Novato em aquariofilia


pinto raul

Recommended Posts

2 hours ago, pinto raul said:

Estou neste momento a higienizar as pedras, decidi não as ferver porque vi que podia ser perigoso apesar de serem lisas, estou a desinfetare-las com vinagre e a lavar bem com agua, assim também consigo saber se elas reagem com acido

São pedras de rio... não serão com certeza prejudiciais ao aquário. Eu fervo sempre as minhas e nunca tive problemas com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

São pedras de rio... não serão com certeza prejudiciais ao aquário. Eu fervo sempre as minhas e nunca tive problemas com isso.

Na verdade estas vieram de uma praia de rochas que estavam arredondadas pelo o mar.

mas pronto acho que vai dar ao mesmo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, pinto raul said:

Na verdade estas vieram de uma praia de rochas que estavam arredondadas pelo o mar.

mas pronto acho que vai dar ao mesmo

Sim... será praticamente o mesmo. Só estava a tranquilizar-te em relação ao método de ferver o hardscape. Cada um tem o seu. Eu costumo ferver as pedras, mas também já cheguei a coloca-las em água com lixívia. Não há um método melhor que outro... alguns dão apenas menos trabalho. Bem... siga com isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Sim... será praticamente o mesmo. Só estava a tranquilizar-te em relação ao método de ferver o hardscape. Cada um tem o seu. Eu costumo ferver as pedras, mas também já cheguei a coloca-las em água com lixívia. Não há um método melhor que outro... alguns dão apenas menos trabalho. Bem... siga com isso!

Sim entendo porque a minha reacção quando vi na net que pedras podiam explodir fiquei em panico ahahaha.

Tou a colocar agora o substrato devo tomar atenção a alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, pinto raul disse:

Tou a colocar agora o substrato devo tomar atenção a alguma coisa?

Qual substrato? Que iluminação? Manterás o mesmo filtro? Afinal qual é a fauna?

Sim, talvez agora seja boa ideia criar um novo tópico para esta montagem, com a indicação atualizada do setup completo:

Dessa forma tornar-se-á mais fácil ajudar mais objetivamente, com um entendimento global do que já tens e do que pretendes alcançar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, C Mocho disse:

Qual substrato? Que iluminação? Manterás o mesmo filtro? Afinal qual é a fauna?

Sim, talvez agora seja boa ideia criar um novo tópico para esta montagem, com a indicação atualizada do setup completo:

Dessa forma tornar-se-á mais fácil ajudar mais objetivamente, com um entendimento global do que já tens e do que pretendes alcançar.

 

certo faz sentido vou faze-lo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, pinto raul said:

certo faz sentido vou faze-lo

Convém, para o pessoal te dar umas dicas. Ainda nem disseste ao certo qual o aquário que vais utilizar. Não queiras fazer tudo o que falta de uma vez 😄 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Convém, para o pessoal te dar umas dicas. Ainda nem disseste ao certo qual o aquário que vais utilizar. Não queiras fazer tudo o que falta de uma vez 😄 .

Ahahaha, acho que vou manter o meu aquário anterior de 20Litros, não sei se devia comprar outro até pq teria que comprar outro filtro quando ja tenho um novo aqui para este aquário por usar de 380 L/h filtro de mochila que tinha sido uma recomendação anterior passar para um filtro de mochila. E também por causa da luz que comprei para este aquário apesar de ela estender até 50 cm de comprimento.

Mas pronto acho que devia criar o tópico para cobrir estas questões também ne

Editado por pinto raul
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
On 26/09/2023 at 21:53, pinto raul disse:

Olá, fui apanhado meio desprevenido a começar este hobby e tou muito entusiasmado, para além de ter duvidas e aprendizagens a ter.

Venho neste tópico mostrar o meu inicio e relatar o decorrer desta jornada.

Foi me oferecido no meu aniversario um aquário aquapor com:

  • Volume 23 decímetros cúbicos 
  • Capacidade 18L
  • Dimensões 420x210x260 mm

O meu filtro interno que também foi me oferecido é um filpo 300 da Amtra.

Eu montei logo o aquário, decidi lavare-lo mto bem com vinagre e depois com agua para ter a certeza que tava bem limpo com  coloquei o produto Clean da Amtra como o senhor da loja que fui recomendou, e ainda coloquei Nutrafin goldfish conditioner que tinha em casa por usar este produto num aquário em bola onde tinha o meu antigo peixe, que também tinha me sido recomendado posteriormente. E como me indicaram em 1 semana após ter o filtro a circular com o produto poderia ir buscar peixes para colocar no meu aquário. E este foi o resultado:

 NUgX2Je.jpg

 

Após uns dias o meu pensamento foi, wow o aquário está mesmo engraçado, mas falta aqui alguma coisa, tenho que o decorar, e então fui ao sitio mais próximo (chines) arranjar decoração para os peixes que iria receber ficarem num espaço mais agradável onde se possam esconder e etc. E como qualquer a aquário precisava de um tipo de substrato também. Fui lá a correr de carro e na loja imaginei o meu aquário e comprei a decoração de acordo com a minha imaginação. Após comprar tudo cheguei a casa limpei tudo devidamente e tava com receio e retirei a agua e voltei a repetir o processo de adicionar agua e os produtos. E ficou assim:

zk8NTmp.jpg

Ficou incrível na minha opinião, 100% melhor do que apenas uma bola com gravilha  e um peixe a andar á roda como antes!

Eu investiguei imenso sobre o peixe que eu iria querer no meu aquário. E de acordo com a minha pesquisa interessei-me imenso nos Neon tetras  achei um peixe super interessante que dava para as dimensões do aquario.

No entanto quando cheguei a loja não havia, era uma loja pequena de animais, eu tava decidido a levar uns ou um peixe para casa naquele dia, mas fui apanhado de supresa não havendo o que eu queria, tava disposto a comprar um termostato e tudo. Mas no nervosismo perguntei a recomendação para colocar num aquário de 20 litros, e foi me recomendado colocar 2 Fantail goldfish, eu escolhi-os junto da minha namorada e ela tava a adorar os peixinhos, então levei os sobre a recomendação e também tava mesmo contente, eram mesmo engraçados os peixes.

Fiz a devida adaptação ao aquário e cá estão eles:

ScNZl2V.jpg

 eles já estão no aquário desde dia 22/09/2023.

Problemas:

O peixinho da esquerda com a cauda maior permanece mais vezes no fundo e já tentei pesquisar se ele está doente mas não consigo perceber. Ele aparenta ter as guelras ao pé dos olhos bastante vermelhas. Ele come e anda pelo o aquario todo mas muitas vezes descansa no fundo no mesmo sitio. É nomal?

O outro peixe é ligeiramente maior e parece as vezes seguir o mais pequeno com a cauda maior e morde-lo.

Este aquário permanece no meu quarto onde durmo e o filtro faz muito barulho, e não tenho conseguido dormir bem ultimamente devido ao barulho de sucção de oxigênio e do motor, então á noite tenho desligado e durante o dia ligo com uma potencia media. Tou a pensar em mudar o filtro para um muito mais silencioso, mas ainda não encontrei um que seja adequado ao meu problema.

 

Agradeço sugestões, opiniões, soluções e informações tudo é bem vindo para o desenvolver da minha jornada.

Olá ,

Para tentar remediar a situação actual, fazer sofrer menos os peixes eu faria:

1 - Arranjar bomba de ar (aquael miniboost 100) e enquanto fazia o trabalho colocar o peixe por exemplo num garrafão de 6L cortado no topo mas com tampa arejada.

2- No aquario sifonar e guardar a agua do aquário em garrafão (já estará parcialmente ciclada com bactérias pelo que é vital guardar)

3- retirar tudo do aqua e colocar ( camada de substrato 2/3cm no fundo (aquabasis plus é o que uso)), nivelar a gosto.

4- Colocar camada fina de manado 

5- Arranjar uma planta natural simples e plantar 

6- voltar a colocar a agua do aquário que guardaste.

7- abrir o filtro guardar um pouco do material que tens interno (esponja se tiver óptimo) e substituir o resto por eheim substrat pro, recolocando a esponja que já tem bacterias instaladas para propagar ao resto.

8- colocar o filtro a funcionar, e depois de um tempo 30 min re-colocar o peixe e também a saida dabomba de ar com pedrinha no aquário.

9-  colocar um  nadinha de comida 

10- se puderes coloca também 4 pinhas de amieiro

A partir daqui já estará no caminho de recuperação, espero que os peixes não tenham ficado doentes.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uses no aquario coisas que não sejam naturais (substratos, enfeites)..., epá quando muito um só para efeito visual...

A Partir daqui prepara:

  Garrafões de 6L de água aos quais adicionas 20ml a cada um (com uma seringa e um pouco de tubo de ar na ponta), guarda-os com a tampa destapada para mais tarde.

  Daí a 3 dias troca 1/3 a 1/2 (aprox) da agua do aquario pela agua do garrafão, e faz isso durante 1 semana de 3 em 3 dias.

  se puderes no fim tira uma amostra da agua do aquário vai a uma loja de aquário filia e pede se testam ( se a loja for boa cobram pouco e testam)

  Quando souberes esses dados coloca aqui e é provável que te consigam ajudar mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/11/2023 at 23:11, pinto raul disse:

Humm não sei se é necessário porque a tampa do aquário é removível, então basta encontrar uma calha de LED que seja adequada, oque não tou a conseguir encontrar. No caso que deia para um aquário de 42cm.

Goste da ideia do substrato fértil, eu estava a usar uma espécie de aspiradorzinho que comprei na loja dos chines para tirar a agua do aquário, e não iria estragar as plantas se o usa-se no substrato fetil?

É algo deste tipo que uso:

 EXP3240-Sifao20para20Aquario20oportoreef

 Isso serve perfeitamente. Guarda sempre um garrafão da água que retiraste do aqua temporariamente, caso seja necessário mais tarde, numa emergencia.

 Calhas para quas pequenos as Nubios Led com luzes vermelhas+brancas funcionam bem, tenho 2.

 Não são as melhores do mundo mas servem bem ! e são baratitas....

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/09/2023 at 21:53, pinto raul disse:

Olá, fui apanhado meio desprevenido a começar este hobby e tou muito entusiasmado, para além de ter duvidas e aprendizagens a ter.

Venho neste tópico mostrar o meu inicio e relatar o decorrer desta jornada.

Foi me oferecido no meu aniversario um aquário aquapor com:

  • Volume 23 decímetros cúbicos 
  • Capacidade 18L
  • Dimensões 420x210x260 mm

O meu filtro interno que também foi me oferecido é um filpo 300 da Amtra.

Eu montei logo o aquário, decidi lavare-lo mto bem com vinagre e depois com agua para ter a certeza que tava bem limpo com  coloquei o produto Clean da Amtra como o senhor da loja que fui recomendou, e ainda coloquei Nutrafin goldfish conditioner que tinha em casa por usar este produto num aquário em bola onde tinha o meu antigo peixe, que também tinha me sido recomendado posteriormente. E como me indicaram em 1 semana após ter o filtro a circular com o produto poderia ir buscar peixes para colocar no meu aquário. E este foi o resultado:

 NUgX2Je.jpg

 

Após uns dias o meu pensamento foi, wow o aquário está mesmo engraçado, mas falta aqui alguma coisa, tenho que o decorar, e então fui ao sitio mais próximo (chines) arranjar decoração para os peixes que iria receber ficarem num espaço mais agradável onde se possam esconder e etc. E como qualquer a aquário precisava de um tipo de substrato também. Fui lá a correr de carro e na loja imaginei o meu aquário e comprei a decoração de acordo com a minha imaginação. Após comprar tudo cheguei a casa limpei tudo devidamente e tava com receio e retirei a agua e voltei a repetir o processo de adicionar agua e os produtos. E ficou assim:

zk8NTmp.jpg

Ficou incrível na minha opinião, 100% melhor do que apenas uma bola com gravilha  e um peixe a andar á roda como antes!

Eu investiguei imenso sobre o peixe que eu iria querer no meu aquário. E de acordo com a minha pesquisa interessei-me imenso nos Neon tetras  achei um peixe super interessante que dava para as dimensões do aquario.

No entanto quando cheguei a loja não havia, era uma loja pequena de animais, eu tava decidido a levar uns ou um peixe para casa naquele dia, mas fui apanhado de supresa não havendo o que eu queria, tava disposto a comprar um termostato e tudo. Mas no nervosismo perguntei a recomendação para colocar num aquário de 20 litros, e foi me recomendado colocar 2 Fantail goldfish, eu escolhi-os junto da minha namorada e ela tava a adorar os peixinhos, então levei os sobre a recomendação e também tava mesmo contente, eram mesmo engraçados os peixes.

Fiz a devida adaptação ao aquário e cá estão eles:

ScNZl2V.jpg

 eles já estão no aquário desde dia 22/09/2023.

Problemas:

O peixinho da esquerda com a cauda maior permanece mais vezes no fundo e já tentei pesquisar se ele está doente mas não consigo perceber. Ele aparenta ter as guelras ao pé dos olhos bastante vermelhas. Ele come e anda pelo o aquario todo mas muitas vezes descansa no fundo no mesmo sitio. É nomal?

O outro peixe é ligeiramente maior e parece as vezes seguir o mais pequeno com a cauda maior e morde-lo.

Este aquário permanece no meu quarto onde durmo e o filtro faz muito barulho, e não tenho conseguido dormir bem ultimamente devido ao barulho de sucção de oxigênio e do motor, então á noite tenho desligado e durante o dia ligo com uma potencia media. Tou a pensar em mudar o filtro para um muito mais silencioso, mas ainda não encontrei um que seja adequado ao meu problema.

 

Agradeço sugestões, opiniões, soluções e informações tudo é bem vindo para o desenvolver da minha jornada.

Planta:  Cryptocoryne wendtii

é fácil e os peixes gostam de circular entre as folhas, caso gostes de camarões musgo de java é muito bom eles adoram.

Coisas baratas para começar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, alf550 disse:

Planta:  Cryptocoryne wendtii

é fácil e os peixes gostam de circular entre as folhas, caso gostes de camarões musgo de java é muito bom eles adoram.

Coisas baratas para começar...

Nota : Aditivos tipicamente só complicam embora numa emergencia possam ser necessários:

Recomendo : Sera Bio Nitrivec e o Sera Toxivec, mas sem abusar !! segue as instruções, não fazem mal mas gastas tudo e no fim não tem efeito.

O Efeito destes aditivos é por pouco incremento, ajudam só levemente !

Um aditivo do tipo "cycle" dá um pequeno boost ao filtro que vais precisar neste momento, mas é só.

Os materiais do filtro são MUITO mais IMPORTANTES ! (É sempre necessário ter: Espuma , Eheim substratpro ou algo similar e um pouco de lã filtrante á saída, para água limpida.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.