O que mudariam nas medidas do aquário e porquê


Bringer

Recommended Posts

Acho que este é um tópico que pode ajudar na escolha de um novo aquário.
Certamente que muitos de nós já se arrependeram por não ter optado por outras medidas, sejam maiores, menores, ou simplesmente com um formato diferente.

Por exemplo o meu caso.
O meu aquário tem 65x35x35. O comprimento foi escolhido tendo em conta uma calha de 60cm.
Se o mandasse fazer de novo, talvez mantivesse a largura ou aumentaria mais 1 ou 2cm.
O que modificaria seria a altura, pois as plantas saiem frequentemente para fora de água.
Gostaria que tivesse 37 de altura em vez de 35.
E vocês, o que teriam optado de diferente?

Cumps.

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aumentares 2 cm não vai mudar nada de nada em relação ao aquario, o meu tem 50 de altura e as plantas tb saem da agua com frequência. Se queres manter os 60cm experimenta fazer por 60 45 45 já ficavas com uma litragem interessante e com uma profundidade interessante para certas montagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, não faria grande diferença em relação às plantas.

Mas não iria aumentar em muito a litragem e a distancia da luz ao solo não aumentaria muito.

Acho que tendo rm conta o meu espaço e a calha que tenho 65x40x40 seria porreiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo, tenho um de 65Cx30Lx35A que tentei descolar o vidro da frente e colar em cima (a ver se me fiz entender). Ou seja o que queria fazer seria alterar para 65Cx35Lx30A, mas pura e simplesmente correu mal. É um aquário de kit e os vidros estão colados pelo que não consegui fazer nada do que queria e ainda por cima agora não consigo vedar o aquário e fica sempre a verter água.

Neste caso preferia mais espaço em termos de solo do que em altura dado que quero fazer reprodução de Apistos.

Tudo depende do que queres fazer. Se pretendes ter plantas de caule precisas de altura, em aquascaping é sempre melhor ter mais largura precisamente pelo facto de poderes dar maior profundidade ao layout....

Tive um aquário com 120x60x60 e as plantas também saiam for a de água, Alternantheras, Heterantheras, Ludwigias, etc.... e sempre achei espectacular as plantas virem fora de água. Deixava mesmo que acontecesse por ficar maravilhado com o aspecto geral.

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bons dias! Fica a minha experiência.

 

Há uns bons anos surgiu a oportunidade de comprar um aquário bem barato e nem pensei duas vezes.

O aquário tem 1m de frente, mas é biselado - na minha opinião, erro descomunal. Para além disso tem uma enorme tampa que me limita em muito a quantidade de luz que lhe posso colocar. Tirar a tampa fica feio porque tem um travamento idêntico à tampa em baixo.

 

Por alto o aquário tem 1,00 x 45 x 50.

Visualmente nem é um rectângulo óbvio (as tampas adicionam altura e não ajudam), nem é um quadrado. O resultado final da conjugação destas medidas com as tampas e com o formato hexagonal dá qualquer coisa que nunca me chegou a deixar satisfeito.

 

Tenho encomendado um 120x50x50 só vidro e estou na esperança de, desta vez, não me arrepender! :)

 

Espero que sirva de ajuda para alguém que esteja indeciso em forma/tamanho e/ou aquários com tampa ou não.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar a minha preferência, mais na vertente do aquascaping...

Gosto de aquário mais largos que altos, permite layouts mais complexos, mais "3D" e permite dar uma profundidade muito maior!!!

 

Neste momento tenho um com sensivelmente 110CX40Ax50P e se fosse agora ainda o colocava mais profundo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais