Código de Ética


Smaug

Recommended Posts

Depois de ter visto asneiras e mais asneiras (e eu nem devo dar conta de metade pq sou um novato) vi hoje um aqua em acrilico que não levaria mais de 5 lirtos de água, povoado com Neons e um Escalar. O dito aqua está em exposição no balcão da Ornimundo do N. Shopping.

 

Foi a gota de água que fez transbordar o copo e que me levou a escrever este post.

 

Eu não sei se a Associação Portuguesa de Aquariofilia já trabalhou nesta área ou não, mas enquanto praticante do hobby penso que faz todo o sentido criar-se algum concenso sobre a forma como devemos cuidar dos nossos peixes. O ideal era que tais cuidados passassem para as lojas e criadores mas sendo tal quase impossivel era de desejar que todos nós, enquanto entusiastas da aquariofilia que somos, juntasse-mos ideias e criassemos o que se poderia chamar de código de ética.

 

Para quem não está familiarizado com esta terminologia um Cod. de Ética é um conjunto de normas que pretende criar uma moral, uma conduta que se crê correcta para a realização de uma determinada actividade, neste caso o mantenimento em aquario de peixes tropicais. Pretende-se educar e alertar, mudar mentalidades e não ditar regras.

 

Um abraço a todos, acho que só pelo facto de discutirmos estes assuntos já vamos estar a avançar.

 

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro amigo.

esta totalmente certo,é dificil acreditar que nos dias de hoje com tanta informação,internet e outros meios,ainda podemos testemunhar tais crueldades,mas creio que o aquarismo mundial só tem a crescer daqui pra frente eu acredito que a mentalidade possa mudar,principalmente se nos como aquaristas quando vermos tais coisas chegar-mos humildemente para a pessoa e explicar o quanto é prejudicial para os animais viverem em uma situação que não sustenta nem o basico de sua sobrevivencia,parabems pela iniciativa e isso vale de alerta pra todos que participamos do forum e varios aquaristas que podemos engajar nesta luta,um grande abraço e até a proxima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

estou tutalmente de acorto com voces e para mim o edial seria abrigar pelomenos os logistas a manterem os peixes nas devidas condiçoes de agua e espaço, mas tb comcordo que isso e virtualmente impossivel e e uma grande pena que haja lojistas a fazer asmeiras crassas. no entanto acho que formular um codigo de etica e uma base de dados com as condiçoes ediais para os peixes mais comuns seria optimo.

 

acho que fizeste bem em expor o nome dessa loja e eu acho que todos os lojistas que fazem essas anormalidades devem ser expostos. eu tinha a ornimundo em boa consideraçao mas agora estou a mudar a minha opiniao.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caros amigos.

imagine como seria ótimo poder entrar em uma loja onde o vendedor saiba tecnicamente sobre os aparelhos e nos passar segurança sobre os animais,fora os mal tratos que somos testemunhas,discos pretos,peixes deformados,peixes de agua acida e mole em aquarios de agua alcalina e dura e etc... mas nos vamos conseguir.um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E assim se estragam nomes. Sem necessidade nenhuma diga-se...

 

Não que a Ornimundo precise de defesa, mas cá fica.

 

Independentemente da razão vos possa levar a discordar da actuação de um lojista, já vos passou pela cabeça nas diversas circunstâncias que podem estar na origem daquilo que viram?

 

Perguntaram? Falaram com alguém responsável? Ou simplesmente viram e reagiram em vez de agir pro-activamente? E quem chegou aqui e leu, tirou as suas conclusões começa a mudar de opinião, formalizando o seu ideal de loja má, mesmo que pelos seus olhos tenha respeito pela mesma. Acham que isto faz algum sentido?

 

Por diversos motivos tenho contactado a Ornimundo. Estamos a falar de uma cadeia de lojas que de à algum tempo para cá tem vindo a mudar os seus comportamentos a vários niveis. Não é uma lojinha familiar que comete erros atrás de erros, é uma cadeia que tem vindo a melhorar ou a tentar melhorar aquilo que pode, como pode, um passo de cada vez. Motivo de aplauso digo eu, não de apedrejamento publico.

 

Eu conheço uma cadeia de lojas onde já me venderam peixes coloridos e quando eu percebi o que eram falei com o responsável da mesma. "É com comida" dizia ele. Na mesma loja tentaram-me vender plantas terrestres, produtos estragados, de tudo um pouco. Já os vi deixarem cair peixes ao chão e voltá-los a pôr nos aquários meio mortos. Já vi despacharem cardinais que morreram (sabe-se lá porquê) para os famintos oscares logo ali ao lado. Já os vi descartarem-se de me morrerem cardumes atrás de cardumes comprados lá quando nos aquários dos mesmo esses cardumes também morrem... É claro que vou abrindo a pestana e sim, falei com as pessoas responsáveis da loja em todos estes casos e assim tería todos os dados para colocar um post aqui neste fórum a desancar numa loja que não merece o dinheiro que as pessoas lá gastam.

 

Vontade não me falta, mas não o faço e tenho dados para o fazer.

 

Abrir um tópico no fórum a pseudo-desmascarar a Ornimundo quando é das poucas que quer e está a mudar é no minimo, injusto para a Ornimundo quando o que não falta por aí são lojas miseráveis, algumas delas bem grandes e espalhadas, dessas ninguém fala e a Ornimundo parece ser um must dos ataques a lojas.

 

Desculpem o desabafo, mas é injusto.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez do post, (que de certeza ninguem lá da loja vai ler) devias ter chamado a atençao ao responsavel da loja e explicado as razões pelas quais não o devia fazer e que com aquilo só iria perder clientes. Não aqueles que compram 1 peixito de vez em quando, mas os aquariofilistas. Tudo bem que a loja esteja a querer mudar, mas se nimguem avisar sobre o que está mal, também não acredito que eles vão mudar assim á toa. Aqui a tempos vi uns peixes coloridos artificialmente e chamei a atençao á senhora da loja, expliquei que eram os mesmos peixes que ela costumava encomendar só que tinham sido coloridos artificialmente por alguem sem escrupulos, pois era um processo bastante doloroso para o peixe e que qualquer pessoa que percebesse minimamente de peixes ia abdicar de lá comprar peixes, enquanto aqueles lá estivessem. A senhora disse-me que os tinha encomendado porque lhes achou piada e nunca tinha visto. Passado uam semana passei lá e tinham sido mandados para trás. Perdi cerca de 30m a falar com a senhora, mas acho que valeu a pena.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vlad concordo

vou mesmo muito a essa loja (da sra da hora) e sei que ha la gente que sabe muito de peixes e ja evitaram muitas asneiras que eu ia fazer

 

quanto ao tal aqua tambem nao gosto de ver os peixes naquele aquario mas ha que dizer que os escalares sao mesmo muito pequenos e é normal ver pessoal a ter escalares maiores do que aqueles em aquarios de criação em que o numero de litros de agua por peixe e muito menor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pode ser normal ver pessoal com escalares em aquas pequenos mas acham isso correcto?

 

acham correcto por muito pequeno que o escalar seja estar num aqua de 5 litros?numa cadeia tao grande de lojas duvido que n haja aquarios maiores para ele estar.

 

eu n quis difamar a loja e muito menos apedrejei o nome dela. apenas disse que tinha o nome orninundo em boa, ou melhor, excelente consideraçao e comecei a mudar a minha opiniao, com isto n digo que nunca irei la, apenas digo que afinal n me parece que sejam assim tao profissionais como dizem, sublinho n me parece, n quer dizer que n sejam.tambem concordo que se vemos algo mal numa loja devemos alertar os lojistas como o vlad disse e bem.

 

vlad eu acho que se tens assim tao mas referencias de lojas devias divulgalas pois como disseste esses lojistas n merecem o dinheiro que as pessoas gastam la. e tb acho que devias alertar as pessoas que aki veem para evitar que elas sejam "intrujadas".

 

estas sao as minhas opinioes.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O principal deste post era a necessidade (ou não) da existencia de regras de conduta ética.

 

Agora quanto á Ornimundo: eu sou cliente da Ornimundo e praticamente que só compro na Ornimundo pq tenho estado 100% satisfeito com o atendimento e com a qualidade dos peixes, agora claro, a Ornimundo comete erros e eu devia ter-lhes chamado a atenção, mas ainda me arriscava a ouvir alguma resposta torta e sinceramente achei que não me iam prestar atenção. Mesmo assim devia ter falado....

 

Mas enfim, espero que esta conversa toda se encaminhe noutra direcção e deixemos a Ornimundo e os seus aquarios de acrilico para outro tópico.

 

De qualquer modo o que eu queria dizer era que o código de ética servia para educar as pessoas, não estou a querer sujerir uma palmatória ou a demolição da imagem seja de quem for.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, sem querer defender ou acusar as lojas, portugal não tem um código de ética, mas tem leis para o acondicionamento de peixes, que estipulam tamanhos minimos para os aquários :

Ver: Decreto-Lei n.º 276/2001 de 17 de Outubro especialmente o artigo 31º transcrito abaixo.

http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_...4082_1_0001.htm

 

Se acham que uma loja está em contravenção, existe um livro de reclamações e tem de ser apresentado ao cliente se este o solicitar.

Este livro tem de ser apresentado quando há inspecções.

 

Pessoalmente prefiro sempre, perguntar de forma educada o motivo pelo qual estão os peixes num aquário com aquelas dimensões e perguntar se estão ao corrente deste decreto lei.

 

Em relação a respostas tortas... nunca as admiti, nem tenho que admitir e se mas derem não custa nada pedir para falar com o gerente.

 

Artigo 31.º

 

Condições particulares para a manutenção de peixes

 

 

 

A manutenção de peixes deve obedecer às seguintes condições:

 

1) Em cada aquário devem ser indicados os seguintes dados:

 

a) O nome científico dos peixes, sempre que possível;

 

b) O grau de salinidade ou a densidade da água quando se trata de água do mar;

 

c) O Ph quando se trata de água doce;

 

d) A dureza (gH e kH) ou a conductividade quando se trata de água doce;

 

2) As condições para a manutenção de peixes de água doce são as seguintes:

 

a) Os aquários devem dispor uma capacidade de, pelo menos, 45 l, correspondente a 2 l ou a 3 l de água por 10 cm de peixe, ou seja, no máximo, 90 peixes de 2,5 cm em 45 l de água;

 

b) Não é admitida a manutenção de peixes vermelhos em aquários de forma esférica;

 

c) A água de cada aquário deve ser filtrada por um sistema de filtração, individual ou centralizado, sendo indispensável e obrigatória a filtração permanente nos casos de forte taxa de ocupação com peixes de espécies frágeis;

 

d) Os peixes devem apresentar uma respiração normal e calma, devendo o teor em nitrito (NO(índice 2) -) ser sempre inferior a 0,3 mg por litro e o teor em oxigénio ser sempre superior a 5 mg por litro;

 

e) Os aquários devem ser aquecidos de tal forma que a temperatura seja adequada aos peixes que alojam devendo a intensidade de iluminação e a qualidade da luz ser tais que o crescimento de plantas seja possível;

 

3) As condições para a manutenção de peixes de água salgada são as seguintes:

 

a) É desejável que os aquários tenham uma capacidade de pelo menos 200 l, correspondente a 2 l a 3 l de água por 10 cm de peixe, ou seja, no máximo, 90 peixes de 2,5 cm em 45 l de água;

 

b) A quantidade de água, a filtração e a aerificação da água devem ser controladas, de forma a permitir que os peixes possam apresentar uma respiração normal e calma;

 

c) A filtração permanente é indispensável e obrigatória;

 

d) Os aquários devem ser aquecidos de tal forma que a temperatura seja adequada aos peixes que alojam, devendo a intensidade de iluminação e a qualidade da luz ser tais que o crescimento de algas seja possível.  

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é a LEI já existe mas o que a ética pretende é uma "educação", uma forma de actuar civica e responsável que cumpra a lei por obrigação moral e civica e não por medo de multas. Este assunto não vai lá com leis mas sim como educação.

 

De qualquer modo eu vejo aquarios soperpovoados e com menos de 45l (então de bettas nem se fala) e quanto aos dados a fornecer sobre os peixes tb costumam estar incorrectos ou são mesmo enexistentes.

 

Coloca-se a questão sobre quem pode fazer o quê.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao código de ética ou simplesmente aos cuidados minimos que se devem ter na manutenção. mesmo que provisória e passageira, e falando das lojas que conheço e frequento digo o seguinte:

 

1º A legislação existe e seria para ser cumprida, e digamos que mesmo a legislação tem certos "buracos" que bem contornados nem sequer servem para manter os peixes em condições minimas.

 

2º Nenhuma loja cumpre a 100% a legislação, isso seria o mínimo dos minimos.

 

3º A maior parte das lojas não cumpre nem a 50% a legislação, e porquê? por falta de conhecimento dos empregados que por vezes mais valia estarem calados do que informar mal as pessoas, porque sabem que não vão ser fiscalizados, porque mesmo que saibam alguma coisa e até queiram fazer alguma coisa de bom na loja o dinheiro fala mais alto :arrow: e porque por vezes não sabem, não querem saber e têm raiva de quem sabe :D

 

Estas e outras razões levam a que muitas e muitas lojas não cumpram a legislação, não saibam informar ninguém, não tenham os peixes nas minimas condições, etc....

O mais preocupante e mais grave é que quem sofre com isto tudo não somos nós que estamos para aqui a discutir este assunto mas sim o iniciante que chega lá sem saber o que vai comprar nem o que deve comprar e que leva uma "banhada" daquelas fortes e que pode muito bem desmoralizar essa pessoa porque foi mal informada, que levou peixes que nada têm a ver com a água que tem em casa nem com o tamanho do aquário etc.... :?: isto é que é grave e que leva aquariófilos iniciantes a dizerem que têm o peixe xpto (comedor de algas japonês por exemplo) ou que comprou um determinado peixe para colocar no plantado e aquele peixe até é de águas bastante alcalinas etc...

 

Tem havido uma evolução positiva de muitas lojas nesse sentido, mas estamos longe de atingirmos o mínimo que seria exigido por quem compra e por quem gosta de ser aconselhado pelos lojistas.

Existem actualmente lojas muito boas (mesmo estas não cumprem a legislação) mas que cumprme com o principal e que tratam minimamente bem os peixes enquanto os mantêm na loja, e isto ´´e mais importante que a própria legislação, na minha opinião, mas se ela existe deveria ser para cumprir e punir aqueles que não a cumprisem com rigor, pelo menos isso seria garantia de condições minimas para os peixes.

É tudo para já e já me alarguei demais :D

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Este tema é complicado, e embora tenha acabado de chegar ao forum, conheço duas ou três gerações de funcionários da ornimundo de Braga. Todos eles ligados à aquariofilia, e todos eles cheios de boas intenções, projectos e sonhos. Algo acaba sempre por correr mal. A resposta é bastante simples e é o fulcro (na minha opiniao) de toda a questão do código de ética. A motivação deles é ganhar dinheiro. De todos os funcionários/ex-funcionários nunca nenhum teve formação sequer para distinguir os animais. Como evoluem? Aprendem com os clientes e com os colegas que estão de saida. E meus senhores estamos a falar de trabalhar num shopping... o que implica maus horários e ordenados piores. Embora a aquarofilia seja uma actividade entusiasmante, trabalhar em shoppings desmotiva qualquer pessoa por muito boas intenções que tenha.

Apenas falo na ornimundo porque é a realidade que conheço, e não por ter uma má ideia da loja, porque tal não é verdade, em braga é a 2º melhor loja (que eu conheça).

Em suma, por muito que nos custe temos aceitar que nem toda a gente tem gosto nos bichinhos como nós temos :lol:

MAS olhando para a realidade, temos também a lei... e essa podemos tentar que seja cumprida (de preferência a bem :arrow: ).

O código de ética é uma ideia engraçada, mas tenho a certeza que todos o seguimos dentro de nossa casa... aos códigos de ética só adere quem quer... se todos cumprirmos em casa, a situação é melhor do que pareçe :D , com sorte o escalar já foi vendido! :arrow:

Saudações Felinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais