Inicio Projecto [Ajuda/Duvidas/Sugestões]


Joel Maia

Recommended Posts

Ora muito bom dia/tarde/noite :my_biggrin:

Como disse na minha apresentação eu e a minha namorada decidimos iniciar a "nossa" vida marinha, estive a pesquisar durante uns belos meses mas obtive muita informação diversificada, e deu para cruzar algumas ideias. Sei que ao inicio vamos cometer muitos erros :my_confused: mas esperemos a ajuda dos mais experientes. Decidimos agua salgada por ter os peixes mais bonitos e também por vivemos perto do mar o que vai ajudar nas deslocações e mudas de agua.

Gostaríamos de ouvir opiniões/criticas/conselhos/sugestões e toda a ajuda fundamental para que tudo corra dentro da "normalidade"  :default_jcb_smile: Membros que tiverem duvidas podem tambem perguntar aqui que de certeza os mais entendedores na matéria irão ajudar :my_wink: (Iremos actualizar ao máximo este tópico, pelo que pedimos ao máximo entreajuda na resposta e acompanhamento do projecto) :default_animal_fish:

Dada a apresentação concluída vamos passar ao que realmente interessa. :my_tongue:

Aquisições:
(Funcionamento): 

-Wave Riviera Basic 80 LED* (95L)
*Dimensões: 80cm x 32cm de largura x 45cm de altura.

- Termo-aquecedor Trópico 100W
- Filtro interno Black box 100 
- Bomba de Circulação Stream 480
 (520 l/h)

(Decoração):

- 4Kg Areia Azul
- 1 Barco 50cm


(Conselhos para plantas, naturais ou artificiais e o porque)
(O que mudavam ? O que precisamos mais ?? Podemos colocar já alguns peixes ?)

Neste momento o aquário encontra-se assim sem água:


IMG_2172.JPG.4ad7c0cdace589244855004ef3ec8327.JPG

Editado por Joel Maia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, primeiro que tudo bem vindo a esta comunidade. 

Segundo, de salgados não te posso dar grande ajuda pois sou um perfeito ignorante no que a salgados diz respeito.

Mesmo assim posso te dar umas dicas:

Para um salgado vais precisar de um escumador e de iluminação própria para corais, não sei se os leda que aí tens são dedicados para os corais...

Em relação ao que tens aí, eu tirava tudo! O areão azul apenas serve como decoração e para um salgado precisas é de areia de coral.

E o barco...ocupa muito espaço que devia ser ocupado por rocha morta/viva onde se colam os corais! 

O que vos aconselho é que pesquisem muito antes de irem às compras para depois não se arrependerem.

Boa sorte e cá andarei para aprender um pouco mais com a vossa evolução. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou outro que nada percebo de salgados, mas o equipamento que tens aí é para água doce (e mesmo assim não muito bom)... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas toda a ajuda é pouca ! :default_jcb_smile:
(desculpem as perguntas estúpidas que irei fazer)

há 11 horas, Tozé Nunes disse:

Para um salgado vais precisar de um escumador

 

Sim estava a pensar adquirir:
EscumadorTurboflotor 400, com a bomba AQ 1200
Bomba de Circulação - JVP-100 2500L/h (posso colocar as duas bombas a funcionar ? Esta e a
Stream 480 (520 l/h)??)

O que acham ?

há 11 horas, Tozé Nunes disse:

E o barco...ocupa muito espaço

Quanto a decoração acho que me vou desfazer do barco para colocar rocha viva/morta, qual aconselham para iniciar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Joel Maia, e namorada :-)

Antes de mais parabens pela iniciativa e boa sorte com o projecto. Eu não sou muito indicado para ajudar pois só estou no hobby hà dois anos e comecei muito erradamente.

O que vejo na foto, faz-me lembrar o meu inicio.

Nao percebia nada de aquarios. Não fazia ideia de como funcionavam os de agua doce e muito menos os de agua salgada.

Pelo que, a primeira grande morte que tive marcou-me ( uma Blue Tang bebé em 17 litros , basta ler o meu topico :-) é longo mas tem lá muitas asneias que da para aprender pela negativa :-) ) 

Quando começamos o que mais ouvimos é que temos que ler muito e tentar perceber como funcionam as coisas

E realmente é o melhor conselho que se pode dar nesta fase e em todas as fases como vais ver, mas com o tempo e certamente também acontece nos aquarios de agua doce, aprendemos a filtrar as boas e as más leituras assim como quanto às opiniões  

Hoje, depois de quase dois anos, continuo com o meu Micro Reef Tank, que muitos me disseram que não iria sobreviver dadas as circunstancias iniciais e a minha inexperiencia.

Isto só para dizer que, com dedicação e vontade de ajudar os pequenos animais que trouxermos para casa, tudo se consegue. Mas tenta controlar a ansiedade de encher o aquario rapidmente.

Muitas pequenas coisas vão surgir e eu nunca tive problemas em perguntar aqui neste forum e em todos os que penso que me podem trazer algum retorno em termos de ajuda desinteressada económicamente. Em casos de urgencia, uma pergunta feita atempadamente e a sorte de se ter alguém que nos esclareça rapidamente, o que nem sempre acontece, pode evitar horas de pesquisas e leituras erradas que podem fazer chegar tarde a soluçao.

O que já aprendi é que não há uma unica forma de fazer as coisas. Há principios básicos que temos que tentar dominar, mas que a natureza se encarregará de alterar ao ponto deste hobby se tornar num puzzle sempre em evoluçao e cheio de surpresas. 

Uma vez mais boa sorte no projecto

Paulo

 

  • Gosto 3

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joel e bem vindo.

Para um salgado e com o volume desse aquário um escumador é uma peça importante.

A rocha, se queres arrancar depressa deve ser viva, isto é estar já colonizada com bactérias que vão contribuir para a qualidade da água.

A areia não tem que ser de coral embora a de coral também ajude o reef ao passo que outra qualquer (e aqui a cor é um gosto pessoal) apenas servirá como repositório de restos e contribuirá para a má qualidade da água.

Sobre o aquário que tens não sou a pessoa indicada pois não gosto de filtros internos e prefiro aquários com sump, mas outras pessoas dão-se bem.

 

Vai perguntando que é uma forma de aprender.

Finalmente sugiro que leias um pouco mais sobre a forma de iniciar um aquário de água salgada, começa devagar planeando cuidadosamente as aquisições (material e vivos) e se tiveres alguém por perto que tenha experiência recorre a essa pessoa. Na aquariofilia marinha existem muitas teorias e factos que por vezes e quando analisados de forma isolada são ou parecem contraditórios o que pode deixar um rookie à toa e ir fazendo experiências atrás de experiências sem perceber muito bem o que está a fazer.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas, em algum tópicos dá a sensação que este forum "morreu" por não responderem, eu se soubesse tentava ao máximo ajudar, hoje os outros, amanha nós.

Quanto ao equipamento, vou-me desfazer do barco e das pedras, a caminho já está:

Areia de Coral - 20Kg
Escumador Turboflotor 400, com a bomba AQ 1200
Bomba de Circulação - JVP-100A 2500L/h (posso colocar as duas bombas a funcionar ? Esta e a 
Stream 480 (520 l/h)??)  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu gostava de ajudar mais do que ajudo, mas infelizmente os meus conhecimentos são muito limitados pelas características do meu.

 

Mas vai havendo sempre alguém que vai dando dicas e opiniões

Pode é demorar :-)

  • Gosto 1

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para actualizar como prometi que iria actualizar o tópico aqui vai pessoal e apesar do erro "normal" de inicio seguem as correcções:

  • Semana 2: (para a semana coloco foto :default_jcb_smile: )

Aquisições:
(Funcionamento): 

- Termo-aquecedor Trópico 100W
-
Filtro interno Black box 100  -> Filtro Externo EHEIM Classic 250 (a chegar)
- Bomba de Circulação Stream 480 (520 l/h) -> JVP-100A 2500L/h (a chegar)
Escumador:  Turboflotor 400, com a bomba AQ1200

(Decoração):

- 4Kg Areia Azul (Coloquei num aquário 30x15 que irá servir de "hospital")
- 1 Barco 50cm
- 20 Kg Areia de Coral

P.S. Obrigado a todo o pessoal que me tem ajudado ! :default_animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora boas, estamos de volta tal como prometido ! 

  • Semana 3:  

Setup:

Equipamento:

- Filtro Externo: EHEIM Classic 250
- Ecumador: EHEIM skim 350 

- Bomba de Circulação: JVP-100A 2500L/h 
(a chegar)
- Iluminação: Barra de 15 LED´s 8.500K

- Termo-aquecedor Trópico 100W


Decoração:

- 10Kg Areia de Coral
- 2 conchas do mar

Opiniões/criticas/conselhos/sugestões para este setup e o que ainda falta ? 

IMG_2182.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Alfrareef disse:

Água e rocha apropriada (esqueleto de coral)

Água vou buscar ao mar ( vantagem de viver perto ) e Rocha viva qual aconselhas ? Sabes alguma loja de confiança ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Semana 4:

 

Ora bem, nesta semana chegou a bomba que já estava a espera a algum tempo, juntamente com alguns utensílios de limpeza, e como já tinha a bomba tive logo de no dia ir buscar a agua ao mar, não aguentava esperar mais  :default_dance: Ora bem, foi tudo medido rigorosamente, não quero que falhe nada ... ou quase nada  :default_baned:  deu para 80L + 1L no filtro externo. Vou colocar umas fotos para verem como está esta semana.

Equipamento:

- Filtro Externo: EHEIM Classic 250
- Ecumador: EHEIM skim 350 
- Bomba de Circulação: JVP-100A 2500L/h 
- Iluminação: Barra de 15 LED´s 8.500K
- Termo-aquecedor Trópico 100W


Decoração:

- 10Kg Areia de Coral
- 2 conchas do mar
- 80L+1L No filtro Externo

Aqui vão as fotos:
ZGa4IC.jpg
I1DApK.jpg

Peço desculpa não ter tirado a outra parte do aquário mas fiquei sem bateria, mas acho que dá para ver bem a bomba de circulação e ao cantinho de tudo o "famoso" iman para a semana coloco foto! :default_jcb_smile:

ZwCXax.jpg

Aceito sugestões, criticas e opiniões ! :my_lightbulb:

Editado por Joel Maia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está arrumado! Quanto ao aquecedor eu costumava colocar na diagonal atrás ou até deitado no fundo atrás da rocha.

Só falta colocares a rocha... e quando a colocares não te esqueças de retirar um pouco de água antes...

 

Ah, e deves colocar muito mais areia atrás que à frente, tipo rampa. À frente deixa apenas pouco mais que 1 dedo. (Minha opinião)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aguardar que membros do norte apareçam :my_wink:

Boas Joel

Já fui a uma loja no norte e gostei

“Fragario do Norte”

Apesar de ter comprado algumas coisas, nunca comprei vivos ou mesmo Rocha, pelo que não posso dar opinião sobre esses produtos

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Alfrareef disse:

Está arrumado! Quanto ao aquecedor eu costumava colocar na diagonal atrás ou até deitado no fundo atrás da rocha.
Só falta colocares a rocha... e quando a colocares não te esqueças de retirar um pouco de água antes...

Em comparação a primeira imagem está muito melhor :default_new_multi::my_biggrin:

Em termos da colocação/posição do material achas que devia de mudar algo tirando a parte do aquecedor ? Tipo colocar num sitio mais estratégico para o bom funcionamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, PauloPedros disse:


Boas Joel

Já fui a uma loja no norte e gostei

“Fragario do Norte”

Apesar de ter comprado algumas coisas, nunca comprei vivos ou mesmo Rocha, pelo que não posso dar opinião sobre esses produtos

Boas, podes não te acreditar, fui lá ontem, e digo-te para mim foi das melhores lojas que entrei em termos de cuidado e atenção prestada, 5 estrelas, é lá que para a semana vou comprar a minha rocha viva ! Babei-me com aqueles aquários :default_animal_fish:

P.S. Pode ter sido impressão minha mas parecia que os peixes ali tinham um tratamento diferente comparando com as outras lojas, fiquei apaixonado, tinha algo diferente, vai ser a minha loja de eleição !

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em comparação a primeira imagem está muito melhor default_new_multi.gifmy_biggrin.png

Em termos da colocação/posição do material achas que devia de mudar algo tirando a parte do aquecedor ? Tipo colocar num sitio mais estratégico para o bom funcionamento.

 

A arrumação para começar está óptima.

 

Na loja onde vais, que não conheço mas já ouvi falar muito bem, leva o filtro externo e vê o que acham de encheres esse filtro com alguma rocha ou siporax para aumentares a superfície para bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/07/2018 at 23:20, Alfrareef disse:

 

A arrumação para começar está óptima.

 

Na loja onde vais, que não conheço mas já ouvi falar muito bem, leva o filtro externo e vê o que acham de encheres esse filtro com alguma rocha ou siporax para aumentares a superfície para bactérias.

Obrigado pela dica :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Semana 5

Esta semana foi tempo de colocar as Rochas ! :default_new_multi: Finalmente preencher espaço vazio :default_dance: Compramos cerca de 8 Kg de rocha morta, e para a semana iremos colocar cerca de 2 Kilos de Rocha viva para "acelerar" a ciclagem, ficam algumas fotos de como ficou !

Equipamento:

- Filtro Externo: EHEIM Classic 250
- Ecumador: EHEIM skim 350 
- Bomba de Circulação: JVP-100A 2500L/h 
- Iluminação: Barra de 15 LED´s 8.500K
- Termo-aquecedor Trópico 100W


Decoração:

- 10Kg Areia de Coral
- 8kg de Rocha Morta
- 2 conchas do mar
- 80L+1L No filtro Externo (100% Agua Natural)

2cqwlM.jpg

K89ECa.jpg

r3YJp2.jpg

Editado por Joel Maia
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais