Flow


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

há 7 minutos, JoseCarlosMarques disse:

👍

Tenho tido é algumas baixas. Perdi 3 peixes. 2 Otos e 1 Neon. Não sei se terá haver com o aumento do CO2... muito provavelmente sim... mas os Otos já andavam a morrer à medida de 1 ou 2 por semana... poderá ter haver com falta de comida ou alguma doença. Vou ter que avaliar bem a situação.

A quanto tens o CO2 agora? E a quanto tinhas antes?

Editado por Sofia Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, Sofia Correia said:

A quanto tens o CO2 agora? E a quanto tinhas antes?

Passei de 2 para 3 bolhas. O drop-checker está no verde todo o dia, mas ao final do dia, antes das luzes desligarem, fica ali uma hora, ou assim, num verde muito amarelado. Não queria baixar o CO2 porque está a resultar com as plantas, mas se as mortes continuarem, lá terei que o baixar. Tenho que ter primeiro a certeza que é por aí. Vou esperar mais um dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Passei de 2 para 3 bolhas. O drop-checker está no verde todo o dia, mas ao final do dia, antes das luzes desligarem, fica ali uma hora, ou assim, num verde muito amarelado. Não queria baixar o CO2 porque está a resultar com as plantas, mas se as mortes continuarem, lá terei que o baixar. Tenho que ter primeiro a certeza que é por aí. Vou esperar mais um dia.

Eu veria o pH como está e se alterou muito. Notaste os peixes ofegantes com essa alteração? Tenta estar atento a isso...se sim, é só fazeres TPA e está tudo bem! Se estas duas coisas tiverem bem, acredito que não tenha sido por aí 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutes ago, Sofia Correia said:

Eu veria o pH como está e se alterou muito. Notaste os peixes ofegantes com essa alteração? Tenta estar atento a isso...se sim, é só fazeres TPA e está tudo bem! Se estas duas coisas tiverem bem, acredito que não tenha sido por aí 🙂

Por acaso não me lembrei de ver o PH, mas os peixes andam super-bem (tirando os que morreram). Ainda agora lhes dei comida e andavam todos contentes. Outra coisa que me faz pensar que não será do CO2, é que os camarões também estão bem. Supostamente serão mais sensíveis que os peixes, certo? Estes Otos tinham um tamanho bastante grande, quando os comprei. Podiam já ter alguma idade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Estes Otos tinham um tamanho bastante grande, quando os comprei. Podiam já ter alguma idade...

Talvez possa ser isso! Acho que não deve ser um motivo para te alarmares 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

55 minutes ago, Sofia Correia said:

Talvez possa ser isso! Acho que não deve ser um motivo para te alarmares 🙂

Assim o espero. Vou estar atento. Mas não queria mesmo abrandar este crescimento que tenho tido nas plantas.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, JoseCarlosMarques disse:

Bem, seguindo as recomendações no @Nuno M., esta semana enviei uma mensagem para a Solaqua para encomendar o Tropica Premium e outro fertilizante à base de Potássio - queria saber qual me sugeriam, e ao mesmo tempo aproveitei para fazer umas perguntas sobre a gama da Masterline, que entretanto vi o @Emejet anunciar para o aquário dele. Do meu ponto de vista, e depois de uma rápida pesquisa, achei que ficaria melhor servido com o All-In-One Lean, que eles comercializam, do que com o Premium, e perguntei. Do outro lado fui atendido de forma impecável, e pediram até para me ligarem, de forma a perceberem melhor todo o meu setup para sugerirem o que seria melhor para mim. No final da conversa, e de uma forma que não esperava nada ouvir um vendedor falar, a pessoa do outro lado do telefone (que não sei quem foi) sugeriu apenas que eu guardasse o meu dinheiro e que experimentasse aumentar o CO2 no meu tanque em conjunto com umas configurações básicas na calha (que ele nem sequer conhecia, mas esforçou-se por tentar perceber). O homem acabou por perder uma venda, mas ganhou um cliente. A partir de agora, e pedindo desculpa a todos os outros comerciantes, principalmente ao @Nuno M., que sei que também tem uma loja e que precisa de vender, acho que vou começar a fazer todas as minhas encomendas na Solaqua. No espaço de 3 dias, as diferenças são notórias no meu tanque. Voltei a ter cores muito saudáveis nas plantas, e noto já um acentuado crescimento. Para não duvidarem da minha palavra, e acharem que estou a exagerar, fica a imagem em baixo. Já não me lembro quando vi as minhas plantas fazerem tanto "pearling".

Entretanto estudei um bocadinho mais a gama da Masterline, e tendo também em conta todos os conselhos no Nuno, mais uma vez, acho que vou perder a cabeça e comprar uma série de produtos deles que me permitam começar a fazer uma fertilização individual de Macros e Micros. Muitos sabem que lutei muito tempo contra isto... o meu objectivo sempre foi ter um all-in-one que servi-se as minhas necessidades, mas nestes últimos dias fiz um esforço por compreender o outro lado da força ( 🙂 ) e julgo ter chegado a hora. Entretanto, quando fizer a compra, coloco aqui os produtos e explico porquê.

Mais uma vez, @Nuno M. agradeço-te por todo o esforço e pela motivação que me deste em tentar perceber um bocadinho mais sobre a fertilização dos nossos aquários. A maneira como explicaste as coisas (e não quero com isto desvalorizar todos os outros que antes, aqui neste fórum, tentaram fazer o mesmo) foi muito clara. Talvez tenha vindo também na altura certa. Eheh. Um abraço.

 

large_001.jpg

Estás no bom caminho José. Parabéns!💪

Eu tb gostava de ter um All in One que resolvesse todas as questões de fertilização, mas parece-me não ser o mais adequado.

Já tinha visto essa marca em alguns youtubers. Um dia hei-de experimentar 😜

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

👍

Tenho tido é algumas baixas. Perdi 3 peixes. 2 Otos e 1 Neon. Não sei se terá haver com o aumento do CO2... muito provavelmente sim... mas os Otos já andavam a morrer à medida de 1 ou 2 por semana... poderá ter haver com falta de comida ou alguma doença. Vou ter que avaliar bem a situação.

José, 

Eu tenho 3bps de CO2 no meu aquário e está tudo bem com a peixeirada, a diferença entre os nossos aquários e que tenho mais flora que tu.

No entanto, não me parece que esteja relacionado com o CO2 até porque tens oxigenação no aquário se vem recordo. Quanto aos ottos já te tinha dito que poderia ser falta de comida.

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, indian_joe said:

José, 

Eu tenho 3bps de CO2 no meu aquário e está tudo bem com a peixeirada, a diferença entre os nossos aquários e que tenho mais flora que tu.

No entanto, não me parece que esteja relacionado com o CO2 até porque tens oxigenação no aquário se vem recordo. Quanto aos ottos já te tinha dito que poderia ser falta de comida.

É esquisito. O aquário está cheio de algas, nas pedras. Mas começo a acreditar que tenha haver com a dieta deles, sim. Os camarões estão todos bem, e o néon que morreu foi apanhado no filtro. Pode ter morrido antes, é certo, mas não me acredito. O que me preocupa neste momento são mesmo os Otos. Vou tentar colocar umas pellets no aquário, para ver se eles lhes pegam. Eu não tenho uma semana de sossego!

Tu tens 3bps mas o teu aquário é bastante maior que o meu 😉 !

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É esquisito. O aquário está cheio de algas, nas pedras. Mas começo a acreditar que tenha haver com a dieta deles, sim. Os camarões estão todos bem, e o néon que morreu foi apanhado no filtro. Pode ter morrido antes, é certo, mas não me acredito. O que me preocupa neste momento são mesmo os Otos. Vou tentar colocar umas pellets no aquário, para ver se eles lhes pegam. Eu não tenho uma semana de sossego!

Eu dou aos meus courgette ou cenoura 1x por semana. Alimenta também os camarões.
Além disto, os próprios ottos comem a comida dos camarões

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, indian_joe said:

Já tinha visto essa marca em alguns youtubers. Um dia hei-de experimentar 😜

Eu estou preparado para fazê-lo. Esta semana não, porque vai ser de muito trabalho. Mas para a próxima semana vou encomendar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, JoãogaFernandes said:

Eu dou aos meus courgette ou cenoura 1x por semana. Alimenta também os camarões.
Além disto, os próprios ottos comem a comida dos camarões

Pois... o problema é que me habituei, desde o início, a não dar nada aos camarões nem aos Otos. Basicamente alimentavam-se das algas disponíveis no aquário... é para isso que lá estão, e até agora nunca tive perdas significativas. Mas tenho comida de camarão... até tenho duas versões, e foram bastante caras... que lhes dou uma vez de 15 em 15 dias, e vou passar a por alguns flocos dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, JoseCarlosMarques disse:

Pois... o problema é que me habituei, desde o início, a não dar nada aos camarões nem aos Otos. Basicamente alimentavam-se das algas disponíveis no aquário... é para isso que lá estão, e até agora nunca tive perdas significativas. Mas tenho comida de camarão... até tenho duas versões, e foram bastante caras... que lhes dou uma vez de 15 em 15 dias, e vou passar a por alguns flocos dentro do aquário.

Cuidado com alimentos dentro do aquário, poderão aumentar a carga orgânica levando a mais algas 

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, indian_joe said:

Cuidado com alimentos dentro do aquário, poderão aumentar a carga orgânica levando a mais algas 

👍

Alimento muito pouco a fauna. Só um miminho de vez em quando. O cardume, agora, é que tento alimentar todos os dias. Mas pouquinho também. Com que frequência alimentas os teus peixes?

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que os Ottos são peixes muito sensíveis, de todos os que já tive são aqueles que me dão mais baixas. Aliás tenho um pódio para isso até, sendo em 1º guppys, 2º Ottos e 3º Neon's (seguidos muito de perto por Colisas) lol. 
Quanto ao CO2, se o dropchecker ficar sempre amarelo é que pode ser motivo de preocupação. Em todo o caso, se alterares, faz em pequenos passos de cada vez para tudo se ir ambientando. 

On 12/02/2023 at 20:07, JoãogaFernandes disse:

Eu dou aos meus courgette ou cenoura 1x por semana. Alimenta também os camarões.

E metes isso cru ou cozem primeiro por ex? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Emejet said:

Eu acho que os Ottos são peixes muito sensíveis, de todos os que já tive são aqueles que me dão mais baixas. Aliás tenho um pódio para isso até, sendo em 1º guppys, 2º Ottos e 3º Neon's (seguidos muito de perto por Colisas) lol. 
Quanto ao CO2, se o dropchecker ficar sempre amarelo é que pode ser motivo de preocupação. Em todo o caso, se alterares, faz em pequenos passos de cada vez para tudo se ir ambientando. 

Pois... provavelmente tenho uma ideia errada dos Otos, e serão ainda mais sensíveis que os camarões. Sempre atribui o número de baixas que tinha outros factores, porque muitos deles apareciam-me presos na entrada do filtro ou na bomba de circulação. Pensei que iam lá comer os restos que ficavam lá e eram apanhados pela corrente, mas começo a desconfiar que não seja assim. De qualquer maneira, acho que os que ficaram no aquário já se ambientaram às mudanças que fiz. Pelo menos assim parece. É pena porque são peixes muito caros. Caíram nas boas graças dos aquariofilistas e isso fez subir o valor. Esta semana vou estar bastante ocupado e não tenho mesmo tempo para mexer no aquário. Depois tenho que arranjar tempo para lhe dar uma limpeza geral e aí sou capaz de comprar mais uns quantos, para repor o stock 🙂 .

4 hours ago, Emejet said:

E metes isso cru ou cozem primeiro por ex? 

Tanto quanto sei, tens sempre que lhe dar uma fervura antes. E descascar os alimentos primeiro. Há montes de vídeos sobre isso no Youtube. Nunca os alimentei assim porque é um pedaço de comida que está ali em decomposição e isso não me agrada muito. Prefiro as pellets.

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

Estou aqui no fórum, para curtir e trocar ideias com a malta, na parte que me toca como comercial desta área em concreto, não tenho nenhum problema com nenhuma loja da especialidade, e como é óbvio todos têm o direito de escolha e comprar onde se sintam confortáveis, fico contente por de alguma maneira ter conseguido ajudar a mudar a página. 

E continuarei a acompanhar, sempre que achar que posso ajudar tentarei intervir.

Abraço,

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Nuno M. said:

Olá José,

Estou aqui no fórum, para curtir e trocar ideias com a malta, na parte que me toca como comercial desta área em concreto, não tenho nenhum problema com nenhuma loja da especialidade, e como é óbvio todos têm o direito de escolha e comprar onde se sintam confortáveis, fico contente por de alguma maneira ter conseguido ajudar a mudar a página. 

E continuarei a acompanhar, sempre que achar que posso ajudar tentarei intervir.

Abraço,

Muito obrigado, Nuno. Pelos conselhos e por este comentário. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

👍

Alimento muito pouco a fauna. Só um miminho de vez em quando. O cardume, agora, é que tento alimentar todos os dias. Mas pouquinho também. Com que frequência alimentas os teus peixes?

Alimento os meus 1xdia.

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/02/2023 at 09:59, JoseCarlosMarques disse:

Pois... o problema é que me habituei, desde o início, a não dar nada aos camarões nem aos Otos. Basicamente alimentavam-se das algas disponíveis no aquário... é para isso que lá estão, e até agora nunca tive perdas significativas. Mas tenho comida de camarão... até tenho duas versões, e foram bastante caras... que lhes dou uma vez de 15 em 15 dias, e vou passar a por alguns flocos dentro do aquário.

Bem, eu alimento todos os dias os meus camarões. A verdade é que eles passam o dia a comer resto de folhas e detritos no aquário.

A alimentação dada por nós vai suprimir o défice de algum nutriente ou proteína. Tens de mudar esse teu paradigma. Camarões e ottos também merecem comer 😄

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Emejet disse:

E metes isso cru ou cozem primeiro por ex? 

Meto 30 segundos no microondas. Deixo arrefecer, espeto num pau dos chineses e está pronto 🙂

Mas se queres saber mais sobre alimentação caseira, vê este vídeo -> 

 

  • Gosto 2

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, indian_joe said:

Alimento os meus 1xdia.

👍

 

18 minutes ago, JoãogaFernandes said:

A alimentação dada por nós vai suprimir o défice de algum nutriente ou proteína. Tens de mudar esse teu paradigma. Camarões e ottos também merecem comer 😄

Têm as pellets!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/02/2023 at 23:27, JoãogaFernandes disse:

Meto 30 segundos no microondas. Deixo arrefecer, espeto num pau dos chineses e está pronto 🙂

Mas se queres saber mais sobre alimentação caseira, vê este vídeo -> 

 

Obrigado, vou dar uma vista de olhos! Também é bom variar um pouco a comida de vez em quando.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, seguindo as recomendações no [mention=59055]Nuno M.[/mention], esta semana enviei uma mensagem para a Solaqua para encomendar o Tropica Premium e outro fertilizante à base de Potássio - queria saber qual me sugeriam, e ao mesmo tempo aproveitei para fazer umas perguntas sobre a gama da Masterline, que entretanto vi o [mention=82271]Emejet[/mention] anunciar para o aquário dele. Do meu ponto de vista, e depois de uma rápida pesquisa, achei que ficaria melhor servido com o All-In-One Lean, que eles comercializam, do que com o Premium, e perguntei. Do outro lado fui atendido de forma impecável, e pediram até para me ligarem, de forma a perceberem melhor todo o meu setup para sugerirem o que seria melhor para mim. No final da conversa, e de uma forma que não esperava nada ouvir um vendedor falar, a pessoa do outro lado do telefone (que não sei quem foi) sugeriu apenas que eu guardasse o meu dinheiro e que experimentasse aumentar o CO2 no meu tanque em conjunto com umas configurações básicas na calha (que ele nem sequer conhecia, mas esforçou-se por tentar perceber). O homem acabou por perder uma venda, mas ganhou um cliente. A partir de agora, e pedindo desculpa a todos os outros comerciantes, principalmente ao [mention=59055]Nuno M.[/mention], que sei que também tem uma loja e que precisa de vender, acho que vou começar a fazer todas as minhas encomendas na Solaqua. No espaço de 3 dias, as diferenças são notórias no meu tanque. Voltei a ter cores muito saudáveis nas plantas, e noto já um acentuado crescimento. Para não duvidarem da minha palavra, e acharem que estou a exagerar, fica a imagem em baixo. Já não me lembro quando vi as minhas plantas fazerem tanto "pearling".
Entretanto estudei um bocadinho mais a gama da Masterline, e tendo também em conta todos os conselhos no Nuno, mais uma vez, acho que vou perder a cabeça e comprar uma série de produtos deles que me permitam começar a fazer uma fertilização individual de Macros e Micros. Muitos sabem que lutei muito tempo contra isto... o meu objectivo sempre foi ter um all-in-one que servi-se as minhas necessidades, mas nestes últimos dias fiz um esforço por compreender o outro lado da força (  ) e julgo ter chegado a hora. Entretanto, quando fizer a compra, coloco aqui os produtos e explico porquê.
Mais uma vez, [mention=59055]Nuno M.[/mention] agradeço-te por todo o esforço e pela motivação que me deste em tentar perceber um bocadinho mais sobre a fertilização dos nossos aquários. A maneira como explicaste as coisas (e não quero com isto desvalorizar todos os outros que antes, aqui neste fórum, tentaram fazer o mesmo) foi muito clara. Talvez tenha vindo também na altura certa. Eheh. Um abraço.
 
large_001.jpg.e7be849b044737867c8515b30ccb38e9.jpg
Falaste com o Ivo Soares o dono da loja. A solaqua começou como marca de fertilizantes por isso o Ivo também tem um bom conhecimento sobre fertilização. No entanto o Nuno está noutro nível, tanto o nível de conhecimentos, como do nível de layouts e resultados em concursos.
Por incrível que pareça eu nunca mergulhei tanto na fertilização, já usei all-in-one,, depois ingredientes individuais, já usei os sais e agora mais por preguiça tou de volta ao all-in-one, não tenho nem de perto o conhecimento técnico do Nuno, nem do Ivo, vou olhando para as plantas e experimentando e prestando atenção ao que resulta, mas não sou de perder muito tempo a tentar descodificar a fertilização.
Respeito quem o faz, esses são os verdadeiros pioneiros deste hobby, os que avançam o conhecimento, mas não creio que seja necessário para se manter um aquário bem sucedido.
O Ivo foi correcto contigo, podia ter feito venda, mas preferiu ajudar-te a resolver o problema. Mas o Nuno também fez o mesmo José, ele deu-te bastante informação para de ajudar quando podia simplesmente ter dito passa aqui pela loja tenho aqui uma série de produtos que resolvem o teu problema.
Este é o tipo de lojistas que precisamos no hobby, mas não podemos esquecer que são lojistas e no final do dia tem que vender para se manter no negócio.
Não li o topico todo, mas gostei da informação que o Nuno colocou e da tua experiência com a solaqua por isso deixo aqui o meu comentário.
E bom saber que este há de ser um iwagumi, foi promovido e já ganhou direito a ser um iwagumi.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

O Ivo foi correcto contigo, podia ter feito venda, mas preferiu ajudar-te a resolver o problema. Mas o Nuno também fez o mesmo José, ele deu-te bastante informação para de ajudar quando podia simplesmente ter dito passa aqui pela loja tenho aqui uma série de produtos que resolvem o teu problema.
Este é o tipo de lojistas que precisamos no hobby, mas não podemos esquecer que são lojistas e no final do dia tem que vender para se manter no negócio.

Sem qualquer dúvida, Bruno! Por isso quis expressar o meu sincero agradecimento aos dois. Não conhecia o trabalho do @Nuno M., mas já percebi que é de um nível muito elevado, e estou a gostar bastante da maneira como ele partilha o seu conhecimento com quem pouco ou nada sabe. Gente desta é que o fórum e o hobby precisam. Verdadeiros mestres. Já agora deixo aqui a pergunta... se alguém me souber responder... quem é o português que ficou em 20º lugar deste ano no IAPLC? João Pinheiro... nunca ouvi falar dele aqui no fórum, mas foi uma classificação excelente.

14 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

E bom saber que este há de ser um iwagumi, foi promovido e já ganhou direito a ser um iwagumi.

Eheh. Isso foi brincadeira da @Vera Santos, que resolveu "roubar" o meu antigo título para ela. Mas entretanto não mostrou mais nada do que anda a fazer. Sacana 😛 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.