CHANDA RANGA: CORES INJECTADAS?


Visitante

Recommended Posts

Olá a todos.

Ontem comprei dois Chanda Ranga lindíssimos, um cor-de-rosa, outro azul claro. Fiz uma pesquisa na Net e para minha surpresa encontrei algumas informações que referiam o desolador facto de que esta espécie seria alvo de injecções de cores por motivos de embelezamento.

Fiquei chocado e dirigi-me à loja onde a vendedora me disse que não, que apenas alguns ciclídeos sofreriam estas acções, que na minha opinião são verdadeiramente aberrantes e um atentado à Natureza.

Em que ficamos? Agora olho para os meus Chanda e sinto-me constrangido porque, a ser verdade, contribuí para a propagação de um acto que acho totalmente inaceitável. (suspiro: mas porque é que não me informei antes? :shock: )

Algum input, por favor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Isto veio da Internet:

To three inches in length. In the wild eat crustaceans and insects. Often "Painted" temporarily for the aquarium interest. Susceptible to Lymphocystis. Cond.s: pH 7-8, dH 9-19, temp. 20-30C

 

Acho que na loja te deram uma informação errada... será? :?

 

Pelos vistos não são só os ciclídeos que são "injectados" com hormonas para ficarem coloridos mais cedo... :shock:

 

Eu também evito comprar peixes que sejam "modificados" com hormonas (principalmente Discus) devido ao facto de isso poder trazer problemas ao peixe no futuro.

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ni.

 

A essa técnica dão o nome de dyeing ironicamente quase parecido com morte em inglês.

 

Um conselho que te dou é transmitires estes factos à Loja onde os compraste e fazê-los ver que o lucro não é tudo, podes sempre tomar a atitude radical de nunca lá mais pores os pés.

 

Dá uma vista de olhos por estes links

 

http://freshaquarium.about.com/cs/beginner...paintedfish.htm

 

http://www.petitiononline.com/fishtank/petition.html

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei a ter Chanda Ranga. Na altura nem sabia que se podiam hormonar os peixes para ganharem a cor... Era principiante, está tudo dito. :oops:

 

De qualquer maneira, nunca os tinha muito tempo. Acabavam por morrer. Os que ficavam, com o tempo iam perdendo a cor... Cheguei a ter um muito tempo sem cor nenhuma... Era "o meu peixe transparente". :)

 

A essa técnica dão o nome de dyeing ironicamente quase parecido com morte em inglês.

 

Bem dito. A injecção de hormonas pode provocar danos muito graves no peixe conduzindo-o à morte...

 

Hoje em dia há um desrespeito muito grande pelos animais. Os principais culpados são os criadores do peixes., visto que, são eles que muitas vezes "injectam" as hormonas e esses certamente não se importam com os animais. Preocupam-se sim com os lucros...

 

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirei a seguinte informação do primeiro link disponibilizado pelo shiva_skunk, num artigo que se chama sugestivamente Death by Dyeing:

"Painted Glassfish – Created by dye injecting the nearly colorless Indian Glassfish (Chanda ranga), these are one of the hottest selling and most brilliantly colored of the juiced fish. Their lack of color makes the fluorescent paint used to color them stand out very clearly. Although the color fades over time, it lasts long enough to catch the eye of unsuspecting customers. A large percentage of glassfish die during the painting process, and those that survive are extremely susceptible to infections."

E assim se vai aprendendo...

Obrigado a todos.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

 

Tambem existem Corys injectadas com cor e outros peixes.

Ha' criadores que usam hormonas injectadas para os peixes nao se reproduzirem mais ficando eles com o monopolio!!! Isto e' muito comum, mesmo ca' em Portugal.

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, parece-me incrível que mesmo depois de o logista ter sido confrontado com o facto de estas a vender peixes com injecção de cor, não ter assumido que era verdade: primeiro se não sabe, então não está de todo qualificada para verder animais; segundo, se sabe mentiu, quando foi confrontada pelo Ni, e está a lucrar com sofrimento destes animais.

 

pois o meu input é mesmo o boicote a essa loja, na compra de peixes.

 

Será radical, não, se não vejamos, hoje compramos um destes belos peixes coloridos, que sejam umas corydoras, changaranga ou uns botias, amanhã teremos todos os peixes a sofrerem desta técnica cruel, não se pense que não será verdade. Ainda esta semana um coléga meu do jornal onde trabalho viu na reuters uns danio zebras vermelho escarlate, e claro quis ser simpático e chamou-me, ele não sabia do que se tratava, e ficou chocado, depois de lhe ter contado.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nivel de tentativas de lucrar com os peixes de aquario quse que se podia diyer que vale tudo.

uma das práticas mais comum é realemente injectar cores,mas também existem outras praticas deveras aberrantes e crueis na criuacao de peixes ornamentais.

 

desde utilizacao de elementos radioactivos (nao necessariamente plutonio :oops:) para que hajam mutacoes geneticas e possam aparecer novos peixes mutantes, como os peixes papagaio, ou alguns discos.

até a utilizacao de hormonas para acelerar o crescimento ou tornar inferteis os peixes.

 

por isso é que cada vez mais gosto das plantas, e nao dos peixes :)

 

saudacoes

Sergio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É Ni, em qualquer negócio, há sempre alguém que faz qualquer coisa por dinheiro. E isto da coloração artificail dos pexies é notícia velha... :D

E essa treta de só alguns ciclídeos serem submetidos a isso é ... treta! Acho que até é mais comum nos corydoras, e entre os chandas, a maior parte dos que vi eram mesmo coloridos artificialmente (e até acho os transparentes/'vidro' bem mais interesantes :wink: )

 

Só uma nota a propósito das mutações induzidas... Nunca tinha ouvido falar, mas não ponho em causa. Só que sobre os papagaios, acho que, embora alguns possam ser fruto disso, também há os que são simplesmente híbridos. Ou seja, filhos de um Severum com um Red Devil p.e. - v. esta página. São também, normalmente, considerados estéreis (como as mulas...). No entanto, conheço quem tenha tido uma ninhada de severum com papagaio (e eram os únicos peixes no aqua há 6 meses... :) )

 

Abraços,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma tristeza: tinha a loja como de confiança, um ponto de encontro entre pessoas que partilham uma paixão. Acho incrível que, perante os níveis de conhecimento que a pessoa daquela loja me tinha demonstrado, ela desconhecesse o facto de os peixes serem pintados. Daí que chegue à triste conclusão de que ela me mentiu mesmo... eu por exemplo desconhecia, pois sou aquariofilista há pouco tempo. Mas acho estranho que esta aberração, este atentado à Natureza passe ao lado de uma pessoa que já o é há muitos anos...

Mea culpa. (aprendemos com os erros)

Lição que tirei: acalmar os ímpetos e verificar primeiro o tipo de peixe e os requisitos/ características deste e a compatibilidade com o nosso próprio aquário antes de cada aquisição.

Abraço a todos e nunca é de mais salientar e agradecer o espírito de interajuda, de esclarecimento e de boa-vontade que povoa este fórum. Isto sim, define comunidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Má compra Ni...

Já agora um pequeno conselho, é que as chandas são peixes de água salobra...e portanto muito susceptíveis a apanhar "ictio" e outras doenças de água doce (se mantidas em água doce), tal como outros peixes (mollys, tetraodon--> baloes, abelhinhas, etc). Portanto se tiveres peixes que aguentem sal, aconselho que adiciones sal á água para que os chandas fikem menos susceptiveis de apanhar doenças.

Se tiveres outro aquário...melhor...põe as chandas aparte em água salobra! Já sofreram o suficiente ao terem sido injectadas com corantes (não são hormonas, é tinta fluorescente), ao menos agora que tenham uma vida saudável e longa.

Para todos os que quiserem comprar peixes coloridos artificialmente: Não o façam!

Os que já compraram...dêem uma vida melhor aos vossos peixes (água com condições iguais ao habitat natural e muita comida viva/congelada).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje em dia há um desrespeito muito grande pelos animais.

 

.. e quase sempre para fins lucrativos. Se fossem só os peixes a sofrer as consequencias dos actos dos Humanos, estava o mundo salvo! O problema é que o desrespeito pela vida dos animais tem extensões inimaginaveis. Parece que conseguimos ser a pior raça ao cimo da Terra capaz de infligir tanta destruição e maldade.

Sobre os direitos dos animais há muito a dizer, mas uma coisa a vida me tem ensinado; Palavras nunca são demais mas.. não chegam!

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Ainda bem que recuperou, esperemos nós.

 

Ainda mais um artigo sobre a aberração de "pintar" os peixes:

 

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/...p?article_id=72

 

Fiquem bem com peixes naturais sem corantes nem conservantes. :)

____________________________

Cumprimentos,

 

Enigma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Pode ser hemigrammus erythrozonus. Se for é a cor natural dele. :wink:

Acho q lhe costumam chamar neon rosa...mas n tenho a certeza... :oops:

 

Ve se é o destes links

 

http://home.online.no/~hotterho/erythrozonus.htm

 

http://atlas.drpez.org/view_album.php?set_...=H-erythrozonus

 

http://aquavisie.retry.org/Database/Vissen...ythrozonus.html

 

se for, entao e a cor natural...caso não seja...não sei se poderá ser alguma coloração natural... :oops: banana rock

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar em cores artificiais nos peixes isto lemra-me um artigo do publico ha pouco tempo, o GLOFISH. é um peixe que emite fosforescência natural, sim com a luz apagada ele emite a luz que armazenou durante algumas horas, tal como os ponteiros de alguns relogios de pulso etc.

 

Vao la ver www.glofish.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais