Temperatura elevada?


Recommended Posts

Olá malta!

 

A temperatura do meu aqua de 30 litros tem-se mantido nos 27/28º... mas o problema é que o termostato nem liga pq tá quase no minimo.

Tenho uma lampada de 15w, que aquece bastante a calha, mas acho que não passa muito calor para o aquario, e de resto as temperaturas aqui em viseu ainda n passam dos 30º!

 

O meu medo é quando vierem dias de 40º e a temperatura subir... :wink:

 

haverá algum problema se em alguns dias do ano a temperatura da agua subir até aos 30º? é que não faço ideia como baixar a temperatura...

 

ah... no aqua basicamente tenho guppys, um betta e um coridora!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que devo ser das melhores pessoas para te aconselharm pois estou no Alentejo e sabes as temperaturas aqui no Verão!

Então imagina quando eu vejo o termómetro a subir e subir e subir.....

Então a minha estratégia é, assim à tardinha ligo a ventoinha contra o aquário e deixo estar umas 2 horas!

Então ele refresca até à noite, à noite mantém-se na temperatura normal e se subir é um bocadinho de nada até voltar a ligar a ventoinha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

aproveito este tópico para saber se alguem já experimentou os sistemas novos de refrigeração dos computadores a água, aparecem-me bastante simples e baratos em relação aos refrigeradores próprios para os aquarios havendo desde os modelos mas simples estilo radiador de automovel em ponto pequeno até aos mais complexos com controle electronico de temperatura.

 

 

cumps.

zéNéo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá malta!

 

A temperatura do meu aqua de 30 litros tem-se mantido nos 27/28º... mas o problema é que o termostato nem liga pq tá quase no minimo.

Tenho uma lampada de 15w, que aquece bastante a calha, mas acho que não passa muito calor para o aquario, e de resto as temperaturas aqui em viseu ainda n passam dos 30º!

 

O meu medo é quando vierem dias de 40º e a temperatura subir... :arrow:

Boas lages,

É claro que não deves deixar subir a temperatura em demasia, mas como já foi dito há sempre a possibilidade de usar a ventoinha ou o refrigerador, podes também fazer uma calha com ventoinhas de computador que são mais económicas e provávelmente mais eficazes.

Não disse nada de novo não é?

Mas queria dizer-te só mais isto fiquei muito contente por ver alguém por aqui que seja de Viseu, é que eu também sou embora esteja em Lisboa.

O Nick lages é por acaso ou tu és memo de Lages de Silgueiros?

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Todos os anos, por esta altura, surge esta preocupação aqui no forum.

 

Os sitemas com ventoinhas tipo PC implicam que o aquário fique destapadao e prepara-te para uma grande evaporação da água. Sem alarmismos, podemos:

- reduzir o fotoperíodo

- abrir um pouco as tampas (qando existem)

- oxigenar a água ao máximo. Este é o factor mais importante!! Os peixes não morrem cozidos mas podem facilmente morrer por falta de oxigénio dissolvido na água que é tanto menor, quanto maior for a temperatura desta. Por isso, é sempre bom ter por perto uma bombinha de ar :oops:

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

tambem tenho esta duvida. E a solução que me surgiu é mais simples: colocar as mangueiras do filtro externo em baldes com gelo. O filtro puxa agua e passando pelo gelo, arrefece a agua. Quem precisar de um arrefecimento maior, arranja uma mangueira que dê mais voltas no gelo. No fim do dia, até se pode aproveitar a agua para reposição ou para regar as plantas. Não ha desperdicio nem de agua nem de energia. Esta é a minha ideia. Quem for mais entendido, que opine.

cumprimentos

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens mesmo que baixar um pouco a temperatura porque as coridoras aguentam temperaturas no máximo de 26º (o betta 27º e os guupy's 28º)... já tens aí várias ideias para baixares a temperatura... não tenho nada a acrescentar. No caso do newmie não sei até que ponto não arrefecerá bastante (mais que o desejado) ... é uma questão de expermentar .

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dar dá, mas podes ter a sorte de os peixes se irem colar à pedra enquanto ele não derrete e voilá, derrete-se a pedra e morre o peixe ...

 

Desculpa mas esta não percebi.

 

 

Problema resolvido com montes de pedras de gelo e sem peixes mortos. :oops::?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vou explicar melhor!

Se puseres as pedras de gelo, elas vão demorar ainda um pouco a derreter, pra aí uns 20/30 segundos, logo os peixes quando virem cair a pedra vão atrás dela para ver se é comida e podem morrer por choque térmico!

No entanto se tiveres uma caixa onde tens o filtro e isso, podes tentar pôr lá, mas arriscas-te a não controlares bem a temperatura e haver uma quebra de temperatura grande o que poderá provocar a morte dos peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha em relação ao que disseste de os peixes irem lá os meus nao vao porque ficam cheios de medo e enquanto as pedras de gelo estao a superficie eles ficam escondidos nos buracos, por isso nao existe problema!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu ta a 31... 32 graus... e é destapado...

 

Tenho urgentemente de arranjar uma pequena ventoinha para meter para ver se consigo baixar uns graus... so tenho plantas e caracois no agua ainda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe: Já tive o Betta a 32º durante bem mais de uma semana e não houve problema nenhum...no verão o meu aquário costuma subir até por volta dos 30º durante a tarde e até hoje nunca tive nenhum problema.

 

nos: Está assim tanto calor no Porto?

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

ainda ninguem respondeu se já experimentaram os novos sistemas de refrigeração a água dos cpu dos computadores. ví um esta semana com uma bomba de 300 litros hora estilo torre de arrefecimento para dissipar o calor, custava 150 euros. mas só serve se a temperatura da sala for mais baixa.

 

existem outros com uma bomba de circulação que faz passar a agua por um radiador com uma ventoinha de computador

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para colocar as pedras de gelo, não se podem simplesmente atirar para dentro do aqua

 

é um bom metodo para arrefecer um pouco mas é necessário tomar alguns cuidados

 

nunca colocar as pedra dentro do aqua

1º pq se forem de agua da tornenira tb contem cloro

2º pq os peixes podem entrar em contacto com elas

 

as pedras devem-se colocar dentro de um saco de plastico, eu costumo despejar um couvette de cada vez dentro do saco, depois coloco o saco a boiar no aqua, como se faz qd se introduzem os peixes novos, durante este processo apago as lampadas, para as pedras nao derreterm como o calor produzido.

 

aos fim de uns 10 ou 15 minutos estão derretidas e volto a repetir o processo, normalmente a agua desce 2 graus, mas esta descida é função da litragem e da quantidade de gelo colocado

 

julgo que só terá resulktados efectivos para aquas pequenos

 

nos aquas maiores o sistema de arrefecimento pode passar pelo arrefecimento exterior dos tubos

 

tenho lido em foruns no brasil q esse metodo é bastante utilizado, a par dos das ventoinhas de pc

 

o problema do calor no brasil em geral é bem mais acentuado quem em portugal, por isso sugiro umas pesquisas em foruns brasileiros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

ainda ninguem respondeu se já experimentaram os novos sistemas de refrigeração a água dos cpu dos computadores. ví um esta semana com uma bomba de 300 litros hora estilo torre de arrefecimento para dissipar o calor,  custava 150 euros. mas só serve se a temperatura da sala for mais baixa.

 

existem outros com uma bomba de circulação que faz passar a agua por um radiador com uma ventoinha de computador

 

Viva,

 

O que deves de ter visto seria uma coisa +/- deste genero?

 

zalman%20reserator%20comparsion%20crazy%20simple%20silent%20brilliant%20water%20cooling%20passive%20pc%20overclocked%20pc%20case%20mod%20cool%20design.jpg

 

Acho esse metodo um desperdicio de dinheiro para arrefecer aquarios, pois estou dentro desse genero de arrefecimento nos pcs e, o dissipador que está nessa imagem custa cerca de 200€ (mesmo para modelos diferentes o preço ronda isso) e só serve quando as temps exteriores são inferiores que á do aquario.

Com esses 200€ é mais facil comprar uma catrafada de ventoinhas de 120mm para um pc e liga-las a uma fonte de pc, sai por menos de 60€ e ficamos com um bom arrefecimento.

 

O que eu faço nos meus aquarios é colocar aquelas couverts de gelo azuis que se colocam nas geleiras quando vamos de acampada, passo-as previamente por agua para lhes retirar o gelo que forma por cima e dps adiciono-as ao aquario dentro de um saco de plastico (para os peixes não entrarem em contacto directo com elas), desligo claro as luzes e quando vejo que o gelo já derreteu é so colocar de novo na arca. Em menos de 1 hora reduzo de 30º para 28º mas conver fazer isso um pouco fazeado para o choque termico não ser muito grande

Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o metodo do shallow_man é exactamente o mesmo q eu descrevi mas com cubos de gelo, como as mesmas preocupações com os choque stermicos e com a eliminação da possibilidade de contacto dos peixes com o gelo.

 

Mas é muito mais sustentável em especial nesta altura de poupança de agua. bem pensado :wink: vou começar a fazer assim tb

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente uso outra variante.

 

Como o meu aquario ainda é pequeno, de cada vez que meto algo lá dentro não só me sobe o nível como também é sempre um stress para os habitantes.

De maneira que opto por também utilizar os blocos gelados, mas do lado de fora.

 

Simplesmente encosto ao vidro do lado onde o filtro faz a captação, mas do lado de fora e com um pano grosso a envolver a parte exposta ao ar (para minimizar as perdas).

Desta forma não há qualquer choque térmico nem transtorno dentro do aquario.

Como essas embalagens raramente tem as paredes lisas, uso uns sacos de gel que se compram em farmacias e coloco a gelar sobre uma superficie lisa (dentro de um Tuperware), de forma a maximizar a superficie de contacto (também há marcas cujo gel nunca solidifica).

 

Cada um dura quase meio dia e também são úteis no inverno em ocasionais faltas de electricidade (em que o aquario é um excelente argumento: basta ligar e dizer que tenho um aquario com X$ em peixes que a equipa de assistencia mexe-se muito mais rapidamente :wink:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.