À espera do Nemo...

Recommended Posts

E pronto... mais um aquário cá em casa... desta vez salgado.

Equipamento (até agora):

• Aquário de cerca de 200L (100x40x50 cm)
  • Móvel Ciano Emotions Nature Pro 100 (102x40x82 cm)
  • Luzes LED AI Prime 16HD Reef x 2
  • Bomba de circulação Maxpect Gyre GF2K
  • Sump Aquário BLAU 38L (45x28x30 cm) com 2 separadores de vidro
  • Escumador Bubble Magus G5
  • Filtro de Rolo Bubble Magus ARF-S
  • Controlador de temperatura Inkbird ITC-308
  • Aquecedor de Titânio AquaMedic 300W
  • Bomba de Retorno Sicce Syncra SDC 3.0
  • Matéria filtrante Marine Pure

A ideia base é fazer um aquário de anémonas com um harém de peixes-palhaço. Ainda não estou bem convencido que o harém seja boa ideia num aquário tão pequeno, mas tenho tempo para pensar nisso... 

O móvel, já com um tampo extra, porque o topo era cerca de 1cm mais curto que o aquário (quando comprei não reparei que as portas ficavam ao nível do tampo).

large.20220321_185324.jpg

O filtro de rolo, já o modifiquei para ter 2 entradas, em vez de só 1. E já tenho a sump com 2 separadores.

large.20220321_185357.jpg

Entretanto, já fiz um Ghost Overflow com PVC expandido e a caixa de ligação à sump em vidro e já pintei o fundo de preto.

large.20220314_224959.jpg

large.20220321_185528.jpg

large.20220321_185515.jpg

O sistema de overflow é o mais seguro e silencioso que conheço, chamado BeanAnimal, que consiste em 3 tubos, 1 de sifão, 1 complementar e 1 de emergência.

large.20220302_000856.jpg

large.20220321_185836.jpg

Falta-me agora convencer uma alma caridosa a ajudar-me a trazer o aquário para o 1º andar para depois montar e pintar a tubagem e pendurar as luzes ao teto.

Ainda tenho que encomendar a areia e ver se compensa comprar um filtro de osmose inversa e sal ou se me fica mais barato comprar a água já pronta.

• Like 3

Eu sabia que tu não conseguias estar parado. Eheh. Mal vi que as imagens eram tuas, pensei logo num novo aquário. Não estava era à espera que fosse de água salgada. Mas estou ansioso para ver o resultado final dessa montagem toda. Parece-me coisa que eu ia gostar bastante de fazer... muito DIY. 

Não percebo nada de aquários de água salgada, e neste momento nem bonito consigo dizer-te que está. Olha, gosto do móvel com o tampo por cima. Até acho que fica melhor do que com as portas fora do nível dos vidros. Boa sorte para a montagem. Cá esperarei o Nemo!

On 21/03/2022 at 19:24, João Cardoso (Kadoxu) disse:

um aquário de anémonas com um harém de peixes-palhaço.

Exactamente o que eu mais gosto de ver num salgado! Fico sempre embasbacado com a interacção entre as duas espécies. 

On 21/03/2022 at 19:24, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Falta-me agora convencer uma alma caridosa a ajudar-me a trazer o aquário para o 1º andar

Se eu estivesse por perto era já!

On 26/03/2022 at 11:57, Tozé Nunes disse:

Exactamente o que eu mais gosto de ver num salgado! Fico sempre embasbacado com a interacção entre as duas espécies. 

A ver se desta vez tenho mais sorte. Da outra vez que os tive, os peixes não quiseram nada com a anémona...

Entretanto o aquário lá migrou para o 1º andar. Tive o fim de semana todo de volta dos tubos e a pensar como vou arrumar os fios.

large.20220328_174314.jpg

large.20220328_174138.jpg

• Like 1

há 14 horas, Tozé Nunes disse:

Essa tomada na parede🤦‍♂️

Ahahah... a sala foi pintada à pouco tempo. Estou só à espera das tomadas novas para trocar! 😂

• 3 weeks later...

Habemus água salgada!

Problemas:

• Tive que fazer a água de osmose diretamente no aquário. Não tinha nenhum recipiente de 200L por aqui.

O que podia correr mal? Eu explico.

Acabo de encher tudo, meto o sal, espero umas horas, meto a areia viva (com bactérias) e as rochas... e descubro que o único tubo a que não conseguia chegar está com uma pequena fuga de água! 😫

Conclusão, tive que tirar o máximo de água que consegui, para conseguir afastar o móvel da parede e colocar mais fita teflon na união (de rosca) de onde vinha a fuga. No fim, voltar a pôr o aquário no sítio (desta vez com mais espaço para chegar a todo o lado) e voltar a meter a água que tinha tirado no aquário.

• O overflow estava ficou a fazer demasiado barulho. 

Cheguei á conclusão que podia ter feito a caixa exterior mais pequena. Os furos ficaram muito altos em relação á base da caixa, e a água fazia muito barulho a cair.

Tive que aumentar a altura dos tubos, para o nível da água dentro da caixa ficar mais ao nível dos furos e assim a água não fazer tanto barulho.

• Utilizei tubagem demasiado grande.

32mm é demasiado para o fluxo que posso ter para esta sump. é suposto ter um tubo a fazer sifão completo (ajustado com uma torneira) e o segundo a fazer apenas um complemento para água ir de maneira silenciosa para a sump. Como utilzei tubo demasiado grande e tenho que fechar a torneira quase toda para fazer sifão sem chupar a água toda, se a bomba do filtro para, a água depois não tem força para empurrar o ar que fica dentro dos tubos para baixo e restabelecer o sifão inicial. Devia ter utilizado tubagem de 25mm, que era mais adequada, mas agora já está.

Bastou-me fazer um pequeno furinho no topo daquele "U" por onde entra a água para o ar poder sair e a coisa também ficou resolvida.

• Estão a evaporar cerca de 3L de água todos os dias do aquário.

Este ainda não resolvi, e em água salgada, não é costume tapar-se o aquário, porque é suposto ele "respirar" bem. Mas penso que vou tapar o aquário e a caixa do overflow. Acho que a circulação de água na sump e com o escumador (de que estou há espera que chegue á quase 2 meses) a funcionar, haverá troca gasosa suficiente para manter os níveis de oxigénio.

• O pente do overflow ficou com as ranhuras demasiado finas.

Acho que vou tentar cortar os "dentes" do pente e colar uma malha de nylon, para ver se o nível da água baixa um bocadinho.

E pronto... agora é deixar o ciclo correr (ainda não fiz testes á água) e ainda tenho que trocar as rochas de sítio, porque acho que ao contrário vão ficar melhores, já ando a ver se encontro malta a vender anémonas baratas no OLX e afins (que o preço das anémonas na loja que tenho aqui perto estão pelas horas da morte... 85€ por uma anémona é proibitivo. Por esse preço, espero arranjar pelo menos 3!) e já sei de onde vou encomendar os Nemos e as bichesas da equipa de limpeza!

Falta-me ainda montar o Escumador (que ao que parece está esgotado) e o Auto Top Off (que mantém o nível da água automaticamente, e que me enganei a encomendar e tenho que esperar que me façam a troca pelo correto) e estou maravilhado com o filtro de rolo!

large.20220412_130218.jpg

large.20220412_130103.jpg

• Like 1

Meu Deus... que confusão que para aí vai. N\ao era mais fácil comprar umas Java Fern e umas Anubias, do que te meteres em empreitadas deste género? 🙂 

Estou a brincar, claro. Já disse que não percebo nada disso nem quero perceber, ma pela aparência da coisa está a resultar muito bem. Só uma questão... num aquário marinho de água salgada também tens que fazer as mudanças de água semanais, como num de água doce?

há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

Só uma questão... num aquário marinho de água salgada também tens que fazer as mudanças de água semanais, como num de água doce?

Depende do método que utilizares. No primeiro salgado que tive, utilizei um método (método Triton) em que não era preciso fazer TPAs. Num ano devo ter feito só 2 ou 3 TPAs e uma delas foi por causa de tratamentos para eliminar pestes. De tempos a tempos enviava uma amostra de água para o laboratório da marca, que me enviava os resultados da análise e dicas de como ajustar a dosagem dos químicos que fazem parte desse método.

Para este, pelo menos para já, vou optar pelas TPAs semanais. Mas com o "amadurecer" do aquário a frequência das TPAs pode-se reduzir, porque com o filtro de rolo e com o escumador, uma grande parte da "nhanha" é retirada da água antes de produzir Nitratos e Fosfatos, que é o que queremos retirar com as TPAs.

14 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Depende do método que utilizares. No primeiro salgado que tive, utilizei um método (método Triton) em que não era preciso fazer TPAs. Num ano devo ter feito só 2 ou 3 TPAs e uma delas foi por causa de tratamentos para eliminar pestes. De tempos a tempos enviava uma amostra de água para o laboratório da marca, que me enviava os resultados da análise e dicas de como ajustar a dosagem dos químicos que fazem parte desse método.

Para este, pelo menos para já, vou optar pelas TPAs semanais. Mas com o "amadurecer" do aquário a frequência das TPAs pode-se reduzir, porque com o filtro de rolo e com o escumador, uma grande parte da "nhanha" é retirada da água antes de produzir Nitratos e Fosfatos, que é o que queremos retirar com as TPAs.

Muito bem. Fiquei esclarecido!