five pra one

Membro
  • #Conteúdo

    581
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por five pra one

  1. boas bem os discus adultos nem sequer vao olhar para ela por ser demasiado pequena. no entanto tens em lojas de aquariofilia a vende fitoplancton que e o alimento da artemia, e ao alimentares a bixarada eles vao começar a crescer. um abraço
  2. boas os testes para medir a dureza sao o teste de GH(geral hardnes) mede a quantidade de ioes dissolvidos na agua e o teste de KH(karbonat hardnes) mede a quantidade de carbono dissolvido na agua. o teste mais importante para agua doce sera o do GH ja que mede um pouco tudo no geral. dependendo dos peixes que queiras ter o GH podera cer baixo(peixes do amazonas ou aguas acidas) ou alto(peixes dos lagos africanos) no entanto para monitorisares a qualidade da agua antes de pensares em dureza tens que pensar em monitorisares os compostos azotados dissolvidos; sao eles: amania (NH3/NH4) nitritos(NO2) e nitratos(NO3) destes 3 os verdadeiramente toxicos sao a amonia e os nitritos. um abraço
  3. boas bom para teres o teu aqua automatisado ha muitos sistemas tens uns mini computadres que fazem mediçoes de muitos parametros. tens reactores de calcio/kalk que fazem a reposiçao de agua que evapora automaticamente. temporizadores para acender e apagar as luzes automaticamente. e acho que ja ha sistemas de muda de agua automaticos. em relaçao aos preços n te posso ajudar, pois podem variar bastante. um abraço
  4. boas o ideal sera teres lampadas de cerda de 6500K que sao as de espectro mais aproximado ao do sol. no entanto ha lampadas proprias para plantas que tem incidencia nas cores azul e vermelho que sao as cores que as plantas aproveitam.
  5. boas epa isso sao claramente femeas. os machos tem barbatanas bem coloridas mesmo desde mt jovens. pelomenos os meus
  6. five pra one

    Ramirezi

    boas bem a alimentaçao que lhes tas a dar ja e mais que suficiente, mas ainda podes acrescentar a isso, mizysou kril pequeno, e alguns vegetais para ciclideos.
  7. boas se me permites acho que se tens possibilidade de ir ate ao 400 Lts vai. a diferença de dinheiro quer no aqua quer em equipamento n e grande, e os peixes de agua salgada tem tendencia para ficarem todos grandinhos,e tambem tens mais espaço para inventares a tua decoraçao. quanto maior melhor por isso deves por um aquario o maior possivel para as tuas possibilidades pois um dia mais tarde vais achar isso pequeno e vai implicar que invistas mt mais noutro aqua maior etc. quanto ao peixe dragao, e sem duvida lindissimo mas quando trabelhei no aquario vasco da gama vi ese peixe a comer coisas bem maiores que um palhaço. eles n sao agressivos mas o seu apetite e grande, tudo o que caiba na boaca e para comer em agua salgada cada peixe parece ser mais bonito que o outro, e seria uma pena n poderes por mais peixe nenhum no aqua so por causa do dragao. informa te quais sao os peixes reefsafe e vais ver que ficas deslunbrado com a sua beleza. um abraço e boa sorte
  8. boas exacto; nas minhas pesquisas foi isso tb que encontrei, no entanto se tivermos uma calha com varias lampadas o ideal sera mesmo ter a maior variedade de espectros possivel; ou seja lampadas de kelvin diferentes, que vai proporcionar um melhor crescimento da alga coralina e dos corais tambem.
  9. boas o que tu dizes faz todo o sentido. realmente a densidade populacional dos nosso aquarios e muito maior; mas tambem pensei que por isso mesmo como ja muito mais peixes ha muito mais comida para o planton e entao ele tambem se desenvolve em maior proporçao. isto foi o que eu pensei; mas realmente e natural que com tantos predadores ele n se aguente. quanto ao plancton se aguentar engarrafado tb n sei mas n ha malta que vai ao mar buscar agua e que a guarda durante meses? se o plancton se aguenta em garrafoes pk n em garrafinhas embaladas e seladas?
  10. boas bem tenho reparado que em agua salgada so se utiliza lampadas de 10000K e actinicas. no entanto n consigo perceber o porque de tantos kelvins ja que para a manutençao de plantas em agua doce as lampadas ideais seram de 6500K como sei que nos aquarios de agua salgada e preciso manter a alga coralina e ate os proprios corais fazem simbiose com algas, entao pensei que talvez as lampadas de 6500K seriam as com o espectro ideal para essas algas fazerem a fotossintese. no entanto a malta n e estupida e se so se usa 10000K por alguma razao sera. mas qual?? um abraço
  11. boas bom este topico ja esta bastante exclarecedor mas ainda assim me restam duas duvidas. sera que o plancton que e apanhado quando vamos buscar agua ao mar n prolifera no nosso aquario?? se isso acontece n vejo a necessidade de andar a apanhar plancton, porque no final das contas o nosso aquario e um ecossistema estavel, e se o aquariofilo tiver cabeça e n sobrepopulacionar o aquario devera haver condicoes para que haja uma populaçao estavel de plancton no nosso aquario. certo ou estou a dizer uma grande barbaridade?? a outra pergunta e; se for impossivel que o plancton mantenha uma populaçao estavel no nosso aquario, n ha plancton a venda "engarrafado" nas lojas??ainda ninguem se lembrou de comercializar isso?? se sim poderia ser uma boa opçao para quem n mora perto do mar, ou n tem tempo nem quer correr riscos de andar a apanhar plancton a meio da noite. abraços
  12. boas eu o o meu irmao (esgalha) estamos a pensar montar um aqua salgado. numa das minha manhas de pesquisas lembrei me que poderia haver incompatibilidades; no entanto n encontrei nada sobre isso aki no forum. entao as perguntas sao: sera que todos os corais sao compativeis uns com os outros?? quais sao os peixes que n se podem ter com corais??e porque? abraços
  13. boas o meu tem 120X50X60 neste momente tenho-o mostado com discus e bem plantado. e os 150W tao a chegar e a sobrar. claro que nos cantos n tenho tanta luz como no centro mas mesmo assim tenho bastante luz. falando em termos de reef; talvez com um bom planeamento ao nivel dos corais era coisa pa funcionar ou n?
  14. boas estou a pensar montar um reef com mais ou menos 300 litros reais, e sera que uma HQI de 150W dava para manter todo o tipo de corais?
  15. boas muito obrigado pelas vossas explicaçoes. entao basicamente a filtragem biologica a mais, e prejudicial; o que se deve fazer e retirar a porcaria(por meio do escumador) antes mesmo de ela se decompor. certo? materias filtrantes demasiado densas como as lãs n sao desejaveis pois retiram o alimento dos corais. penso que e isto.
  16. boas e problemas que parasitas intestinais ou de gualras ou de pele n ha?
  17. boas bem ha uma certa logica no que dizes; ja que a UV poderia ajudar a eleminar os agentes patogenicos. no entanto como a radiaçao UV e uma radiaçao muito energetica tambem tem o efeito de danificar os principios activos dos medicamentos deixando eles de fazer efeito na doença.ou seja e uma espada de dois gumes. espero ter ajudado.
  18. boas pois em relaçao aos corais e anemonas eu sei que a historia e outra, mas na realidade em relaçao aos peixes n se fala de grandes doenças. vamos ficar a aguardar mais respostas
  19. boas bom, ja pratico a algum tempo aquariofilia de agua doce e agora estou a pensar em entrar no mundo dos salgados. no entanto nas minhas pesquisas reparei que n se fala mt ou nada de doenças dos peixes de agua salgada. na agua doce existe muita variedade de doenças quer funjicas quer bacterianas quer parasiticas; e estou certo que na agua salgada tb havera esse tipo de doenças. entao pk e que n se fala delas?? os peixes n ficam doentes? uma vez que compramos um peixe saudavel e dificil que ele fique doente? quais sao as doenças mais comuns?
  20. boas desde ja obrigado pela tua ajuda mas eu acho que n percebeste bem o conseito de filtragem biologica, ou entao eu e que n percebi bem o que querias dizer. para mim filtragem biologica e feita pelas bacterias do ciclo do azoto.bacterias essas que estao implementadas na rocha viva ou nas bio-balls. como tu disseste os corais n se alimentam apena de calcio e luz; tanto quanto sei os polipos de coral formam uma simbiose com algas, por isso e que precisam de bastante luz. entao ainda mais me ajudas. a filtragem biologica do filtro ira ajudar os corais ja que as bacterias sintetizam os conpostos organicos em materias que os corais podem absorver facilmente. ja o excesso de lãs pode prejudicar os corais pois aprisiona parte do zoo plancton de que os corais se alimentam. certo??? o meu certo n foi ironico foi mesmo uma pergunta. e que se assim for podemos substituir parte da rocha viva por filtragem biologica.ou n??
  21. boas estou a pensar em iniciar um reef mas como gosto de me informar bem das coisas aki vai esta pergunta. segundo sei a grande funçao da rocha viva e fazer uma filtragem biologica; entao e se ela for substituida pelas seramicas do filtro? sera que n faz o mesmo e feito? sei que a rocha viva e portadora de uma grande variedade de animais detritivoros e controladores quer do fito como do zoo -plancton mas tirando isso que mais importancia tem no nicro ecosistema que pretendemos criar que n possa ser substituido pelas ceramicas do filtro?
  22. boas e isso mesmo preciso das dosagem e dos dias de tratamento. obrigado
  23. boas se metes um casal vais ter quase inevitavelmente criaçao e ai vai ter porrada forte. com ciclideos n estejas a espera que seja tudo calmissimo, eles sao teritoriais. no entanto tens especies mais calmas que outras. podes tentar por exemplo um ramirezi e um apistograma borelli, sao ambos peixes mt bonitos e extremamente calmos.