Regresso ao Passado


Recommended Posts

Após mais de 15 anos, vou voltar aos plantados (e a este forum) 🙂

 

contudo o forum parece-me um pouco "Morto" com topicos muito antigos. Ainda é o melhor local em PT para debater temas de água doce e plantados?

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo Figueiredo 

Bem vindo novamente.

Isto ate esta um pouco com pouca gente a partecipar,pois muitos vão para o Facebook onde recebem respostas logo na hora mas na maioria das vezes sem consistência,enquanto aqui no Fórum eles fazem a pergunta que não será logo respondida,mas quando é,e de facto com muito mais consistência,além de que se tiver duvidas volta aqui ao Fórum e vai tirar as duvidas,enquanto no Facbook não mais as vai ver.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.  Pois... força dos tempos...

 

tenho muitas duvidas sobre a montagem más pra já :

1- qual o espectro de luz adequado para um plantado? Uma luz típica de Reef serve e nao cría algas apesar do aspeto tipicamente mais azulado?

2- o que se pode usar para “encher” o fundo do aquário para “poupar” substrato do bom? Leva/argila expandida? Pedras? Esferovite?

 

obrigado desde já.

 

ps mas o Facebook é o do fórum ou outro(s)?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Hugo Figueiredo disse:

contudo o forum parece-me um pouco "Morto" com topicos muito antigos. Ainda é o melhor local em PT para debater temas de água doce e plantados?

"Morto" porque como referiu o Álvaro, a  maior parte do pessoal gosta de muitas respostas, mas se queres boa informação é melhor pesquisar um pouco e pedires ajuda. Não te vou dizer que é o melhor fórum, mas de certeza que não vais ficar mal.

Quanto a luz, pode ser espectro mais azul, mas no máximo até 10.000k. Acima disso já é mais complicado para as plantas. Podes ter como medida de referência os 6500k.

Para solo podes usar desde areia a cascalho de rio, mas hoje em dia tens bons solos a preços muito bons, especialmente se vais fazer um plantado, acho que são a melhor aposta.

Mas... e vamos para a pergunta do costume, seja em que plataforma for... o que pretendes fazer? Qual o tamanho do aquário? Plantado com que exigências? Tens de começar por algum lado para te podermos ajudar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno. Eu conheço bem este forum, cheugie a ser moderador há uns bons anos atrás 🙂 entretanto fui para os salgados e "desliguei-me" mas agora de volta aos plantados vim aqui buscar sabedoria 😉 e (re)aprender.

 

Eu que eu quero não é facil de conseguir, já sei. Querer, querer quero um iwagumi com baixa manutenção, que é coisa complicada, mas ando a ler e ver uma coisas e tb se consiga um compromisso pelo meio 🙂

O aquário é outro desafio, porque está na parece e tem 2mx1mx70cm, com 2 frentes visiveis. o desafio maior é que só tenho acesso por trás o que significa que carpetes muito junto ao vidro da frente serão muito complicadas de manter. mas isto é do aquascape e isso so vem no fim.

 

Perguntei pela luz porque tenho 3 calhas de 165W mas para salgados, sendo que tem 2 canais branco e azul que podem ser contrlados separadamente, por isso acho que pelo menos posso aproveitar e eventualmente apenas complementar com outra calha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Hugo Figueiredo disse:

Obrigado Bruno. Eu conheço bem este forum, cheugie a ser moderador há uns bons anos atrás 🙂 entretanto fui para os salgados e "desliguei-me" mas agora de volta aos plantados vim aqui buscar sabedoria 😉 e (re)aprender.

 

Eu que eu quero não é facil de conseguir, já sei. Querer, querer quero um iwagumi com baixa manutenção, que é coisa complicada, mas ando a ler e ver uma coisas e tb se consiga um compromisso pelo meio 🙂

O aquário é outro desafio, porque está na parece e tem 2mx1mx70cm, com 2 frentes visiveis. o desafio maior é que só tenho acesso por trás o que significa que carpetes muito junto ao vidro da frente serão muito complicadas de manter. mas isto é do aquascape e isso so vem no fim.

 

Perguntei pela luz porque tenho 3 calhas de 165W mas para salgados, sendo que tem 2 canais branco e azul que podem ser contrlados separadamente, por isso acho que pelo menos posso aproveitar e eventualmente apenas complementar com outra calha.

E que seja um bom regresso.

Com um aquário desse tamanho já requer um bom planeamento. O tapete vai ter a ver com a intensidade de luz que vais ter. Não é dificil manter na frente desde que a luz lá chegue.

Tens algumas plantas que fazem tapete e que são minimamente fáceis. Mesmo não sabendo que calhas são arriscava dizer que chegam para o que queres.

Sabes a marca e modelo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/03/2020 at 19:58, Hugo Figueiredo disse:

A questão do tapete é a manutenção. Eu não quero estar a podar o tapete todas as semanas...

A montecarlo não cresce assim  tão depressa.

Com essas calhas, penso que distribuindo bem a luz pelo aquário, podem chegar. Ligas as luzes verdes, vermelhas, brancas e azuis até aos 8000K ou 10000K. Penso que nem precisas de ligar tudo no máximo. Isso até vai depender das plantas que usares. Só depois de ligado é que vais consegur prceber se precisas de mais ou menos luz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obriagdo. e relativamente as trocas de água? eu tenho sistema de RO, claro, mas tenho tb todo o sistema montado para poder fazer trocas diretas da torneira de forma automatica e remotamente inclusive 🙂

 

tenho lido/visto quem use RO, tenho visto/lido quem use torneira... julgo que tb deve depender da minha auga da torneira... tenho de medir para validar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso água da torneira para os meus plantados, mas porque sei que tem condições para ser usada seguramente. Num aquário desse tamanho é precisa muita água para fazer uma boa TPA. Testa a água da torneira. Desde que não tenha valores de fosfato, nitrato, silicato ou mesmo amónia altos então será seguro usar. Também deves ter em atenção a dureza da água, dependendo do tipo de fauna que vais querer no aquário, porque será um factor determinante para os animais.

Eu uso osmose apenas em alguns aquários como de camarões e no meu aquário de recife. Em qualquer dos casos precisas de utilizar sais de reposição. Nunca poderás usar osmose directamente no aquário. Se tiveste um salgado sabes disto, nem preciso de dizer mais nada.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.