver como vão evoluir, se será para ficar ou para remover no futuro.

Editado por Diogo81
erro
Publicado:

Esquisito ser um "lote" de peixes 😄 . Parece que estamos a falar de um carregamento de coca-cola estragado. Mas pode acontecer... podem ter sofrido com um mau transporte, ou má aclimatizarão antes de chegarem às tuas mãos. A verdade é que, para o preço desses peixes, eu ficaria chateado!

1 hour ago, Diogo81 said:

Comprei também recargas para o JBL Pro Scan

Eh pá... de todos os testes que já usei, é aquele em que menos confio. Cheguei a fazer 3 tiras de testes seguidas, com a mesma luz, e todas davam resultados diferentes. A ideia é muito boa, e bastante prática, mas não os considero muito confiáveis.

1 hour ago, Diogo81 said:

as helanthium Tenellum Green e Red têm-se mostrado vorazes a propagar a sua espécie através de runners

Boa sorte!!!!! Muito boa sorte a controlares essas plantas. Jurei que não as comprava mais, a não ser que queira fazer uma carpete com elas. Até pelo meio das pedras elas arranjaram maneira de passar na minha ultima montagem.

Dito isto tudo... o teu aquário está óptimo... é continuar a controlar, agora. Bom trabalho!