1º Plantado


teixeira.paulo

Recommended Posts

Gonçalo se me disseres que o Vasco, que n entende nada do assunto, vai à loja traz esse controlador e sem bricolas (sem estragar as fichas originais da calha), sem comprar transformador à parte, sem configuraçoes no pc que liga as calhas, permite controle independente de % de brancos e azuis além dos ciclos de dia, retiro o que disse.

Aquilo que falas é uma adaptação que se fores a juntar o custo todo pouco nada difere do controlador da zet.

 

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo se me disseres que o Vasco, que n entende nada do assunto, vai à loja traz esse controlador e sem bricolas (sem estragar as fichas originais da calha), sem comprar transformador à parte, sem configuraçoes no pc que liga as calhas, permite controle independente de % de brancos e azuis além dos ciclos de dia, retiro o que disse.

Aquilo que falas é uma adaptação que se fores a juntar o custo todo pouco nada difere do controlador da zet.

 

 

via Nokia 3310

 

Posso dizer que o Vasco manda vir o controlador (27€ do UK) a calha chihiros e 2 uniões destas do ebay http://www.ebay.com/itm/5-5mmx2-5mm-Female-One-Pin-Plug-PC-Laptop-Electrical-DC-Power-Cable-11-/291490448939?hash=item43de2f462b:g:chkAAOSwh2xX~5DD e que não precisa de mais nada a não ser 2 dedos de testa e um pc.

 

A programação é feita literalmente em 5 minutos e é só ligar o tranformador que vem com a Chihiros com uma destas uniões e depois a calha com a outra união ao controlador e já está. É mais simples que montar um filtro externo.

 

Zetlight + controlador anda à volta dos 170€ com 2900 lumens

 

Chihiros + controlador + uniões anda à volta dos 130€ com 7200 lumens.

 

Acho que com a Chihiros fica-se mais bem servido embora não com aquas tapados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Vasco responde que tudo isso mais portes, compra o controlador e não tem de andar a fazer adaptações, nem nada. ;)

 

http://www.ebay.com/p/Zetlight-I200-LANCIA-Zp-4000-Aquarium-Tank-LED-Extendable-Light-Controller/1458383789

 

Gonçalo, n ponho em causa nada do que dizes, mas como referi antes a meu ver são conceitos diferentes. Para uma luz on-off eu perfiro a chihiros como conceito abranjente de biotopo acho melhor a zet, sistema pensado, simples, clean e funcional.

Qt aos lumens, n tem haver com esta discussão em concreto mas parece a antiga dos w/l.

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Vasco responde que tudo isso mais portes, compra o controlador e não tem de andar a fazer adaptações, nem nada.

 

http://www.ebay.com/p/Zetlight-I200-LANCIA-Zp-4000-Aquarium-Tank-LED-Extendable-Light-Controller/1458383789

 

via Nokia 3310

 

O Vasco pode mandar vir do ebay em lojas do UK e não paga portes nem alfandegas biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

PS: esse controlador custa 35€ + 38€ de portes :ohmy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi no tlf, nem prestei atenção a isso, mas é pesquisar com calma que os arranjo no uk sem portes nem alfandega, ass como tu csg o contralador.

Fica um pouco mais caro fica, não muito, mas fica. Na minha opinião de leigo fica melhor fica.

Ps -fiz edit ao post anterior gonçalo.

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas pata terminar este off topic, qd se montar o aquario do andré discutimos isso com mais calma

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E cortas os fios ? E a garantia ?

 

Nada de cortes. Só precisas das tal união que falei em cima. Nem é preciso duas porque tinha-me esquecido que o tc420 tem uma ligação para ficha DC para o transformador. Portanto só precisas de uma união DC-fio e de um pedaço de fio de dois condutores! Ainda não fiz, mas entretanto vou fazer isso e ligar os dois aquas ao mesmo controlador e fazer o ciclo para os dois. E quem tiver uma backlight como eu então fica um show! Liga primeiro a backlight durante um tempo e depois então a luz principal.

 

A vantagem do controlador é mesmo essa, vou controlar as minhas fitas led e uma calha de compra e só preciso de um. Aliás até vou ligar a electroválvula do co2 a ele.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Posso dizer que o Vasco manda vir o controlador (27€ do UK) a calha chihiros e 2 uniões destas do ebay http://www.ebay.com/itm/5-5mmx2-5mm-Female-One-Pin-Plug-PC-Laptop-Electrical-DC-Power-Cable-11-/291490448939?hash=item43de2f462b:g:chkAAOSwh2xX~5DD e que não precisa de mais nada a não ser 2 dedos de testa e um pc.

 

A programação é feita literalmente em 5 minutos e é só ligar o tranformador que vem com a Chihiros com uma destas uniões e depois a calha com a outra união ao controlador e já está. É mais simples que montar um filtro externo.

 

Zetlight + controlador anda à volta dos 170€ com 2900 lumens

 

Chihiros + controlador + uniões anda à volta dos 130€ com 7200 lumens.

 

Acho que com a Chihiros fica-se mais bem servido embora não com aquas tapados.

Gonçalo, desculpa, mas porquê que a Chihiros não resulta tão bem com aquas tapados apesar de ser tão potente?Só pergunto porque estou a pensar adquirir uma e o meu aqua é tapado.Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, desculpa, mas porquê que a Chihiros não resulta tão bem com aquas tapados apesar de ser tão potente?Só pergunto porque estou a pensar adquirir uma e o meu aqua é tapado.Obrigado

 

Parece que não é perfeitamente estanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal

 

Optei por comprar a Zetlight, agora vamos ver como corre a experiência.

 

Estou com um.problema nas plantas elas estão a perder a cor viva delas e a ficar com uma cor escura e tipo algumas folhas parece que a murchar.

Além disso está a aparecer umas pintas pretas nas folhas.

 

Deixo umas imagens para poderem ver o que é.

 

b1adfecabbe9aa9041a8e2d411d3832f.jpg

 

f60940da38a044ea1a76eb10d9844557.jpg

 

6f16c993cd23183dfb1271f20b0245fa.jpg

 

Alguém me pode dar uma ajuda a controlar este problema?

 

Abraço

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Editado por teixeira.paulo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

das duas uma.. ou muita luz e elas estão a queimar, ou então, falta de nutrientes..
Espera por alguém mais entendido em plantações ;))

 

Abraço e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é falta de nutrientes como SSHAZE refere...

Esquema de fertilização?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, isso vai depender muito das plantas e iluminação que tens...
Google it, aqui no forum não vais encontrar as respostas que queres ou as mais indicadas para ti.
Melhor que ninguém, conheces o teu aquário, vais encontrar mil e uma opiniões diferentes, mas só tu saberás ao certo o que precisas se pesquisares um bocado.

 

Cumprimentos

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Situações a rever sem as quais nada feito.

Filtragem francamente insuficiente. Equaciona um Eheim de débito 1200 /Hora. Não menos que isso. Nesse filtro apenas colocas cerâmicas e lâ. Nada mais. Aconselho as cerâmicas da "Equo Stilla" ou da "Sera".

CO2 caseiro

 

Pior a emenda que o soneto. Grave erro mesmo. Nunca na vida usar esta tonteria do CO2 caseiro. Completa destabilização do aquario. Mais valia não dar nada e reduzir a luz para o minimo se possivel. Porque com 3500 lumens da Zetlight sem CO2 de Injecção isso nunca vai ao lugar. Tens um tópico meu com sugestões de sistemas de CO2 a partir de 100€ inclusive com tudo o necessário. Vê nos meus posts. Está no Subforum "CO2"

Fertilização:

Para já nada

 

 

Assim sendo que dizer? CO2 zero.. fertilização zero.. com essa luz toda estão a fazer MELT - derreter. Só se estão a aguentar com o Aquabasis que é micro nutrientes.

 

Minha honesta opinião? Quase Recomeçar.

 

Luz já tens.

 

Falta Filtro

Falta CO2

Fertilização.

 

Sobretudo penso que deves ler muito e aprender bastante e só depois encetares alterações.

 

Para já retira esse CO2 caseiro. Se possivel baixa a luz para uns 2000 lumens em 7 horas, e compra um frasco de Tropica Specialized e dás apenas 8 Push por dia. Mesmo sem Co2 de injecção, com o Tropica e o Aquabasis e pouca luz aguentas isso até teres boa filtragem e CO2.

 

Leituras obrigatórias nesta fase para o meu amigo enquadrar algumas noções dos plantados:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=251468&hl=

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252797&hl=

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252148&hl=

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250333&hl=

 

Abração

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, isso vai depender muito das plantas e iluminação que tens...

Google it, aqui no forum não vais encontrar as respostas que queres ou as mais indicadas para ti.

Melhor que ninguém, conheces o teu aquário, vais encontrar mil e uma opiniões diferentes, mas só tu saberás ao certo o que precisas se pesquisares um bocado.

 

Cumprimentos

 

SSHAZE não posso concordar contigo. Todas ou praticamente todas as minhas dúvidas foram e são resolvidas neste e noutros fóruns. Se o Paulo Teixeira ler os tópicos na secção de Aquascaping vai aprender muito, depois é uma questão de filtrar, mas isso já depende da pessoa.

 

Paulo, já que és de Vila Nova de Gaia tens aí uma loja de topo nacional que já tive o prazer de visitar 2 vezes. Vais à Ecoarium e explicas bem o teu aqua e levas fotos e aconselhas-te lá. Tens os fertilizantes de "marca" mas também tens os Micros e Macros tipo estes:

 

http://www.ecoarium.com.pt/pt/fertilizantes-plantas/512-eco-micro-100ml-2100505.html

 

http://www.ecoarium.com.pt/pt/fertilizantes-plantas/515-eco-macro-100ml-2100502.html

 

Fazem o mesmo ou melhor serviço e vais sentir um pulo enorme nas plantas.

 

Quanto ao filtro não sei a condição dele nem conheço essa marca mas se fizer metade do anunciado que é o normal nos filtros, ou seja 400l/h não acho que seja muito curto. Não é ideal, mas não é péssimo. Quando conseguires ter algum para gastar compras outro mas a tua prioridade deve ser mesmo o co2! Pressurizado preferencialmente. Nesse ponto concordo com o Pafs.

 

Não concordo no "quase recomeçar" acho isso muito radical. Uma boa fertilização, co2 e mais tarde um filtro melhor e vais ver o aqua a ficar bonito.

 

Força nisso.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O paulo disse tudo.,.

E o Gonçalo tb...

Força nisso e vai com calma.

E ja agora SShaze se não encontras por aqui nenhuma mais valia... Porquê q te dás ao trabalho? Isto é uma comunidade e todos nos ajudamos, aqui ng fica sem resposta ou ajuda.

O paulo ajudou e o gonçalo ajudou...

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Vasco,

 

isto é a minha maneira de pensar, peço desculpa se realmente insultei alguém.
Posto isto não irei comentar mais nada.

Continuação de bom trabalho.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sshaze estás no teu direito.

Eu não vejo é a proatividade de entrar no forum para dizer que nesse mesmo forum não se aprende nada... A sério q não vejo o objetivo.

 

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Vasco,

 

isto é a minha maneira de pensar, peço desculpa se realmente insultei alguém.

Posto isto não irei comentar mais nada.

Continuação de bom trabalho.

 

Cumprimentos

 

Pois, e é engraçado que aconselhas a pesquisar na net... Ora 90% do que pesquisares no google em português sobre aquarofilia vai aparecer o Aquarofilia.net.

 

2 exemplo para uma pesquisa rápida no google:

 

32220777572_07a51f739f_o.jpg2 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

32250785251_02b8548c01_o.jpgSem Título by Gonçalo Silva, no Flickr

 

sem mais comentários.

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Comecei na semana passada a fazer fertilização de micros e macros dia sim dia não 6ml de fertilizante da ecoarium.

 

http://www.ecoarium.com.pt/pt/fertilizantes-plantas/515-eco-macro-100ml-2100502.html

 

http://www.ecoarium.com.pt/pt/fertilizantes-plantas/512-eco-micro-100ml-2100505.html

 

Até hoje ainda nao vi melhoras nenhumas, sera que a dose nao é a aindicada ou ainda é cedo para se ver alguma melhoria?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.