Ricardo Correia Nature Art Publicado 18 horas Publicado 18 horas 1 - Nome do Aquário Zambas O nome do aquário é dedicado ao local onde moro neste momento que se chama Zambujeiro, terra com paisagens incríveis e que se sente a natureza como nunca senti num locado vivido por mim e pela minha família, é uma pequena homenagem a todas as pessoas da terra que me fazem sentir um bem enorme em cá morar. 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Oase FiltoSmart 100 4.2 - Termostato Sera 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450EC 4.4 - Sistema de CO2 Strideways Pro Co2 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil Sera Aquarium Gravel Lava Substrate 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone, Black Slim Wood 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Será para seguir a linha de fertilizantes da 2Hr 7 - Fauna Ainda por decidir 8 - Plantas Alternanthera reineckii 'Mini' Anubias barteri var. nana 'Mini Mini' Anubias barteri var. nana 'Pangolino' Bucephalandra 'Lamandau Mini Red' Cryptocoryne parva Hemianthus callitrichoides Juncus repens Micranthemum micranthemoides Microsorum pteropus 'Petit' Potamogeton gayi Rotala rotundifolia 'H'ra' Rotala species 'Yao Yai' Aqui vamos nós para o VI Desafio de Aquascaping e que para mim será o 4º consecutivo, e mais uma edição para me fazer relembrar uma vez mais os momentos incríveis e inesquecíveis que são vividos neste longo mas que se torna muito curto o dia. É mais uma edição que eu vou mentalizado e com inspiração que é desta que eu vou facilitar-me a vida porque nas edições anteriores por mais facilidades que eu queira colocar na montagem chego ao fim com um quebra-cabeças enorme com detalhe e mais detalhe, e depois pensar "e agora como é que vou fazer manutenção a isto?" e digo uma vez mais "para o ano é que vou fazer mesmo algo muito simples". Desta vez quiz sair um pouco da minha zona de conforto por nas últimas edições ter optado por um estilo mais "Nature" e como já tinha tido uma tentativa de criar um "Forest" que não correu da melhor maneira por falta de foco e tempo, achei por bem desafiar-me a mim mesmo e tentar algo mais trabalhoso para esta edição e testar o meu kit de unhas e ver como corre desta vez. Uma montagem que me deu um prazer enorme criar e que a meio ainda coloquei em questão se estava a ir pelo caminho certo, mas após alguns feedbacks e sugestões com o avançar das horas já não havia volta dar e tinha de seguir a minha inspiração do momento. Após o belo do almoço e já com a barriga cheia veio a fase de plantação que sem dúvida foi um teste á minha paciência devido aos curtos espaços e caminhos apertados que me meti a mim mesmo e ainda assim consegui adicionar um ou outro detalhe, volto a frisar, a ideia inicial era facilitar-me a mim mesmo.... E assim terminou a fase de plantação e pronto para levá-lo para casa que com a enorme ajuda do Gabriel Silva no qual quero deixar uma palavra de agradecimento po toda a disponibilidade e ajuda com o transporte. Mais um evento que chego a casa de rastos, mas de coração cheio e com o sentimento de missão cumprida não só com a montagem mas também por ter feito parte da história do Aquascaping em Portugal com um evento que nos orgulha tanto e é uma honra e um privilégio partilhar estes momentos com pessoas incríveis e aprender com eles. O Aquário continua bem de saúde, com muito poucas perdas de plantas na fase inicial, na primeira semana fiz TPA´s de 50%, na segunda semana fiz de 2 em 2 dias igualmente 50%, a adicionar o Carbo da Masterline e também o Nitrivec da Sera. O fotoperíodo tem sido de 6 horas com a calha a 50%. Próxima semana vou espaçar mais as TPA´s e aumentar gradualmente a intensidade da luz. Deixo-vos de seguida o estado actual ao dia de hoje do aquário: E alguns dos detalhes: Para finalizar, uma palavra especial de agradecimento a todos os intervenientes que ano após ano se esforçam para nos proporcionar este evento incrível e que só pode orgulhar-nos e participar...TOZE não és grande...ÉS BIGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG 🦅 Um enorme obrigado e parabéns a todos os participantes pelos seus incríveis trabalhos e pelo excelente dia de convívio que foi vivido, venha de lá o reboliço da PET! Espero que gostem e venha de lá essas vossas críticas construtivas! Um bem haja a todos! 7 Citar
gjsilva Publicado: 9 horas Publicado: 9 horas Não tens que agradecer amigo E para te dizer que o layout está muito bom 🤌🤌 senti que estavas um pouco menos confiante em relação a este, está muito bom amigo Citar
heyplanche Publicado: 8 horas Publicado: 8 horas Ricardo, para quem estava quase a dizer impropérios aquando da montagem, deixa-me dizer-te que ficou muito muito bom. Gosto bastante da montagem e agora com o crescer e manutenção está com bastante potencial. 1 Citar
Recommended Posts