Madiques

Membro
  • #Conteúdo

    101
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Madiques

  1. Também tive peixes com respiração ofegante, inclusivamente Discus, 3 morreram juntamente com 2 bótias. Depois de vários testes feitos à agua e ao Co2, não conseguia chegar a nenhuma conclusão. Finalmente e só passado umas semanas lembrei-me que poderia ser de uma porção de coral que tinha no filtro que por indicação de um profissional, e numa altura que eu fazia criação de escalres, benefeciaria a constituição ossea dos alevins. Retirei esse coral e ainda consegui salvar uns poucos peixes, incluindo Discus. Deixo aqui este relato só para alertar que a solução não é por vezes evidente.
  2. Já estou afastado deste fórum à 2 anos, agora que tenho um pouco mais tempo decidi passar por cá. Á uns 3 anos decidi fazer criação de escalares. Fiquei com aproximadamente 150 alevins num aquario de 120 litros. à medida que atigiam um tamanho aceitável ia vendendo a várias lojas. Um dia quando estava a alimentá-los com mistura de "coração de boi", sendo que normalmente triturava antecipadamente para facilitar. Acidentalmente caiu várias porções maiores que o devido e infelizmente quatro dos escalares mais bonitos que tinha, engoliram tudo aquilo de uma forma que achava impossivel. Passado dez minutos tinha esses 4 escalares tombados, pouco tempo depois estavam mortos. Notem que nessa altura tinha mais 70 escalares e só esses alimentaram-se forezmente e todos os outros mantiveram-se normalmente sem nenhum tipo de problemas. Desde aí quando me perguntam se os peixes morrem por comer muito digo que sim. Claro que os peixes aparentemente não estoiraram mas por dentro acredito que sim.
  3. Eu já passei pelos mesmo que estás a passar! Coloquei um novo Discu junto de outro que esteve sozinho no meu aquário durante dois meses, escusado será dizer que passado pouco tempo o que já lá estava começou à " porrada" com o novo. Fiquei como tu, cheio de medo, que o meu novo Discu fosse morrer de tantos maus tratos. Decidi então colocar o mais velho e territorial sozinho num aquário hospital (de castigo). Passado um mês voltei a colocá-lo no aquário comunitário juntamente com o Discu mais novo. Nos primeiros dias tudo bem, cheguei até a presenciar o mais novo a dar umas "chega para lá" ao mais velho, mas passado uma semana voltou tudo ao normal, o territorial a continuar a dominar! Apesar de as agressões terem vindo a diminuir gradualmente, a conselho de várias pessoas do fórum e lojistas conhecidos, resolvi então adquirir mais um Discu. A agressividade manteve-se mas repartida pelos dois Discus o que se tornou muito menos problemático. Actualmente está tudo bem, adquiri um quarto Discu, à medida que os peixes foram crescendo até ficarem os quatro do mesmo tamanho as agressões foram diminuindo até que hoje posso dizer que já não existem, apenas algumas aproximações mas sem nada de importante. Portanto aconselho-te a adquirires mais Discus sendo que deverás ter em atenção que cada Discu necessita de aproximadamente de 50 litros.
  4. Afinal o Discu não está muito melhor. Comecei um tratamento com "Azoo Anti-Ectoparasites tab" e até agora ainda não vi melhorias substanciais. Será que estou a fazer a bem ao usar este medicamento? .... visto que provavelmente não são chupadelas, poderam ser parasitas externos? Desde já obrigado P.S. A única melhoria que notei é que o peixe já não se esconde tanto! Mantem o mesmo apetite voraz que lhe é caracteristico!
  5. O meu peixe já está melhor. Vou esperar mais uns dias para ver se o peixe fica completamente bom! Se piorar retiro-o e aplico o medicamento recomendado. Muito obrigado pela ajuda!
  6. Compra sem dúvida um Eheim, são os melhores! Aconselho-te o Eheim 2213 que é extremamente eficaz e silencioso(tenho um há 4 anos), que te vai custar aproximadamente 75 euros, depois terás de adquirir as massas filtrantes que puderam ser da marca Sera. A forma de colocar as massas filtrantes deverá ser a seguinte: Se pretenderes fazer criação dos Discus deverás colocar um pouco de turfa numa malha de senhora e que deverá ser colocado directamente no aquário e não no filtro visto que isso poderia prejudicar o fluxo do mesmo. Se conseguires um ph a rondar os 7 e não quiseres fazer criação, não te aconselho a colocar turfa pois esta deixa geralmente a àgua bastante turva e amarelada. Espero ter ajudado
  7. Desde já obrigado pelas vossas respostas e perguntas tão prontas! Sim tenho um pleco e dois bótias e dois ottos (todos peixes sugadores), digo que tenho os bótias porque acho que o que me quer perguntar é se existe algum peixe que possa ter sugado o muco do meu discu. Realmente já presenciei algumas vezes os meu bótias e não o pleco, tentarem sugar o muco dos meus quatro discus! No entanto como o pleco é um peixe nocturno tambem pode ter sido ele durante as suas incursões nocturnas a infligir os danos! Como estive ausente de casa durante 3 dias e por não terem sido alimentados com mesma quantidade habitual, talvez tenha provocado uma certa fome aos meus "sugadores". Não, não introduzi nenhuns novos peixes no aquário! Tenho apenas dois troncos e custa-me a crer que se tenha aleijado neles. A temperatura é de 28º e o Ph 7 ( o mesmo de sempre) De resto o normal, a minha fémea que já desovou uma três vezes costuma dar-lhe umas "bicadas" mas considero que não seja nada de importante. Muito obrigado e fico à espera das vossas respostas!
  8. Hoje quando fui alimentar os meu discus descobri que um deles tem várias manchas cor de rosa. O discu é um azul cobalto (completamente azul) , só que agora para além da cor azul tem tambem várias manchas cor de rosa que preenche 30% do seu corpo. Será que isto é uma doença? O que devo fazer? Aqui ficam umas fotos: Desde já obrigado
  9. Eu tenho um Eheim 2213 há 3 anos a funcionar no meu quarto e só te posso dizer que é extremamente silencioso. Quando adquiri o meu filtro decidi colocar apenas esponjas (azuis) dentro do copo. Passado seis meses começei a notar um decrescimo razoável do débito do filtro e um aumento gradual de um pequeno barulho, que ao longo da noite tornava-se demasiado inconveniente. Visto que o filtro ainda estava na garantia decidi ir à loja. Lá, chegaram à conclusão que o filtro estava perfeito e que as anomalias tinham haver com o facto de eu estar apenas a utilizar as esponjas como material filtrante. Cheguei à conclusão que as esponjas não são o melhor material filtrante porque entopem muito rapidamente, fazendo que o rotor fizesse barulho e o fluxo diminuisse. Adquiri dois tipos de matérias ceramicas e filtrantes da Eheim (especialmente aconselhadas pela marca) e coloquei apenas uma espanja entre as duasmatérias diferentes. Desde então não tenho ouvido mais nenhum tipo de barulho vindo do filtro e o fluxo mantem-se constante. Sendo que uma vez por mês tenho tido o cuidado de limpar tanto as esponjas como as matérias! Espero ter ajudado Nota: Se fores ao site da Eheim poderás encontar uma fotografia com a matéria filtrante indicda para o teu filtro e a foram correct para as instalar![/b]
  10. Que vermes é que aconselham ter para alimentar Discus?
  11. Eu tenho um há 3/4 anos e posso-te dizer que as comidas que o teu amigo sáo aquelas que são menos apreciadas pelo meu pangasius, mas mesmo assim come. O que o meu mais aprecia é coração de boi, granulado para Discus e pastilhas com base vegetal. Espero ter ajudado
  12. Tenho um Pangasius Sutchi há uns 2 anos e desde que o tenho tenho lhe dado pastilhas, coração de boi, larvas e artémia. Como o peixe tem practicamente 45 cms. tenho que lhe dar imensa comida. O que eu gostaria de saber é se é possivel dar-lhe por exemplo frutas, ervilhas, cenouras etc... visto que tem sido cada vez mais dificil alimentá-lo, não por falta de apetite do peixe em questão, mas porque ele necessita de comer cada vez mais. Desde já obrigado!
  13. Eu tenho um filtro eihem 2213 para um aquário de 120 litros que está no meu quarto há practicamente dois anos e só posso dizer maravilhas do filtro. É extremamente silencioso (não se houve absolutamente nada) desde que tenhas o cuidado de não colocares apenas as esponjas que o filtro traz. Faz uma procura aqui no forum acerca deste filtro, poderás encontrar uma foto colocada por mim com a melhor forma de escolher e colocar as matérias filtrantes tirando assim o melhor partido da tua aquisição. Espero ter ajudado
  14. Para manteres as crias até que crescam a um tamanho considerável (6/7 cms) deverás ter um aquário de por exemplo 100*30*40, este foi o tamanho de aquário que usei para 160 escalares e uma coisa te digo tive que ir vendendo os peixes o mais rápido possivel para ir arrajando mais espaço.
  15. Faz uma pesquisa no Google sobre "neons breeding", poderás encontrar diversas páginas sobre esse tema.
  16. Eu dou um pouco mais que um cubo de coração de boi para os meus 4 Discus ( 3 com 10 cms. e 1 com 7 cms.). Isso é apenas uma refeição, porque durante um dia dou para alem disso mais um cubo de artémia ou larvas e ao final da noite um pouco de granulado da Sera.
  17. Não, não é normal. Deves retirá-lo para um aquário à parte e começares a fazer imediatamente o tratamento com Flagyl (comprimidos-compra-se na farmácia). Metronidazole (Flagyl) Quantidade de 250 mg por 50 litros de água. Repetir durante 3 dias com mudas de 20% a 30% de água todos os dias repondo o medicamento na quantidade retirada. Ao quarto dia filtrar com carvão e mudar 50% de água. Passados uns dias repetir o tratamento. A dose do medicamento pode ser aumentada para o dobro sem grandes problemas. O medicamento pode também ser administrado na comida. Atenção que os parasitas não desaparecem todos. Este tratamento serve apenas para libertar o peixe da maior parte e enfraquecer os restantes para que o sistema imunitário possa combate-los. É possível que mais tarde os problemas voltem a surgir. O medicamento para humanos que contém este composto activo é o flagyl e pode ser adquirido em qualquer farmácia. Vai dando noticias
  18. Este casal é realmente fantástico! Actualmente tenho uns 50 alevins a nadarem juntamente com os pais. Os pais tomam conta dos filhos de uma forma quase obcessiva (é muito interessante de ver). Aqui vai uma foto da mãe com as suas pequenas crianças.
  19. Vai a este site http://www.dph.nl/, lá encontrarás guias de doenças, fotos e muito mais.
  20. Pelo que li aqui até agora, deu-me para perceber que o substracto é bom desde que não esteja em contacto directo com a àgua do aquário !? Actualmente tenho substracto no meu aquário de 120 litros, mediamente plantado e o que posso dizer é que os resultados são excelentes comparados com um outro aquário que possuo com a mesma dimensão e sem substracto. No que tem substracto as plantas tem-se desenvolvido muitissimo bem, mesmo sem o uso de Co2. No outro aquário que tem as mesmas plantas e que não tem substracto as plantas não se tem desenvolvido muito bem, apesar de ter mais luz neste aquário. O que tem substracto tem ganho muitas algas ao longo dos vidros. Isto poderá ter haver com o substracto ou com a falta de luz 30w/120 litros de àgua? Será que o facto de os meus Kribs terem puxado algum substracto para o cimo do areão pode fazer aumentar as algas nos vidros? Desde já obrigado
  21. Quanto a mim a placa de fundo só serve para acumular sujidade, portanto não te aconselho a colocares, o filtro que tu tens é mais que suficiente para o teu aquário. Eu tenho uma aquário de 120 litros montado há 6 meses exactamente com o mesmo substracto, a mesma dimensão de areão e com o mesmo filtro e posso-te dizer que estou muito satisfeito, as plantas tem-se desenvolvido muitissimo bem (mesmo com pouca luz). Espero ter ajudado
  22. Madiques

    Algas "cabelinho"?

    Parece-me que me enganei, vou retirar a foto para que não haja confusões. Obrigado pelo reparo.
  23. Eu tenho um Eheim 2213 para um aquário de 120 litros e estou completamente satisfeito. Para 80 litros o débito não é em demasia e é uma boa compra, visto que pode ser utilizado em aquários até 200 litros.
  24. Seja qual for a marca do filtro externo, estas são as melhores matérias filtrantes, sendo coveniente coloca-las conforme a imagem. Espero ter ajudado
  25. Obrigado pela resposta. Pelos vistos não tem problema. Eu tenho feito esta mistura há uns dois anos e até agora nada de mal aconteceu, mas como estou a pensar mudar de casa e lá não vou ter paineis solares mas sim esquentador decidi fazer esta pergunta. Mas isso dá imenso trabalho, ferver 30 litros de àgua duas ou mesmo uma vez por semana!? ... eu não tinha paciência! Gostaria de saber como é vocês fazem as vossa trocas de água, tambem misturam àgua quente com a àgua fria ou colocam gradualmente e espaçadamente a àgua fria nos vossos aquários de forma a não haver mudanças bruscas da temperatura? Desde já obrigado