Peixes da costa portuguesa


Quo

Recommended Posts

tinha o filtro com carvao a funcionar. correu bem a colagem e aguenta-se depois de passadas as 24h. Gostei do resultado. depois tiro uma foto. Ainda não estou satisfeito, quero mais pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já coloquei mais rocha, uma fortuna em pedras :S consegui montanhas com 51cm, 46.5cm, 43.5cm e 37cm de altura, arcos e inclinações estáveis. bendita epoxy!

 

a minha preocupação é conseguir sargo veado para o aquário, e estive a estudar a temperatura da água para verificar quando eles migram para a costa Norte. O verão aquático é de meados de agosto a outubro. Consistente com as minhas observações em setembro passado, quando vi sargo veado.

 

tenho estado a pensar em colocar peixe-palhaço (tropical) no aquário para dar interesse as anemonas, são compativeis, e porque não vejo questões de compatibilidade com o resto da fauna, excepto a temperatura minima do peixe-palhaço que parece ser 24C e não sei como dar a volta a isso.

 

 

 

Cap1b_p34_Leixoes.jpgCap1b_p34_Peniche.jpgCap1b_p34_Sines.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva amigo Quo, tenho vindo a seguir o teu tópico sempre que posso e cá estou eu para deixar mais um comentário.. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Vejo que já fizeste algumas alterações no layout do aqua, só falta umas fotos para acompanhar..

Sobre o sargo veado, posso dizer-te já que no domingo fui fazer caça submarina e vi à vontade 2 dezenas de sargos veado com tamanhos ideais para aqua, também vi com tamanhos inferiores a 10cm, muitos sargos legitimos, peixe rei, choupas, safias, umas 6 variantes de bodiões e nuvens de milhões de mysis nacional..

Portanto na próxima maré se fores como te disse à uns tempos, tiras sargos veado de certeza..

 

Um grande abraço

Editado por Rafael Marteleira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje por acaso fui. Se bem que sei que hoje não era o dia ideal, mas vi algo que me pareceu um congro. De resto não achei muito famoso, já aparecem é muitos caranguejos corredores.

 

O aquário está nebuloso por causa das obras a que foi sujeito e a epoxy que custa a sair, coloquei ontem e na ultima vez demorou quase 3 dias a clarear. Mas como insistes aqui fica.

 

 

 

o amarelado deve-se a uns tubos T4 que estou a usar para acelerar a propagação de algas para as novas rochas, sao para sair pois amarela a água.

20130508234650.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentei novamente. Tenho um problema na maquina e estou a tirar fotos com o telemovel. Peço desculpa pela qualidade das imagens.

 

As coisas pretas que aparecem no fundo são mexilhões vivos que coloquei para as estrelas. As rochas mais novas são facilmente identificadas pela cor branca.

 

 

gerallat.jpg

 

 

alturas da esq. para a direita: 37 cm, 51cm, 46.5cm e, ilha separada, 43.5cm (ilha situa-se a 1,14 metros da esquerda)

20130509180431.jpg

um eremita (fundo esquerdo) escondido no meio das rochas

eremita700.jpg

 

 

nova zona de anemonas

20130509172629.jpg

 

asterina gibbosa. sao limpa-vidros!

estrelas700.jpg

 

 

tainhas

tainhax.jpg

 

 

 

góbio (rock goby)

gobio.jpg

 

 

Bodiões

bodioes.jpg

 

arcobodiao.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo, o novo layout ficou porreiro, está como um aspecto natural..gostei..já experimentaste um meter um fundo preto? de certeza que ia dar um aspecto muito mais atraente..

A filtragem que tens é por sump, correcto? nunca vi foto nenhuma dela..se tiveres filtragem por cama de areia a agua fica completamente cristalina, tira o amarelo todo da agua em pouco tempo, falo por experiência nos meus aquas e em mais 3 aquas da costa da minha zona que estavam com problemas em clarear a agua, mesmo com bons arsenais a nivel de escumadores e bombas, e adaptei para cama de areia a primeira etapa e via-se resultados de dia para dia..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta rocha compro a 4 euros o kg, nao tenho encontrado rocha morta a venda, é pena. mas gosto desta, encostei a rocha toda ao vidro, ganhei espaço e continuo com espaços e tocas na rocha. não é apenas uma melhoria estetica. a foto nao está boa, nem mostra bem o layout. E tenho rocha em diferentes fases de maturação.

 

quanto ao fundo, não estou a ver onde conseguia a bom preço algo com 150x60, nem é prioridade.

 

Tenho o problema dos caranguejos fujoes na mesma, volta e meia foge um do aquário, é um martirio e mesmo caranguejos com boas pinças pego a mao. lol os gajos subem pelo silicone, masnao vi bem o truque que usam. Que martirio... pois gosto deles e em conjunto com os peixes e estrelas dao alma ao aquário. Nenhum deles respira ar, as tais gafas (moiras), apesar de aguentarem muito tempo fora de água. Arranjei agora uns caranguejos de agua doce (caranguejo pantera roxa) para os meus aquarios bem porreiros, só poderiam ser do Sulawesi, caranguejo verdadeiro e nao precisa de ar como os normais de água doce, nem fogem e pinças que não intimidam ninguém. lol. Fizeram-me um bom preço, por dois nem 13 euros paguei.

 

não uso sumps. A situação é normal por causa do epoxy, tal como disse, pois antes estava claro. Para clarear basta por a bomba de circulação a bater contra a rocha viva. o filtro que uso para limpar é um filtro externo normal com carvao e escumador hang-on. Estou a pensar usar Purigen no filtro, ouvi falar muito bem do produto. Clareia a água bastante, que ultrapassa o "cristalino" e é mesmo capaz de reduzir os nitratos e outros compostos, que é o meu principal problema, e é seguro ser usado em recifes, logo mais seguro será neste.

As minhas idas ao mar nao tem sido grande coisa, pode ainda ser cedo, só vi um unico sargo-legitimo juvenil (deve ser da criação do ano passado), umas duas babosas, gobios e marachombas... o normal. Em termos de invertebrados já está ok, mas peixes é uma desgraça.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muitos parabéns pelo tópico, está 5*****! :thumbup3:

 

Começei a lêr e tive de o lêr até ao fim.

 

Continua com este bom ''trabalho''!

 

Abraço

Editado por miguel sequeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado miguel!

 

aqui a foto do caranguejo mais fujao que tenho. um provavel macho que num lado perdeu duas pernas (provavelmente em luta, deve recupera-las na proxima muda), num dia chegou a fugir duas vezes, e já o apanhei umas 6 vezes ultimamente.

 

foto depois de uma fuga ao devolve-lo ao aquário. curioso que é o caranguejo menos agressivo, nunca tenta morder, deixa-se tocar, e é o que tem as pinças maiores/fortes.

 

20130515011543.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia "Quo"

ainda não é este fim de semana que vou ao norte, pois gostava de fazer uma visita.

era para passar de 6ª a domingo em Aveiro por causa da automobilia mas, não posso ir.

bom fica para a próxima.

este tópico é de manter actualizado sempre que possível, pois é uma fonte de inspiração para muitos de nós.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Afonso.

 

Infelizmente não moro sozinho, logo uma visita é complicado. Não tenho visto grandes copias. O que tenho visto, de pessoas que se expoem, não são as melhores. tentam fazer de 1+1 = 5. Imagine-se os que não se expoem.

 

formas de contornar o orçamento disponivel de forma responsável

Um exemplo critico é o tamanho do aquário que não respeitam. Isto não há volta a dar... é mesmo preciso muitos litros, a forma mais barata é ir a uma vidraria.

 

Outra questão é usarem filtros de água doce de forma irresponsavel.

 

Não usam rocha ou vão a praia e colocam granitos e basaltos.

 

usar filtros em agua salgada e não há papel para rocha?

Uma nova alternativa economica, é Seachem Matrix, que pode ser colocada num filtro externo e tem a função das profundezas da rocha viva e da deep sand bed, isto é zonas disprovidas de oxigenio onde proliferam bacterias que consomem nitratos (fechar o ciclo). O matrix deve ser colocado depois do purigen ou de esponjas azuis (ou carvao usado). Uma embalagem de 1 L de Matrix trata 400L

 

zeolite.jpg

 

Seachen Purigen, como tinha dito, clareia a água e é regeneravel ao contrario do carvao activado, tendo a função do carvao, mas ainda superior, Podendo mesmo substituir parcialmente o escumador. Ou seja, pode funcionar como apoio para um escumador fraco. Uma embalagem de Seachen Purigen trata 400L

 

SC01650-2.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

a minha preocupação é conseguir sargo veado para o aquário, e estive a estudar a temperatura da água para verificar quando eles migram para a costa Norte. O verão aquático é de meados de agosto a outubro. Consistente com as minhas observações em setembro passado, quando vi sargo veado.

 

Olá.

O Verão passado encontrei aquilo que penso ser uns sargos-veado (Penso que eram, pelas fotografias que vi) durante uma das minhas explorações pela zona onde costumo ir.

 

No entanto, não os encontrei junto à praia, encontrei-os junto a um pequeno "cabo" que se prolonga pelo mar, numa zona em que a água é mais profunda muito repentinamente. Não sei se foi por acaso se foi por eles gostarem mais destas zonas.

 

Encontrei-os num grupo de talvez uns 10 ou 15 indivíduos, separado em dois, uns pequeninos, com talvez entre 2 e 5 cm, e outro com uns maiorzitos, com mais ou menos uns 6 a 10 cm. Maiores não vi, talvez porque não procurei muito bem.

 

 

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar ai na zona de Cascais?

 

Quando vi, em setembro passado, estavam mesmo a mão de semear, 3 grandes (ca. 12 cm) também em zona de promontório, mas em águas rasas... Como ainda estava a montar este aquário, não trouxe, nem os perturbei. Nunca mais os vi, já sargueta (sargo de duas riscas grossas, uma na cabeça e outra no rabo) vejo mais, o problema é capturá-las, vou tentar este verão também. Sargos é o mais vulgar. Se bem que até esses nesta altura são raros.

 

Durante esta semana a temperatura marinha na costa ocidental portuguesa sobe 0.3C.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo, pensei que usasses sump, mas sem sump tens muitos bons resultados..eu já tentei ter moiras, mas desisti, não estava para andar sempre à procura delas..o único crustáceo desse tipo que tenho é uma navalheira que anda sempre escondida..tinha uma santola mas morreu a mudar de casca, como estava a mudar, os sargos decidiram ir ver com os dentes, terríveis este gajos..

Já começaste a adicionar Purigen? também já ouvi falar bem dele, mas nos meus aquas enquanto estiverem com bom aspecto não vou adicionar mais nada, não vá destabilizar alguma coisa.

Sobre vida nas "lojas", destas últimas vezes que tenho ido, tenho visto bastante vida, mesmo a nível de sargos, legítimos safias e veados..e muito camarão também..para não falar de góbios e blénidios..que é sempre a monte..

Actualizei o meu tópico com as dúvidas que foram levantadas, já espreitas-te por lá?

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, por isso a rocha é boa, para eles se esconderem enquanto fazem as mudas e os meus peixes nao tem medo de caranguejos com ou sem muda.

 

Já coloquei purigen, e os resultados aparecem em 2 dias. A sump não tem grande utilidade, só se for para colocar lá espécies incompativeis e o equipamento. Considero que as desvantagens. a meu ver, são maiores (humidade, gasto energetico, barulho). Este aquario está no meu quarto... Já pensei em ter sump para poder ter camarões e eremitas em paz... Mas ja tenho humidade a mais. Camarão na loja vejo imenso, e femeas grandes, devem estar em epoca de desova. Com a crise, a industria diminuiu mas a pesca aumentou e a costa portuguesa nao tem tanto upwelling para suportar pesca excessiva e provavelmente muita dela criminosa, podendo ser esse um motivo pela falta de peixe.

 

A mim são as marachombas que perturbam os caranguejos, a babosa de longe a pior. Nem consigo lhes dar comida, tenho que por lá caramujos ou dar-lhes a waffer de algas a mao para os bichos poderem comer e mesmo assim, vai a babosa atrás tentar roubar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Sim, é aqui na zona de Cascais. Os mais pequenos que encontrei estavam em águas mais rasas, já os outros estavam em águas ligeiramente mais fundas. Ainda consegui apanhar um pequenito para os ver melhor, mas demorei uns dez minutos, isto com um dos mais pequenos, imagino os maiores. Tive de pedir ajuda a outras pessoas que estavam comigo para o conseguir encurralar e apanhar, e eles são mesmo muito bonitos, mas foram bastantes mais difíceis de apanhar que os sargos "normais".

 

Agora que está a ficar mais calor já vou poder ir mais vezes ver a fauna e ver o que consigo encontrar de novo.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Casilhas! Há um conjunto de dados, mas eu destaco o MarLIN (Marine Life Information Network) ingles e o European Marine Life frances que são provavelmente os melhores locais para identificação online de espécies. O rafael também tem um livro portugues, copiou-me algumas folhas e também tem sido boa ajuda. Como em todos os casos, deves confirmar no fish-base.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Já estive a ver as fotos do 2º site por alto e encontrei um peixe, o bodião-verde, que é, sem dúvida nenhuma mais uma prova de que há peixes com cor em Portugal. A espécie é Thalassoma pavo :

 

25124956939990lrg_Thalassoma_pavo.jpg?76

 

(Fotografia do Oceanário de Lisboa)

 

Nunca vi este peixe, mas ao que parece existe em Portugal continental, e seria uma interessante escolha para um aquário da nossa costa.

 

NOTA- Estive a ver o tópico outra vez e vi que o Quo tinha um juvenil, mas de qualquer maneira deixo aqui uma foto de um adulto.

Editado por casilhas

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha casilhas,

esse bodiao é uma espécie diferente daquelo que mostrei no primeiro topico. Esse juvenil que acabou por morrer, por nao comer, penso ser da especie do bodiao Labrus bergylta (que já mantenho há largos meses) ou melhor Labrus viridis. Há para ai uns 3 peixes chamados de bodião verde. Esse T.pavo nunca vi. Mas que existe na costa portuguesa... existe. E' mais comum no Algarve, Açores e Madeira. Sendo mais raro na costa ocidental portuguesa.

pic_Fis-24372.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Estive a ver os aquários que tinha cá por casa vazios e encontrei um com 34 litros e com um filtro de cascata. Achas que dá para alguma coisa? Isto claro só com uns invertebrados. Por enquanto ainda não me é possível manter nada de superior a isto, por isso queria saber a tua opinião.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, nem pensar. Atenção que isto é diferente de água doce.

 

Eu comecei com 63L e nao recomendo aquilo a ninguém. Aquários pequenos são insustentáveis. Um nano com corais tropicais, dá para fazer, mas o nosso caso é diferente.

 

Os invertebrados nem é a coisa mais facil, nao sei porque pensam isso, é mais difícil que os peixes. E, nao se usam filtros, pelo menos da forma que se usa em agua doce. nada menos que 100 Litros e mesmo isso é arriscado, mas marachombas, umas anemonas, dá. Se bem que as anemonas precisam de nitratos baixos, mas como em aquario pequeno, podes fazer boas TPAs, elas dao-se bem.

 

se eu tivesse um aquario de 63L, penso que já disse isto, colocava umas anemonas variadas, umas marachombas-de-crista, como estrela colocava apenas asterinas, camarões-da-costa, pequenos caranguejos (como seja o caranguejo-ferro, caranguejo-filtrador, caranguejo-peludo, galateias), caramujos vários, nassarios. Colocava rocha morta, areia fina, uma bomba com entre 15 a 20 vezes o fluxo. e pronto... se queres usar filtro, tens que ver aquilo que disse acima sobre o matrix. E tomava muito cuidado com o que colocava la dentro e muito cuidado com as adaptações e ver se nenhuma fauna morreu. Pois basta um morto para deitar todo esse trabalho em cheque. Eu usava bacterias de recife para equilibrar o aquario, depois de dar boa comida ou quando notava algum desiquilibrio (aquario enovoado), e funciona lindamente,

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Obrigado por ter respondido apesar do disparate que disse. Mas eu quero esclarecer uma coisa, nunca disse nem pensei que os invertebrados eram mais fáceis, tenho a consciência de que são geralmente mais frágeis, mas penso/pensava que, devido ao seu menor tamanho, no geral, seriam mais tolerantes a menores espaços.

Obrigado.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, sao tolerantes a menores espaços, é verdade, tenho alguns que nunca saem da rocha, mas menos tolerantes a erros.

 

. Anémonas, especialmente actinias, em aquario pequeno, é boa ideia... especialmente as do género actinia sp. quando mantive as minhas la, prosperavam que era uma coisa doida. Já as aulactinia sp. e as anemona sp. é preciso cuidado com o ciclo, são mais sensiveis, mas basta usar bacterias de recife, e está feito! As anemonas adoram TPAs de agua do mar, e em aquario pequeno, consegues boas TPAs.

 

com conhecimentos profundos das espécies e paciencia, nao é impossivel fazer um nano. Mas mesmo com pessoas experientes esse nano é quase de certeza insustentável a longo prazo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais