discu mau!!


Lena Serra

Recommended Posts

olá...

 

...depois de + ou - 1mês e meio para preparar o aqua;adquiri no sabado passado 3 discus. :P:P:P

*2 sao Blue Diamond tem mais ao menus 4 e 5 cm

*o outro é Cobalt Blue e tem entre 7 e 8 cm

os 2 blue tiveram 1 boa adaptação,pois começaram logo a andar mais ao menus á vontade(no 1º dia quando eu aparecia escondiam-se)mas no 2º já não o faziam,começaram a comer quando chegaram,eu li que era normal ficarem 2 ou 3 dias sem comer por isso achei bom começarem a comer logo.mas o cobalto tem sido mais timido embora também coma bem desde o 1º dia, tem estado sempre escondido só ontem começou a aparecer quando eu lá estou,mas mesmo assim é muito mais assustadiço que os outros só que me mexa esconde-se logo. :?

só que agora que começou a aparecer, é agressivo com os outros,passa a vida atraz deles e não os deixa comer.

um deles não lhe liga e leva a vida na boa, mas o outro tá quase sempre chateado,lá vai ele a passear todo contente e de repente PUM :evil: PUM

fica todo preto.

bem a pergunta é:

... será normal ser agressivo por ser maior que os outros?

...o que posso fazer para evitar isso? :sleeping:

 

 

ps: desculpem o testamento :oops:

 

SOCORRO SOU NOVATO COM DISCUS!? :!:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 64
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá lena

 

Esse comportamento é normal nos discus. Eles vão começar por definir a sua posição hierarquica e mais tarde os territórios.

Não me parece boa ideia teres comprado discus com tamanhos tão diferentes. Podes vir a ter problemas com isso. No teu caso devias ter comprado todos os peixes do mesmo tamanho. Para já aguarda e vai vendo se todos comem.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que ele não está zangagado, mas sim doente,hoje está muito mais preto, e embora o outro o continue a agredir,acho mesmo que ele está é doente :cry:

aqui estão fotos dele:

Pic_3791_6.jpg

 

aqui dá para ver a diferença de cores de um para o outro:

Pic_3791_7.jpg

Pic_3791_8.jpg

a agua está amarela por causa do tronco. :cry:

 

O que é que ele tem??

 

alguem me pode ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

verifica as fezes... se sairem filamentosas e esbranquiçadas, sao parasitas intestinais...

se começar a perder o apetite, entra numa fase critica em que ja é mt dificil curar, e se sao parasitas os outros correm risco de ficarem infectados tb,...

 

 

 

mas tu dizes que ele tem apetite, e n parece estar magro, por isso tv seja um ataque bacteriano... alias, ataque bacteriano e quase de certeza, uma vez que esta com os olhos baços e a pele ta toda preta e cheia de manchas.

smepre que um disco ( ou qq outro peixe ) esta bastante doente, e com o sitema imunitario em baixo, as bacterias sao as primeiras a atacar.

 

tb e possivel que sejam parasitas na pele.

 

ve se ele se conça contra a decoraçao.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te quero desanimar mas, pelas imagens, esse discu está bastante doente. Provavelmente foi o stress que despoletou a situação. Agora, parece estar atacado por fungos, bactérias e sabe-se-lá mais o quê. Tal como acontece com os humanos, as doenças muitas vezes estão latentes no organismo e atacam nos momentos de fragilidade. Se ele continuar a não comer, experimenta deitar umas vitaminas na água para o estimular. Quanto aos tratamentos, há aqui gente mais informada para te ajudar... Boa sorte!

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..Ele come bem,pelo menus até agora,abocado dei-lhe e comeu mais que os outros dois e não se tem roçado contra nada e até anda bem,dá ideia que não tem nada,se não fosse o aspecto dele tão preto. :cry:

colocai-o á parte com anti-fungos acham que fiz bem??

ou o que lhe hei-de fazer??

pelo nenos já niguem o agride!! :cry::cry::oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fungos distinguem-se bem, pois e uma especie de algodao no corpo dos bichos....

 

agora que começaste om o anti fungos, acaba o tratamento e faz um anti bacteriano.

 

se n resultar tenta um anti parasitas tipo sterazin, mas parasitas n deve ser, pq para uma infestaçao de parasitas deixar um peixe nesses estado, ele ja nem come nem nada.

 

mantem-no bem alimentado e da-lhe vitaminas de vez enquando, para ele n enfraquecer mt mais e a ver se o sistema imunologico da alguma ajudinha.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não coloques qualquer medicamento na água pois vais exportodo o aquário aqualquer tratamento sem necessidade, a mim parece-me um choque de ph, tem calma que se ele come o problema não é grave.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo.... lole....

 

 

um choque de PH para deixar um disco assim e durante n sei quanto tempo, deve ter sido para ai de PH 5 para PH 9.....

 

sim pq um choque osmotico deixar asism um peixe, jesus.....

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 vezes mais.

 

Se fosse choque osmótico as barbatanas estariam a desfazer-se e não me parece ser o caso. Além disso, os 3 discos estariam pretos e não apenas um deles, dado que me parece que a proveniencia é comum.

 

Dado que a cor escura denota um estado fisico pior, diria que não se corre risco nenhum em usar um desparasitante no disco.

Idealmente seria de o colocar num aquário de quarentena mas não sendo possivel, tratar o aquário totalmente não é pior.

 

Do pouco que sei de discos, sei que a cor negra não mostra nada de bom a respeito da saúde do peixe.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

 

Na minha opinião devias aumentar a temperatura para os 30º fazer umas mudas de agua tipo, 20%de 2 em 2 dias durante uma semana se mesmo assim não tiveres resultados positivos 1 colher de sopa de sal por cada 50L de agua e deixar andar é preciso paciencia não mexer nem mais plantas nem mais peixes durante um bom tempo

 

Os discus são assim qualquer alteração tem dificuldade em se adaptar entram em stress facilmente então a levar pancada pior não mines os peixes com medicamentos é bem capaz de ficarem todos assim eles adoram mudanças de agua é verdade tenta colocar a agua da torneira +- a temperatura do aquario :D

 

Então Nuno Antunes tudo bem :roll:

 

Um abraço 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Da experiencia que tenho com Discus, e já os recebi de várias proveniencias Europa, posso dizer que nem todos os Discus acusam da mesma maneira as mudanças do seu meio, ou seja a água, existem mesmo Discus que ao fim de 36 horas de viagem depois de serem colocados dentro do aquário em menos de uma hora comem como se nada fosse, os problemas aparecem em média 2 a 3 dias após a sua chegada de viagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tive de meter discus em aguas de PH diferentes de um momento para o outro e nunca lhes aconteceu nada...

se alguem me disser que o disco dele ficou neste estado pq passou o disco de uma agua de ph 6 para ph 7 por exemplo.. e estamos a falar de um grau de PH...

 

o que me aconteceu a discus acabados da loja.. a todos eles excpteo um ou dois, foi virem aparentemente com saude, e passado cerca 3 ou 4 dias começarem com sintomas de parasitas, uns de guelras, outros intestinais, outros de ambos...ah e uns tb de pele.

e os concelhos na altura foram exactamente os mm... n mediques que isso e mau e os bichos n gostam, faz mudas de agua, etc etc....

voces qd estam doentes tb ficam a espera que passe ou tratam-se???

n defendo a medicaçao ha maluca, mas defendo sim um diagnostico mais rapido possivel e aplicar o tratamento conforme o caso, sem hesitar para prevenir futuras desilusoes. e caso seja diagnosticado qq coisa contagiosa, sou apologista da medicaçao do aquario todo.

 

um peixe que esteja nesse estado e n seja diagnosticado e tratado vai morrer de certeza.... e se estiver realmente doente e se for contagioso vai lixar os outros discus todos...

 

 

foi graças a concelhos desses que vi os peixes do meu aquario ficarem todos contaminados uma vez, tendo apenas um ou 2 terem mostrado sintomas no inicio. e uma coisa que era facilmente controlada de inicio demorou-me cerca de 5 meses a tratar, pq depois de todos infestados poucos eram os medicamentos que apresentavam resultados decentes, e so ha pouco tempo e que la desenmerdamos um medicamento que realmente deu resultado, e tive que o sobredosar, pq com a posiologia indicada pouco resultado deu.

e durante esses 5 meses tb me deram opinioes peregrinas acerca do uso de medicamentos, outros aconcelhavam medicamentos menos felizes, outros aconcelhavam coisas que n faziam rigorasamente nada, e no meio de tanta opiniao e dificil filtrar o que realmente interessa, e mta asneira fiz graças a isso, mas por outro lado, mt aprendi tb.

os bichos hj estao bons finalmente e depois de mta luta la os consegui curar, ou pelo menos melhorar substancialmente o seu estado... fico agora a espera a ver se aquilo n despoleta outra vez, mas aparentemente estao todos bem.

 

 

cuidado com as medicaçoes e informa-te antes demais sobre os problemas e cuidados a ter com cada medicamento.

 

tipo prazinquantel qd se usa, tem de se aumentar e mt o oxigenio na agua, atraves de uma bomba de ar por exemplo.

antibioticos regra geral dao cabo do filtro biologico, etc....

 

 

 

as melhoras para o teu discu, e boa sorte para ti....

 

 

PommeAquários, desculpa ter sido um beco arrogante na minha primeira ersposta para ti, atitude que realmente n tem mt a ver cmg, mas pronto, e que ja passei mt a conta de doenças e de opinioes etc e tou um beco.... " traumatizado" :roll:

 

abraços.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o esgalha disse quase tudo na minha opiniao so n disse que e tratamento com sal aconselhado n te vai levar a grande coisa(falo por experiencia propria) a n ser um grande choque osmotico para os peixes e a consequente morte do filtro biologico. se e para matar o filtro ao menos administra antibioticos que n provocam qualquer choque osmotico e estao bem estudados npara serem usados em peixes.

 

eu pessoalmente sou da opiniao que tentar corrar discus com mesinhas naturais e com mudas de agua e uma estupidez, pois uma vez o discu doente rapidamente vai ficar mt debelitado e temos que agir rapidamente para o discu n ficar fraco e n perder um bom ritmo de crescimento e ate mm evitar a morte.As mudas de agua sao mt importantes bem como a aspiraçao do fundo do aqua quando estamos a fazer tratamentos, pricipalmente quando estamos a tratar parasitas.

 

no entanto como ja foi dito parasitas n parece cer o caso do teu discu mas sim um ataque bacteriano ou algo do genero.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na última mensagem, não quis dar opiniões sobre tratamentos, precisamente pela polémica que eles suscitam. É óbvio que mandar medicamentos para dentro de um aquário comunitário vai criar desequilíbrios, mas às vezes não há outra safa. Eu tenho um snakeskin que estava com um aspecto pior do que esse. Às tantas decidi fazer um tratamento radical com Bactopur e Metrodinazole e, de facto, consegui safar o peixe.

Dias depois, com a coincidência da temperatura elevada, os possíveis estragos na população de bactérias nitrificantes e uma avaria na bomba de ar que tinha posto a oxigenar o aquário...tive um problema qualquer (pico de nitritos?) que le levou dois bótia palhaço e uns 10 cardinais e narizes de bêbado. Fiz uma TPA radical. O discu, curiosamente, safou-se e está óptimo.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

comcordo plenamente quando o PST disse que nuiutas vezes a soluçao e medicar.

 

PST o prob de nitritos que tiveste foi porque aplicaste bactopur que e um anti-bacteriano e como tal mata as bacterias boas e as más.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PST o prob de nitritos que tiveste foi porque aplicaste bactopur que e um anti-bacteriano e como tal mata as bacterias boas e as más.

 

abraços

 

Exacto! Essa foi uma lição de que já não me esqueço. É incrível a rapidez com que um desequilíbrio desses pode afectar todo o aquário. Normalmente, a seguir aos tratamentos, costumo fazer logo uma TPA de uns 20% e um reforço de bactérias nitrificantes (Denitrol). Dessa vez deixei andar uns dias e foi o que se viu.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais