Flocos para Discus, sim ou não?


Madiques

Recommended Posts

Tenho 2 Discus há practicamente 6 meses e a alimenteção base são os flocos.

 

Ao adquirir mais um outro Discu, decidi perguntar à dona da loja qual a comida aconselhada para os meus Discus , ao qual ela me respondeu que seria aconselhado alimentá-los de manhã com larvas ou coração de boi, a meio da tarde tubifex e só à noite um pouco de flocos. Este modo de alimentar é aconselhado visto que o Discu demora mais tempo a digerir as larvas ou outras comidas congeladas sendo então preferivel admnistrá-las de manhã.

 

Disse-me tambem que a admnistracção sucessiva de flocos, provocaria de certeza, prisão de ventre , e que os Discus não ganhariam nada a nivel nutricional com este tipo de alimentação, não sendo então aconselhável admnistrar este tipo de comida frequentemente.

 

As perguntas são as seguintes:

 

O modo de alimentar acima referido é o mais aconselhável para os Discus?

 

É verdade que os flocos não proporcionam nutrientes alguns para os Discus?

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo completamente...

Alimento os meus 2x dias com receita caseira (coração, figado, mexilhao, camarao, varias verduras...etc) , de manha e a noite. A meio da tarde, recebem um pouco de dafnia ou artemia ou vermes vermelhos...

Nnca os vi crescer com tanta saude...

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazem como quizerem apenas estou a dar a minha opiniao. Mas A comida viva ou congelada nao tem tudo que eles necessitam, nao e a mais completa. E como o saac dis quanto mais variedade e qualidade melhor.

As comidas granuladas ou em flocos de boas marcas sao estudades por pessoas entendidas para serem o mais eficases possivel, Eu dou Comida congelada, pates, granulado, vitaminas vez em quando, dafnias secas, entre outras ocasiunais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

 

Não sei se faço bem ou mal mas posso dizer que me tenho dado bem com este procedimento.

 

Tento alimentar os meus discus o maior numero de vezes por dia, apenas espaçado as refeiçoes no minimo duas horas. Nas refeiçoes dou-lhes Granulado da Sera e larvas vermelhas sempre em poucas quantidades. Como os alimento varias vezes ao dia dou-lhes sempre poucas quantidade de cada vez. Ah!! Uma vez por dia, ou uma vez de dois em dois dias dou-lhes Diskusin.

 

Deixeis de dar coração de boi pois sujava muito a água.

 

 

Que acham deste meu metodo de alimentação??

 

 

Abraços!!

 

 

P.S- Esqueci de referir que actualmente todos os meus discus ainda estão no processo de crescimento e por isso este método.

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

Taslixado, a alimentação dos ciclideos varia conforme as necessidades de cada peixe!

Não fazendo do Disco uma excepção , não alimentaria nunca um disco e um Uaru da mesma forma e são ambos de aguas acidas :oops: .

Cada aquarófilo deve pesquisar ao máximo quais as dietas para suas espécies e nunca deve generalizar, já que no mínimo a longo prazo o indíviduo em questão apresentará patologias associadas a carências nutritivas.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o Nuno indicou quais os alimentos que costuma dar aos seus peixes, gostaria que houvesse mais pessoas que compartilhassem aqui no forum qual o tipo e quantidade de vezes alimentam os peixes.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostaria que houvesse mais pessoas que compartilhassem aqui no forum qual o tipo e quantidade de vezes alimentam os peixes.

 

6,7,8,.. vezes ao dia.

:oops: mistura caseira (coração de boi, camaroes, mexilhoes, espinafres, cenoura, .....)

:D artemia

:D granulado (3 tipos diferentes)

:lol: comida congelada

:lol: comida viva (quando disponivel)

 

pouca quantidade o maior numero de vezes ao dia.

e claro, mudanças de água, pouca quantidade mas muita vezes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Sou de opiniao de que dar tres refeiçoes sera o melhor.

Por minha parte dou de manha flocos, ao meio dia larva de mosquito ou artemia congelada e ao fim do dia o pate de coraçao de boi.

Tenho lido que nao se deve dar todos os dias o pate pois que como e muito nutritivo pode atacar o figado e outros orgaos.

Sou de parecer que os flocos sera uma boa comida pois normalmente contem os ingredientes necessarios para os peixes. Tera de se ter em conta a quialidade. Eu costumava dar os flocos da Sera proprios para discus,como desapareceu do mercado passei a da granulado ou flocos de peixes marinhos.

Nao dou tubifex pois tenho receio de provocar doenças estomacais.

So de pensar como o tubifex e feito faz-me desistir.

Para quem vai de ferias sera aconselhavel habituar os peixes aos flocos pois sera mais facil que alguem de a comida, assim como utilizar o aparelho que distribui automaticamente a comida.

Ate sempre Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas malta!

 

eu tb tenho discus, e na minha opiniao tres refeicoes por dia é o suficiente, alem que uma vez por semana os "meus" ficam sem almoçar, pq estes bichinhos em liberdade nem todos os dias comem e assim quando lhes dou a ultima refeiçaõ nesse dia nao sobra nada.

Os meus de manha comem coracao de boi (por folta das 8 da manha), ao almoço dou-lhes larvas de mosquito (+/- 13 horas) e a noite dou lhes flocos(+/- 19 horas).

A alimentação dos discus tambem deve ser variada por se tiverem a mesma sorte que eu ( tenho 8 discus num aquario de 250litros) e dois deles(que ja ficaram sem comer durante 3 dias num aquario a parte) nao tocam nos flocos, por isso quanto mais for variada a sua alimentação mais certezas temos que nenhum fica sem comer.

Quanto ao tubifex nao entra na ementa dos meus discus.

 

um abraço

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello!

 

Estou muito longe de perceber bem de discus, mas tenho 3 pequenos e um deles está com um desenvolvimento excelente. Quando à dieta é composta por almoço e jantar, em que geralmente a uma das refeições lhes dou artémia e à outra flocos normais e um pouco de krill em flocos tb. Isto não é 100% certo, por vezes escapo o almoço e lá vai (embora poucas vezes) um dia ou outro em que não comem. Tenho mais peixes no aquário e sempre ouvi dizer que os deixar sem comer um dia ou outro só lhes faz é bem, isso e habituar os discos aos flocos, embora se deva variar a alimentação.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Eu alimento os meus discos com granulado para discos essencialmente, e complemento com flocos, artemia, coração de boi etc.

Parece-me que o granulado é um excelente alimento pois já é preparado de acordo com a necessidade dos discus.

 

a propósito, alguém utiliza diskusin? alguém sabe onde comprar na zona do Porto e a que preços?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ólá,

 

Os meus só comem 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, isto devido ao facto de ninguém estar em casa durante o dia... :shock:

 

Comem:

- Sera Vipan (Flocos)

- Larvas vermelhas congeladas

- Sera Tubifex

- Sera Diskus Granulate

 

Às vezes comem Sera Viformo (também gostam muito)... Vão roubar aos Plecos e aos palhaços... :?

 

Cheguei a dar coração de boi mas sujava muito a àgua...

 

Já pensei em colocar um alimentador automático mas o aqua é todo fechado. A única hipotese era colocar por dentro. O problemas era a água que evapora que podia danificar o equipamento...

 

Não é a melhor maneira... Sei que os devia alimentar mais vezes mas... é o que se pode arranjar... :)

 

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já muita gente disse que o pate de coração suja muito a agua... eu penso que não o estão a fazer correctamente.

 

Se ao picarem os ingredientes, não o fizerem demasiado "pastoso" deixar antes aos pequenos pedaços, escorrer todo o eventual liquido que possa ter, e tiverem um bom grupinho de "limpeza" no aqua, a sujeira não vai ser assim tanta... e pelo que sei é o melhor alimento que podemos dar aos nossos discos, desde que bem preparado e super completo.

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Como é que fazes a comida para os Discos?

Quais são os ingredientes?

Eu uso para além do coração de boi, espinafres, algas e algumas vitaminas, para além da Artémia que crio até ao estado adulto e um bocado de Plancton.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende do que tiver disponivel, mas da ultima vez foi algo do tipo:

- coração; miolo de camarao; mexilhao; um pouco de figado; lulas; pescada; espinafres; ervilhas; broculos; cenoura; alho; ovo cozido; vitaminas; pimentão vermelho.... deve ter sido +1 ou outro... o que importa e que e na base de 30/35 % vegetal e o resto de carnes.

 

Mas a meu ver o mais importante é nao picar demais pra nao ficar tipo puré, e juntar umas saquetas de gelatina pra dar consistencia.

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

no outro dia falei com as pessoas na Avipeixe (Campo de Ourique/Almada) sobre as comidas congeladas e responderam-me que os discus deles comem 3 vezes por dia, ao contrario dos restantes peixes que comem so duas.

 

de manhã eles dão flocos aos peixes todos, para eles terem o dia todos para os comerem e nao ficarem residuos na agua. pouco antes de as luzes se apagarem, eles deitam-lhes comidas congeladas, que segundo eles sao devoradas avidamente.

 

Como eles so se alimentam havendo luz, fica garantido que não fica paparoca a boiar nem a decompor-se.

 

nao perguntei pelos discus, porque nunca me interessei por essa especie, mas fica a dica de como estes amigos fazem, e eles têm montes de peixes a seu cargo...

 

abraço

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ppontes!

 

a propósito, alguém utiliza diskusin? alguém sabe onde comprar na zona do Porto e a que preços?

 

Eu utilizo!

Pelo que sei (não tenho certezas) acho que em Portugal só encontras na DiscusWorld do Vitor Hugo Quaresma que é em Lisboa.

Como não me desloco muitas vezes a Lisboa e quando o faço não tenho tempo para nada comprei-lhe à cobrança!

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

O Nuno Carvalho tem razão, eu tb a utilizo e só a encontras mesmo na DiscusWorld, k para ser mais preciso fica em S. Pedro do Estoril, porque já corrir várias lojas e nunca a encontrei em mais lado nenhum. Kem me referenciou esta comida foi o sr. Vitor Quaresma da DiscusWorld, e digo-vos uma coisa esta comida é adorada por todos os meus discus (até os dois k nao comiam flocos), por isso deixei os flocos e a dieta dos meus discus passou a ser o coraçao de boi, as larvas e esta comida , k tem uma particularidade muito boa nao se deteoriza com muita facilidade em se espalha por todo o aquario, o k é muito bom.

 

Umn braço

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais