JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 21 Publicado: Novembro 21 Estás no bom caminho Tozé. Espero que entretanto tenhas mais tempo para tratar do tanque com mais cuidado. Bom trabalho! 1 Citar
Tozé Nunes Publicado: Novembro 27 Autor Publicado: Novembro 27 On 21/11/2025 at 13:39, JoseCarlosMarques disse: Espero que entretanto tenhas mais tempo para tratar do tanque com mais cuidado. Bom trabalho! Esquece! Esta semana ainda está mais complicado... Não olho para o aquário desde domingo... 🤷♂️ A única coisa boa é que o sistema estabilizou e não tenho algas... E sim, os camarões tem aproveitado para fazer coisas... descobri uns pequeninos lá 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 28 Publicado: Novembro 28 2 hours ago, Tozé Nunes said: os camarões tem aproveitado para fazer coisas 😄 deixa estar os moços. Não mexas mais no tanque. Alguém está contente com o que criaste. Citar
Tozé Nunes Publicado: Dezembro 8 Autor Publicado: Dezembro 8 Rapidamente uma actualização disto. A UPA organizou o 1° Encontro nacional de aquascaping e pediu para levarmos alguns dos aquários do desafio para exibição na sala do evento e eu, o @ismael_figueira e o @Carlos Carvalheira aceitamos o repto e toca de levar os aquários para Sintra. Felizmente correu tudo bem e voltaram todos para casa intactos tirando um lily pipe partido do Ismael. 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 8 Publicado: Dezembro 8 1 hour ago, Tozé Nunes said: um lily pipe partido do Ismael 😮 Onde podemos ter conhecimento de quando vão acontecer estas coisas? Citar
ismael_figueira Publicado: Dezembro 9 Publicado: Dezembro 9 Infelizmente não foi só o lily pipe como também uma parte do layout que se descolou com as deslocações, é um risco que se corre quando se abraça estas iniciativas. Ainda assim numa próxima tpa tento resolver o problema! há 22 horas, JoseCarlosMarques disse: Onde podemos ter conhecimento de quando vão acontecer estas coisas? José não sei se és assíduo utilizador das redes sociais, mas o evento ENA já vem sendo divulgado desde 1 de Outubro no instagram da UPA, bem como o Concurso de Hardscape Nacional do qual o nosso @Tozé Nunes se tornou campeão NACIONAL e deixo aqui desde já os meus PARABÉNS pelo desempenho e resultado obtido! 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 9 Publicado: Dezembro 9 11 hours ago, ismael_figueira said: José não sei se és assíduo utilizador das redes sociais, mas o evento ENA já vem sendo divulgado desde 1 de Outubro no instagram da UPA, bem como o Concurso de Hardscape Nacional do qual o nosso @Tozé Nunes se tornou campeão NACIONAL e deixo aqui desde já os meus PARABÉNS pelo desempenho e resultado obtido! Percebi. Eu tenho Instagram, mas não ligo nada àquilo. Curiosamente, depois de ter postado o comentário, vi qualquer coisa no Youtube, no canal do João Fernandes. Tenho que estar mais atento e procurar essas coisas. Ah... e parabéns ao @Tozé Nunes! 1 Citar
Fernando Freire Publicado: Dezembro 9 Publicado: Dezembro 9 O campeão mora aqui neste tópico 1 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Tozé Nunes Publicado: Sábado às 21:12 Autor Publicado: Sábado às 21:12 Pequeno update pós-natalicio, espero que tenham tido bom comportamento durante o ano 😉 Por cá entrou o reforço para controle de algas aproveitando um voucher da Pisciber que utilizei na Mizuke-Living situada em Odivelas. É sempre um prazer visitar uma loja dedicada ao aquascaping e fui muito bem atendido pela Patrícia que me apanhou 6 otocinclus e 3 caracóis Clithon, isto apesar de eu não ter qualquer tipo de algas 😉 entenda-se! Juntando ao batalhão de neocaridinas incansável não tenho que me preocupar com nada. Aproveitei e comprei um drop checker novo que o que cá tinha estava sempre a soltar-se, por culpa das ventosas. Daqui a umas 2 semanas mando vir um cardume oferta da Ecoarium e fico com a fauna completa. Ainda estou com dúvidas sobre que espécie escolher, mas isso é coisa para decidir conforme o que houver em stock na loja do Luís Alves. Até lá é dar uso às tesouras e tentar ter a flora composta e saudável que este ano estou bastante feliz com o rumo que está a ter. E ainda bem que a concorrência está fortíssima. Estou a usar o troféu ganho no ENA como talismã para me dar sorte e evitar os maus-olhados 🤪 E aqui chegados, desejar-vos um ano 2026 igual ou melhor que este que está a terminar. 3 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Alvaro Silva Publicado: Sábado às 21:45 Publicado: Sábado às 21:45 BOM Ano ,cheio de saúde e tudo de bom. Abraços Tozé Nunes 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Domingo às 13:35 Publicado: Domingo às 13:35 Isso realmente está muito limpinho para quem só agora está a adicionar a equipa de limpeza. Será das Neocaridinas? Fazem assim um trabalho tão bom? Citar
Tozé Nunes Publicado: Domingo às 22:25 Autor Publicado: Domingo às 22:25 É verdade, por estranho que pareça este ano não tive problemas de algas no arranque nem muito verdete nas pedras. E nem tive melts como o ano passado! Como a única diferença é o substrato Feast APT da The 2hr Aquarist fico bastante satisfeito com ele. E ainda para mais tal como já disse, pouco ou nenhum tempo tenho tido para dedicar a este aquário. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
JoseCarlosMarques Publicado: Domingo às 23:22 Publicado: Domingo às 23:22 56 minutes ago, Tozé Nunes said: Feast APT Fica a dica! Citar
Carlos Carvalheira Publicado: ontem às 11:31 Publicado: ontem às 11:31 On 12/28/2025 at 1:35 PM, JoseCarlosMarques said: Isso realmente está muito limpinho para quem só agora está a adicionar a equipa de limpeza. Será das Neocaridinas? Fazem assim um trabalho tão bom? os camaroes sao os necrofagos (limpadores) naturais da natureza aquatica logo uma das formas que tenho em manter tudo limpinho de algas e afins (detritos de plantas a meltar etc) é a introdução massiva de camaroes, para mim sao uma ajuda preciosa de ciclar um aquario mais rapidamente isso e caso faças dry start introduzires igualmente fauna que transforma os residuos é pena ficarem sacrificados quando inundas o aquario lol Citar
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 12:14 Publicado: ontem às 12:14 34 minutes ago, Carlos Carvalheira said: os camaroes sao os necrofagos (limpadores) naturais da natureza aquatica logo uma das formas que tenho em manter tudo limpinho de algas e afins (detritos de plantas a meltar etc) é a introdução massiva de camaroes, para mim sao uma ajuda preciosa de ciclar um aquario mais rapidamente isso e caso faças dry start introduzires igualmente fauna que transforma os residuos é pena ficarem sacrificados quando inundas o aquario lol Isso eu já sabia... mas sempre pensei nas Neocaridinas como uma ajuda e não uma opção tão válida como os camarões Amano, por exemplo. Poderá um conjunto de Neocaridinas (em grande número) competir com o trabalho de um grupo de Amanos, ou mesmo de caracóis ou Otos? Citar
Carlos Carvalheira Publicado: ontem às 15:53 Publicado: ontem às 15:53 3 hours ago, JoseCarlosMarques said: Isso eu já sabia... mas sempre pensei nas Neocaridinas como uma ajuda e não uma opção tão válida como os camarões Amano, por exemplo. Poderá um conjunto de Neocaridinas (em grande número) competir com o trabalho de um grupo de Amanos, ou mesmo de caracóis ou Otos? eu por exemplo nao sou fã dos amanos e sim acho que um grande numero de neos faz a diferença Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 22 horas Publicado: 22 horas 2 hours ago, Carlos Carvalheira said: eu por exemplo nao sou fã dos amanos Então porquê? Eu sempre usei Amanos nos meus tanques, mas gostava de perceber o teu ponto de vista. Ainda me convertes aos pequenitos... Citar
Carlos Carvalheira Publicado: 22 horas Publicado: 22 horas simples simples demasiado caros saltam para fora a toda a hora nao se reproduzem Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 5 horas Publicado: 5 horas 16 hours ago, Carlos Carvalheira said: simples simples demasiado caros saltam para fora a toda a hora nao se reproduzem Compreendo... ando sempre a repor os meus, e sempre que o faço a despesa é enorme. Ao mesmo tempo, não limpam tanta porcaria, pelo que li por aí. Ter 10 Amanos equivale a ter uns 30 Red Cherry. Citar
Carlos Carvalheira Publicado: 4 horas Publicado: 4 horas 1 hour ago, JoseCarlosMarques said: Compreendo... ando sempre a repor os meus, e sempre que o faço a despesa é enorme. Ao mesmo tempo, não limpam tanta porcaria, pelo que li por aí. Ter 10 Amanos equivale a ter uns 30 Red Cherry. compras 10 Cherry ao fim de 3 meses tens uns 80 lol 1 Citar
Recommended Posts