The Scorpium


Miguel Simões

Recommended Posts

Boas,

Conforme prometido hoje é dia de novas fotos, infelizmente a encomenda das plantas veio um pouco trocada :(, não tenho vermelho nenhum, isto é, não veio a ALTERNANTHERA REINECKII MINI nem a MYRIOPHYLLUM SP. RED.......para já só verdes, mas não descanso enquanto não houver vermelhos por aqui :)

large.20151009_203152.jpg.703cfc1495fd3b

large.20151009_203037.jpg.8dac95c3df3c56

large.20151009_202858.jpg.e09da4a5330640

Entretanto já foram cortadas as duas ELEOCHARIS SP, que já se encontravam com os caules a apodrecer, vamos ver se elas rebitam.

Este é apenas o 8º dia.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

quais foram as plantas que adicionaste? Apenas consigo identificar a matogrossense, não dá para perceber se no tronco é um musgo ou fetos, parece-me o trident, é?

 

no substrato parece uma lilaeopsis, acertei? Se quiseres vermelha arranjo-te umas podazitas de ludwigia mini super red, ficava aí bem.

 

abraço,

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/10/2015 at 21:45, A. Ferreira disse:

boas,

quais foram as plantas que adicionaste? Apenas consigo identificar a matogrossense, não dá para perceber se no tronco é um musgo ou fetos, parece-me o trident, é?

no substrato parece uma lilaeopsis, acertei? Se quiseres vermelha arranjo-te umas podazitas de ludwigia mini super red, ficava aí bem.

abraço,

abraço,

Vivas António,

Esqueceu-me completamente de mencionar as plantas que vieram trocadas, acabei por colocá-las todas, era para devolver mas era estragar....as plantas são:

VESICULARIA FERRIEI(WEEPING MOSS) >> no tronco
MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE RED >> atrás do tronco, centro
MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE >> atrás do tronco, lado esquerdo
ELEOCHARIS ACICULARIS MINI >> encostado às pedras e ao lado do tronco
LIMNOPHILA SESSILIFLORA >> atrás do tronco, lado direito

As que ficaram em falta (avermelhadas) foram:

ALTERNANTHERA REINECKII MINI >> para colocar no espaço vazio abaixo do tronco

alternanthera.jpg

MYRIOPHYLLUM SP. RED >> para colocar no fundo do lado da montecarlo (esta tenho de a ter, é lindíssima)

64c9cc9fab2017c9b73958ee616f4f8d_1024.jp

Penso que fica bem assim.

Em relação à ludwigia mini super red, sim ficava bem, mas qual a altura que essa planta atinge?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem conseguido o design...

Será que para evitares que o substrato passe pelos buracos para a areia daria resultado usares uma meia de mulher cheia com substrato encostada as pedras e depois escondida por baixo desse substrato para fazer uma barreira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem conseguido o design...

Será que para evitares que o substrato passe pelos buracos para a areia daria resultado usares uma meia de mulher cheia com substrato encostada as pedras e depois escondida por baixo desse substrato para fazer uma barreira?

 

Obrigado André,

 

Eu matutei várias idéias para evitar esse pequeno problema, mas vai ser difícil manter a areia limpinha, vai passar sempre alguma coisa, por baixo do substrato colei umas pequenas barreiras de esferovite no fundo a delinear o caminho e nesse esferovite colei as pedras, isto apenas para tentar evitar que as raízes passem para o caminho.

 

Mesmo que colocasse essa meia como dizes, já conheces as caridinas, elas vão encarregar-se de misturar algum substrato na areia :sorry: esse vai ser um trabalhinho extra que vou ter :naughty: .

 

A intenção da eleocharis acicularis mini é tentar tapar esses buracos e com ajuda das raízes "bloquear" o substrato para não ficar tão solto.

 

Vamos ver se estou certo no que digo ou se nada valerá apena :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também quero meter Manado e à frente do barco fazer uma praia com areia branca e preta, mas a presa é maior e fica em cima com o tempo, e pelo que vejo os ottos e os red cheerry vão. Me misturar tudo.

 

Já vi algumas num site holandês uma peneira madeira in home que usam para peneirar dentro de água mas não sei como fazem acentares as coisas. No sítio certo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Lusky..

 

O teu aqua está a ficar cada vez mais giro,estou a gostar muito,eheheh.

 

Cumps,

 

In Paradise!!

 

Obrigado Janekinho!

 

Ainda bem que agrada ;) em relação às fotos deveria ter esperado até hoje para as plantas tomarem a sua posição livre e natural como estão hoje já todas rebitadas ;)

 

 

Boas Lusky

Isso está a ficar com muito bom aspeto...

Eu plantei ontem a minha montecarlo e também a reineckii mini espero conseguir mantê-lo...

Cumps

 

Olá Filipe,

 

Muito obrigado, já agora onde compraste a tua reineckii mini? se é que posso saber claro...

 

Como foi a experiência de plantar a montecarlo? :).....ui ui né? :) , a minha já tem uma semana vejo as raízes todas a furar o substrato de dia para dia, no entanto sinto em alguma partes o início do possível melt, vamos ver.

 

Cumprimentos a todos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A montecarlo dá uma luta tremenda mas lá consegui...:)

A minha foi comprada na ecoarium aqui em Gaia.

Vinha em vitro e também dá um bocado de luta mas é das minhas plantas favoritas.

Eles também vendem online. As plantas têm uma qualidade fantástica.

A montecarlo comprei no olx.

Uma dúvida : começaste logo a fertilizar?

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A montecarlo dá uma luta tremenda mas lá consegui... :)

A minha foi comprada na ecoarium aqui em Gaia.

Vinha em vitro e também dá um bocado de luta mas é das minhas plantas favoritas.

Eles também vendem online. As plantas têm uma qualidade fantástica.

A montecarlo comprei no olx.

Uma dúvida : começaste logo a fertilizar?

 

Cumps

 

Sim conheço a Ecoarium, também faço encomendas online, eles têm produtos que é muito difícil haver em outras lojas online, e preços tb muito bons.

 

Comecei a fertilizar ao 2º dia apenas com o tropica especialized (um pouco mais que a dose recomendada), hoje estou a fertilizar dia sim (micros) dia não (macros), não fertilizo à sexta e faço tpa de 40% ao sábado. (esta tpa de 40% ao sábado será só durante as primeiras 2 semanas do ciclo, depois será 10% à quarta e 20% ao sábado, dependendo dos testes)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dúvida é que a tropica diz para não fertilizar na primeira semana mas também já tinha visto em outros sítios que se deve fertilizar desde o início daí eu ter perguntado.

Não tiveste problemas com algas?

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dúvida é que a tropica diz para não fertilizar na primeira semana mas também já tinha visto em outros sítios que se deve fertilizar desde o início daí eu ter perguntado.

Não tiveste problemas com algas?

 

Sim eu também já li em algures para não fertilizar na primeira semana, apenas deixei passar 48h, depois comecei a fertilizar e até hoje (9º dia) não tenho qualquer indício de algas no aquario, não sei se será relevante mencionar mas fiz 2 tpa's de 10L durante a primeira semana (amónia muito alta), e ontem após colocar as plantas mais um tpa de 10L.

 

Resta saber daqui para diante, até porque as algas começam a atacar na segunda ou terceira semana, por isso ainda não estou livre :unsure2:

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acho que vou começar a fertilizar. Para já vou usar o flourish e flourish Excel que já uso até encomendar algo na Solaqua.

É Co2 usas?

 

Sim uso, 2/3 bps durante 5 horas por dia (as primeiras 5 horas de luz), em relação à flourich nunca usei não sei se é competente ou não.

 

Se tiveres de mudar de fertilizante recomendo-te os da tropica são muito bons.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi num tópico aqui no fórum recomendarem os da Solaqua com a vantagem que através de um mail tens o mais indicado para o teu caso.

O Co2 é mais ou menos isso que uso.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Hoje coloco algumas fotos das plantas que já estão na sua forma natural.

large.planta1_1010.jpg.61918c424c21a1842

large.planta2_1010.jpg.81663d3c15e110092

large.aqua1010.jpg.d8641ccab36a7a651b071

Efectuei também os testes à data de hoje com diferentes marcas:

Teste JBL (tiras)

NO3 25 mg/l

NO2 0 mg/l

GH 7ºd

KH 8ºd

PH 7.2

CL2 0 mg/l

Teste Nutrafin

PH 7.2

Amónia 0.6 ppm

Teste Aquatest

NO3 20 mg/l

Pergunto-me se é normal ainda ter amónia no 9º dia de ciclo?!

Algumas sujestões?

Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que sim. Até às 2 semanas pode haver o pico de amónia, penso eu. Mas dá-te por contente que tu ainda vez resultados. Já eu quase que tive que andar a adivinhar a ou tive um ciclo relâmpago ou ele vai tão lento que não aparece nas leituras lol. De qualquer forma, como já tenho um pouco de nitratos, vou já começar a avançar com a adição de novos habitantes. ;)

 

Já agora, com o que é que tiraste as fotos?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que sim. Até às 2 semanas pode haver o pico de amónia, penso eu. Mas dá-te por contente que tu ainda vez resultados. Já eu quase que tive que andar a adivinhar a ou tive um ciclo relâmpago ou ele vai tão lento que não aparece nas leituras lol. De qualquer forma, como já tenho um pouco de nitratos, vou já começar a avançar com a adição de novos habitantes. ;)

 

Já agora, com o que é que tiraste as fotos?

 

Taiko,

 

Estás com quantos dias de ciclo?

 

A fotos são tiradas de um Samsung Galaxy Core e de um Wiko Cink Peax.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficaram bem jeitosas, as fotos.

 

Eu já vou quase com 1 mês e meio. Faltam-me ainda umas espécies de plantas e vou começar a comprar os peixes, em quantidades de 5/6, começando já por 5 caridinas japónicas.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficaram bem jeitosas, as fotos.

 

Eu já vou quase com 1 mês e meio. Faltam-me ainda umas espécies de plantas e vou começar a comprar os peixes, em quantidades de 5/6, começando já por 5 caridinas japónicas.

 

Sim senhor, nada melhor que paciência e um ciclo bem feito ;)

 

Eu no teu caso sendo de 200L acho que poderias colocar mais inquilinos de cada vez, até 10 penso que estás seguro.

 

Lusky quando vais colocar os primeiros inquilinos?

 

Enviado do meu LG-H420 através de Tapatalk

 

Boas Kundstregan,

 

Ainda tenho que esperar, só vou a 9 dias do ciclo, mais ou menos daqui a 10 dias volto a fazer testes e consoante os valores é que irei determinar a introdução das caridinas.

 

Entretanto ainda me faltam 2 plantas, terá de estar tudo pronto para receber os meus habitantes ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez. Realmente, já lá tenho 1 betta, 2 neritinas e vou meter 5 caridinas. É capaz de não fazer mal.

 

Boas taiko,

 

Está descansado não irá fazer mal nenhum, só devemos ter cuidado com o tempo de intervalo em que colocamos mais inquilinos, temos de dar tempo para a colónia de bactérias se multiplicar para dar conta da quantidade de detritos adicionais dos novos habitantes.

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.