Ricardo Correia Nature Art Publicado Segunda-feira às 22:24 Publicado Segunda-feira às 22:24 1 - Nome do Aquário Zambas O nome do aquário é dedicado ao local onde moro neste momento que se chama Zambujeiro, terra com paisagens incríveis e que se sente a natureza como nunca senti num locado vivido por mim e pela minha família, é uma pequena homenagem a todas as pessoas da terra que me fazem sentir um bem enorme em cá morar. 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Oase FiltoSmart 100 4.2 - Termostato Sera 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450EC 4.4 - Sistema de CO2 Strideways Pro Co2 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil Sera Aquarium Gravel Lava Substrate 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone, Black Slim Wood 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Será para seguir a linha de fertilizantes da 2Hr 7 - Fauna Ainda por decidir 8 - Plantas Alternanthera reineckii 'Mini' Anubias barteri var. nana 'Mini Mini' Anubias barteri var. nana 'Pangolino' Bucephalandra 'Lamandau Mini Red' Cryptocoryne parva Hemianthus callitrichoides Juncus repens Micranthemum micranthemoides Microsorum pteropus 'Petit' Potamogeton gayi Rotala rotundifolia 'H'ra' Rotala species 'Yao Yai' Aqui vamos nós para o VI Desafio de Aquascaping e que para mim será o 4º consecutivo, e mais uma edição para me fazer relembrar uma vez mais os momentos incríveis e inesquecíveis que são vividos neste longo mas que se torna muito curto o dia. É mais uma edição que eu vou mentalizado e com inspiração que é desta que eu vou facilitar-me a vida porque nas edições anteriores por mais facilidades que eu queira colocar na montagem chego ao fim com um quebra-cabeças enorme com detalhe e mais detalhe, e depois pensar "e agora como é que vou fazer manutenção a isto?" e digo uma vez mais "para o ano é que vou fazer mesmo algo muito simples". Desta vez quiz sair um pouco da minha zona de conforto por nas últimas edições ter optado por um estilo mais "Nature" e como já tinha tido uma tentativa de criar um "Forest" que não correu da melhor maneira por falta de foco e tempo, achei por bem desafiar-me a mim mesmo e tentar algo mais trabalhoso para esta edição e testar o meu kit de unhas e ver como corre desta vez. Uma montagem que me deu um prazer enorme criar e que a meio ainda coloquei em questão se estava a ir pelo caminho certo, mas após alguns feedbacks e sugestões com o avançar das horas já não havia volta dar e tinha de seguir a minha inspiração do momento. Após o belo do almoço e já com a barriga cheia veio a fase de plantação que sem dúvida foi um teste á minha paciência devido aos curtos espaços e caminhos apertados que me meti a mim mesmo e ainda assim consegui adicionar um ou outro detalhe, volto a frisar, a ideia inicial era facilitar-me a mim mesmo.... E assim terminou a fase de plantação e pronto para levá-lo para casa que com a enorme ajuda do Gabriel Silva no qual quero deixar uma palavra de agradecimento po toda a disponibilidade e ajuda com o transporte. Mais um evento que chego a casa de rastos, mas de coração cheio e com o sentimento de missão cumprida não só com a montagem mas também por ter feito parte da história do Aquascaping em Portugal com um evento que nos orgulha tanto e é uma honra e um privilégio partilhar estes momentos com pessoas incríveis e aprender com eles. O Aquário continua bem de saúde, com muito poucas perdas de plantas na fase inicial, na primeira semana fiz TPA´s de 50%, na segunda semana fiz de 2 em 2 dias igualmente 50%, a adicionar o Carbo da Masterline e também o Nitrivec da Sera. O fotoperíodo tem sido de 6 horas com a calha a 50%. Próxima semana vou espaçar mais as TPA´s e aumentar gradualmente a intensidade da luz. Deixo-vos de seguida o estado actual ao dia de hoje do aquário: E alguns dos detalhes: Para finalizar, uma palavra especial de agradecimento a todos os intervenientes que ano após ano se esforçam para nos proporcionar este evento incrível e que só pode orgulhar-nos e participar...TOZE não és grande...ÉS BIGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG 🦅 Um enorme obrigado e parabéns a todos os participantes pelos seus incríveis trabalhos e pelo excelente dia de convívio que foi vivido, venha de lá o reboliço da PET! Espero que gostem e venha de lá essas vossas críticas construtivas! Um bem haja a todos! 7 Citar
gjsilva Publicado: Terça-feira às 07:34 Publicado: Terça-feira às 07:34 Não tens que agradecer amigo E para te dizer que o layout está muito bom 🤌🤌 senti que estavas um pouco menos confiante em relação a este, está muito bom amigo Citar
heyplanche Publicado: Terça-feira às 08:16 Publicado: Terça-feira às 08:16 Ricardo, para quem estava quase a dizer impropérios aquando da montagem, deixa-me dizer-te que ficou muito muito bom. Gosto bastante da montagem e agora com o crescer e manutenção está com bastante potencial. 1 Citar
Ricardo Correia Nature Art Publicado: Terça-feira às 18:01 Autor Publicado: Terça-feira às 18:01 há 10 horas, gjsilva disse: Não tens que agradecer amigo E para te dizer que o layout está muito bom 🤌🤌 senti que estavas um pouco menos confiante em relação a este, está muito bom amigo Não sei se foi uma questão de confiança, mas sim de inspiração, que nem ia com nada em mente, a única coisa que pensei que sabia é que iria tentar facilitar-me a vida nesta edição e bastou olhar para o tronco central e idealizei a montagem, depois foi uma questão de ir montando o puzzle 😃 Citar
Ricardo Correia Nature Art Publicado: Terça-feira às 18:05 Autor Publicado: Terça-feira às 18:05 há 9 horas, heyplanche disse: Ricardo, para quem estava quase a dizer impropérios aquando da montagem, deixa-me dizer-te que ficou muito muito bom. Gosto bastante da montagem e agora com o crescer e manutenção está com bastante potencial. Tens razão amigo, durante todo o processo de montagem houve algumas vezes que coloquei em questão se tinha tomado uma boa decisão ou se estava a ir por caminhos certos, uma coisa era certa, estava a ir por caminhos muito apertados mas com algumas sugestões e dicas lá se foi criando alguma coisa a meu gosto. Obrigado pelo teu feedback amigo, sem dúvida foi um prazer partilhar a bancada contigo e na partilha de material. Forte abraço Citar
ismael_figueira Publicado: Terça-feira às 23:25 Publicado: Terça-feira às 23:25 Ora Zamba para aqui, Zamba para ali e este meu Amigo lá desencanta mais um layout de se lhe tirar o chapéu! Sempre com enorme atenção ao detalhe e á profundidade na construção da composição dos elementos. Digo-te sinceramente para quem estava com ideia em fazer algo simples e menos trabalhoso, fico sem saber em que paradoxo te perdeste porque de simples não tem nada e acabas por te apresentar com uma montagem com notória assinatura de Ricardo Correia. De cada vez que passava por ti sentia-te inseguro com o que estavas a fazer, mas não era insegurança, o que estava a acontecer era pura e simplesmente a tua vertente do Micro Paisagismo a entrar em ação e tu a queres inegavelmente contrariar essa tendência natural. Agora pensavas que eu vinha só falar bonitinho e não te fazia apontamento nenhum, nem penses!! Que monstro de feto é esse no tronco central, tira isso daí e queima com gasolina sff!! Isso pede aí algo de folha mais pequena, um feto trident iria trazer mais textura e ao mesmo tempo volume sem comprometer a escala. Vá força nisso, que garantidamente será mais um belo aquário a apresentar e a representar o Aquascaping na PET. Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Vasco Ferreira Publicado: 17 horas Publicado: 17 horas Mais um top...ainda vamos sair da pet com embaixadores de uma marca qualquer 🤣 O layout apresenta uma profundidade brutal e com pormenores deliciosos. A única duvida é o feto e aquilo que ele vai ou não abafar. Não te esqueças de ir atualizando. Abraço Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Ricardo Correia Nature Art Publicado: 13 horas Autor Publicado: 13 horas (editado) há 17 horas, ismael_figueira disse: Ora Zamba para aqui, Zamba para ali e este meu Amigo lá desencanta mais um layout de se lhe tirar o chapéu! Sempre com enorme atenção ao detalhe e á profundidade na construção da composição dos elementos. Digo-te sinceramente para quem estava com ideia em fazer algo simples e menos trabalhoso, fico sem saber em que paradoxo te perdeste porque de simples não tem nada e acabas por te apresentar com uma montagem com notória assinatura de Ricardo Correia. De cada vez que passava por ti sentia-te inseguro com o que estavas a fazer, mas não era insegurança, o que estava a acontecer era pura e simplesmente a tua vertente do Micro Paisagismo a entrar em ação e tu a queres inegavelmente contrariar essa tendência natural. Agora pensavas que eu vinha só falar bonitinho e não te fazia apontamento nenhum, nem penses!! Que monstro de feto é esse no tronco central, tira isso daí e queima com gasolina sff!! Isso pede aí algo de folha mais pequena, um feto trident iria trazer mais textura e ao mesmo tempo volume sem comprometer a escala. Vá força nisso, que garantidamente será mais um belo aquário a apresentar e a representar o Aquascaping na PET. Verdade amigo, muito andei a "Zambar" para ter a certeza se estava a ir pelo caminho certo logo no início, porque ainda estávamos naquela brincadeira dos troncos passou-me logo pela cabeça um dos projetos que eu tinha criado e que não tinha dado certo e na altura nem pensei se era boa ou má altura para tentar recriar novamente. Mas rocha sobre substrato.. e tronco sobre rocha lá se foi criando alguma coisa, e vendo os caminhos a apertar-se para as manutenções, tentei ao máximo simplificar mas fui sempre atrás de mais um detalhe como bem dizes. Falando do Feto do tronco central, também não estou minimamente agradado com ele mesmo sendo o "mini" porque me está a rebentar com a escala e como dizes não me adiciona textura, a sugestão do Feto Trident parece-me bem, mas também pensei na Hygrophila Pinnatifida e mantê-la muito pequena, que te parece ? Vamos ver se eu não perco toda a criação nas manutenções e no tempo que tenho diário. Forte abraço Editado 13 horas por Ricardo Correia Nature Art Citar
Ricardo Correia Nature Art Publicado: 13 horas Autor Publicado: 13 horas há 3 horas, Vasco Ferreira disse: Mais um top...ainda vamos sair da pet com embaixadores de uma marca qualquer 🤣 O layout apresenta uma profundidade brutal e com pormenores deliciosos. A única duvida é o feto e aquilo que ele vai ou não abafar. Não te esqueças de ir atualizando. Abraço Muito obrigado pelo feedback e pela inspiração do teu aquário durante o evento. Como disse, tentei sair um bocadinho da minha zona de conforto em relação a outras montagens de edições anteriores e aplicar algumas sugestões edur dicas que me foram dando durante o processo, inicialmente iria criar dois caminhos com dois pontos de fuga mas acho que tomei a melhor decisão em escolher um dos lados embora quisesse manter os dois caminhos. Sobre o feto central, na tua opinião o que achas que ficaria bem ali e que me mantivesse a escala? Forte abraço e Obrigado Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 12 horas Publicado: 12 horas Mais um aquário que tardou em aparecer. Eheh. Em termos estruturais, parece-me muito bem conseguido, mas a escolha das plantas é um bocado esquisita. Vou ficar à espera de ver como se completa a tua visão. Fetos de Java no centro... não sei não. Citar
Recommended Posts