Chihiros Doctor Problema?


Recommended Posts

Boas pessoal!

Comprei um Chihiros Doctor a menos de 1 mês por aconselhamento numa loja de aquariofilia, andava a procura de uma solução UV e o vendedor da loja indicou-me antes este equipamento como anternativa.

Na noite que deixei este aparelho ligado acordei com 21 Neons mortos, 1 discu morto e 1 a morrer que acabou por morrer.

Não pude concluir que fosse do aparelho pois fiz uma TPA nesse dia e tinha comprado mais um discu o tal que quando acordei também estava morto.

A minha questão é, quem tem este aparelho teve problemas ? É que tenho ligado durante o dia mas até tenho medo de o deixar ligado a noite... Mas investir 90€ para não usar também é algo que não me agrada... hoje tive-o ligado desde manha até agora (19:45), desliguei-o porque vi uma Corydora a andar um bocado esquisita, parecia querer nadar para a frente estava a ir para trás, um comportamento um pouco estranho.

Tenho atualmente alguns Guppys, 2 discus, 5 corydoras e mais nada.

Aquario com 160 Litros.

Nitratos : 0

Ph : Entre 6.5 e 7

Mudanças de agua semanais as vezes até mais sempre de 30 Litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho experiência com Chihiros Doctor e Twinstar e ambos sempre ligados 24h, nunca tive problemas, pelo contrário...

Nunca ouvi um relato de tal coisa associada a estes equipamentos...

Para além da TPA não houve mais variável nenhuma, fala de electricidade prologanda etc..?

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu não tenho qualquer experiência com esse equipamento, mas rondando o teu problema, não é só os nitratos que interessam, e creio que esse valor esteja errado ou confundiste com nitritos, digo isto porque num aquário de 160L uma tpa de 30L é uma percentagem muito pequena, ou seja mal serve para baixar os nitratos quanto mais deixá-los a 0.....mas adiante.

Tens de fazer os testes à amónia, nitritos, nitratos e cloro, ter em conta se colocaste peixes últimamente, se alteraste iluminação, filtragem ou se tiveste oscilações grandes de temperatura (na tpa por ex.) não creio que essas baixas estejam relacionadas com esse equipamento mas não sou ninguém para tirar conclusões precipitadas :)

Se não tiveres estes testes todos podes sempre levar uma amostra de água a uma loja de aquariofilia para te fazerem os testes.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os únicos testes que tenho são :
pH
kH
gH
NO2

ou seja são os nitritos a 0.
Estou a ver que tenho que comprar mais uns testes.
A Tpa fiz como sempre faço, encho garrafões coloco anti cloro deixou repousar e vou colocando.
Não houve oscilações de temperatura, não tive falha de eletricidade.

A única coisa diferente foi ligar o Doctor pela primeira vez e coloquei um disco novo.
Entretanto tive os outros 2 discos que tenho bastante mal até pensei que iam morrer mas recuperaram bem. No entanto o receio de deixar o equipamento ligado a noite é grande!

Enviado do meu NEM-L51 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é certo é que liguei o equipamento de manha e a tarde já tinha os peixes mais parados que o normal, guppys no fundo do aquário muito parados e discus meio estranhos. Será avaria do aparelho? Acho que vou ter que ir com ele a loja informar-me melhor

Enviado do meu NEM-L51 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tgomes

Olha eu não percebo nada desse aparelho,mas

sendo ele eléctrico,não estará a passar corrente

e os peixes morrem!!isto digo eu,se calhar estou

a dizer uma estupidez.

Comp: Álvaro Silva 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira mais a doença que outra coisa...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
On 07/05/2017 at 22:08, Pedro Bernardo disse:

Tenho experiência com Chihiros Doctor e Twinstar e ambos sempre ligados 24h, nunca tive problemas, pelo contrário...

Nunca ouvi um relato de tal coisa associada a estes equipamentos...

Para além da TPA não houve mais variável nenhuma, fala de electricidade prologanda etc..?

Boas eu acabei de comprar um doctor chihiros 3 mas acontece que nao sei trabalhar com ele ele pede me valor de tds de plantas peixes e camaroes e nao sei que por visto que ainda estou um pouco verde em aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais