Iniciação Aquário Fluval Edge


Djuganight

Recommended Posts

Por exemplo este tubo

http://www.co2art.co.uk/collections/aquarium-co2-tubing-accessories/products/co2-tubing-1m-of-aquarium-polyurethane-co2-resistant-4-6mm

 

Comprar só a válvula solenoide ficava não só bem mais barato, como mantinha as coisas discretas.

Mas um colega aqui do forem tem um kit idêntico ao meu e aplicou uma solenoide e os tubos estouravam sempre. Aparentemente tentou com vários, flexíveis e rígidos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho estado em contacto com a Co2 art que confirma a grande probabilidade dos tubos estourarem com a instalação da válvula Solenoide.

Recomendaram um adaptador desenvolvido para prevenir que esta situação aconteça:

http://www.co2art.co.uk/collections/adapters/products/extension-adapter-for-solenoids-and-regulators

O que acham?

 

Resumindo:

a vávulla solenoide + o adaptador + envio fica por €43

http://www.co2art.co.uk/products/co2-solenoid-valve-for-planted-aquariums

 

Redutor compacto c/ válvula solenoide + ported fica por €51

http://www.co2art.co.uk/collections/single-stage-regulators/products/aquarium-co2-regulator-with-solenoid-magnetic-valve#

 

Redutor c/ duplo mostrador e válvula solenoide + portes fica por €61

http://www.co2art.co.uk/collections/single-stage-regulators/products/aquarium-co2-regulator-dual-gauged-solenoid-magnetic-valve#

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Djunganight!

 

Tenho estado a acompanhar este tópico animadíssimo e com atenção, pois os teus erros servem para eu aprender!

Tenho aprendido muito... e quero aprender muito mais, claro. Obrigado por tanto pormenor fotográfico, descritivo e links.

 

Gostava de te deixar a minha humilde opinião:

Se pudesse, eu pessoalmente escolhia o segundo.

Com este sabemos a pressão interna da garrafa de CO2 e a pressão que regulamos para a saída.

Acho que é uma mais valia, ter ambas as informações disponíveis.

 

Mas deixa os mais experientes falarem, posso estar enganado.

 

Abraço,

Firmino Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, essa pode servir.

Mas não quer dizer que qualquer uma sirva.

Se calhar uma mangueira para combustível deixa passar CO2, e no entanto suporta pressões elevadas.

Meu e de ar comprimido e industrial lol arranjaram m no trabalho um grande pedaço

 

Cumpts

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Djunganight!

 

Tenho estado a acompanhar este tópico animadíssimo e com atenção, pois os teus erros servem para eu aprender!

Tenho aprendido muito... e quero aprender muito mais, claro. Obrigado por tanto pormenor fotográfico, descritivo e links.

 

Gostava de te deixar a minha humilde opinião:

Se pudesse, eu pessoalmente escolhia o segundo.

Com este sabemos a pressão interna da garrafa de CO2 e a pressão que regulamos para a saída.

Acho que é uma mais valia, ter ambas as informações disponíveis.

 

Mas deixa os mais experientes falarem, posso estar enganado.

 

Abraço,

Firmino Ribeiro

Boas Firmino,

 

Obrigado pela opinião.

É também a minha preferência, só que a minha garrafa é de rosca vertical e este redutor é aconselhado a garrafas com rosca horizontal.

Sei que dá para instalar em roscas verticais sem qualquer problema, agora será que funcionará correctamente?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro, isso e so questão de estética, n te preocupes ;)

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Djuganight, não inventes, compra o standard e um tubo de ar que se vende nas lojas. Nao vejo necessidade de comprar mangueiras todas xpto(nao invalida que sejam melhor, porque convem ter isso tudo bem vedado para não termos perdas de co2 desnecessarias). Se mandares vir desse site co2art, aproveitas os portes e incluis esse tubo especifico.

 

Acho que qualquer opção serve, o melhor como é obvio seria a terceira, no entanto no teu caso, tendo pouco espaço no movel e quereres as coisas mais discretas talvez o segundo se enquadre melhor no que pretendes.

 

Quanto aos encaixes nao me atrevo a opinar.

 

My 50cc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu montava como o meu ou do Bringer, não gastariam mais dinheiro tendo um redutor, so acrescentava válvula de uma agulha e a electrovalvula.

 

Cumprimentos

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tb gosto mais do terceiro. Mas ainda vou ter que me informar em relação às dimensões.

Até nem gastei dinheiro a mais. Tenho mais ou menos aquilo que queria e con a adição de um redutor destes fica exactamente no ponto, sobretudo Estéticamente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu montava como o meu ou do Bringer, não gastariam mais dinheiro tendo um redutor, so acrescentava válvula de uma agulha e a electrovalvula.

 

Cumprimentos

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

 

pois essa era a minha ideia pois até há uma electroválvula já com agulha

http://www.co2art.co.uk/collections/solenoids/products/co2-solenoid-valve-for-planted-aquariums-with-needle-valve

 

Mas o meu stress é mesmo isto não aguentar a pressão e acabar por estourar os tubos.

O Miguel Simões tem um kit igual ao meu e aparentemente teve este problema acabou por meter um redutor como o do 3º link. Até ele me ter dado feedback da experiência dele, desconhecia por absoluto que isto era possível.

Mas lá está, na Co2Art confirmaram esta situação, mas tb disseram garantiram que é evitável aplicando aquela ligação em metal.

 

Aqui não está em questão os valores, pois não são €20 que vão fazer a diferença em em relação aos 2 redutores que menciono, ambos trazem a válvula de agulha. Pelo menos parece-me que sim.

 

 

Já agora estive a ver o site da Ista e retirei esta informação num documento que têm lá para consulta:

Untitled%20-%201_zpshv8h3fqe.jpg

 

É correcto dizer que a garrafa que tenho funciona a 1Bar?

Assim sendo os redutores que coloquei nos links têm pressão pré-definida para 3.5Bars (o compacto) e 3bars (p de 2 manómetros).

Isto não provoca nenhum tipo de incompatibilidade?

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As folhas de amendoeira da Índia, que eu também coloco de vez em quando, libertam substâncias benéficas aumentado inclusivé a resistência (não é em ohms) dos bichos.

Podem dar um ligeiro tom à água, muito apreciado por algumas espécies.

 

Colocas a folha na água e deixas estar. Passado uns dois dias, afunda.

Nas instruções das que tenho, recomendam tirar passado umas duas semanas (acho).

E deixo estrar até desaparecer porque tenho muita fauna, incluindo camarões e caracóis.

Ah! São muito boas para os camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu manómetro marca 1 BAR de saída. Há quem regule para um pouco mais. Isto depende também da cerâmica do difusor.

Mesmo que por omissão venha regulado para uns 3 BAR, suponho que possas regular. Todavia a válvula de agulha vai permitir uma regulação mais precisa.

3 BAR não é nada de especial e um tubo bom tem obrigação de aguentar.

Quando se enrosca o regulador na botija, a rosca do regulador deve de estar desapertada. Só depois é que apertas para começar a saír o gás. Isto evita um disparo do ponteiro e pressão repentina nos demais elementos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As folhas de amendoeira da Índia, que eu também coloco de vez em quando, libertam substâncias benéficas aumentado inclusivé a resistência (não é em ohms) dos bichos.

Podem dar um ligeiro tom à água, muito apreciado por algumas espécies.

 

Colocas a folha na água e deixas estar. Passado uns dois dias, afunda.

Nas instruções das que tenho, recomendam tirar passado umas duas semanas (acho).

E deixo estrar até desaparecer porque tenho muita fauna, incluindo camarões e caracóis.

Ah! São muito boas para os camarões.

Ok, coloquei uma folha no aquário para ver no que dá. São com estas coisas que me deparo com as limitações do aquário. A folha é quase do tamanho dele lol

O meu manómetro marca 1 BAR de saída. Há quem regule para um pouco mais. Isto depende também da cerâmica do difusor.

Mesmo que por omissão venha regulado para uns 3 BAR, suponho que possas regular. Todavia a válvula de agulha vai permitir uma regulação mais precisa.

3 BAR não é nada de especial e um tubo bom tem obrigação de aguentar.

Quando se enrosca o regulador na botija, a rosca do regulador deve de estar desapertada. Só depois é que apertas para começar a saír o gás. Isto evita um disparo do ponteiro e pressão repentina nos demais elementos.

Ainda ando em estudos.

Descobri outro site em Inglaterra. Não sei já conheciam este

http://www.co2supermarket.co.uk/co2-regulator-dual-gauge-solenoid-magnetic-valve-vertical-valves-p15.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes corta-las lol tbm da para por folhas secas de carvalho

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta manhã o meu aquário parece um chá, por causa da folha lolol

Como ainda me dava vontade de meter uma palhinha e partilhar o chá com a fauna, decidi tirar.

 

Tenho estado em contacto com a Co2art e com a Co2 Supermarket e é incrivel a prontidão e detalhe das respostas.

É mesmo uma outra dimensão comparativamente com isto por aqui.

 

Bem, ambos confirmam que posso perfeitamente adaptar a solenoide ao meu regulador, desde que meta a extensão de metal.

Se optar por utilizar um tudo para a união, disseram-me que é garantido a 100% que vai estourar, seja com que tubo for.

Simplesmente não há tubo que aguente a pressão que se irá forma entre a solenoide e o regulador.

Na co2msupermarket recomendaram-me a solenoite em baixo com a extensão de 24mm:

http://www.co2supermarket.co.uk/solenoid-with-needle-valve-for-co2-planted-aquariums-p228.html

 

Ou seja, Solenoide com com válvula de agulha + extensão + portes = €30,98. Não é nada mau.

 

Agora a dúvida com que fico é em relação ao eventual aquecimento da solenóide com o corte do fornecimento de co2 e respectivo acumular de pressão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ja gastas-te ai uma nota um pouco grande para 20L de aquário.

Isso do CO2 so te está a dar dor de cabeça mas vamos la vero final disto.

Espero e o CO2 fiquei impecável pois o aquário merece =D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo contigo.

 

Comprei um kit de co2 por €12, daqueles de garrafa, que se revelou ser uma autêntica caca de pombo. Como dissestes e bem, isto é um aquário só de 20L, logo não pensei que fosse preciso mais. Afinal não só é preciso mais, como é preciso melhor.

Como tal e pesando diversos factores, concluí que o kit ista de 0.5L, que comprei, seria a melhor opção dentro do enquadramento pretendido.

 

De facto foi a melhor compra que fiz e em termos estéticos é perfeito. Agora, há pormenores aqui e ali que carecem de ajuste. É natural...

Estes ajustes poderão no final resultar no custo de um kit todo xpto. Sim é verdade!

Mas o kit todo xpto jamais terá ou teria a aparência estética deste kit ista 0.5L.

 

Aqui só fiz um mau negócio e foi aquele kit de €12. O que são €12?????

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao estou a falar de 12€ nem do CO2 estou a falar do aquario num todo.

Mas 12€ sao 12€ e sinceramente esse mau negocio de 12€ tinha ido para outra coisa melhor, aparentemente bem melhor. Foi o que tinha dito no inicio, o barato sai caro. 12€ nao é o pior, imagina que tinha sido 200€?

No geral ja foi alguma coisa para esse aquario.

Mas como tas no inicio é normal.

 

Talvez na proxima montagem tudo seja mais certeiro visto que ja estas a ter a maior parte do material.

Sinceramente imagino esses aquario bem bonito, principlamente com a A.mini no meio e acicularis atras. pois moitas n tou a ver esse aquario com isso mas tambem deve dar.

 

como andam os parametros da agua?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Djuganight,

 

Eu não diria que esse sistema de Co2 (de campânula) foi dinheiro deitado fora.....até porque se tiveres a tua botija vazia sem ter como recarregá-la no dia ou nos dia seguintes como já me aconteceu, ter esse sistema vai-te safar do pior..... acredita no que te digo, eu estive com a minha botija desligada 3 ou 4 dias por ter dificuldades em encontrar o-rings para o redutor e só me safei com o Co2 de campânula ;)

 

"...guarda o que não precisas, mais tarde te fará falta!"

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.