discu mau!!


Lena Serra

Recommended Posts

boas

 

pois mas mesmo com o denitrol era perfeitamente normal que os nitritos subissem um pouco. e asssim mesmo mas eu ainda continuo a achar que e melhor medicar do que deixar andar mesmo com problemas de posterior destabilidade do aqua. se n tivesses medicado a esta hora o teu discu ja tinha ficado extremamente fraço e ja tinha sido atacado por tudo quanto e parasita e provavelmente ja tinha morrido.

 

tenho verificado que a lena n tem dito nada sobre o discu dela sera que ja esta melhor? que tratamento estas a fazer agora?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 64
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Já agora, digam-me uma coisa, o Metronidazole serve para matar parasitas intestinais ? E mais o quê ?

 

Ele destrói as bacterias nitrificantes ?

 

E que doses é que se podem usar para um aqua de 54L (dose preventiva) ?

 

 

Obrigadão.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, digam-me uma coisa, o Metronidazole serve para matar parasitas intestinais ? E mais o quê ?

Ele destrói as bacterias nitrificantes ?

Metronidazol serve para parasitas intestinais (flagelados, céstodos). Só trata parasitas internos.

Podes usar sem problemas no aquário pois não afecta o filtro.

 

E que doses é que se podem usar para um aqua de 54L (dose preventiva) ?

1 comp. para 40lt de água.

 

Como dose preventiva? Se for para prevenir "qualquer coisa interna" (não sei o que queres prevenir... parasitas???? :shock::wink: ) deves administrar o medicamento na comida.

Tratamentos que em que necessites de diluir o medicamento na água devem ser feitos sempre em aquário à parte (embora não afecte o filtro).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá..

desculpem não ter respondido antes,afinal todas estas respostas eram para mim,mas agora voltai com uma triste historia para contar. :wink::cry:

então cá vai:

 

depois de tantas opniões resolvi seguir uma delas.

...a ideia era coloca-lo em agua com sal, ter muita atenção as reações dele e tal,ate ai tudo bem.

Depois fazer tratamento com um acti-ictio, em todos para se algum tivesse apanhado.

 

Fui comprar um,como não havia de uma boa marca(onde eu moro é quase impossivel arranjar)comprai da avipar,não sei de devia dizer a marca,mas acho que sim,depois de colocá-lo no aqua com as dozagem certa,pois já confirmai muitas vezes,os neons começaram a ficar aguitados, mas nada de especial,

1 hora depois fui ver como eles estavam, e tinha (aqui vai a bomba) os 3 discos mortos, os 11 neons tambem tudo a boiar, tirai-os daquele aqua e colocai-os noutro, mas estavam mal,de todos os meus peixes só 3 se safaram,1 coridora e 2 palhaços,de resto todos me morreram inclussivé 1 tubarão bicolor que tinha 3 anos e eu adorava.:cry::?

tenho estado a arranjar coragem para contar isto e também para voltar a re-habital o aqua.

 

 

Hoje a minha mãe compro-me 2 discus e 1 ciridora,já tinha mais neons,espero que não aconteça nada de mal com estes se não, acho que não volto a tentar.

 

Conclução daqui para a frente só de marca.

 

obrigada na mesma pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas tiveste ictio???

 

n deves aplicar medicamentos para doenças que os peixes n apresentam sintomas...

 

 

ligaste a bomba de ar bem forte?

uma reaçao tao fulminante, das duas uma...

ou sobredosaste sem querer, o medicamento n esta em condiçoes.

 

 

mais uma vez digo que os medicamentos devem ser manuseados com mt cuidado.

 

 

agora esta feito e lamento pelos teus peixes... n te deixes é desanimar.

 

se mias alguma vez tiveres de medicar por qq razao, e qd usas um medicamento novo, tem ultra atençao as doeses,e fica atento ao comportamento dos peixes.

n te limites a atirar com o medicamento la para dentro.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho a certeza de que a quantidade estava certa, pois foi a primeira coisa que fui ver,e estava, colocai a quantidade certa.

acho por isso que o produto não estava em condições.

informai-me na deco e eles disseram-me onde procurar o sitio certo para uma análise, mas ainda não consegui todos me dissem que não é ali.

 

ficai desanimada, durante 2 semanas, mas hoje quando a minha mãe me deu aqueles 2,cresceu um novo animo em mim.

Vou tratar bue bem deles,pelo menos vou tentar.(eu achei que estava a fazer bem com os outros) :P:P:oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem atençao aos novos...

observa-os a hora da alimentaçao, e noutra altura do dia...

 

observa-lhes o comportamento, para se se passar alguma coisa poderes tratar a tempo e usa o aqua hospital, pq pelo que percebi pela tua conversa tens possibilidade de isolar doentes.

 

 

se precisares de aplicar medicamento, aplica, e espera um tempinho a ver se o comportamento deles se altera. se ficar tudo bem, da uma espreitadela de vez enquando para ver se esta tudo bem.

 

boa sorte

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hora depois fui ver como eles estavam, e tinha (aqui vai a bomba) os 3 discos mortos, os 11 neons tambem tudo a boiar, tirai-os daquele aqua e  colocai-os noutro, mas estavam mal,de todos os meus peixes só 3 se safaram,1 coridora e 2 palhaços,de resto todos me morreram inclussivé 1 tubarão bicolor que tinha 3 anos e eu adorava.:

 

 

 

Para mim foi claramente falta de oxigénio na água.

 

Os medicamentos consomem o oxigénio existente na água, por isso quando aplicares algum medicamento, tens que aumentar bastante a oxigenação da água.

 

Força com isso :P

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nem todos os medicamentos o fazem...

 

e os para ictio, ainda n usei nenhum que o fizesse...

e desde que tive uma aventura com pranziquantel, tenho sempre um teste de O2 a mao, e faço smepre testes com todos os medicamentos.

 

e para consumir o oxigenio todo numa hora... n sei, mas parece-me demaisado agressivo, mas e possivel.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de tanta troca de ideias, se sabem as consequências porque não usam um Aquário Hospital?

 

Não é mais simples?

:?:?:?:?

 

Eu aconselhava a Lena a comprar um aquário para quarentena. Basta um de 40-50lt. Para além da quarentena dos peixes são muito úteis nestes casos.

Podias ter perdido só 1 discu se o tivesses separado e tratrado à parte.

 

Vou tratar bue bem deles,pelo menos vou tentar.(eu achei que estava a fazer bem com os outros)

Se fizeres (pelo menos) 1 troca de água semanal, mantiveres o filtro sempre limpo e a funcionar a 100%, areão limpo, a água bem oxigenada, alimentares os peixes com comida variada (desde larvas, flocos, granulado, mistura para discus caseria, etc) vais ver que tens sucesso com os mesmos.

 

Se adquiriste, por exemplo, 1 discu (e basta 1) que tenha parasitas, quer na pele ou guelras, e te desleixares em alguns dos pontos que referi em cima (nomeadamente limpeza do aquário), podes acabar por contaminar a restante fauna do aquário e vires a ter sérios problemas na erradicação do problema no futuro. Eliminar, principalmente parasitas externos, pode ser muito complicado e trabalhoso.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Pois é Nuno o uso de um aquário hospital é mesmo necessário...

Especialmente quando não se faz uma pequena ideia do que são as doenças dos peixes e em ultimo recurso medica-se tudo o que houver á mão... é pena, pois a maioria das pessoas tem uma ideia errada do que deve ser feito, e ainda outras que são pouco objectivos a tentar ajudar.

 

Mas é assim por mais que se saiba que um tratamento se deve fazer em aquario Hospital pelas razões que acho que todos conhecem aparecem sempre citações do tipo....

 

agora que começaste om o anti fungos, acaba o tratamento e faz um anti bacteriano.  

 

se n resultar tenta um anti parasitas tipo sterazin

OU seja medica com tudo o que tiveres á mão :?

 

e caso seja diagnosticado qualquer (palavra corrigida) coisa contagiosa, sou apologista da medicaçao do aquario todo.  

Isto leva a erros crassos.... :?

 

n defendo a medicaçao ha maluca, mas defendo sim um diagnostico mais rapido possivel e aplicar o tratamento conforme o caso,

 

Afinal em que é que se fica quando se lê algo como isto?!?!

Não se fica...Baralha-se a pessoa que tentamos ajudar e acabamos por ter situações como a Lena teve.

 

Desculpem o desabafo mas já não é a primeira vez que num mesmo tópico se baralha tudo, as opiniões podem divergir mas com o mínimo de senso e de responsabilidade daquilo que se fala.

 

Claro que a intenção é de ajudar e por isso louvavel, mas existem limites.

Não se pode tentar ajudar dizendo "EU medico todo o meu aquário" quando todo o Mundo da aquariofilia sabe que isso é um dos maiores erros que se pode fazer dentro de um aquário.

Claro que não é Valido par x y ou z mas no caso de um forum não se sabe quem é a outra pessoas quais os seus conhecimentos etc.

Por isso deve-se sempre tentar que a pessoa use um AQUÀRIO HOSPITAL!

 

Abraços a todos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aqua de 120l,qual é a potencia da bomba para a água bem oxigenada??

È que eu achava que estava mas agora já tenho duvidas. :?

Há algum bom site onde me falem dos parasitas,é que não os sei distinguir,e isso é muito mau.

Quanto á comida tenho larvas, flocos e dois tipos de congeladas,achas que a caseira faz mesmo falta??ou estas chegam.

Vou fazer uma pergunta á qual já devia saber responder:

Como se faz a desparesitação?

Como sei que faz falta?

 

desculpem a ignorancia mas ousso fallar em bue coisas que não sei o que são, inclusivé algumas abreviações. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá Lena

 

Antes demais lamento que tenhas perdido os teus peixitos.

Ainda bem que não desististe e voltaste á carga :lol:

 

Aconselho-te agora e a tempo que quarentenes os teus peixes, por duas razões.

A 1º é que se algum dos peixes vier contaminado será sempre mais facil cura-lo e mais barato já que o aquario de quarentena é á priori mais pequeno. (são só vantagens :wink: ).

A 2ª é que definitivamente tiveste um grave problema no teu aquae como acredito que tenha sido um pico de amónia e não uma queda de O2

Estás perfeitamente a tempo de rever a tua montagem e trocar 100% dessa água.

Acho que moras no Alto Alentejo e por aí essas águas são bem duras por isso quando compras um peixe como um disco ou um escalar (qualquer peixe de aguas acidas e moles) deves sempre confirmar como está a agua da loja.

Isto para que não tenhas choques de PH e ou Osmóticos.

 

Agora as tuas questões

Se tens a água agitada pelos filtros e ainda tens uma bomba de ar o O2 não te falta de certeza especialmente porque tinhas e tens pouca fauna.

As quedas de O2 que te falaram são devidas a reações químicas devidas a alguns medicamentos que o consomem.

Por isso digo-te que todos os tratamentos devem ser feitos em aquários á parte (hospitais).

Em relação aos parasitas ele á inumeros mas alguns são mais comuns em peixes de agua quente e nomeadamente em Discus.

Tens alguns textos escritos por um membro do Forum aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewforu...c95e119133d4cb7

 

Os textos do Rui F. Almeida são bastante sucintos e explicativos dos principais problemas que poderás encontrar e como resolve-los.

De resto podes sempre procurar textos na internet.

 

Bjs e boa sorte desta vez

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mantenho tudo o que disse...

 

ela começou por usar um anti fungos, qd n havia sintomas de fungos, e referi isso no topico, depois usou um medicamento para ictio qd n havia ictio.....

 

isto para mim n e fazer um diagnostico correcto, e é medicar a maluca.

 

 

se tinha começado com um tratamento anti fungos o melhor mm e acabar e medicaçao, pois acho que n se devem deixar as medicaçoes pela metade, pois e assim que fungos e bacterias ganham resistencia a medicamentos.

 

ataque bacteriano era de certeza ( que podia ser ou n provocado por parasitas, e uma vez que o peixe continuava a alimentar-se e andava activo, a probabilidade de serem parasitas n era alta ) logo, apos uma medicaçao acabar, era mudar a agua ao aqua, deixar a carvao e medicar com o anti bacteriano.... mm se os tivesse misturado, n provocaria a morte dos peixes, e ha mtas terapeuticas em que se conjungam varias medicaçoes, chegando-se a fazer cocktails do genero azul de metileno, verde de malaquite e formol. e como e obvio n sou eu que invento estas coisas... vem em livros.

 

se o anti bacteriano n funcionasse entao o mais provavel era mm serem parasitas e entao os peixes tinham de ser desparasitados...

 

 

 

 

se ha quem ache que devemos deixar os peixes serem consumidos pelas doenças que têm entao e la convosco.

 

as coisas qd feitas com calma dao sempre resultado,

 

esperar que milagres aconteçam da porcaria.

 

 

 

nos meus post tb me fartei de frisar para se fazerem as coisas com calma, e para se informar acerca do uso de cada medicamento e os cuidados a ter.....

 

so n le quem n quer, e n vejo o que tem de confuso. ler posts na diagonal é o que dá.

 

 

os peixes n morreram por um pico de amonia, pq a amonia n sobe numa hora para valores fatais, nem por causa de qq dos concelhos que eu tenha dado.

o mais provavel e mm o medicamento n estar em codiçoes, pq se foi usado na dose certa, um medicamento para o ictio dificilmente faz o que quer que seja aos peixes, qt mais mata-los.

 

 

 

por ultimo, num caso de parasitas ( se fosse de parasitas ) no estado em que o peixe foi apanhado ja tinha tido mais que tempo de infectar todos os outros, por isso sim, num caso de parasitas ou qq outra doença contagiosa defendo a medicaçao de todo o aquario.

 

 

pela 50º vez e preciso ter cuidado com os medicamentos e monitorar o aquario regularmente para evitar situaçoes destas....

 

sendo assim, descarto-me de qq responsabilidade, pq nada do que eu possa ter dito, matou os peixes.

se assim o achasse, era o primeiro a admiti-lo, e apesar de n poder compensar o valor sentimental, pelo menos uns peixes novos oferecia-me para pagar.

 

 

 

abraços.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao estou de todo de acordo com o hugo quanto as criticas que fez ao esgalha... assim que se começa um tratamento deve se acaba-lo como ele disse.

se esse medicamento n resultar obviamente deve-se passar ao uso de outro, no caso era um anti-bacteriano que teria de ser aplicado; se o caso do anti-bacteriano n tivesse resultado entao estava-mos obviamente a lidar com parazitas que teriam de ser eliminados o mais rapido possivel com o sterazin...isto para mim n e medicar a maluca! :lol: .

 

e para mim o que leva a erros crassos e nao medicar o aquario todo caso se venha a diagnosticar uma doença contagiosa como e o caso dos parasitas.

 

um aquario hospital e muito importante pois podemos medicar a vontade sem prejudicar a fauna e flora do aqua comunitario caso haja algum azar . mas o uso do aqua hospital tem que se lhe diga pois em caso de ataque parasitico o aqua comunitario tem obrigatoriamente de ser medicado e em caso de ataque bacteriano e muito conveniente que se aplique uma dose preventiva no aquario comunitario.

 

e para mim a opiniao de que foi um pico de amonia e uma estupides pois os peixes morreram numa hora e em uma hora n ha tempo para o filtro biologico morrer todo e as bacterias amonizantes (que se chamam nitrossomas ou cianobacter ) se voltarem a formar e metabolizarem a materia organica de uma maneira tao fernetica que em 5 minutos produziam amonia suficiente para matar os peixes em 2 minutos ja que nos outros 55 minutos da hora seriam guardados para a morte de todo o filtro biologico e a regenerasao da bacterias amonizantes. :wink::lol:

 

agora passando ao actual caso.....

 

lena devias ter desparazitado os teus discus logo a entrada no aquario com pelomenos flagyl (colocado na comida) que se compra na farnacia. como o seu conposto activo e metronidazol ataca os parasitas intestinais que sao os mais perigosos.

 

acho que deverias associar ao flagyl ,niforpirinol na agua que e um anti-bacteriano para teres certesas que pelomenos livres de bacterias e flagelos intestinais os teus peixes estavam...(niforpirinol e o tao famoso bactopur direct da marca sera)

 

quanto a mim nunca vais comprar discus que estejam completamente livres de parasitas das guelras e de parasitas internos.. por isso se torna tao importante esta desparasitaçao inicial num aquario de quarentena...

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

 

e para mim a opiniao de que foi um pico de amonia e uma estupides pois os peixes morreram numa hora e em uma hora n ha tempo para o filtro biologico morrer todo e as bacterias amonizantes (que se chamam nitrossomas ou cianobacter ) se voltarem a formar e metabolizarem a materia organica de uma maneira tao fernetica que em 5 minutos produziam amonia suficiente para matar os peixes em 2 minutos ja que nos outros 55 minutos da hora seriam guardados para a morte de todo o filtro biologico e a regenerasao da bacterias amonizantes.    

 

Tenho pena que aches uma estupidez, pois se associares um mau filtro biológico, a um aquário provavelmente com matéria orgânica, juntas azul de metileno e verde de malaquite (componentes de anti-fungos), aqueces com um PH tipicamente Alentejano (7,...) e tens uma bomba relógio prestes a rebentar.

 

As cianobactérias não têm nada a ver com o filtro biológico....

O Nome das bactérias nitrificantes são entre outras as nitrossomas e as nitrobacter.(se não me engano) 8)

Quanto ao ciclo e respectivos tempos não consegui entender.... :cry:

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mm assim....

 

imaginando que mal o medicamento caiu na agua e matou imediatamente as bacterias todas.

 

a amonia n sobe numa hora para valores toxicos... alias, pelo episodio descrito eles ao fim de huma hora ja estavam mortos, ou seja, a amonia tinha de subir para niveis toxicos mt antes disso.

qd se usam anti bacterianos e as bacterias vao as urtigas, os aquarios aguentam a medicaçao ao longo de 3/4/5 dias, registando apenas pequenos aumentos na amonia e nos nitritos, pelo menos foi isto que verifiquei nos meus aquarios.

 

 

alem de que aparentemente assim que o medicamento caiu na agua os peixes começaram logo a demonstrar alteraçoes no comportamento. os neons começaram a ficar agitados... acho mm provavel que se trate de um caso de intoxicaçao.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu não ia responder mais a este tópico... :cry:

Mas....

 

colocai a quantidade certa.  

acho por isso que o produto não estava em condições.

O medicamento pode estar dentro da validade mas estragado. Depende das condições onde estava armazenado' date=' etc. Se fosse eu deitava o medicamento fora. :wink:

 

A 2ª é que definitivamente tiveste um grave problema no teu aquae como acredito que tenha sido um pico de amónia e não uma queda de O2

Hugo, 1 hora de facto é um pouco estranho. Também acho que é pouco tempo para a criação de tanta amônia. Mas lá está, depende de "n" factores (pH's, etc).

Falta de oxigénio... também tenho algumas dúvidas.

Intoxicação? Se foi... foi bem grande e veio com força. :roll:

 

ela começou por usar um anti fungos' date=' qd n havia sintomas de fungos, e referi isso no topico, depois usou um medicamento para ictio qd n havia ictio.....[/quote']

Um medicamento para fungos não mata só fungos. Pode matar alguns parasitas nas guelras e pele...

Um medicamento para Íctio não mata só Íctio. Pode matar também parasitas na pele, desde Cóstia, Trichodina, Chilodonella, etc.

 

isto para mim n e fazer um diagnostico correcto' date=' e é medicar a maluca.[/quote']

Mas também disseste:

agora que começaste om o anti fungos' date=' acaba o tratamento e faz um anti bacteriano.  

se n resultar tenta um anti parasitas tipo sterazin[/quote']

Isto é o quê?

Não medicas ao mesmo tempo mas sujeitas o peixe a uma série de tratamentos...

Pelos vistos a vossa ideia de medicar á maluco(a) é diferente da minha... :?:roll:

 

e caso seja diagnosticado qualquer (palavra corrigida) coisa contagiosa' date=' sou apologista da medicaçao do aquario todo.[/quote']

Concordo com a medicação tudo SE estiver tudo infectado e estivermos condicionado com a falta de espaço no aquário hospital.

Devemos, claro está, ter cuidado com os filtros, remover cerâmicas, etc.

De qualquer maneira, mesmo removendo as cerâmicas e mantendo uma filtragem apenas mecânica, podes vir a ter picos de amônia e nitritos.

 

e ha mtas terapeuticas em que se conjungam varias medicaçoes' date=' chegando-se a fazer cocktails do genero azul de metileno, verde de malaquite e formol. e como e obvio n sou eu que invento estas coisas... vem em livros.[/quote']

E segundo dizem esse cocktail faz maravilhas. Tomara eu apanhar algum para mim... :lol:

Podes e deves juntar medicamentos se os estado do peixe assim o indicar. O uso de 2 medicamentos, Mycopur e Costapur por exemplo, juntos não mata o peixe. Devem é ser usados "seguindo as regras" dos tratamentos (mudanças de água, oxigenação, doses certas ou em menor quantidade, etc).

 

Esgalha, desculpa lá... mas esta:

foi graças a concelhos desses que vi os peixes do meu aquario ficarem todos contaminados uma vez' date=' tendo apenas um ou 2 terem mostrado sintomas no inicio. e uma coisa que era facilmente controlada de inicio demorou-me cerca de 5 meses a tratar, pq depois de todos infestados poucos eram os medicamentos que apresentavam resultados decentes, e so ha pouco tempo e que la desenmerdamos um medicamento que realmente deu resultado, e tive que o sobredosar, pq com a posiologia indicada pouco resultado deu.  

e durante esses 5 meses também (palavra corrigida) me deram opinioes peregrinas acerca do uso de medicamentos, outros aconcelhavam medicamentos menos felizes, outros aconcelhavam coisas que n faziam rigorasamente nada, e no meio de tanta opiniao e dificil filtrar o que realmente interessa, e mta asneira fiz graças a isso, mas por outro lado, muito (palavra corrigida) aprendi também (palavra corrigida).[/quote']

:x8)

Porreiro... então não peças mais conselhos. Faz "à tua maneira". Assim niguém te engana... :roll:

 

Não é nada fácil fazer diagonósticos baseado nos sintomas descritos pelos users do fórum. Uma coisa é ver e diagonosticar. Outra é ler alguma coisa e pensar em possíveis causas para o sucedido.

 

Ninguém te deve "ter enganado" nos medicamentos a usar. Estou certo que te indicaram doses e medicamentos certos.

Fazer uma desparatização (de parasitas nas guelras/pele) de um discu num aquário hospital é muito mais rápida e eficaz do que no comunitário. Porquê? Porque no comunitário tens sempre mais parasitas presentes, desde ovos no areão, a parasitas recém nascidos à procura de "hospedeiro" a outros discus com parasitas na pele.

O ciclo de alguns parasitas é muito rápido. Se um parasitas recém-eclodido não encontar um hospedeiro morre dentro de dias.

Alguns quando o encontram, e com 1 semana de vida, começam logo a pôr ovos.

 

os bichos hj estao bons finalmente e depois de mta luta la os consegui curar' date=' ou pelo menos melhorar substancialmente o seu estado... fico agora a espera a ver se aquilo n despoleta outra vez, mas aparentemente estao todos bem.[/quote']

Erradicar parasitas de um comunitário é um desafio grande (quase missão impossível). E nunca consegues eliminar tudo! Consegues sim "aliviar"... Um descuido nas TPA's e limpeza e vê o que acontece....

 

sendo assim' date=' descarto-me de qualquer (palavra corrigida) responsabilidade, pq nada do que eu possa ter dito, matou os peixes.[/quote']

Niguém disse isso. :roll:

Nem ninguém vem para aqui acusar X ou Y que "lhe matou os peixes".

 

quanto a mim nunca vais comprar discus que estejam completamente livres de parasitas das guelras e de parasitas internos.. por isso se torna tao importante esta desparasitaçao inicial num aquario de quarentena...

Raramente compra... e muito certamente nunca vai (nem ela' date=' nem quase niguém) ter os discus livres de parasitas internos e alguns nas guelras (devido a factores que indiquei em cima).

 

não (palavra corrigida) estou de todo de acordo com o hugo quanto as criticas que fez ao esgalha... assim que se começa um tratamento deve se acaba-lo como ele disse.

Deves acabar um tratamento. Nesse ponto todos temos razão. Niguém está contra...

Agora, acabar um, começar outro e depois, se não der experimentar um terceiro é que não.... :?

 

lena devias ter desparazitado os teus discus logo a entrada no aquario com pelomenos flagyl (colocado na comida) que se compra na farnacia. como o seu conposto activo e metronidazol ataca os parasitas intestinais que sao os mais perigosos.  

 

acho que deverias associar ao flagyl ' date='niforpirinol na agua que e um anti-bacteriano para teres certesas que pelomenos livres de bacterias e flagelos intestinais os teus peixes estavam...(niforpirinol e o tao famoso bactopur direct da marca sera)[/quote']

E quem garante que um discu, depois de uma quarentena e desparasitado com Bactopur, Flagyl, Formalina, verde de malaquite, azul de metileno, etc etc (aquilo que vocês possam imaginar), não pode apanhar doenças?

Água diferente, uma ambiente diferente que o fragiliza, um ambiente mais "sujo" que o aquário de quarentena e certamente os aquário onde cresceram pode ser o suficiente para despoletar "qualquer coisa".

 

Por acaso não respondi no tópico dando uma opinião. Mas (agora que não adianta nada) digo na mesma que, se tivesse respondido ia dizer à lena para usar Direct e Costapur ou Mycopur (pois desconfio de problemas bacterianos e parasitas na pele (associado a stress e afins)).

 

A Lena ainda é inexeperiente nestas andanças com discus mas, quem já não o foi?

Se a Lena errou ou não paciência... Eu também não vi nenhum tópico a dizer: Pah, usa isto que resolve de vez o problema.

 

Ou li na diagonal e escapou-me?!?! :roll:

 

Abraços.

 

edit: correção de erros... ups... :oops::wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente por ser dificil de diagnosticar é que as hipoteses sao mtas.

so vendo peixe e que da para ter completa certeza.

 

relactivamente a doenças contagiosas graves ( e para mim, por exemplo, um ataque parasitico é mt grave ) e exactamente como nas pessoas, quem foi exposto a doença é tratado invariavelmente de apresentar sintomas ou n.

 

o tipo de intoxicaçao que sugeri foi por o medicamento estar fora de validade, ou seja, foram intoxicados pelo medicamento.

 

tal como disseste é dificl fazer um diagnostico correcto no forum, e as hipoteses sao mtas... a melhor hipotese para ajudar e começar por aquilo que é mais provavel, se n resultar que e que se vai fazer??? dizem para n medicar, mas n dizem entao o que é que se ha-de fazer. antes sujeitar o peixe a varias medicaçoes que nas proporçoes certas n lhe fazem nada, pois os peixes continuam perfeitamente normais, do que estar a espera que morram.

 

tas ai a gozar do cocktail ( e eu nunca fiz nenhum pq n tive necessidade disso ) mas quem escreveu o livro n fui eu n tu... foi de um gajo que e veterinario, que certamente conhece os medicamentos e doenças melhor que nos, e que os expeerimentou nas mais variadas especies de peixes, pq este livro de doenças n e exclusivamente so para discus. e este cocktail foi so a laia de exemplo, de uim dos mts que la se encontram.

 

e n sei onde e que deixei de referir as oxisnaçoes etc etc, durante medicaçoes.

 

 

bom, eu tive mm de pedir concelhos pq n percebia nada disto na altura, e se precisar de alguma coisa vou continuar a pedir concelhos pq ha-de haver smepre alguem que perceba mt mais disto do que eu... ja consigo é filtrar melhor a informaçao que nestes meios nem sempre é a melhor...

 

obvio que n esotu a dizer que fui vitima de uma cabala, e que ninguem o fez por mal, mas o que é certo é que toda esta situaçao se prolongou por varios meses e garanto-te que n foi falha minha, pq segui tudo o que me diziam aqui no forum... o que é facto e que desde que aprendi as minhas custas, e arranjei o tal livro, os tratamentos tÊm sido mais rapidos, e os peixes n se mostram minimamente afectados.

 

 

e agora n percebo, tu ias sugerir exactamente medicamentos com o mm principio activo que eu sugeri. ou seja o anti bacteriano e o anti parasitas. a uncia coisa que aconcelhei a mais foi ela acabar o anti fungus, pq o tinha começado...

 

ningueme sta a apontar o dedo a lena, mt menos eu. eu sei como é estar no lugar dela e a inexperiencia tem destas coisas, é mm assim.

 

bom e se n me fiz entender ate agora acho que n é com mais discussao que la vou...

 

abraços, e lena a melhor sorte 8)

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom e se n me fiz entender ate agora acho que n é com mais discussao que la vou...

Estamos a "discutir"... mas é uma discussão amigável. :roll:

Também é para isso que cá estamos. 8)

 

e agora n percebo, tu ias sugerir exactamente medicamentos com o mm principio activo que eu sugeri. ou seja o anti bacteriano e o anti parasitas.

Sim, mas sugeria o uso em simultâneo.

Em situações destas é complicado avaliar se é bactéria ou parasita ou se são ambos (que parece o caso).

Se for bactéria e aplicares medicamentos para parasitas o resultado é nulo (e vice-versa). Se não agires rapidamente acabas por perder o peixe, principalmente se forem doenças fulminates.

 

Aqui certamente ia indicar esses medicamentos (pois são mais fáceis de encontrar) mas, por exemplo, se fosse comigo, não os utilizava. No meu caso fazia um tratamento com formol (que não é tão fácil de encontrar)... :cry:

Certamente que, se agisse logo no início só com a formalina, ia obter resultados satisfatórios.

 

Mas isto são situações que devem ser ponderadas. Não vou aconselhar niguém a usar formalina pois é extremamente perigoso se não for manuseada/administrada com convenientemente.

 

o que é facto e que desde que aprendi as minhas custas, e arranjei o tal livro, os tratamentos tÊm sido mais rapidos, e os peixes n se mostram minimamente afectados.

Também eu aprendi... Quando me iniciei na aquariofilia não havia cá fóruns (em condições, que saiba)...

Tive de ler muito, tinha de recorrer aos lojistas, aos "livrinhos" comprados no continente e essas coisas.... :roll:

Já levo 13 anos disto e ainda hoje aprendo... :wink:

 

e n sei onde e que deixei de referir as oxisnaçoes etc etc, durante medicaçoes.

Ninguém dissse que não o disseste... :roll::wink:

Onde é que isso está escrito?

 

tas ai a gozar do cocktail ( e eu nunca fiz nenhum pq n tive necessidade disso ) mas quem escreveu o livro n fui eu n tu... foi de um gajo que e veterinario, que certamente conhece os medicamentos e doenças melhor que nos, e que os expeerimentou nas mais variadas especies de peixes, pq este livro de doenças n e exclusivamente so para discus. e este cocktail foi so a laia de exemplo, de uim dos mts que la se encontram.

Não tou a gozar. :roll:

O que eu disse foi:

E segundo dizem esse cocktail faz maravilhas. Tomara eu apanhar algum para mim...

E não estou a brincar. Essa combinação faz maravilhas. Tomara eu arranjar um bocado a um preço acessível. :roll:

 

Se isso fosse um medicamento de livre venda nas casas de aquariofilia muitos dos nossos problemas com os peixes (doenças) podiam ser logo resolvidos já que é um "cocktail" que pode matar parasitas e bactérias.

 

Neste caso, quando existissem problemas bastava indicar o uso do "cocktail". :oops::lol:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais