Software sobre aquarismo


Doutor

Recommended Posts

Fala pessoal : Não sei se aí em Portugal vocês têm algum software sobre aquarismo...Aqui no Brasil só temos acesso a um software em italiano e alemão (Aquarix) e temos grandes dificuldades para usá-lo (além do que é shareware !)...Por isso um grupo de aquaristas aqui resolveu desenvolver um freeware e disponibilizá-lo para todos.Queria deixar bem claro que não vizamos nenhum tipo de lucro com isso...Se alguém tiver interesse em baixar esse software (chama-se Aquarius) aqui vão as instruções :

 

Vá no link : http://users.tripweb.com.br/jmarcos/ e baixe o arquivo AQUARIUS_1.0.EXE (213Mb) que está na pasta de abertura do FTP. Este arquivo contém todos os arquivos do programa, incluindo os bancos de dados, que são os maiores e não necessitam ser baixados a cada atualização. Este arquivo já copia tudo pras pastas certas, mas convém conferir se está tudo mesmo nos lugares certos. Este arquivo ainda está sendo enviado para o Jmarcos, que vai disponibilizá-lo em breve.

 

a - Os arquivos AQUARIUS.MDB e SETUPAQUA.MDB devem ficar na pasta C:AQUARIUS. Isto é MUITO IMPORTANTE. Se não forem copiados para esta pasta, o programa não irá funcionar. Após a instalação, verifique se eles estão lá caso algo dê errado.

 

b - Os arquivos de relatórios (com a extensão .RPT) devem ficar na pasta C:AQUARIUSRELATÓRIOS. Isto também é importante, pois senão o programa não irá ler os relatórios. Mesma coisa que com os arquivos .MDB.

 

c - Os arquivos FUNDOFAQ.JPG e AQUALOGO.JPG deverão ficar na pasta C:AQUARIUS. A falta deles não compromete o funcionamento do programa, mas suas telas de abertura e do FAQ irão ficar bem mais feias...

 

d - Se os arquivos acima já estão nestas pastas requeridas, você até poderá instalar o executável do programa em outro lugar (por exemplo na pasta C:Arquivos de ProgramasAquarius), mas seria interessante que todos os arquivos ficassem na pasta c:Aquarius apenas para manter tudo num local só.

 

 

Se você já fez alguma atualização no programa, incluindo algum registro criado por você, NÃO COPIE o arquivo de instalação com os bancos de dados (use o UPDATE), pois eles serão sobreescritos com a versão básica dos bancos de dados e suas atualizações serão perdidas.

 

 

E SE O PROGRAMA NÃO FUNCIONAR???

 

Existe a possibilidade de você não conseguir rodar o programa, por falta de alguns arquivos necessários no Windows que permitem rodar programas criados no Visual Basic. São os chamados Runtimes (erros típicos são "DLL not found", e vários "Runtime Error"), e pode ser que a instalação do Runtime resolva o problema caso o programa não rode (é necessário reinicializar depois da instalação do runtime). O arquivo Runtime do Visual Basic 6 Service Pack 5 (acredito seja a versão mais recente) está em:

 

http://www.microsoft.com/downloads/details...&displaylang=en

 

Para visualizar os PDFs dos FAQs, é necessário estar conectado à Internet pois os arquivos não estão mais no HD e sim hospedados num servidor, e é necessário ter o plugin para ler arquivos PDF (Acrobat Reader) no seu navegador preferido.

 

O programa pode dar um pequeno erro nos relatórios, quando entrar na tela de relatórios vai dar uma mensagem de erro "CRPaige Library could not be found" ou algo parecido, é só clicar em OK que a tela carrega normalmente. Isso vai ser consertado na próxima versão.

 

É isso.

 

Não se esqueçam de nos avisar sempre dos bugs!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Boas,

 

 

Ora essa foi uma ideia muito boa que eu já andava para por em prática há muito, muito tempo, mas... enfim... nunca tive tempo nem paciência.

 

Estou a fazer o download e depois digo coisas.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São exelentes noticias hehe infelizmente so posso fazer o download a 1h da manha para não contar como trafego internacional.

 

Esgalha se não me engano é uma base de dados coma identificação de todos(maioria)de peixes tropicais e plantas e permite-te fazer uma pequena ficha com os peixes plantas que tens

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala pessoal... este software tem várias bancos de dados (peixes,plantas,invertebrados,corais,doenças,equipamentos,rações e lojas e sites)...O Banco de dados de peixes tem 485 peixes ,com os dados de cada um (nome,nome científico,tamanho,habitat,faixa de ph ,temperatura e dureza da água,alimentação,preço)..Tem a foto para identificação e caixas de texto para hábitos e reprodução...O bacno de dados de plantas conta com 80 plantas e é semelhante ao de peixes...Tem o de invertebrados (6) e corais (26)...Tem ainda um banco de dados para doenças e para rações e equipamentos...Tem outro banco de dados para setup dos nossos aquários com os dados básicos (ph , temperatura, capacidade , flora , fauna , substrato e equipamentos usados)...Conta ainda com a possibilidade de se postar a foto do mesmo..Tem um aquário virtual com os cálculos ( volume,quantidade de substrato,iluminação etc) e um simulador de peixes onde vocês podem simular até 15 peixes simultaneamente e comparar ph,temperatura,tamanho,tamanho ideal do aquário e família.Tem outro banco de dados onde vocês podem cadastrar seus peixes (inclusive com foto) e com possibilidade de compará-los com o banco de dados...Por último estamos incluindo as Faqs do Thekrib com orientação sobre montagem,ciclo do nitrogênio (azoto como dito aí),química da água e tratamento , stress dos peixes... Outras faqs estão sendo traduzidas e posteriormente serão incorporadas.

Fizemos isso tudo por não contarmos com nada parecido aqui...O que tínhamos era em alemão e muito complicado...Como todo programa ele pode apresentar bugs (alguns já foram corrigidos) principalmente naqueles computadores com pouca memória ou que não rodem XP (Nem Bill Gates com todo seu dinheiro e sabedoria não nos presenteou com uma versão do Ruindows que não apresentasse bugs)...

O motivo de postar esse tópico nesse fórum é querer compartilhar uma coisa útil para todos nós aquaristas e por achar que será interessante a validação desses dados sob uma ótica diferente da nossa (de país tropical) , onde um peixe pode apresentar hábitos completamente diferentes , onde um peixe muito conhecido aí não o seja aqui e vice-versa...

Estamos abertos para maiores esclarecimentos , críticas construtivas e sugestões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer coisa, também estou à disposição. Estou junto com o Doctor nessa empreitada, ajudando nas FAQs e em parte da programação.

 

Como bem disse o Doctor, o programa é basicamente uma base de dados sobre peixes tropicais, mas não só isso. Com os dados dos peixes, você poderá também através de outras partes do programa (ex. o "aquário virtual") simular a montagem de um aquário com as espécies desejadas, e verificar a compatibilidade entre habitantes, verificar se os parâmetros estão corretos, se a quantidade de habitantes está adequada ao tamanho do aquário planejado etc.

 

Já existem FAQs do thekrib.org traduzidos para o português de Portugal, talvez possamos incluir links para os referidos arquivos em futuras versões. Não os encontrei traduzidos para o português do Brasil, por isso me dispus a traduzi-los novamente.

 

Algumas coisas ainda vão ser mudadas (esta é só a segunda versão!), basicamente apenas itens "estéticos" a princípio pois o programa já está funcional. Seria importante para nós o retorno sobre o programa pelos futuros usuários, para que possamos implementar mudanças que sejam ainda mais funcionais ou de maior utilidade. Qualquer sugestão é bem-vinda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Grande avanço esse. Creio que a maior parte (senão todos) do pessoal que tem aquarios, ja pensou em fazer um programa para ter os dados organizados dos aquas.

Muitos devem utilizar folhas de excel ou parecido (tambem ja tive), depois comecei a usar o "aquarix". Primeiro em versão demo e depois acabei por adequirir a versão full.

O programa tem o Ingles que é o que a maior parte do pessoal entende e esta muito bem organizado (não quero parecer que estou a fazer publicidade).

 

Ainda não vi o vosso mas estou a fazer DL e apoio interamente essas iniciativas.

 

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

como vocês ainda não instalaram o programa, baixar a versão de 5Mb que é simplesmente um update (que aliás ainda tem bugs) não irá adiantar, pois os bancos de dados estarão faltando. Para quem nunca o instalou, terá mesmo de ser baixada a versão de 213Mb. Estou providenciando novos links e novos arquivos, em breve vou postá-los.

 

Para quem baixou o arquivo e teve o download "terminado" ou interrompido e depois verificou que o arquivo tinha um tamanho diferente no servidor do que o que foi baixado, é porque o arquivo estava sendo baixado quando ainda estava sendo enviado para o FTP, portanto seu download deve estar incompleto.

 

Este erro do arquivo OCX é provavelmente devido à falta dos runtimes do Visual Basic 6 em seu computador, ou sua versão é mais antiga do que a usada pelo programa. Tente instalar os runtimes do VB6, através do link:

 

http://www.microsoft.com/downloads/details...&displaylang=en

 

Deve ser necessário reinicializar. Talvez somente assim o problema deve ser resolvido. Como disse, estou providenciando novos arquivos de setup com todos os arquivos de sistema externos ao programa (como o .OCX mencionado) incluídos no setup, e esses arquivos serão instalados caso necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É realmente uma boa iniciativa e se precisarem de algum apoio digam entretanto!

 

No entanto vou mudar o tópico para o sub-forum conversa aquatica uma vez que é sobre software e o software contem informações mais do que apenas de peixes e invertebrados.

 

Vou tambem fazer o download e experimentar!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta quem usa o aquarix usa que versão???eu ainda estou a usar a versão demo do aquarix 4.12 alguem ja adquiriu esta versão?como fez?obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem DN eu tambem estou a utilizar a versão 4.12.... mas a full.

Tambem estava a utilizar a demo até ter acabado o trial de 30 dias...

Depois fui "obrigado" a instalar a versão completa.

 

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja fiz o download do programa mas quando clico num qualquer item do menu dá-me um erro "class not registered loking for object with CLSID:{00000010-0000-0010-8000-00AA006D2EA4}ja fiz todos os downloads que indicaste e continua na mesma!!!o que posso fazer mais obrigado :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a começar a desesperar primeiro varias mexidas no FTP fizeram com que já tenha feito mais de 500 Mb de download de ficheiros com 50 Mb / 10 Mb etc, agora consegui encontrar um ficheiro com 209 Mb quando supostamente deveria ter 213 Mb faço o Download e dá-me um erro na descompressão da aquarius.mdb, não seria possivel simplificar o download?

Por exemplo: deixar os diferentes ficheiros separados para download por partes. Eu agora só faria o download da Base de dados.

Agradeço ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais