1º Aquário


Filipe Lino

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Venho aqui apresentar o meu primeiro aquário e ver as vossas opiniões e sugestões.

 

Este aquário é meu e da minha namorada, decidimos optar por este hobby pois eu já gostava e também porque tendo em conta a nossa casa e vida era o mais indicado a nosso ver. Como só tinha tido uns peixes de água fria em pequeno, estive 1 semana a ler o fórum e a informação que ia encontrando na internet de forma a perceber por onde começar e os passos que tinha de dar.

 

Decidimos então tentar arranjar um aquário que rondasse os 60 lt e que de preferência viesse já em kit com basicamente o que é necessário para iniciar. Assim, acabámos por ficar com um Aquatlantis start 55. Este Kit vinha com o aquário com iluminação integrada de 11w, mini Biobox 2 com 4 matérias filtrantes e bomba tc-200, termostato de 75w, termómetro analógico, peça de limpeza extensível, camaroeiro e um frasco de Biotopol. Optámos ainda por colocar um areão de mistura, 1 fino e 1 grosso, pois achamos que dá um aspecto mais natural que gostamos.

 

No primeiro dia fiz a limpeza do aquário e do areão, instalei o filtro e o termostato no lugar, o termómetro e enchi o aquário conforme indicado. Terminei colocado a dose de Biotopol especificada para a litragem de forma a tratar do cloro, ficando dois dias a funcionar assim.

 

Como a namorada não achava muita piada a ter aquário sem peixes, e sinceramente eu também não, decidimos comprar uns peixes que fossem mais resistentes para aguentarem esta primeira fase em que ainda se estão a formar as bactérias e se está a dar o ciclo do azoto.

 

Os primeiros inquilinos são então 1 Barbo tigrado, 1 barbo verde e 1 Dólar prateado que a namorada adorou e veio por arrasto. Pelo que tinha lido os barbos são peixes resistentes e que dizem suportar esta primeira fase, já o Dólar tenha algumas dúvidas. Colocámos algumas anúbias (acho que são anúbias) separadas pelo aquários, como não tem ainda rochas nem sítios para se esconderem optámos por separar a planta e criar um mínimo de abrigo.

 

Aí estão as fotos.

 

Os três primeiros conpinchas

Aquário frente

Os três primeiros conpinchas

Os três primeiros conpinchas

Especificações e medidas tiradas.
Aquário: 55x30x34.8 cm
Volume Aquário: 57 lt
Capacidade: 50 lt
Iluminação: 11 w
Termostato: 75W
Bomba de filto: TC 200
Material filtrante. Aquaclay, esponja grossa, carvão activado, esponja fina
Temperatura: 26º C
Substrato: Areão grosso e fino e material fértil na zona das anúbias
Medidas:
Nitritos e nitratos deu valores reduzidos, penso que isso seria de esperar. Pela escala estavam óptimos.
PH: 8
GH: 16
KH: acima de 19
Os testes foram feitos com o Sera Quick Test, parecem a mim estar altos e pelo que vi é recomendado um TPA de 30% com água mais macia. Ou então um produto que baixe o PH. Algumas sugestões para equilibrar a situação?
Este é o primeiro aquário e como podem ver não falta espaço para melhorar, pelo que agradeço sugestões e dicas.
Por agora o objectivo é melhorar os parâmetros, deixar o ciclo do azoto correr e melhorar a decoração com algumas pedras ou madeira e algumas outras plantas pequenas.

 

 

Informo ainda que pelo que li o Barbo tigrado poderia não se dar bem com o verde, mas até agora tem sido sem problemas e até parecem enturmar. O Dólar é mais envergonhado mas parece estar a dar-se bem com o tempo e cheira-me que está a ganhar gosto pelas anúbias.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Retira o carvão que não interessa para nada exepto para retirar medicamentos da água (guarda-o porque com esse começo provavelmente vais precisar)

 

Péssima escolha de comprares um kit, mas já tá, já tá.

 

O barbo tigre é um peixe de cardume e sozinho vai morder em todos os que puder. Deves ter no minimo 6.

 

O ciclo deve ser feito sem peixes.

 

O dólar de prata vai te comer as plantas todas e atinge 18 cm, não tens aquário para ele. Tenta devolvê-lo ou dá-lo a quem o possa ter.

 

Se realmente são anúbias não são para plantar no substrato mas para atares a troncos ou pedras.

 

Faz bem os testes porque isso tá muito estranho. Se tiveres dúvidas leva água a uma loja de animais e pede para testar.

 

Esse ph está muito alto e a dureza está abusada.

 

Compra um teste de amónia para ver se consegues safar esses peixes durante o ciclo. Se tiver muito alta TPA nisso.

 

Disseste que leste durante uma semana o fórum mas parece que devias ter lido durante um mês. Mas é normal ao príncipio. Muitos de nós errá-mos como tu.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É óbvio que o bem estar dos peixes não é preocupação.

Sabes que tamanho atinge um dólar prateado?

 

Cumprimentos,

 

José

A quando da compra foi-me dito que atingiria no máximo uns 5 cm. Se soubesse que atingia mais como vi posteriormente não o tinha comprado obviamente.

 

 

Boas

 

Retira o carvão que não interessa para nada exepto para retirar medicamentos da água (guarda-o porque com esse começo provavelmente vais precisar)

 

Péssima escolha de comprares um kit, mas já tá, já tá.

 

O barbo tigre é um peixe de cardume e sozinho vai morder em todos os que puder. Deves ter no minimo 6.

 

O ciclo deve ser feito sem peixes.

 

O dólar de prata vai te comer as plantas todas e atinge 18 cm, não tens aquário para ele. Tenta devolvê-lo ou dá-lo a quem o possa ter.

 

Se realmente são anúbias não são para plantar no substrato mas para atares a troncos ou pedras.

 

Faz bem os testes porque isso tá muito estranho. Se tiveres dúvidas leva água a uma loja de animais e pede para testar.

 

Esse ph está muito alto e a dureza está abusada.

 

Compra um teste de amónia para ver se consegues safar esses peixes durante o ciclo. Se tiver muito alta TPA nisso.

 

Disseste que leste durante uma semana o fórum mas parece que devias ter lido durante um mês. Mas é normal ao príncipio. Muitos de nós errá-mos como tu.

Preferimos um Kit também mais por questões económicas. Pelo que vi comprar em separado tudo seria mais dispendioso e estando a começar não me parece boa opção. Mas como disseste já está, já está. E evoluindo no futuro se fará as coisas de melhor forma.

 

Pelo que li no fórum e não só, que sim era sempre mais aconselhado fazer o ciclo completo e só depois colocar peixes. Mas 1 a 2 peixes também não era de todo desaconselhado desde que também sejam resistentes e até foi barbos uma das espécies que aconselhavam. O Dólar veio por gosto pessoal da minha namorada e como disse antes informaram-me que ficaria com cerca de 5 cm e era muito resistente também. Dái ter aceitado.

 

Como não tinha feito o ciclo não quis comprar um cardume, contudo pelo que tenho visto o Barvo verde e o tigrado até que se integraram bem. Andam os dois e nunca vi sinais de luta. de qualquer forma vou estar atento.

 

Quanto ás plantas penso que sejam anúbias, mas posso estar errado, de qualquer forma o conselho que me deram foi de as enterrar. Mas como vou colocar pedras, vou experimentar atar. E mesmo assim quero antes ter certeza da espécie.

 

O que me foi aconselhado depois de fazer o teste foi fazer uma TPA de cerca de 30% com água de mais baixo pH e mais macia, tentando equilibrar as coisas assim. Também acho preferível em comparação a usar químicos. Estou a pensar utilizar do Pingo doce, visto que aqui na zona pelo rótulo indica salvo erro 6.15.

 

Quando fizer e tiver o resultados faço o post.

 

Obrigado pela dica do carvão, não sabia que retirava o efeito dos medicamentos ou aditivos que colocamos na água.

 

Já agora, a nível de troncos?? Já vi muitos posts de DIY mas sinceramente preferia por enquanto comprar. Onde poderá ser o melhor sítio? Pela Net é fiável? É que as lojas do ramo aqui na zona não têem grande coisa de madeira ou mesmo plantas. E assim a compra na internet passa a ser a forma mais fácil.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um conselho; obviamente que há várias marcas de qualidade: testes = JBL

 

Tratamento da água: Seachem Prime

Bactérias e estabilização: Seachem Stabilizer.

Obrigado pela dica, mesmo na hora certa.. Era até o que estava a pesquisar, tratamento de água e estabilização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem sendo tu de Peniche e eu de Benedita sei o queres dizer em relação às lojas. São uma autêntica vergonha. Acho que as Caldas já mereciam uma como deve ser.

 

Só tens uma hipótese: Leiria.

Tens a Leirizoo e a Fishroom. Aconcelho-te a ir a esta última que é especializada em aquarofilia, tem lá muitos e bons troncos de Red moor e Mangroove também. E o Zé percebe da poda. E ele vende lá seachem e testes também.

 

Se tiveres mais tempo metes-te na A8 e vais à Malveira à Aquaeden (loja de topo).

 

A comprares online não sabes o que te vai calhar, assim ao vivo podes sempre escolher.

 

E quanto ao barbo tigre mais tarde ou mais cedo ele vai-se revelar. A não ser que esse seja calminho lol.

 

Não sei quanto te custou o kit mas geralmente se procurares bem consegues comprar mais barato se for em separado e com melhor qualidade, mas também como disseste estás a começar e assim é que se aprende. Por exemplo um aquário 60x30x30 na Paulo Vieira Aquários custa 19€...

 

Quanto às plantas se tiver rizoma são para atar, se tiver raizes são para enterrar. Vê aqui no site da Tropica qual é a tua planta para saberes ao certo: http://tropica.com/en/plants/

 

Faz essa TPA e tenta manter a água com PH de 7 que dá para a malta toda em geral.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegando a casa já mentalizado para ir fazer a TPA, decidi primeiro fazer novamente os testes. Acontece que deu valores bem diferentes. Repeti o teste para despistar e novamente resultados bem diferentes.

 

pH - 7.6 a 8.0

KH - 6

GH - 8

NO2 - 0

NO3 -0

 

Acham que devo na mesma realizar a TPA?

 

 

Entretanto ofereceram - me um sera siporax mini após conversa sobre os filtros. A minha ideia seria talvez trocar com o carvão que tem no filtro de forma a ajudar nas bactérias. Tenho é algum medo pois já li várias opiniões distintas quanto ao efeito no pH.

 

Obrigado pelas dicas

 

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera siporax que eu saiba não tem efeitos no PH. Tira lá o carvão e mete as cerâmicas que ajuda muito a criar bactérias. Em relação ao PH devias de baixar um pouco, se bem que se deve adaptar os peixes à nossa àgua e não o reverso.

 

Que testes tens? Esse de 7.6 a 8 é muito estranho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo 7.6 a 8 pois ao nível da cor pareceu me intermédio entre as duas.

 

Os testes que tenho é o Sera Quick test. Estando a pensar em arranjar um para amónio, pois não sei como estão esses valores exactamente.

 

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Acabei por trocar o carvão pelo siporax. Adaptei a caixa do carvão de forma a ter como tirar e por material conforme seja necessário manutenção.

 

A esponja fina é que já estava bem suja. Tenho de pensar em adaptar também esta pois as caixas a trocar com os intervalos indicados sai muito dispendioso.

 

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A esponja é lavar vigorosamente com água do aquário. Nunca com água da torneira senão matas as bactérias. Só precisas de troca las quando se tiverem a desfazer-se que ainda vai demorar não te preocupes.

 

Os testes de tiras não são muito precisos, os de gotas são muito melhores. Compra um da Sera de amônia que duram muito. E é o teste que precisas mais nesta altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de mudar o carvão para o siporax mini e com dois dias a filtrar os testes ficaram em :

 

pH - 7.8

KH - 8

GH - 8

NO2 - 0

NO3 - 10

 

 

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Isso não me parecem anubias . Se forem é uma espécie que nunca viu. Mas........

 

 

A tropica vende estas plantas como se fossem anubias.

Existe bastante variedade de anubias e quando não há, faz-se hibridismo (acho que neste caso não é nada híbrido)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de visitar a loja onde comprei a planta, disseram que era uma anúbia. Contudo não tem mais nenhuma especificação sobre a planta. Já pesquisei para tentar saber melhor ao certo a espécie mas não consegui. Acho que até seja mesmo uma híbrido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.