Novato em aquariofilia


pinto raul

Recommended Posts

Olá, fui apanhado meio desprevenido a começar este hobby e tou muito entusiasmado, para além de ter duvidas e aprendizagens a ter.

Venho neste tópico mostrar o meu inicio e relatar o decorrer desta jornada.

Foi me oferecido no meu aniversario um aquário aquapor com:

  • Volume 23 decímetros cúbicos 
  • Capacidade 18L
  • Dimensões 420x210x260 mm

O meu filtro interno que também foi me oferecido é um filpo 300 da Amtra.

Eu montei logo o aquário, decidi lavare-lo mto bem com vinagre e depois com agua para ter a certeza que tava bem limpo com  coloquei o produto Clean da Amtra como o senhor da loja que fui recomendou, e ainda coloquei Nutrafin goldfish conditioner que tinha em casa por usar este produto num aquário em bola onde tinha o meu antigo peixe, que também tinha me sido recomendado posteriormente. E como me indicaram em 1 semana após ter o filtro a circular com o produto poderia ir buscar peixes para colocar no meu aquário. E este foi o resultado:

 NUgX2Je.jpg

 

Após uns dias o meu pensamento foi, wow o aquário está mesmo engraçado, mas falta aqui alguma coisa, tenho que o decorar, e então fui ao sitio mais próximo (chines) arranjar decoração para os peixes que iria receber ficarem num espaço mais agradável onde se possam esconder e etc. E como qualquer a aquário precisava de um tipo de substrato também. Fui lá a correr de carro e na loja imaginei o meu aquário e comprei a decoração de acordo com a minha imaginação. Após comprar tudo cheguei a casa limpei tudo devidamente e tava com receio e retirei a agua e voltei a repetir o processo de adicionar agua e os produtos. E ficou assim:

zk8NTmp.jpg

Ficou incrível na minha opinião, 100% melhor do que apenas uma bola com gravilha  e um peixe a andar á roda como antes!

Eu investiguei imenso sobre o peixe que eu iria querer no meu aquário. E de acordo com a minha pesquisa interessei-me imenso nos Neon tetras  achei um peixe super interessante que dava para as dimensões do aquario.

No entanto quando cheguei a loja não havia, era uma loja pequena de animais, eu tava decidido a levar uns ou um peixe para casa naquele dia, mas fui apanhado de supresa não havendo o que eu queria, tava disposto a comprar um termostato e tudo. Mas no nervosismo perguntei a recomendação para colocar num aquário de 20 litros, e foi me recomendado colocar 2 Fantail goldfish, eu escolhi-os junto da minha namorada e ela tava a adorar os peixinhos, então levei os sobre a recomendação e também tava mesmo contente, eram mesmo engraçados os peixes.

Fiz a devida adaptação ao aquário e cá estão eles:

ScNZl2V.jpg

 eles já estão no aquário desde dia 22/09/2023.

Problemas:

O peixinho da esquerda com a cauda maior permanece mais vezes no fundo e já tentei pesquisar se ele está doente mas não consigo perceber. Ele aparenta ter as guelras ao pé dos olhos bastante vermelhas. Ele come e anda pelo o aquario todo mas muitas vezes descansa no fundo no mesmo sitio. É nomal?

O outro peixe é ligeiramente maior e parece as vezes seguir o mais pequeno com a cauda maior e morde-lo.

Este aquário permanece no meu quarto onde durmo e o filtro faz muito barulho, e não tenho conseguido dormir bem ultimamente devido ao barulho de sucção de oxigênio e do motor, então á noite tenho desligado e durante o dia ligo com uma potencia media. Tou a pensar em mudar o filtro para um muito mais silencioso, mas ainda não encontrei um que seja adequado ao meu problema.

 

Agradeço sugestões, opiniões, soluções e informações tudo é bem vindo para o desenvolver da minha jornada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pinto Raul

Bem vindo ao Fórum.

Pois,como não sabes,começastes mal,devias de fazer o ciclo do azoto,e não o fizestes,logo aqui criastes um problema porque já tens peixes e eles estão a sofrer.

O ciclo demora um mês a fazer ás vezes um pouco mais, o que tens que fazer é duas ou três  TPA,s por semana com água tratada com condicionador para retirares o cloro e metais pesados da água,e baixares a Amonia que pode matar os peixes.

Sobre o filtro,faz uma pesquisa na net sobre filtros externos,e também de mochila.

O filtro de mochila,a água cai de cascata e faz um pouco de barulho,mas se a água estiver perto da queda da água deixa de fazer o barulho da queda de água,não sei se me fiz entender.

  

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Pinto Raul

Bem vindo ao Fórum.

Pois,como não sabes,começastes mal,devias de fazer o ciclo do azoto,e não o fizestes,logo aqui criastes um problema porque já tens peixes e eles estão a sofrer.

O ciclo demora um mês a fazer ás vezes um pouco mais, o que tens que fazer é duas ou três  TPA,s por semana com água tratada com condicionador para retirares o cloro e metais pesados da água,e baixares a Amonia que pode matar os peixes.

Sobre o filtro,faz uma pesquisa na net sobre filtros externos,e também de mochila.

O filtro de mochila,a água cai de cascata e faz um pouco de barulho,mas se a água estiver perto da queda da água deixa de fazer o barulho da queda de água,não sei se me fiz entender.

  

Saudações

Wow, realmente não sabia o senhor da loja indicou me só fazer aquele processo do produto que recomendou e fiz assim.

Têm algum condicionador que recomende usar daqui para a frente e também para ajustar a situação atual?

Existe alguma coisa que possa fazer para além das trocas de agua com o condicionador para melhorar a condição dos peixinhos? Tou mesmo preocupado com um deles que se encontra menos ativo desde que chegou da loja.

Em relação ao filtro tive a pesquisar e fiquei bastante interessado num modelo da marca Aquareon, porque tem uma linha de filtros quiet flow e vi alguns vídeos e realmente parecem ser filtros bastante silencioso e duradouros, no caso vi o modelo Aqueon QuietFlow 10 LED PRO. 

O unico problema é que os modelos de filtro de cascata não dá para eu ter a tampa atual no aquario acho, porque o aquario vem com uma tampa com buracos para cabos e tomadas e para alimentar e um vidro no meio, receio que para usar um viltro de cascata teria que retirar a tampa que o aquario veio.

Editado por pinto raul
Acrescento de Informação
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora enquanto o ciclo não se fizer,é esperar que os peixes não morram,e teres calma,não podes é andar a desligares o filtro,os filtros são para trabalhar 24 horas sobre 24 horas,e só se desligam para limpar o filtro e é com água da tpa,tenta ver de um filtro melhor que não faça barulho,e que leve ceramicas  para alojar as bacterias.

Sobre o condicionadores na loja onde vais é veres o que melhor podes comprar,há muitas marcas para poderes escolheres.

Espero que corra tudo bem.

 

saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que te dizer, Raul. Acho que o Álvaro já disse quase tudo. O ideal era tentares devolver os peixes à loja e começar de novo. Tirar o vinil que tens no aquário e optar por um fundo mais neutro (preto ou branco), comprares umas plantas verdadeiras de baixa manutenção para tentares replicar um ambiente mais natural... um filtro de mochila (pelo menos), de forma a teres uma circulação de água e uma filtragem mais eficazes. Há uma série de coisas que poderias fazer ao longo do tempo, mas com os peixes já dentro do aquário torna-se mais difícil de por em prática, até porque podes ter variações de parâmetros drásticas e podes perder os bichos. Tenta pesquisar mais um pouco sobre aquários para ver até que ponto poderás evoluir. Esses peixes, por exemplo, foram uma compra errada. São peixes que precisam de muito espaço e de uma filtragem muito acima do normal (porque produzem muitos detritos). Não vão ser muito felizes dentro desse tanque, mesmo que consigas regular os parâmetros da água. Pensa bem em tudo o que foi aqui dito e equaciona se valerá a pena ou não recomeçar, com outras condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não sei o que te dizer, Raul. Acho que o Álvaro já disse quase tudo. O ideal era tentares devolver os peixes à loja e começar de novo. Tirar o vinil que tens no aquário e optar por um fundo mais neutro (preto ou branco), comprares umas plantas verdadeiras de baixa manutenção para tentares replicar um ambiente mais natural... um filtro de mochila (pelo menos), de forma a teres uma circulação de água e uma filtragem mais eficazes. Há uma série de coisas que poderias fazer ao longo do tempo, mas com os peixes já dentro do aquário torna-se mais difícil de por em prática, até porque podes ter variações de parâmetros drásticas e podes perder os bichos. Tenta pesquisar mais um pouco sobre aquários para ver até que ponto poderás evoluir. Esses peixes, por exemplo, foram uma compra errada. São peixes que precisam de muito espaço e de uma filtragem muito acima do normal (porque produzem muitos detritos). Não vão ser muito felizes dentro desse tanque, mesmo que consigas regular os parâmetros da água. Pensa bem em tudo o que foi aqui dito e equaciona se valerá a pena ou não recomeçar, com outras condições.

Realmente, vou ter que repensar as coisas e reestruturar isto aqui. Para estes peixes aqui qual seria o tipo de aquário ideal? E para o aquário que tenho agora presente que peixe seria recomendado?

Eu vou ter que estudar muito bem essa parte das plantas porque eu evitei a ideia por achar que fosse algo muito avançado. Têm algum fórum indicado para iniciantes em plantas naturais de aquario?

Editado por pinto raul
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

58 minutes ago, pinto raul said:

Realmente, vou ter que repensar as coisas e reestruturar isto aqui. Para estes peixes aqui qual seria o tipo de aquário ideal? E para o aquário que tenho agora presente que peixe seria recomendado?

Eu vou ter que estudar muito bem essa parte das plantas porque eu evitei a ideia por achar que fosse algo muito avançado. Têm algum fórum indicado para iniciantes em plantas naturais de aquario?

Um aquário de 90cm, por exemplo, só poderá levar 2 ou 3 desses peixes. Com uma boa iluminação e uma filtragem muito boa (há quem use dois filtros externos). Não será um investimento pequeno. O que sugiro é que experimentes manter o que tens e optes por um cardume pequeno de Tetras, por exemplo. Ou ter um Betta macho apenas. Conheces essa espécie? É o mais parecido que podes ter de um animal de estimação como um cão ou um gato, em peixe. Até há quem lhes ensine truques. De qualquer maneira, terias que melhorar a tua filtragem. Eu tive um Betta durante vários meses (morreu porque apanhou uma bactéria, que nada teve haver com a montagem que eu preparei para ele) num aquário parecido com o teu com um filtro de mochila da loja china. Também terias que comprar aquecimento, mas para um aquário desse tamanho, um filtro de 50 watts deve ser suficiente.

Em relação às plantas, procura no Youtube "Low Tech Planted Aquarium". Há muitas plantas que não precisam sequer de substrato, como os Fetos de Java, por exemplo, ou as Anubias. No teu caso tentava optar pelos Fetos de Java. Vê aqui o exemplo do que eu criei com 50€ (talvez nem isso). As pedras apanhei num riacho perto de casa.

 

large.2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pinto Raul

Esse teu aquário  não dá nem para um golfish,quanto mais dois,eu acho que devias dar a alguem que tenha um lago,ou há loja onde os comprastes.

Olha dá uma leitura aqui,https://www.tiendanimal.pt/blog/de-que-aquario-um-goldfish-precisa/   só para ficares mais dentro da coisa.

 

Saudações

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 27/09/2023 at 01:30, JoseCarlosMarques disse:

Um aquário de 90cm, por exemplo, só poderá levar 2 ou 3 desses peixes. Com uma boa iluminação e uma filtragem muito boa (há quem use dois filtros externos). Não será um investimento pequeno. O que sugiro é que experimentes manter o que tens e optes por um cardume pequeno de Tetras, por exemplo. Ou ter um Betta macho apenas. Conheces essa espécie? É o mais parecido que podes ter de um animal de estimação como um cão ou um gato, em peixe. Até há quem lhes ensine truques. De qualquer maneira, terias que melhorar a tua filtragem. Eu tive um Betta durante vários meses (morreu porque apanhou uma bactéria, que nada teve haver com a montagem que eu preparei para ele) num aquário parecido com o teu com um filtro de mochila da loja china. Também terias que comprar aquecimento, mas para um aquário desse tamanho, um filtro de 50 watts deve ser suficiente.

Em relação às plantas, procura no Youtube "Low Tech Planted Aquarium". Há muitas plantas que não precisam sequer de substrato, como os Fetos de Java, por exemplo, ou as Anubias. No teu caso tentava optar pelos Fetos de Java. Vê aqui o exemplo do que eu criei com 50€ (talvez nem isso). As pedras apanhei num riacho perto de casa.

 

large.2.jpg

Realmente, vou ter que adaptar este aquário para um peixe diferente, eu não acho muita piada aos Bettas, mas já tive a ver os tetras gostei muito de uns neon

.Só que até gostava de tentar fazer um upgrade no aquário que tenho para um maior a certo ponto, eu vou ver como devo fazer este upgrade para um aquário maior mas tenho que ver se é possível quer monetariamente quer em questão de espaço organização. Porque já tive a ver e pelo o que dizem fica mais fácil manter um aquário maior em questões de parâmetros de agua não é? por haver mais volume haver menos flutuações, só que por outra mão é mais dispendioso.

Wow gostei muito desse aquário ficou simples e natural, bastante fazível e barato. Tenho que decidir se faço o upgrade ou mantenho este aquário em outras condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/09/2023 at 21:01, Alvaro Silva disse:

Boas Pinto Raul

Esse teu aquário  não dá nem para um golfish,quanto mais dois,eu acho que devias dar a alguem que tenha um lago,ou há loja onde os comprastes.

Olha dá uma leitura aqui,https://www.tiendanimal.pt/blog/de-que-aquario-um-goldfish-precisa/   só para ficares mais dentro da coisa.

 

Saudações

 

Eu fiquei com um bocado de remorso, de devolver á loja já que o senhor fez logo duas recomendações más em questões da montagem do aquário e de seleção dos peixes, assim acho que poderá ter feito somente por vender e fazer lucro, e se os devolver ao mesmo sitio pode acontecer o mesmo só que agora irem para outra pessoa.

Tenho um amigo que ta a montar um aquário de 60 Litros será que os podia oferecer e eles iam ficar bem num aquário desse volume?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pinto Raul

Sempre é melhor que o teu aquário,só que tem um problema esse aquário de 60cm dá só para um goldfih,mas por falta de melhor os dois ainda demoram a crecher ficam lá no de 60cm, mas avisa esse teu amigo para quando ficarem muito grandes para o aquário dele dár a alguém que temha um lago,que é nos lagos que os goldfih devem estar.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Pinto Raul

Sempre é melhor que o teu aquário,só que tem um problema esse aquário de 60cm dá só para um goldfih,mas por falta de melhor os dois ainda demoram a crecher ficam lá no de 60cm, mas avisa esse teu amigo para quando ficarem muito grandes para o aquário dele dár a alguém que temha um lago,que é nos lagos que os goldfih devem estar.

Saudações

Sim, eu vou ir por esta alternativa enquanto não tiver capacidade, o aquario dele é bem maior e é o que é recomendado por goldfish de acordo do que esta escrito no link que mandou. 

A questão depois do lago é que é mais complicado nós aqui perto temos muitos lagos naturais, mas lagos que pertençam a alguém, é mais complicado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
On 09/10/2023 at 00:19, JoseCarlosMarques disse:

Pensa novamente. No teu lugar, devolvia os peixes à loja e começava um projecto novo! Com tetras, talvez. Esse aquário que te mostrei não tem sequer 40cm.

Pois foi o que fiz, o peixinho que tinha não tava mesmo a melhorar então se ele fosse para o aquário maior do meu amigo n iria adiantar de grande coisa.

Agora preciso de reestruturar o que tenho aqui. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto após remover os peixinhos, removi as decorações de plástico, se for recomeçar quero usar plantas reais.

A meio do processo também removi o filtro que tinha porque era barulhento demais e como é no quarto onde durmo era impossível dormir com o barulho de sucção do filtro com Venturi. troquei do

On 26/09/2023 at 21:53, pinto raul disse:

filpo 300 da Amtra.

 para um Aquapor Filtro Ecofilter 300 300L/H têm a mesma potencia de 300L/H que o anterior mas não têm filtro biológico de carvão ativado. Uso este filtro com a opção de mangueira de chuveiro que faz efeito cascata e assim faz menos barulho.

Entretanto tou um bocado confuso em como recomeçar, tou com questões no que devo fazer primeiro? se devo reutilizar o substrato que já tenho? e a ver se desta vez faço devidamente o ciclo de azoto!

Editado por pinto raul
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, pinto raul said:

Entretanto tou um bocado confuso em como recomeçar, tou com questões no que devo fazer primeiro? se devo reutilizar o substrato que já tenho? e a ver se desta vez faço devidamente o ciclo de azoto!

Qual é o substrato que tens? Se a tua ideia é ter um aquário plantado, podes começar por comprar as plantas e dar inicio ao ciclo do azoto. Vai demorar mais ou menos um mês. Só depois começas a pensar nos peixes. Quanto ao ciclo do azoto, aconselho-te a procurar informação de como se faz. Já agora... que luz tem esse aquário? Sem luz, não vais conseguir criar plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, JoseCarlosMarques disse:

Qual é o substrato que tens? Se a tua ideia é ter um aquário plantado, podes começar por comprar as plantas e dar inicio ao ciclo do azoto. Vai demorar mais ou menos um mês. Só depois começas a pensar nos peixes. Quanto ao ciclo do azoto, aconselho-te a procurar informação de como se faz. Já agora... que luz tem esse aquário? Sem luz, não vais conseguir criar plantas.

O substrato era umas pedras da loja do chines tou a pensar em substituir por algo que seja melhor para plantas e que também seja pratico de limpar, porque reparei que havia muitas fezes que ficavam acumuladas e isso é obviamente uma fonte de amoníaco indesejado.

Eu hoje por acaso tive a pesquisar luzes e um termostato, eu já escolhi o termostato adequado ao tamanho do aquário, mas tou a ter dificuldade em encontrar as luzes adequadas para comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, pinto raul said:

O substrato era umas pedras da loja do chines tou a pensar em substituir por algo que seja melhor para plantas e que também seja pratico de limpar, porque reparei que havia muitas fezes que ficavam acumuladas e isso é obviamente uma fonte de amoníaco indesejado.

Eu hoje por acaso tive a pesquisar luzes e um termostato, eu já escolhi o termostato adequado ao tamanho do aquário, mas tou a ter dificuldade em encontrar as luzes adequadas para comprar.

 

2 hours ago, pinto raul said:

O aquário que tenho têm tampa e na tampa tem um vidro que supostamente encaixa a luz vendida pela marca mas pesquisei e não vende em lado nenhum.

Porque não juntas mais uns trocos, ou aproveitas que o Natal está aí à porta, e arranjas um aquário mais porreirito? Uma coisa só em vidro, na Loja China, encontra-se por 20 ou 30€. Já te abria muitas possibilidades para calhas de luz.

Quanto ao substrato, depende muito das plantas que vais comprar, mas um substrato fértil seria o mais adequado. Lá está... também te abria muitas possibilidades em termos de escolha de plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/11/2023 at 21:46, JoseCarlosMarques disse:

 

Porque não juntas mais uns trocos, ou aproveitas que o Natal está aí à porta, e arranjas um aquário mais porreirito? Uma coisa só em vidro, na Loja China, encontra-se por 20 ou 30€. Já te abria muitas possibilidades para calhas de luz.

Quanto ao substrato, depende muito das plantas que vais comprar, mas um substrato fértil seria o mais adequado. Lá está... também te abria muitas possibilidades em termos de escolha de plantas.

Humm não sei se é necessário porque a tampa do aquário é removível, então basta encontrar uma calha de LED que seja adequada, oque não tou a conseguir encontrar. No caso que deia para um aquário de 42cm.

Goste da ideia do substrato fértil, eu estava a usar uma espécie de aspiradorzinho que comprei na loja dos chines para tirar a agua do aquário, e não iria estragar as plantas se o usa-se no substrato fetil?

É algo deste tipo que uso:

 EXP3240-Sifao20para20Aquario20oportoreef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E têm algumas sugestões de substrato fértil para usar, eu tava a pensar em algo de cor escura de preferencia.

E tenho duvidas em relação á quantidade que devo colocar para o meu aquário, qual seria a quantidade de substrato ideal a se colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, pinto raul said:

Humm não sei se é necessário porque a tampa do aquário é removível, então basta encontrar uma calha de LED que seja adequada, oque não tou a conseguir encontrar. No caso que deia para um aquário de 42cm.

Tens que comprar uma de 30, que seja extensível até esse tamanho. Calhas de 40 são realmente difíceis de encontrar... nem sei se existem. Mas uma de 30 serve bem para esse aquário.

11 hours ago, pinto raul said:

eu estava a usar uma espécie de aspiradorzinho que comprei na loja dos chines para tirar a agua do aquário, e não iria estragar as plantas se o usa-se no substrato fetil?

Eu uso um desses no meu aquário, e serve. Tens que ter algum cuidado, para não levantar as plantas, e ir ajeitando o substrato que possa ficar fora do sítio quando usas o aspirador.

11 hours ago, pinto raul said:

E têm algumas sugestões de substrato fértil para usar, eu tava a pensar em algo de cor escura de preferencia.

Eu já usei da NEO e da ADA. Na minha próxima montagem vou usar da Tropica. Regra geral, os substratos têm algumas diferenças, mas acabam por ser todos bons. Talvez o da NEO seja mais adequado para um principiante. E para o tamanho do teu tanque um saco de 3 litros deve ser suficiente, se não quiseres elevar muito a parte de trás (geralmente faz-se isso para ganhar alguma ideia de profundidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/11/2023 at 10:50, JoseCarlosMarques disse:

Tens que comprar uma de 30, que seja extensível até esse tamanho. Calhas de 40 são realmente difíceis de encontrar... nem sei se existem. Mas uma de 30 serve bem para esse aquário.

Eu uso um desses no meu aquário, e serve. Tens que ter algum cuidado, para não levantar as plantas, e ir ajeitando o substrato que possa ficar fora do sítio quando usas o aspirador.

Eu já usei da NEO e da ADA. Na minha próxima montagem vou usar da Tropica. Regra geral, os substratos têm algumas diferenças, mas acabam por ser todos bons. Talvez o da NEO seja mais adequado para um principiante. E para o tamanho do teu tanque um saco de 3 litros deve ser suficiente, se não quiseres elevar muito a parte de trás (geralmente faz-se isso para ganhar alguma ideia de profundidade.

Já encontrei uma calha de luz adequada ao tamanho do aquário optei por selecionar uma TWINSTAR B-Line II 30B para comprar quando tiver mentalizado e preparado tudo o que preciso. Tou a tentar ver ao máximo os necessários para começar o projeto. Também irei optar por usar o substrato que recomendou da NEO.

 Eu queria selecionar uma ou umas plantas para colocar no aquário que fossem fáceis de manter e adequadas para o tamanho de aquário que tenho também, mas ainda não sei bem.

Para além de plantas eu deveria arranjar algum objeto principal para os peixes esconderem se e etc não é? Eu vi muitos aquários na net que usavam troncos e espécies de galhos deveria fazer o mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pinto  Raul

Para selecionares as plantas que queres,e se queres plantas baixa manutenção vê aqui todas as plantas que têm a folha verde há frente são de baixa manutenção (Baix Tecnologia).https://tropica.com/fr/plantes/

Podes comprar uns trocos,e umas rochas e a sim ficas com locais onde os peixes se podem esconder.  

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se comprares plantas com algum volume, como o Feto de Java, por exemplo, já terás algum sitio para os peixes se esconderem e se sentirem mais confortáveis, mas como disse o Álvaro, ao adicionares uns troncos e umas pedras vais ganhar mais espaços desses e ao mesmo tempo vais tornar o aquário mais agradável e mais natural. Procura exemplos do que pretendes na Internet e tenta "copiá-los". Se precisares de ajuda, coloca aqui algumas imagens para te podermos ajudar. Essa calha é muito boa, e o substrato também. Convinha comprares um filtro que acompanhasse a qualidade do resto do material. Para o tamanho do teu tanque, um filtro de mochila chega. Continuo a dizer que o fundo que tens no aquário não é, de todo, o mais bonito que podes ter. Tenta retira-lo e substituí-lo por vinil branco ou preto. Não é caro, e vais notar uma melhoria muito significativa. A minha opinião (já te disse) passaria por comprar um aquário novo, do mesmo tamanho e sem os plásticos pretos à volta. Só o vidro, mesmo. Arranjas isso numa Loja China por cerca de 20€. Não o querendo fazer, pelo menos tenta essas melhorias que te falei. Continuação de bom trabalho!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.