Riverside - Primeiro Plantado


hugo011

Recommended Posts

Boas pessoal.

Sou novato nestas andanças e este irá ser o meu primeiro aquário plantado, bem como primeiro aquário a sério.

Vou então começar a mostrar o que tenho para já visto ainda precisar de alguma ajuda e opiniões.

Setup

Data de Montagem: 14/06/2017

Aquário:

  • Aquário Aquatlantis (100x40x50)


Móvel:

  • Aquatlantis Style 100


Iluminação:

  • Chihiros A901


Filtragem:

  • JBL E1501 - 1400L/H


Aquecimento:

  • Termostato Jager 200W

Hardscape:

  • Dragonstone
  • Red Moor Wood


Substrato:

  • Tropica Aquarium Soil
  • Ada La Plata Sand

Outros Equipamentos:

  • Kit Co2 Ecoarium 2L


Fertilização:
Ainda não iniciada

Fauna:

  • Sem fauna de momento - Ainda a ciclar


Flora:

  • Eleocharis Acicularis "Mini"
  • Rotala Wallichii
  • Rotala Sp. Green
  • Hygrophila Pinnatifida
  • Pogostemon Stellata
  • Pogostemon Helferi
  • Pogostemon Erectus
  • Limnophila Sessiflora
  • Hygrophila Polysperma Rosanervig
  • Alternanthera Reinickii Purple

 

O meu primeiro plano seria através do musgo de java tentar criar naquele tronco uma espécie de bonsai em cima de um belo relvado com a eleocharis acicularis mini e com umas bonitas moitas na parte traseira desse bonsai.

E com isto quero-vos pedir as vossas experientes opiniões para compor tanto o hardscape como a fauna e a flora

o1bpRR.jpg

 

qvflnQ.jpg

7eJ0zd.jpg

vy6Ryh.jpg

Espero que entendam a forma que espero que tome com a Plata Sand a tomar a espécie de rio a passar naquele corredor central enquanto tudo o resto deverá estar com o tapete de acicularis mini.

Aguardo as vossas opiniões..

Editado por hugo011
Data de montagem, alteração flora e filtragem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não acho que vai ser fácil transformar essa raiz num bonsai. Precisa de ser trabalhada. Só se aproveita mesmo aquela parte que está mesmo virada para cima. Se o fizeres ata uma pedra qualquer à base do tronco para ele nunca flutuar.

Agora acerca do layout:

Aperta mais o rio, deve acabar só com uns 2/3 cm para dar mais sensação de profundidade, devias trocar as pedras, as maiores na frente e as mais pequenas atrás. Experimenta pôr a pedras grande da esquerda à frente e as outras fazem o resto do rio, e acho que devia de ter areia em toda a parte da frente.

De resto, material muito bom. Tens tudo para começar bem!

Outra coisa, as tubagens desse filtro são de 17mm ou de 13?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Gonçalo84 disse:

Boas

Não acho que vai ser fácil transformar essa raiz num bonsai. Precisa de ser trabalhada. Só se aproveita mesmo aquela parte que está mesmo virada para cima. Se o fizeres ata uma pedra qualquer à base do tronco para ele nunca flutuar.

Agora acerca do layout:

Aperta mais o rio, deve acabar só com uns 2/3 cm para dar mais sensação de profundidade, devias trocar as pedras, as maiores na frente e as mais pequenas atrás. Experimenta pôr a pedras grande da esquerda à frente e as outras fazem o resto do rio, e acho que devia de ter areia em toda a parte da frente.

De resto, material muito bom. Tens tudo para começar bem!

Outra coisa, as tubagens desse filtro são de 17mm ou de 13?

Boas Gonçalo,

Eu também penso que não irá ser muito fácil em relação ao tronco mas nada como tentar.

A disposição das pedras foi colocada assim mesmo porque a pedra grande da esquerda é mesmo muito maior que as outras, mas irei tentar dispor como falas.

As tubagens são de 17mm com lily pipes made in china.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é dragon stone, partem-se bem. E também podes enterrá-la mais do que as outras ficando assim mais pequena.

Se puderes manda-me o link do in. Ando à procura de um pequeno assim e não encontro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal,

Após algumas tentativas de melhorar o hardscape e após analisar bem o que o Gonçalo disse, decidi mesmo esquecer a ideia do bonsai, e passei tambem as pedras grandes (ainda fui buscar mais umas duas ou três) para a frente.

Resultado desta mudança:

JIGub5.jpg

E foi altura de meter água para dentro e começar a plantar.

Resultado final:

HxewcQ.jpg

A partir daí ainda complicou um pouco pois o filtro (Sunsun HW-302) que tinha guardado afinal não trabalhou e enquanto o Jbl E 1501 não chegava o aquario teve que se aguentar com o filtro interno de um nano que está cá em casa.

Após 6 dias da montagem:

OgQxz3.jpg

E agora já com tudo a funcionar como deve ser, passados 9 dias no seu estado actual:

oDYJ6f.jpg
jUDXWg.jpg
iYZDUz.jpg

A água ainda está assim meio turva e o tronco vai ganhando aquela gosma que parece fungo - assim que o ciclo terminar entram uns amanos para ver se dão conta daquilo.

Em relação às TPAs estou a seguir a bula da tropica.

Aguardo sugestões e criticas acerca do resultado.

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas hugo,

Está porreiro :), aí eu apenas mudaria uma coisa....essa pedra grande à frente colocaria-a lá atrás um pouco mais alta ;)

De resto tem rodas para andar!!!:my_tongue:

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está porreiro, e partilho da opinião do Miguel, acho que a pedra do lado direito poderia estar atrás da maior e inclinada ... Naquele local então sim colocar mais eleocharis ou s.repens, quem sabe.. Mas de resto tem tudo ficar uma ótima montagem.

A acompanhar, Cumps

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.