TAZ

Membro
  • #Conteúdo

    520
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por TAZ

  1. Estas a fazer bem, 2ml de solução(água 4dKH) e as gotas do reagente. As plantas normalmente conseguem absorver nutrientes de qualquer uma das formas e com Amazónia e as cápsulas que colocaste não me parece que o problema seja esse.Na minha humilde opinião e tendo já ouvido o mesmo de quem percebe bastante mais que eu, como já tive oportunidade de te dizer, o Co2 é muito importante para as plantas de tapete como a eleocharis e outras, aperta com o co2 e dá mais um pouco de tempo. O resto está muito bom.
  2. TAZ

    Duvida Kit CO2

    Sofia, sinceramente a minha opinião é para gastares dinheiro a comprar esse tipo de kit fazes tu o Co2 caseiro, que é exactamente isso que estás a comprar, e sendo tu a fazeres, fica-te por 2 ou 3 euros. Tal como o A.Ferreira e o Bringer disseram se não puderes/quiseres ir para um pressurizado, eu no teu lugar fazia o caseiro, basta procurares e perguntares aqui no forum que encontras as "receitas" para isso facilmente.
  3. Em relação ao substrato acho que optas-te bem já que os DYI podem ser complicados de "acertar", em relação a lista de plantas que apresentas a única que vejo mais exigente é a Cuba, esta tens que ver que condições tens em termos de iluminação e se vais colocar Co2.Podes ver neste link http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hemianthuscallitrichoides'Cuba'(048B)/4477 as necessidades dessa planta.
  4. TAZ

    Scape no more!

    António obrigado pela resposta e pela gentileza , nunca tinha ouvida essa teoria da absorção pelo estado gasoso sempre a aprender, já usei reactor num aquário grande de 120*50*50 para ajudar a rentabilizar o mais possível o Co2 que apresentava sempre o drop checker verdinho e nunca vi tanto pearling como agora num 80*40*40 em que uso difusor cerâmico, e realmente aquilo, ao fim de umas 3 horas de começar a injecção do Co2, parece uma 'rave' de bolhas. Em relação a não molhar as mãos, poder podia mas não era a mesma coisa .png' alt=':biggn:'> .png' alt=':biggn:'>
  5. TAZ

    Scape no more!

    Caro António, parabéns está muito bem conseguido, adoro a simplicidade com que o tronco 'enche' o aquário. Não deixe cortar o tronco custe o que custar, se for preciso eu ofereço-me para ajudar a prender os musgos .png' alt=':biggn:'> .png' alt=':biggn:'> .png' alt=':biggn:'> Faço apenas uma pergunta, no setup vi que refere Co2 em 2 vias, sendo uma com reactor e outra com difusor, alguma razão em especial para isto? Boa sorte, e espero que consiga confirmar todo o potencial que esta montagem apresenta.
  6. As minhas desculpas mas sempre pensei que este forum era para duvidas e pedidos de ajuda e não para "feedback", mas pelo vistos estou enganado. Cumps
  7. Qual é a questão ou a dúvida?
  8. Não te esqueças que quando se compra um filtro, não é para usar 5 ou 6 meses, é para usar anos e ai a questão do consumo vai pesar, e lá se vai a diferença de preço, e Eheim eu sei que dura tenho um 2213 a trabalhar a 10 anos, e apenas levou veio, o-ring e um rotor por parvoíce minha o ter deixado cair. Outra questão, os Sunsun trazem matérias filtrantes?Qual a qualidade, comparativamente com a Eheim por exemplo, ou JBL?
  9. A questão é simples, tens Co2, aumentaste a iluminação e não estás a fornecer o "alimento" que falta, que é a fertilização, ou seja do trio de factores necessário ao desenvolvimento das plantas, só estás fornecer 2 equilibradamente(aparentemente co2 e luz), quando tinhas menos luz o alimento(macros e micros) disponíveis no aquário eram suficientes para o metabolismo que as plantas atingiam com a luz e co2 que fornecias, agora ao aumentares a luz, estás a permitir ás plantas uma metabolismo maior, mais rápido, pelo que o alimento disponível não é suficiente, e assim sendo as plantas estão a crescer com carências, a solução é aumentares o alimento disponível através da fertilização liquida.Começa devagar com pouco e com a evolução das plantas vês o que necessitas de adicionar.
  10. Só é pena é o consumo de 66W do 404B ou mesmo os 55W do 304B, comparado com os 16W dos 2073/75 e 20W do 2217, e a questão da qualidade quando comprado com um Eheim ou um JBL por exemplo o e1501 que também foi aqui sugerido por outro membro.
  11. Podes fazer isso sem problema, as colónias de bactérias estão nas matérias filtrantes, ao passares para o filtro novo não tens qualquer problema.
  12. Eheim classic 600(2217) ou então Eheim 2073 ou até o 2075, qualquer um destes tem menor consumo que o experience e mais ou menos a mesma capacidade para materias filtrantes.
  13. TAZ

    Lampadas 45W

    Ainda bem que conseguiste resolver isso, e vindo do Rui está óptimo de certeza, só fiz a sugestão das 39w pela questão do preço das lâmpadas, mas assim sendo acho que ficas bem servido de certeza, e sempre ficas com um pouco mais de luz. Em principio não será luz demais, e sempre tens alguma liberdade para uma ou outra planta um pouco mais exigente.De qualquer maneira segundo a tabela no site da Aquaeden luz fraca para 180lts são 91w tu tens 90W, portanto é luz fraca adequada a um low tech, de qualquer maneira estes valores são indicativos porque muitas vezes a qualidade dos balastros, lampadas, reflectores influenciam e muito a "qualidade" da luz que fornecemos ao Aquario, se fores para chinesices muitas vezes nem metade do anunciado elas produzem, algumas ficam ainda aquém da metade do que supostamente deviam.Resumindo a minha opinião é que estás muito bem servido para o que pretendes fazer nesse aquário. Podes ver a tabela que refiro no link: http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_8.html
  14. Bom dia e bem vindo de volta ao "vicio". Vou tentar ajudar, no que perguntas e indo por partes Tendo em conta os 105 litros desse aquário, para mim a opção será sem qualquer duvida um filtro externo, eu optaria por um eheim 2215(classic 350, 620lt/h)) ou no mínimo um 2213(Classic 250, 440lt/h), eu tenho um 2217(classic 600, 1000lt/h) num aquário de 128lts, falo desta marca porque é a que sempre usei e confio e conheço a qualidade, há outras que o pessoal que usa também está satisfeito. Substrato se queres um plantado convém usares fértil por baixo e um bom substrato por cima, o que uso no meu é ADA é no meu entender o melhor que se pode comprar, não é barato, como tudo o que tem qualidade, mas é muito bom, aqui também há outras marcas de preços idênticos com as quais se consegue igualmente bons resultados(Elos, Trópica poe exemplo) se quiseres espreita a Aquaeden(http://www.aquaeden-shop.net/ ) patrocinadora do forum e se tiveres disponibilidade de lá ir sais de lá com um curso intensivo de plantados. .png' alt=':biggn:'> Co2, mais uma vez o melhor que podes arranjar é o pressurizado, e num plantado se quiseres condições para manter qualquer tipo de planta é fundamental.Podes também ver na Aquaeden o kit que vendem para ficares com uma ideia do material necessário e preços (http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2609&pageNum_AquarioRS=0&idcat=247&cat=&subcat=&menu=63 ) Iluminação, como todas as outras partes igualmente importante, agora tens opções para todos os gostos e carteiras, desde fluorescentes aos Leds, para esse aquário poderás equacionar Compactas(http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1781&pageNum_AquarioRS=0&idcat=4&cat=&subcat=&menu=5 ) ou leds (http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2709&pageNum_AquarioRS=1&idcat=239&cat=&subcat=&menu=1 ) isto são exemplos não uqer dizer que sejam estas, estas são muito boas opções. Findo isto, pesquisa muito e pergunta ainda mais, que aqui no forum tens muita gente com muito bons conhecimentos disposta a ajudar.Aproveito também para te dizer que refiro a Aquaeden por ser uma loja de excelência com e uma referência para o pessoal dos plantados. Cumps
  15. Fábio ainda bem que resolveste a situação, mas haverá ainda mais alguma coisa que não está a 100%, poderá ser o próprio motor que esteja cansado(o que não acredito tenho um 2213 com 12 anos e ainda bomba as mil maravilhas), ou o rotor, uma vez que colocaste um veio novo se puderes compra também o rotor porque esse rotor deverá já estar desgastado(por isso é que continua a fazer barulho a trabalhar) e provavelmente vai te dar cabo do veio num instante, quando comprares o rotor, este já vem com um veio novo, aconselho-te a retirares o veio e rotor, limpar muito bem a "cavidade" onde se encontram, e depois montar os novos.Se puderes também não perdias nada em montar um o-ring novo, que se esse estiver danificado e não vedar bem passa algum ar que é o suficiente para fazer barulho e reduzir o caudal, podes até experimentar isto 1º antes de comprar o rotor novo porque o o-ring é mais substancialmente mais barato..o que fica para dentro) Acho que só assim irás resolver o teu problema a 100%, trocando também o O-ring e rotor como refiro atras. Aqui podes ver o que acontece aos rotores com o tempo me com o estarem a trabalhar em veios estragados ou partidos http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.plantedtank.net/forums/attachment.php%253Fattachmentid%253D14451%2526d%253D1247671630&imgrefurl=http://www.tropicalfishforums.co.uk/index.php?topic%3D28643.0&h=672&w=800&tbnid=WVaYTf-lYPpfRM:&zoom=1&docid=MSKDN53axsToCM&ei=9S01VfTdPMfjaMnggLgE&tbm=isch&ved=0CDcQMygvMC84yAE
  16. TAZ

    Lampadas 45W

    Vou-te dizer o que provavelmente já sabes, esse material encontras todo na Aquaeden, é o unico sitio que conheço que tem para esse tipo de lampadas, e se vais ter que trocar balastro porque não colocares para lampadas de 39w que depois te sai mais em conta, se vires no site da Aquaeden, tem lá uns kits que incluem tudo o necessário para a instalação a um preço bastante melhor do que a compra em separado.Em baixo tens o link para os kits que falo 4*39w T5 por exemplo, se quiseres outra coisa, fala com o Rui, que ele aconselha-te bem. http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2541&pageNum_AquarioRS=0&idcat=20&cat=&subcat=&menu=31 Loja 100% de confiança, como muita gente daqui do forum pode atestar.
  17. Vai para o 300, sem duvida, eu tenho um 2217(1000 lts/h)num aquario de 80*40*40 128 litros, como o A.Ferreira disse filtragem nunca é demais, e há sempre maneira de controlar o fluxo, se bem que num ecco pro 300, acho que nem vais ter essa necessidade.
  18. As que tenho também vieram da Aquaeden, o Rui costuma ter, dão perfeitamente para o que pretendes, liga para lá e pergunta se têm disponíveis, e depois tens a hipotese de passar por lá e aproveitares para conheceres a loja, e acredita que vais dar a viagem por muito bem empregue, ou então de certeza que te enviam isso pelos ctt. Cumps
  19. Realmente alguma coisa está mal com o filtro porque eu tenho um 2217 e nem o oiço. literalmente, presumindo que compraste em 2ªmão vamos por partes, Se faz barulho, verifica o veio, o rotor e o o-ring, qualquer destas coisas pode causar o barulho e caudal fraco.O Veio e o rotor se estiverem desgastados ou partidos fazem barulho que se fartam e por não funcionarem bem, caudal nem vê-lo.O o-ring se não vedar bem entra ar e faz barulho e nunca consegues bom caudal porque nunca ferras bem o filtro. A ordem das matérias filtrantes está óptima, o filtro abaixo do aquário é normal(a não ser que seja no andar de baixo .png' alt=':biggn:'> .png' alt=':biggn:'>). Compraste sem torneiras?sem sim aconselho-te a compra de 2 pares, um par da medida 12/16mm e o outro par de 16/22mm, como já viste as medidas da saída e entrada são diferentes.Se tens as torneiras monta porque torna a manutenção 100 vezes mais fácil. Podes ver aqui como ferrar eficientemente um 2217 https://www.youtube.com/watch?v=kdbeXIqySOU Verifica todo o que te disse atrás. Se fosses de perto tinha todo o gosto em passar por tua casa e tentar perceber o que se passa, pode ser que alguém de perto se disponibilize.
  20. Os 10000k não são o ideal para plantados, usando apenas essa temperatura de cor, mas misturado com outras resulta, no teu caso como tens 3 lâmpadas tens várias hipóteses: 4200k + 6500k + 8000k 6500k + 8000k + Grolux Já usei qualquer uma destas combinações gosto de ambas, prefiro a 1º .Poderás também usar combinações com 10000k mas acho que não fica tão bom para as plantas, poderá até ser mais agradável visualmente.Para usar 10000k colocava 6500k + grolux + 10000k, visualmente fica muito bom, pelo menos para o meu gosto. De qualquer maneira quando passares na Aquaeden o Rui aconselha-te melhor que eu de certeza.
  21. Convém comprar as 3, ligas é apenas 2 ou então a 3ª menos tempo, mas isso tens que ver consoante a evolução das plantas. Quando tiveres oportunidade passa na Aquaeden, vais ver que não te arrependes.
  22. Quanto a iluminação com 3 lâmpadas de 39w, ficas muito bem servido, podes ao inicio e enquanto a coisa desenvolve começar por ligar apenas 2 e vais vendo a evolução. O melhor sitio que conheço para iluminação/lampadas é a Aquaeden, patrocinador do forum, podes ver aqui: http://www.aquaeden-shop.net/ vais lá falas com o Rui e vens bem servido de certeza tanto em qualidade como preço aproveitas e ainda consegues umas dicas preciosas de plantados, que o Rui, ou o Miguel são "mestres" e assim sendo aproveitas e trazes logo mais umas plantitas para acompanhar as lâmpadas.
  23. Consoante o que quiseres gastar eu iria para a linha classica da Eheim, talvez o 2215, o 2213 na minha opinião poderá ficar curto, tens também o Ecco pro 300, muito económico no consumo e ja trás todas as matérias filtrantes necessárias ao funcionamento, sempre tive Eheim e sempre satisfeito, a linha clássica é a prova da bala neste momento tenho num aqua de 80*40*40(128lts) um Eheim 2217 e realmente filtragem nunca é demais, depois tens a linha profissional mais cara, mas acho que para um aquario desse tamanho não justifica o gasto extra em termos de €€€'s. Tens outras marcas como a JBL e Fluval, não aconselho chinesices, aconselho Eheim porque sempre foi a marca que usei com muito bons resultados, outros terão outras opiniões. Podes ver alguns aqui: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto.php?menu=72&id=183 apenas uma questão se optares pela linha classic da Eheim compra a versão plus que trás torneiras duplas que facilitam e muito a manutenção.
  24. Não tinha reparado que já tinhas feito referência a essa questão, assim sendo está encontrada a razão da diferença de comportamento, não sendo a mesma coisa não podemos estar a fazer comparações, podem até parecer idênticas mas o mais certo é não terem nada a ver uma com a outra. Confirmo que a Stilla não deixa qualquer tipo de resíduo ou poeira, e estou muito contente com o desempenho da Stilla em termos de limpeza da água, tenho a agua límpida e completamente cristalina.
  25. Hoje fiz a TPA semanal, aproveitei e abri o filtro como disse que ia fazer retirei tudo e está impecável , não tem absolutamente, nada de poeira ou o que seja, alguma coisa não está bem com a tua, eu lavei bem a minha antes de usar e realmente trazia pó no saco, mas isso acontece com qualquer materia filtrante é normal ter que se passar por agua antes de usar, o pó tem a ver com o processo de fabrico Agora está impecável, um mês no filtro, a nova mais a que veio já usada do 2213(1 mês e meio mais ou menos) que substitui pelo 2217, quando comprei os 5 litros de Stilla comprei já a contar com a troca para o 2217 que queira fazer. Agora tenho a agua cristalina se não vir a linha de topo parece que não tenho agua, os Lily pipes da Aquaeden fazem uma circulação brutal, diria que perfeita. Tens a certeza que o teu também é Stilla? Não será alguma coisa parecida?