Como bombear agua para o piso de cima????


Recommended Posts

para fechar a torneira axo k n e necessario correria nem uma mangueira das finas... podes usar uma torneira simples para os filtros (axo porque n sei se com a pressao akilo n rebenta ou solta -se ou uma coisa assim.)

Gonçalo Valente

 

Nao sei o que é mais estupido se a estupidez ou os estupidos (lol)

tiago2-piada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que o meu caso nem é ter torneira ou não, é mais, como passar água de baixo para cima, de um aquário para um outro recipiente por exemplo?

Confesso que não compreendo o teu problema... Podes especificar melhor?

 

Posso claro. Com uma torneira, a água tem pressão suficiente para subir um andar, logo de uma maneira ou de outra há-de haver uma solução.

 

No meu caso, estou a tentar engendrar um esquema para tratar a água e reciclá-la, mas a minha casa tem dois andares e se funcionar terei de fazer TPAs do aquario de 240L do andar de baixo para um recipiente no andar de cima. Logo, aqui não posso usar torneiras, tenho de inventar um esquema para fazer a água subir, e não tenho ideias. Pensava que uma bomba qualquer me íria resolver o problema, mas aparentemente não têem força para subir um andar.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leste o que eu escrevi na minha 1ª intervenção neste tópico?

 

Sim, Paulo. Li. E obrigado pela dica, uma vez que não fazia a minima ideia de que havia pré-filtros desse género. Ainda não entrei na "Aquariofilia avançada", sabes?

 

O que eu estava a questior realmente era se havia alguém por aí que colocava a agua directamente da torneira sem qualquer tratamento, uma vez que tinha lido isso noutro tópico acerca do assunto, que estava a ler na mesma altura, acabei por ficar com a ideia de que essas respostas tinham sido dentro deste tópico, e acabei por ir atrás... Desculpa a confusão...

 

Nota mental: deixar de snifar os flocos antes de os dar aos peixes...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o problema da correria tens duas hipoteses:

-> Se estiveres a usar uma bomba electrica, colocas um fio da bomba te a ponta da mangueira e pronto.... usas um interruptor!

-> Se não usares bomba compras um saida da mangueira com torneira, que é como faço !

 

Já agora.... podes sempre colocar agua directa da torneira, se a agua sair sobre pressao e com muito "estardalhaço" o cloro sai todo.!!! Tambem tens de pensar que uma TPA a quantidade de cloro introduzida sera diluida pela agua que la esta baixando a concentraçao! Conheço pessoas que tiram a agua directamente para o aquario à pressao !

Eu tambem é directo da torneira... mas vem sem cloro porque é do poço ;):arrow:

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na casa da aldeia tenho uma bomba de agua electrica e tira a agua do poço com 15 metros de profundidade, o unico problema neste caso seria o caudal enorme......ou seja tem de haver um motor que puxe a agua do andar de baixo para o de cima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá carissimos, só uma pequena perguntinha que também vem no sentido da conversa! É que eu tinha ideia que a àgua com 24h de repouso ficava livre  do cloro. É verdade?

 

 

sim é...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Paulo Duarte tens alguma ideia da relação, do preço do KDF-C (Coarse mesh), que em parece ser o indicado, comparativamente com os produtos especificos para aquáriofilia?

É sem dúvida muito mais prático ter um sistema em que podemos introduzir a água directamente, sobretudo em aquários de grandes dimensões.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Um cartucho de KDF + carvão activado, adaptador de torneira e 10 metros de mangueira ficou-me por cerca de 30 €. É suposto fazer 12 000 litros de água.

O caudal é bastatante baixo, o que é vantajoso para não haver choques de temperatura. Enquanto tenho um aquário a encher, vou tirando água do outro

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha bombas que elevam a agua a essa altura, o problema é que são bombas submergiveis (penso que seja as que o regal estava a falar)

custam 50€ aproximadamente. assim, basta teres um deposito de agua no quintal, e uma tomada no sotão (para ligares e desligares a bomba quando estiver cheio), e uma janela, para passarem os canos e o fio electrico.

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso usar qualquer tipo de mangueira?? Falaram-me de um tubo ou mangueira de silicone para evitar possíveis contaminações pelos materiais da mangueira. É assim, ou é exagero?

 

Mangueirita de jardim :idea: , até da mais baratinha serve, uma vez que a água não vai estar sob pressão.

A não ser, que na extremidade da mangueira queiras colocar daqueles punhos de jardim para fazer rega, desta firma podes abrir a água no piso de baixo e quando chegares lá acima, basta agarrar no punho e fazer "rega" para o aquário, neste caso convém comprar uma mangueira que aguente a pressão da água, ou pode rebentar... :wink:

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Sinceramente para um aquario de 90 litros e para tpa's estou a achar confusão a mais.

 

Eu tenho uma situação identica com o aquario no piso superior da casa onde não tenho torneiras. Comprei num armazem de bricolage dois jerricans de 20 litros que têm uma torneira no fundo. Um para a agua usada, outro para a agua limpa. Custaram ± 6 euros cada um.

 

Tenho forma de colocar o jerrican por cima do aquario para fazer a descarga pela torneira podendo regulá-la para uma descarga lenta por forma a minorar o impacto.

 

No teu caso 20 litros é superior a 20% o que para tpa's já é uma quantidade razoável.

 

Abraços

ZéNéo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso 20 litros é superior a 20% o que para tpa's já é uma quantidade razoável.

 

Boas zeneo.

O que se calhar consideras confusão acaba por ser a opinião de cada um que leva a um resultado final. A tua, por exemplo, é mais uma (boa) ideia. Eu limitei-me a explicar o meu problema e a agradecer qualquer ajuda na sua simplificação.

 

No meu caso particular, a minha vida é muito complicada pelo facto de:

a) não ter nenhum reservatório (ainda... se calhar a tua ideia ajuda mais que o que pensas) na parte de cima.

b) ter uma escada em caracol apertada a ligar as divisões

c) fazer TPAs de 20 a 30 lts por semana (esta é a minha opção) e ter usar 2 garrafões de 5 lts para cada viagem (escada apertada + gajo com 150 Kgs = impossibilidade de usar mais garrafões ou peso para as viagens pela escada). Assim, são (eram, antes da utilização do tubo para retirar a àgua) 2 garrafões para baixo cheios (10 lts) e volta vazios, mais uma a duas viagens do género, e só depois disso o inicio das viagens para cima com eles cheios. Mais as viagens para limpar o filtro e os vidros. É uma mão para as coisas e outra para me segurar... No final o cansaço é tanto que há dias em que a lógica de manter o aquário nestas condições chega a ser questinada.... Mas sempre ganha...

 

Por isso a pergunta. E se a questão da bomba de agua está já um pouco de lado, a do adaptador de mangueira para a torneira, com um jerrican de 20 lts para reservatório cheers começa a tomar forma.

 

De qualquer forma, mais uma vez obrigado por todas as ajudas e pela troca de ideias entre todos. Acho que não me têm ajudado só a mim...

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação paulo.

Realmente parece-me muito mais prático introduzir a água directamente, do que andar para trás e para a frente com baldes(no meu caso) a dar cabo das costas.

Tenho impressão que vou mudar para esse sistema e passar a deitar a àgua das TPA's directamente para o jardim...o que seria relativamente normal se eu não mora-se no 8º andar :P

TubarãoVerde grita: "Aqui vai água!!" cheers

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser um disparate, mas ontem ao passar por uma obra lembrei-me deste tópico:

 

Um fulano estava em cima de um andaime no primeiro andar a limpar a parede com uma pistola de pressão.

Certamente a mangueira não seria a original mas sim uma mais comprida, mas estas máquinas vendem-se agora por tuta e meia, a forma como pulverizam facilita a evaporação do cloro e a máquina dá sempre jeito pra lavar o carro e janelas cheers

 

Quanto ao jerrican de 30 litros, porque não um pequeno aquario dessa capacidade ao lado?

Serviria de reservatorio para a agua repousar (com a vantagem de ter uma superficie com maior área que o jerrican) e também é sempre útil para quarentenas (ou plantado fica sempre bonito e serve como maternidade/infantario).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um fulano estava em cima de um andaime no primeiro andar a limpar a parede com uma pistola de pressão.

Certamente a mangueira não seria a original mas sim uma mais comprida, mas estas máquinas vendem-se agora por tuta e meia, a forma como pulverizam facilita a evaporação do cloro e a máquina dá sempre jeito pra lavar o carro e janelas ;)

 

Para o carro e janelas é optimo, mas para os nossos peixes... :D

Tenho uma karcher e já por duas vezes que tive problemas com fugas de àgua, e se há fugas de àgua também pode haver de óleo uma vez que elas são lubrificadas. Eu não arriscava. :cry:

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) e se há fugas de àgua também pode haver de óleo uma vez que elas são lubrificadas. Eu não arriscava. :D

Não me tinha ocorrido isso :cry:

 

Realmente é verdade, agora já não me parece nada boa idéia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se há fugas de àgua também pode haver de óleo uma vez que elas são lubrificadas.

 

Pode e há...

 

Isso acontece frequentemente na Estão de tratamento na barragem onde trabalho, por isso exixtem oleos que podes pegar na lata e mete-la a boca... o sabor é que não é agradavel LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...por isso exixtem oleos que podes pegar na lata e mete-la a boca... o sabor é que não é agradavel LOL

 

Coitados dos nossos peixinhos... :D

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

al_finete: o melhor mesmo é puxares a água para o piso superior! não é nada dificil e nem te vai custar uma fortuna! precisas de calha tecnica para esconder o tubo, tubo multiPEX e dois acessórios, depois é só instalares! o multiPEX é rigido mas dá para moldar à mão! assim evitas bombas, jerricans, etc etc.

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.