Tributum - Syrah Planura


Vasco Ferreira

Recommended Posts

 

Infelizmente este ano foi um ano triste para a aquariofilia portuguesa. Perdemos o Filipe Oliveira e com ele alguém que viva o hobbie como uma paixão, que era um poço de conhecimento, que nos deixou um legado impressionante.

Tendo sido nesta casa que ele começou  a despontar, que nunca renegou e sempre se prontificou a ajudar e contribuir surgiu esta ideia de completar o tributo ao Filipe, por parte do fórum Aquariofilia.net, com algo físico para levar para a PETfestival.

Com esse pensamento nada mais emblemático que um "Syrah Planura wannabe".

A ideia inicial era pedir a alguém com nome da praça mas que de alguma forma vivesse o hobby de uma maneira mais afastada e menos ativa. Infelizmente não houve disponibilidade e acabei por avançar,.

Optou-se pela montagem ser sem qualquer tipo de patrocínio externo, ao nível do material usado,  para se evitar qualquer má interpretação de associação a esta homenagem.

O tempo é pouco e fiz o melhor que consegui. Foi rocha apanhada por mim, material do Tozé, Ismael e meu, e restos do substrato que sobrou do desafio.  Com mais tempo e calma provavelmente a coisa ficaria ainda melhor.

Dado o tempo ser muito reduzido experimentei usar esponjas como base para o musgo, penso que será mais rádio e permitirá maior flexibilidade nas poda e na moldagem da copa.

Obviamente que tentei ser fiel ao original, mas todo a material é diferente da montagem do Felipe, nunca se vai conseguir fazer uma réplica a 100%. Outra coisa é que não está acabado...nesta fase faltam os detalhes e tentei para já, simplificar. Ainda estou à espera de mais musgo para ir acrescentando. A parte do rio está em bruto. Ainda tenho umas anubias e buces que vou acrescentar nas zonas mais sombrias. Provavelmente também ainda vou desbastar um pouco uma ou outra esponja para mostrar um pouco mais de madeira do tronco.

Este não é um projeto meu é um projeto do Aquariofilia.net.

Abraço a todos.

PS - A foto já com água está horrível, foi à pressa e tinha acabado de plantar e encher e tinha muito pouco tempo. 

 

Data da montagem :05/11/2023

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

05nov.jpg

06nov.jpg

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Nome do Aquário: Tributum - Syrah Planura

2 - Data da montagem 05/11/2023

3 - Dimensões do aquário   60x30x35

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro : Eheim 2213

4.2 - Termostato - Eheim 75W

4.3 - Iluminação/Foto-período TWINSTAR 600C - 

  • 2h a 3%
  • 2h a 25%
  • 2h a 50%
  • 2h a 60% (na primeiras duas semanas
  • 2h a 50%
  • 2h a 25%
  • 1h a 3%

4.4 - Sistema de CO2 Kit 2Kg c/Válvula solenoide, definido para 8 horas com desfasamento de 1h antes do foto-período

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato Aquael advanced soil plant

5.3 - Hardscape  rocha de ferreira do ^zezere

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) APT Zero da 2HR...2 bombabas (2ml) por dia

7 - Fauna N/A

8 - Plantas

  • Cuba - in vitro cup (3 potes)
  • Eleocharis sp.'Minima' - In Vitro Cup (1 pote)
  • bucephalandra sp red (apontamento)
  • Anubias mini (apontamento)
  • Taxiphyllum barbier (certo Ismael?)

 

Passada uma semana os crescimentos foram brutais e passamos a isto. 🙂

Agora a sério, veio uma tonelada de musgo e deu para compor a arvore. Acrescentei alguns detalhes para ter uma ideia de como poderá ficar.  Existem pontos a retificar (áreas assinaladas), musgo a introduzir para que a coisa fique o mais parecida possível. 

Não houve melts, o que neste caso era uma preocupação

Por agora o foco é que a coisa cresça sem preocupações os pormenores virão aos poucos.

Foto: dia 12/11/2023

 

IMG_20231112_202359 - Cópia.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bonito, Vasco! Todas as considerações à parte, acho uma homenagem muito digna da pessoa que era o Filipe. Espero que a consigas ter como a queres a tempo de a apresentar. E que as pessoas que a vejam consigam compreender aquilo que significou aquele aquário na altura.

É engraçado olhar para ele agora, passados estes anos, e ver também a evolução da Aquariofilia. Um exercício mesmo bonito!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive essa conversa no outro dia, relativamente à evolução da aquariofilia. E em 17 anos é como a noite para o dia. O aquário começou com t8 e depois passou para t5 e se fores ler o blog do filipe ele teve dificuldades em fazer crescer a flora, aliás, se repares bem a foto final dele, o tapete não está fechado (e acho que não foi propositado embora segundo os júris isso tenha sido um ponto a favor).

A verdade é que na altura este aquário, pelo menos ao nível nacional, foi a "pedrada no charco" e se fores ver o tópico original aqui no fórum (embora já não tenha as fotos disponíveis) gerou imenso debate e entusiasmo. 

Entretanto já fui ao quintal recuperar um copo de substrato que tinha deitado fora para corrigir os de transição entre a areia e o substrato. A parte do musgo do ramo debaixo da copa vou fazer em separado e depois vai ser colocado no seu devido local mais próximo da data. Por ultimo o ponto de fuga do "ribeiro", assim como as margens, tem de ser preenchidos por areia e por musgo por forma a se aproximar o máximo ao original.

A ver vamos se é tudo possível em tão pouco tempo. A cuba é que me preocupa um pouco mais, o ideal era ter 7 ou 8 potes dela para ser mais fácil em vez de somente 3.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que é possível. Ninguém tem por aí Cuba que possa disponibilizar para este aquário!?!?!?

Onde quer que o Filipe esteja, vai dar-te com certeza uma mãozinha. Eheh. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/11/2023 at 09:41, Vasco Ferreira disse:

se fores ver o tópico original aqui no fórum (embora já não tenha as fotos disponíveis) gerou imenso debate e entusiasmo. 

É este tópico?

Sim, em 2006 já havia fórum 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito feliz com a tua decisão, folgo para que tudo corra bem, está muito fiel ao original, parabéns. Como está passados 7 dias. Bate aí umas chapas para a gente ver. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai uma pequena atualização. Não liguem muito aos detalhes pq o aqui o objetivo é crescer as plantas para que tudo esteja pronto.

Estou a desejar que o ciclo acabe para meter a equipa de limpeza

Estamos na fase das primeiras algas. Já fiz a primeira poda ao musgo e está a crescer bem.

A mola está a prender a copa do ramo que vai para baixo da copa principal. O objetivo é coloca-la no sitio apenas no final.

large.IMG_20231125_2.jpglarge.IMG_20231125_1.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou honesto...não gosto deste tipo de aquariofilia (ninguém me obrigou, mas n deixo de ter este sentimento). 

Para mim um aquário é para se viver, apreciar...diariamente ir-se namorando. 

Montar algo, em esteroides, apenas para uma data especifica, só mm pelo o gosto por esta comunidade, por este fórum e pelo FAAO e a sua contribuição. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Sou honesto...não gosto deste tipo de aquariofilia (ninguém me obrigou, mas n deixo de ter este sentimento). 

Para mim um aquário é para se viver, apreciar...diariamente ir-se namorando. 

Montar algo, em esteroides, apenas para uma data especifica, só mm pelo o gosto por esta comunidade, por este fórum e pelo FAAO e a sua contribuição. 

Eu compreendo e partilho a tua opinião. Ainda há dois dias atrás estive a ver como foi feito um aquário que ficou em 3º lugar no IAPLC, e aquilo foi mesmo montado para a fotografia. Aliás... eu duvido muito que os peixes tenham lá estado mais que dois ou três dias. Não gosto do processo, mas é aquilo que se faz nos dias de hoje. E não gosto exactamente pelo que dizes... porque o aquário acaba por não ser apreciado como estamos habituados a faze-lo. No fundo é uma obra fotográfica, e não de aquariofilia. Este tanque, no entanto, é diferente. Primeiro tem um propósito, e depois nada indica que ele não possa ser mantido. O seu processo de construção está a ser relativamente apressado, mas os passos estão todos a ser seguidos correctamente. A qualquer momento pode ser mantido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está a ir bem. O que é aquela peça do lado esquerdo cor de laranja? 🤔

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Vera Santos disse:

O que é aquela peça do lado esquerdo cor de laranja? 🤔

On 28/11/2023 at 15:48, Vasco Ferreira disse:

A mola está a prender a copa do ramo que vai para baixo da copa principal. O objetivo é coloca-la no sitio apenas no final.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal, 

Uma atualização. 

Atualmente estou um pouco mais tranquilo...a cuba finalmente acordou e está a crescer a muito bom ritmo. Tive algumas algas no musgo da copa da árvore que foi foi atacado com excel.

Agora é continuar a crescer e provavelmente próximo fds podar algumas partes a cuba que originalmente veio muito alta e aproveitar para replantar o que conseguir. 

Gostava ainda de agradecer ao Miguel da Shrimpbox o gentilmente ter cedido uns camarões para este projeto e se ter associado a esta homenagem. A ideia inicial era coloca-los agora como equipa de limpeza, mas como isto está com o pé no acelerador em conversa com ele optei por não só colocar aqui para já. Estão no aquário do Desafio que está estável, com  boas condições e vão passar para este aquário aquando da exposição.

Senão gostarem das fotos a culpa do Tozé!

large.IMG-20231212-WA0002.jpglarge.IMG-20231212-WA0004.jpglarge.IMG-20231212-WA0003.jpg  

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Passou quase um mês desde da ultima atualização e as coisas vão andando.

Sempre com timings muito apertados, vamos ver se literalmente as 3 semanas que faltam para esvaziar e levar para PET são suficientes. Gostava que este tributo do fórum fosse devidamente concluído, mas honestamente o original também nunca o foi.

Tendo isso em mente toca de adicionar uma segunda calha (desde do dia 30 de dezembro) para fazer crescer a areia, fazendo com que neste momento tenha 6h dia duas twinstar a 100%. Comecei também a fertilizar pelo método E.I. para que nada falta à cuba.

A adição de uma segunda calha prende-se fundamentalmente com a facto de a copa da árvore ser massiva e fazer sombra ou na para traseira ou dianteira do aquário conforme a posição da calha. Se a colocar no meio faz sombra tanto à frente como atrás.

Já comecei a dar umas poda na copa para que fique mais definida e com diversas nuances.

O acerto da areia fica mm só para quando o aquário for exposto. Antes disso não vale a pena dado que quanto tirar a agua para o transporte vai ficar tudo um pouco bagunçado.

Chega de conversa e venham as fotos.

Abraço a todos.

large.IMG_20240103_174023.jpg

 

large.IMG_20240103_174023.jpg

 

large.IMG_20240103_174132.jpg

 

large.IMG_20240103_174154.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo parece-me um bocadinho "acastanhado", mas acredito que seja da imagem. Fora isso parece-me tudo muito bem. Como manténs essas pedras tão branquinhas? Escova?

Todos os dias aprendemos neste hobby. Juro que nunca tinha ouvido alguém dizer que queria fazer crescer areia!!!

2 hours ago, Vasco Ferreira said:

Tendo isso em mente toca de adicionar uma segunda calha (desde do dia 30 de dezembro) para fazer crescer a areia,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo está assim pq está a recuperar... Antes do natal cheguei a conclusão que necessitava de mais para fazer o efeito nas rochas do que aquele que podava da arvore e que podia não ser suficiente. Assim tive de voltar a pedir ao Ismael e o que ele enviou já tinha um tempo dentro de uma caixa e não vinha a 100%

 Foi erro meu, se de origem tivesse colocado logo todo, da primeira vez que ele me enviou para fazer a copa da arvore, tinha tudo no ponto. Ele enviou o suficiente para tudo e mais alguma coisa e eu com medo que o musgo alastrasse demais optei por não colocar logo nas rochas.

Quanto as rochas estarem assim tão branquinhas é algo que tenho aprendido nesta montagem e que suspeito (sem conhecimento de causa) que muitas montagens para a foto sejam mantidas desta maneira. Basicamente uso um conhecido desinfetante hospitalar (usado para instrumento que não podem ir à autoclave) de nome Excel! 😉 5ml diários e voilá, não pega nada, mesmo com a luz em quantidades estupidas. As plantas crescem as algas não. Obviamente que não me atrevo a colocar fauna. Nunca escovei as rochas e apenas limpei os vidros uma única vez, no inicio. .

Faço TPA semanal de cerca de 50% e nesse dia coloco 10ml de Excel.

"Ironic mode on"  - nada mais natural!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 minutes ago, Vasco Ferreira said:

O musgo está assim pq está a recuperar... Antes do natal cheguei a conclusão que necessitava de mais para fazer o efeito nas rochas do que aquele que podava da arvore e que podia não ser suficiente. Assim tive de voltar a pedir ao Ismael e o que ele enviou já tinha um tempo dentro de uma caixa e não vinha a 100%

 Foi erro meu, se de origem tivesse colocado logo todo, da primeira vez que ele me enviou para fazer a copa da arvore, tinha tudo no ponto. Ele enviou o suficiente para tudo e mais alguma coisa e eu com medo que o musgo alastrasse demais optei por não colocar logo nas rochas.

Fico contente por ler isso. Não me leves a mal, mas o meu musgo também não está nas melhores condições e ao ler as tuas palavras fico com mais esperança que ele cresça. Eheh.

14 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Quanto as rochas estarem assim tão branquinhas é algo que tenho aprendido nesta montagem e que suspeito (sem conhecimento de causa) que muitas montagens para a foto sejam mantidas desta maneira. Basicamente uso um conhecido desinfetante hospitalar (usado para instrumento que não podem ir à autoclave) de nome Excel! 😉 5ml diários e voilá, não pega nada, mesmo com a luz em quantidades estupidas. As plantas crescem as algas não. Obviamente que não me atrevo a colocar fauna. Nunca escovei as rochas e apenas limpei os vidros uma única vez, no inicio. .

Faço TPA semanal de cerca de 50% e nesse dia coloco 10ml de Excel.

Eu uso muito Excel nos meus aquários, mas nunca exagerei para não afectar a fauna. Mas mais uma boa dica... esperar até tudo estar limpinho para depois introduzir os peixes 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Deixo aqui a foto do aquário que vai para a PET. Tirada no sábado passado.

Se houvesse mais um tempinho não lhe faria mal...mas é o que há! Acho que ficará um tributo do fórum que pelo menos não envergonha o mestre!

A areia vai ser toda resposta e subida já na PET e o rio e as rochas em volta retocados... não vale apena eu andar com esses detalhes dado que amanhã o aquário é para esvaziar e empacotar. Vou dar tb um toque ao verde das rochas, mas não muito pq irá fazer algum contraste e naturalidade com a areia branca acabada de colocar.

large.1.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

👏

Muito bem Vasco! Eu sei que o aquário teve várias mãos, mas foram as tuas que fizeram mais trabalho. Os meus sinceros parabéns. Ficou muito semelhante ao original.

Só por curiosidade... o musgo, é Flame?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora deixa lá actualizar isto. O aquário foi o destaque no nosso espaço na Petfestival tendo sido elogiado por todos os visitantes,  muitos dos quais nunca tinham visto uma "árvore" dentro de água!

PSX_20240128_000248.jpg

PSX_20240126_205849.jpg

Estava simplesmente fabuloso! Parabéns @Vasco Ferreira

Então e que aconteceu ao aquário no pós Petfestival,  perguntam vocês?

Foi para o meu local de trabalho derivado ao facto de aqui em casa a quota de aquários estar fechada...🙄

O que por acaso é benéfico pois estou mais tempo a olhar para ele do que se estivesse em casa 😁

PSX_20240202_220605.jpg

A ver se consigo ter mãos para tanto musgo! Ainda hoje foi uma mão cheia de musgo que retirei do meio do tapete 🤦

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está fabuloso sim senhor! O Vasco fez um trabalho exímio e sem sombra de dúvidas que foi alvo de destaque e rasgados elogios na Pet.

Quanto ao destino que se lhe reserva, sabemos que vai ser um aquário bem mantido e é de uma grande responsabilidade esta passagem de testemunho.

Depois de todo o esforço e dedicação fica a homenagem e a vontade de manter a memória do FAAO viva entre nós através desse pequeno pedaço de natureza.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico muito contente por saber que o aquário cumpriu o seu propósito e chegou à PET sem qualquer problema. Tinha uma estrelinha a olhar por ele 🙂 .

Não vejo melhor maneira de homenagear o Filipe e de apresentá-lo a quem ainda não o conhecia. E quem ficou a ganhar no meio disto tudo foi o Tozé, e os seus colegas de trabalho. Também fico contente por isso... aposto que qualquer um de nós carregaria com todo orgulho esse tanque para qualquer lado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/01/2024 at 14:52, JoseCarlosMarques disse:

👏

Muito bem Vasco! Eu sei que o aquário teve várias mãos, mas foram as tuas que fizeram mais trabalho. Os meus sinceros parabéns. Ficou muito semelhante ao original.

Só por curiosidade... o musgo, é Flame?

X2

Mas acho que não, pois não? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.