Filtro Externo. EHEIM\ JBL\ SUNSUN


Recommended Posts

Boas,


Estou muito indeciso em que filtro externo devo comprar. O limite é por volta dos 200€, o ideal seria 150€. O meu aquário JEBO de 120x47x50 tem 282l brutos. Reais creio que seja perto dos 250l. Pensei que os 750l/h a 900l/h seria suficiente, mas pelo que li parece que não. A dona da loja, à qual sou cliente aconselhou-me o EHEIM ecopro 300...


Não vou ter ciclideos do lago malawi nem do tanganyika... Em principio será um comunitário com 1 casal de escalares.



EHEIM professional 3 600

EHEIM Professionel II termofiltro 2126

Filtro Seco - Húmido EHEIM 2229 Profissional

EHEIM Profissional II,Modelo 2028

EHEIM eccopro 300


SUNSUN hw 1400l/h ou 2000l/h


JBL - CristalProfi e1500 greenline

JBL - CristalProfi e1901 greenline


Visto que os filtros rondam o mesmo preço, não consigo perceber qual será a marca mais fiável e com mais assistência. Também estou fortemente inclinado a comprar um termoestato externo HYDOR que já li que reduz o caudal..


Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas,
Estou muito indeciso em que filtro externo devo comprar. O limite é por volta dos 200€, o ideal seria 150€. O meu aquário JEBO de 120x47x50 tem 282l brutos. Reais creio que seja perto dos 250l. Pensei que os 750l/h a 900l/h seria suficiente, mas pelo que li parece que não. A dona da loja, à qual sou cliente aconselhou-me o EHEIM ecopro 300...
Não vou ter ciclideos do lago malawi nem do tanganyika... Em principio será um comunitário com 1 casal de escalares.
EHEIM professional 3 600
EHEIM Professionel II termofiltro 2126 - caro para o filtro que é, por causa do aquecimento(ainda é comercializado?????)
Filtro Seco - Húmido EHEIM 2229 Profissional - Nunca usei nenhum filtro deste tipo, não sei se trará grande vantagem o seco humido
EHEIM Profissional II,Modelo 2028 - (ainda é comercializado?????)
EHEIM eccopro 300 - Muito curto para esse aquário, muito curto mesmo
SUNSUN hw 1400l/h ou 2000l/h
JBL - CristalProfi e1500 greenline
JBL - CristalProfi e1901 greenline
Visto que os filtros rondam o mesmo preço, não consigo perceber qual será a marca mais fiável e com mais assistência. Também estou fortemente inclinado a comprar um termoestato externo HYDOR que já li que reduz o caudal..
Cumprimentos

 

 

Sunsun, nunca usei mas os consumos são sempre muito altos comparados com a concorrência, para um aquário desse tamanho e dos filtros que colocaste apenas consideraria o Eheim Professional 3 600, e os JBL's de preferência o e1901, porque os JBL's por norma perdem bastante caudal.

Acho é que também podes considerar o Eheim 2217, ou classic 600 como chamam agora, muito bom filtro resistente e durável e arranjas abaixo dos €150, não me parece que nenhum dos outros fique abaixo disso, faz 1000lt/h e leva se não estou em erro 6 litros de matérias filtrantes.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu vou dar a minha pequena contribuição.

 

Sunsun é melhor esqueceres,eu tive um e nunca mais quero outro...Não arranjas peças para eles e é tudo muito frágil.

 

JBL nunca tive por isso não posso opinar.

 

Eheim,dos que usei e uso,até agora estou muito satisfeito com eles e existem peças à venda para eles.

O melhor seria um que faça uns 2000L/h ou então 2 de 1000L/h cada.

 

O Eheim 2217 só faz 1000L/h e só 1 é pouco para um aquário de 250 L/h.É apenas 4 vezes a litragem do aquário.

Deve-se ter um filtro que faça no minimo umas 6/7 vezes a litragem do aquário.

 

Eu já tive um aquário parecido de 260 litros e tinha um filtro de 1000L/H de um lado,mais 1 filtro de 500 L/H do outro lado.Posso dizer que não era má filtragem,mas se tivesse 2 de 1000L/H era bem melhor.

Mas o meu aquário também era de Discus,que sujam muito...

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas respostas!

 

David

 

Então mas é mesmo necessário um filtro que faça 2000l/h ? Não é um bocado exagero um filtro que faça 6 ou 7 vezes o aquário por hora? Para ter meia dúzia de escalares e uns barbos, um ciclideos anões será necessário assim tanto?

 

TAZ

 

Quanto aqueles filtros que questionaste se eram comercializados, eu falei pelo que vi no OLX e pelo que estou disposto a gastar que será por volta dos 150€.. E dentro desse valor há muitos filtros semelhantes, mas quanto às marcas estou a perceber que EHEIM será a melhor opção... !?

 

 

Obrigado, cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

estou no mesmo dilema que tu apesar do meu aqua ser só 200/l, do que tenho apurado em fóruns e em lojas chueguei ás suegintes conclusões (atenção que são conclusões pessoais):

 

ponderei eheim, fluval, jbl e mais tarde tive conhecimento do sun sun

 

jbl - perde bastante caudal e é complicado arranjar peças.

 

sun sun - só recebem daqui a 2 meses +-, arranjam todas as peças, mas gasta muita energia e é considerado muito frágil no geral.

 

fluval - dos melhores filtros que conheço e uso (o meu tem + de 10 anos) mas não tem todas as peças de substituição ou será dificil encontrar algumas

 

eheim - dos melhores filtros (senão o melhor) têm todas as peçinhas que se precise mas tem um preço a condizer, dos mais caros.

no meu caso só pondero o a linha prefessionel 3, não gosto da linha classic. (esta ultima quase que impingida por vários comerciantes, possivelmente até é um bom filtro mas não gosto da falta de cestos nem do design e no meu caso poderá vir a ter que ficar fora do armário.

 

como vês estou na mesma embora já só tenha que decidir entre dois, eheim e fluval, se a diferença de preço for 10~20€ até dou a mais pelo eheim caso contrário continuo com fluval.

Editado por cadaleo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Não é nada exagerado,conforme disse o filtro deve fazer no minimo umas 7 vezes a litragem do aquário,mas quanto mais melhor.

Olha que só a meia dúzia de escalares,já suja bastante.

 

Procura aqui pelo fórum,na área de classificados,que deves encontrar algumas opções e mais baratos.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os JBL perdem caudal pois vem equipados com esponjas que servem como pré filtro, dá muito geito pois basta limpar/trocar retirando a cabeça do filtro.

com essas esponjas faz com que as restantes materias filtrantes pouco se sujem.

no meu caso não uso essas esponjas e o caudal é muito bom. ficando com tempo de manutenção semelhante aos restantes filtros de mesma capacidade de outras marcas.

Eheim só usei o classic e detestei, boa filtragem mas manutenção e ferrar é para esquecer.

 

sunsun nunca tive, mas tive um tetratec serie EX que é exactamente a mesma coisa pintado noutra cor e com pequenas diferenças de pormenor.

tive um 3 anos, vendi a um amigo e ainda hoje trabalha sem problemas.

o consumo do modelo de 1000 lt/h é inferior ao de um eheim classic da mesma litragem...

peças existem todas ao pontapé no ebay alemão, penso que rapidamente se arrangem.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho eheim jbl e fluval e não tenho duvidas que para esse aqua com esse orçamento o melhor é o 1501.

 

O teu aqua nao tem 250 lts reais mede o espaço interior e desconta mais 10 a 15% de volume que o substrato e decoração ocupam. Mesmo que fossem 250 os 900ltsh reais do jbl dão conta disso.

 

Se tivesse mais orçamento aí podias meter um dos eheim com termo incluído sempre dispensavas o aquecedor nos tubos a reduzir caudal.

 

Esquece a ideia desse logista o ecco pro nisso é muito pouco ele deve estar a olhar apenas para o que a marca diz e na prática isso é sempre pouco. Se fosse suficiente o que as marcas dizem o 1501 dava para 700lts e para mim no maximo dá para 300.

 

Não confundam filtragem com circulação nem circulação bruta com real. Quem fala em 5 ou ate 10x os litros do aqua por hora está a pensar em bruto ou com exagero tremendo. Reais para mim 3 a 5x dependendo da fauna é mais que suficiente em termos de filtragem se depois a fauna for tipo Malawi ou outros que gostem de correntes fortes é meter bombas de circulação não é a filtragem que tem de fazer essa corrente toda senão as bactérias mal se conseguem fixar nas matérias.

 

Tapaquê?!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a dizer que para 250lts de aquario um 2217 dá perfeitamente, a filtragem não pode ser só vista pelos litros hora, de nada serve ter um filtro de 1500 litros hora se tiver apenas 2 litros de matérias filtrantes, um 2217 com boas matérias filtrantes dá conta do recado sem problemas, para um comunitário com escalares.

Mantive durante bastante tempo um aquario de 300litros, com 10 escalares, um cardume de mais de 30 bebados, 30 corydoras, 6 ancistrus e muito plantado, com um eheim 2073, que faz 1050 litros hora sem nunca ter tido qualquer problema.Não concordo é que precises de 2 filtros de 1000 litros hora para um aquario de 250litros, isso não concordo é claramente um exagero.

Fica a minha opinião, haverá outras a considerar, sem ver a questão do preço o que escolheria seria o Eheim Professional 3 600 sem qualquer duvida, o Eheim classic 600 faz-te quase a mesma coisa por um pouco menos dinheiro, em relação ao ferrar nunca percebi a dificuldade de algumas pessoas mantenho filtros da serie classic á varios anos nunca tive problemas em ferra-los. é simples e em caso de duvida basta uma volta pelo youtube como podes ver aqui um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=kdbeXIqySOU

  • Votar + 1

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é dificil, mas não é nada pratico..

 

isto sim é pratico.

e o facto das materias estarem em gavetas tambem ajuda bastante na manutenção.

 

 

Isso é prático até certo dia...

 

Eu tive um sunsun igual ao do primeiro video,até parece porreiro e prático,mas o material é todo mito frágil.

 

Esse JBL também é muito prático,mas até certo dia que vais tentar apertar a patilha para aquilo sair tudo e olha,não consegues ou consegues,mas partes a patilha.

 

O Tetratec não posso opinar muito,tive um mas por pouco tempo e o tempo que tive,não deu problemas.

 

Em relação aos eheim,tenho 2 a trabalhar e não tenho problemas nenhuns em ferrá-los.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho eheim jbl e fluval e não tenho duvidas que para esse aqua com esse orçamento o melhor é o 1501.

 

O teu aqua nao tem 250 lts reais mede o espaço interior e desconta mais 10 a 15% de volume que o substrato e decoração ocupam. Mesmo que fossem 250 os 900ltsh reais do jbl dão conta disso.

 

Se tivesse mais orçamento aí podias meter um dos eheim com termo incluído sempre dispensavas o aquecedor nos tubos a reduzir caudal.

 

Esquece a ideia desse logista o ecco pro nisso é muito pouco ele deve estar a olhar apenas para o que a marca diz e na prática isso é sempre pouco. Se fosse suficiente o que as marcas dizem o 1501 dava para 700lts e para mim no maximo dá para 300.

 

Não confundam filtragem com circulação nem circulação bruta com real. Quem fala em 5 ou ate 10x os litros do aqua por hora está a pensar em bruto ou com exagero tremendo. Reais para mim 3 a 5x dependendo da fauna é mais que suficiente em termos de filtragem se depois a fauna for tipo Malawi ou outros que gostem de correntes fortes é meter bombas de circulação não é a filtragem que tem de fazer essa corrente toda senão as bactérias mal se conseguem fixar nas matérias.

 

Tapaquê?!

 

Eu não confundi nada...

 

Agora tu é que te contradizes a ti próprio.Primeiro o Ecco pro não chega nem o 1501 e depois dizes que 3x a litragem é suficiente.Em que ficamos?

 

Mas mesmo assim,aceitando o que dizes,acho que é melhor comprar logo um bom filtro,que faça à volta de 2000L/H do que comprar um filtro fraquito e depois ainda ter que comprar bombas de circulação.Isso significa gastar mais dinheiro desnecessário e ter mais coisas dentro do aquário desnecessáriamente.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David vai ler melhor. Onde é que disse que o 1501 nao chega para este aquário? o que disse foi claro e tu até citaste... como não leste bem repito que atendendo ao orçamento indicado para mim o 1501 é o melhor filtro dos que conheço e tenho para este aqua.

 

Disse que o 1501 não dá é para os 700lts que a marca diz dar, isso é diferente.

 

Quanto ao ecco pro é só fazer contas as 3x no mínimo para um aqua de 200/250lts são 600 a 750lts por hora e isso o ecco pro não faz em real pois é certo que nenhum filtro faz o anunciado pois é testado em vazio só com a bomba a funcionar sem tubagens nem elevação nem matérias a atrofiar a bomb, logo os supostos 750lts/h do ecco pro 300 em real debitam o quê? 400... 500 no máximo.

Editado por S.S.
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico pessoal. Muito obrigado pelas opiniões e ajudas que me estão a dar.

 

O meu aquário tera 230 lts reais. Vou apontar para os 1500 lts/h que seram 6 a 7 vezes mais, e vou comprar um filtro novo da EHEIM que me parece a melhor opção.

Quanto ao preço mantenho a mesma ideia, nem que tenha que ser a linha classic, que também não me agradava muito, mas pronto.

Obrigado a todos ! 👍😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais umas achegas....

O filtro também depende grandemente do tipo de aquário. Se tiveres um aquário plantado como deve as necessidades de filtragem são muito mais reduzidas. As plantas fazem grande parte do trabalho.

 

O que quer que compres compra com qualidade, esquece os chineses. Falo por experiencia própria quando um filtro dá para o torto pode dar para o muito torto e não estou a falar de avarias. Por isso qualidade é essencial.

Eu por exemplo tenho um eheim classic 2213 que vai na sua alegre adolescência...quase quase a fazer 15 anos e apenas levou um rotor. O pessoal também dá bom feedback dos JBL.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais umas achegas....

O filtro também depende grandemente do tipo de aquário. Se tiveres um aquário plantado como deve as necessidades de filtragem são muito mais reduzidas. As plantas fazem grande parte do trabalho.

 

O que quer que compres compra com qualidade, esquece os chineses. Falo por experiencia própria quando um filtro dá para o torto pode dar para o muito torto e não estou a falar de avarias. Por isso qualidade é essencial.

Eu por exemplo tenho um eheim classic 2213 que vai na sua alegre adolescência...quase quase a fazer 15 anos e apenas levou um rotor. O pessoal também dá bom feedback dos JBL.

Também sou da mesma opinião vale mais comprar com qualidade, mesmo um bocadinho mais caro do que ter que comprar duas vezes.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca experimentei muitas marcas, mas de todas as que usei a Eheim é a que tem claramente maior durabilidade. Tive aquários com filtros JEBO, TetraTec e Eheim. Os primeiros usei-os apenas durante 2 ou 3 anos e acabaram por começar a perder o caudal e a fazer mais ruídos. Agora só tenho um Eheim 2224 (comigo já vai fazer 15 anos, mas já o adquiri em segunda mão) e a única coisa que tive de comprar para ele foi o veio de porcelana onde assenta o rotor, e foi por parvoíce minha que o parti ao limpar. O único senão para mim é o facto de ter só 2 cestos para separar as materias filtrantes, mas de resto, tudo excelente, caudal sempre excelente, 0 de ruídos.

  • Votar + 2
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

aproveitando este topico deixo aqui um conselho aos utlizadores do JBL

esta conversa de os JBL perderem caudal deixou me a pensar que até teem alguma razão...

hoje com tempo para manutenção geral ao filtro tpa etc etc

decidi desmontar tambem a peça que liga os tubos ao filtro

desmontei na totalidade para por um pouco de vaselina nos oring e valvulas de esfera que fazem o "aquastop"

com tudo desmontado permite a limpeza de um lado ao outro com escovilhão, qual não foi o meu espanto!

tinha tanta mas tanta porcaria entre a valvula e a curva quem queria acreditar no que saiu lá de dentro.

voltado a montar et voilá, bruto caudal novamente biggrin.png' alt=':biggn:'>

chave de estrela, 4 parafusos, um escovilhao ,vaselina e em menos de 10 minutos e ficam com um filtro novo :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dei um ponto positivo ao ptuga mas me enganei... não concordo. JEBO e EHEIM, e os JEBO ainda uso passado 6 anos e o EHEIM 2213 já está encostado há muito!!! O problema dos jebo é que terão tendencia a ter perdas de agua, ruido não me parece... só se não se saber mexer/ou o que é um filtro. O eheim é Dinheiro tao mal gasto que tenho que divulgar, custou-me 90 euros na altura. já tem uma peça partida e entope de forma tão facil que é um risco que torna-se inutil.

Eu penso que o custo, qualidade e beneficio está claramente do lado da JBL.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

@ João Soares

 

Deixo a minha experiência…

 

Tenho um Eheim pro 3 350 e tem trabalhado na perfeição, comprei-o por cerca de 179 euros, mas na realidade com um desconto de 20% em talão na próxima compra ficou por cerca de 140 euros.

 

Tenho também um Eheim 2213 e é simples e faz o trabalho, dá-se pela sua presença a trabalhar (pequeno ruido)…

 

Recentemente comprei um Eheim Experience 250 (a nova versão do Professional 2) e fiquei agradavelmente surpreso com este filtro.

 

Muito simples também, já trás matérias filtrantes tem sistema manual de regulação da água e é incrivelmente silencioso, mais que o PRO 3 350, por vezes tenho de olhar para o out flow para confirmar que está a trabalhar pois nem vibração se sente no filtro…

 

Para os preços que falas eu iria para o Pro 3 350 por 179 euros com 35 em talão ou o Experience 350 sendo que este custa 139 euros

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais