Calha LED Zetlight Lancia ZP4000


Recommended Posts

Há males que vêm por bem

O meu aquário de 200 litros com tampa, estava com 4x39w T5 e apesar de ter uma boa combinação de lâmpadas, tinha a fauna sempre escondida e notoriamente incomodada, não obstante, a temperatura da água subia 2°C e a tampa escaldava

Há cerca de uma semana, o balastro morreu, tinha a régua com água no interior

Andei a pesquisar e num dos patrocinadores do fórum, na ecoarium, encontrei uma calhas LED aparentemente porreiras e com um preço interessante... e lá teve de ser :)

Logo vi uma grande vantagem, podia conservar a tampa do aquário pois elas eram estanques (IP68) e traziam incluídos uns apliques T5 ou T8 para usar nos suportes das lâmpadas T5 L8 ou T8, para além dos apoios laterais para colocar no topo.

As calhas Zetlight Lancia ZP4000 tem duas versões, uma para plantado e outra para água salgada, dentro destas tem várias medidas, são muito finas, e toda a estrutura é feita em alumínio, dando um aspeto muito agradável e dissipa eficazmente o calor.

Há a possibilidade de funcionar com interruptor incluído, ou com timer de tomada, mas Ainda há mais Podemos adicionar um recetor por calha e um controlador que pode controlar várias calhas.

O controlador será programado fazendo os ciclos da luz solar deste do nascer, ao por do sol, até ao moonlight, sendo possível programar os tempos de cada fase conforme quisermos.

Há ainda uma opção que simula a passagem de nuvens bem como das fases da lua, sendo que a intensidade irá variar, tendo por base o calendário, as estações e as fases da lua.

Tinha algum receio que a luz fosse fraca, mas fiquei positivamente surpreso com o resultado.

No meu caso, como tinha a régua com os suportes T5 para 39w, adicionei umas calhas técnicas de 30x12 para posicionar melhor as calhas e fiz a furação para instalar os suporte nas medidas equivalente a T5 l8 ou T8 +/- 106 cm, nesta medida, pois há maior e mais pequenas.

 

Quem tiver aquários antigos com régua T8 ou aquários da aquatlantis ou jewell com T5 L8, nem precisa de DIY, a medida é certa...

A fauna agradeceu muito, não levam aquele choque com tudo a ligar abruptamente, não tenho peixes escondidos e as corydoras os machos começaram a cortejar as meninas.

Gosto da difusão da luz e da cor dos peixes e das plantas e estas estão a crescer bem, não aquece comparando com as T5.

Estou tão satisfeito com este upgrade que não lhe encontro defeitos.

Características de destaque da calha Zetlight Lancia ZP4000-1047 Plant (a versão que tenho, ainda há maior) :

- 42W
- 84 LED brancos 6500k
- 14 LED azuis curva de cor 465-485nm
- 28 LED vermelhos curca de cor 620-630nm
- 3500 lumens
- Estanques IP 68
- Apoios de topo extensíveis
- Apliques para usar em réguas T5 L8 ou T8 no interior da tampa
- A possibilidade de programação e automação.

Eu tenho isto tudo vezes 2 ;) para os meus 200 litros.

Deixo um vídeo a mostrar a adaptação que fiz da régua e a mostrar o ciclo que programei, passando por todas as fases no modo DEMO de forma acelerada.



Ressalvo que as transições no modo normal não são percetíveis levam cerca de 5 minutos, muito suave mesmo.

Caso a eletricidade falhe, quando voltar, a luz inicia muito ténue e faz um aumento gradual até chegar a intensidade que deveria estar naquele momento do dia.

Até agora 200%, vamos ver a evolução das plantas.

Abraço Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a questão ou a dúvida?

boas,

 

acho que o Pedro está apenas a dar o seu feedback da calha.

 

cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro sabe-me dizer se a calha Zetlight Lancia ZP4000-1200 Plant tem iluminação suficiente para um aquário plantado com plantas ditas "fáceis" (echinodorus,anubia,etc...)? O aquário em questão terá as seguintes dimensões 120x50x50. Desde já obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A 1200 é maior que a minha. E para a altura do teu aquario e para as plantas que pretendes pode ser suficiente, mas...

 

Mas nada como ligares para a loja e questionares.

 

Também tinha muitas dúvidas pois experiência com led não tinha, mas o Luis da ecoarium orientou-me da melhor forma. Fala com eles ;)

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que uma não será suficiente apenas pela questão da profundidade (50)do aquário, não me refiro a altura.....

Mas duas dá com toda a certeza e nem precisas de as ter no máximo, tendo a vantagem de mais tarde quereres um plantado mais exigente e só precisas de aumentar a intensidade....

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu bem me parecia... sou um leigo mas do que tenho pesquisado achei o preço relativamente baixo para ficar bem servido de iluminação. Há alguma calha (em vez destas duas em simultâneo) que aconselhe para um aquário com estas características que falei anteriormente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a dizer que não dá..... Mas que é muito melhor com duas devido aos leds terem menos abertura.....

Mas fala com o Luis que ele diz até que medidas ela abrange....

  • Votar + 1

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz até difunde com bom ângulo e considerando a altura do aquário menor que meu sendo essa calha maior que as minhas, eu acho que deve dar,mas fala com eles.

Se não for indicado também te dizem logo.

Sobre a tua questão, já existe alguma coisa em LED, mas por este valor, com esta qualidade, com estas valências, com este tamanho (6 cm largura por 2cm de espessura) e com este look eu não encontrei por isso comprei estas.

Mesmo que tivesse um aquario sem tampa, não queria um sarcófago em cima do aqua e ia para estas. Não esquecendo a economia não só nos consumos, mas em lâmpadas.

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

????

 

 

boas,

 

acho que o Pedro está apenas a dar o seu feedback da calha.

 

cumps,

As minhas desculpas mas sempre pensei que este forum era para duvidas e pedidos de ajuda e não para "feedback", mas pelo vistos estou enganado.

 

Cumps

  • Votar - 1

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

As minhas desculpas mas sempre pensei que este forum era para duvidas e pedidos de ajuda e não para "feedback", mas pelo vistos estou enganado.

 

Cumps

 

Este forum serve para tirar dúvidas, partilhar conhecimentos, mostrar o que temos e tudo o mais desde que não infrinja nenhuma das regras.

 

Aqui o Pedro Bernardo decidiu partilhar com quem queira ler a sua experiência sobre uma calha de leds que comprou. Assim outros interessados podem contar com a sua experiência enquanto consumidor e assim estarem melhor informados na decisão de compra.

  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boa tarde,

Como esta a correr a experiência com essas calhas??
As plantas aceitaram bem.
Vi que também tens o controlador achas que vale apena o investimento tens os ciclos lunares configurados ??

 


​Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O ciclo diário e noturno ele até faz com apenas uma calha de leds.
Precisas é do controlador e no teu caso 2 receiver.
Anda da ordem dos 360€ tudo. Duas calhas de Led e 2 receivers e 1 controlador.
Mas não precisas das duas ZP4000 para as medidas do teu aquário basta 1 fica na casa dos 225€ o conjunto completo.

Comprei uma para o meu tem uma luz muito forte e abrange todo o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já algum tempo que não vinha cá, muito trabalho....

 

As plantas desenvolvem-se muito bem, logo no factor iluminação nada de negativo pelo contrário, tem todos os aspectos positivos que anteriormente já referi...

 

Os ciclos funcionam com uma ou várias dezenas de calhas... Eu tenho duas, mas também funciona com mais calhas em vários aquários, claro que o investimento para uma calha num aquário pequeno torna-se significativo, mas é brutal!

 

A fauna como também referi adora e não leva o choque das T5 a se ligarem ao mesmo tempo, como também já referi a temperatura gerada é insignificante comparada com as T5... Só posso aconselhar, pois gosto e passado este tempo de utilização não tenho nada a apontar de negativo!

 

Pouco depois de colocar as calhas estava assim:

 

20150511_141558_zpsqggy5qoz.jpg

 

 

Agora (com algum descuido nas podas) estava assim:

 

20150729_141408_zpsrft9d9nc.jpg

 

20150729_141351_zps1rize2x9.jpg

 

 

Deixo um foto do novo aquário ainda em desenvolvimento, e claro com estas calhas...

 

IMG_8974_zps4mntrdnt.jpg

 

Grande Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Com o controlador conseguimos definir, por exemplo, que a calha ligue na potência mínima os brancos e durante duas horas aumente até aos 90% depois se mantenha nos 90 durante três horas e a partir daí diminua até ao mínimo?

 

Tapatalking

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou em viagem não consigo ver...

 

Mas se bem me lembro os períodos são definimos conforme quiseres e em cada período o número de leds que estão ligados e intensidade.

 

Depois confirmo e mando MP com o link do manual em pdf

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente. Estava a pensar encomendar na quarta para ver se a entrega calha na minha folga.

Já agora também estou bastante satisfeito com a minha no entanto gostava que os leds vermelhos se fizessem notar um pouco mais.

 

Tapatalking

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais