Peixes da costa portuguesa


Quo

Recommended Posts

Tópico para discussão de manutenção, compatibilidade e identificação de peixes de água salgada da costa portuguesa, nomeadamente espécies da zona das marés: mais robustos, mais adaptáveis a viver em aquário e a temperaturas domésticas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns meses atrás tive a infeliz ideia de por um pequeno gobio no meu aquário que apanhei por acaso à mão, foi fácil pois estava encorralado. O peixe cresceu e deu cabo dos meus lindos camarões. Alguns dos camarões eram já enormes, do mesmo tamanho ou quiçá maiores que camarões madeira de água doce. Mas fez-me despontar o interesse por peixes, nomeadamente de fundo e uns de meia-água.

 

De lá para cá verifiquei que esta espécie é bastante prolifica por cá, quase rivalizando em número com a marachomba-frade.

 

Góbio ou Caboz

Rock Goby

Gobius paganellus

rockgobypovoavarzim.jpg

 

Penso tratar-se de um macho, por ser bastante grande. Cheguei a pensar que era o Góbio Gigante, por ser tão grande e gordo... à volta de 12 cm. Está com coloração fora da época de reprodução. Em epoca de reprodução ficam pretos, semelhantes ao Góbio /Caboz preto e são muito agressivos a proteger os ovos. Daí que arranjei mais dois pequenos para ver o que se passará no futuro. Tenho avistado exemplares pretos grandalhões que julgo tratar-se desta espécie a reproduzir.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marachomba-de-Crista

Montagu's blenny

Coryphoblennius galerita

marachombadecristaresiz.jpg

 

Capturei há dois dias dois espécimes e já estão ambientados ao aquário... Não é a primeira vez que tenho esta espécie de blenny. São marachombas muito lindas e crescem pouco, cerca de 8 cm. Antes via com regularidade, agora tenho procurado e tem sido dificil de encontrar, não sei se terá a ver com desovas. Mas encontrei duas quando procurava pela marachomba-babosa (Parablennius gattorugine), que também já tive.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Vi alguns tópicos aqui no forum, sobre aquários inspirados na nossa costa. Na verdade também estou interessado em criar um, :dance: mas gostava de ter informação mais detalhada sobre as espécies de peixes, corais, etc. que podemos manter em cativeiro. Há pouco tempo (3 meses) comprei o meu primeiro aquário de água doce quente com 120 litros.

Quo, será que me podia dar alguma informação sobre aquariofilia de água salgada fria? :confused4:

 

Obrigado

Editado por miguelroldao

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sardas: o termo caboz estou a usar apenas para os gobideos, se bem como um termo secundário, pois não é corrente neste zona. Prefiro Góbio. O termo para os blenideos estou a usar exclusivamente marachomba que é de longe o termo corrente nesta zona. Em Portugal penso que há confusão genérica. O que deves pensar como sendo Caboz deve ser a Marachomba-frade, que é o peixe mais comum nas zonas das marés.

 

Miguel: Água doce e água salgada são dois tipos de aquariofilia distintas, pelo que é preciso leres como funcionam os aquários de água salgada, antes de te aventurares: isto é saber questões importantes como adaptação (muito mais prolongada que água doce), salinidade, escumação, ciclo (mais prolongado e mais facilmente desestabilizado), leito de areia (para completar o ciclo), rocha para filtragem, luz e ondulação (por norma 20X o volume da água).

 

Para manter/prosperar corais da costa portuguesa é das coisas mais dificeis na aquariofilia e refrigerador é equipamento base que pode nem ser suficiente para manter a água gelada. E como os irias arranjar? Ou estás a falar de anémonas? São relacionadas com corais, mas não são corais... Isso sim, com um pouco de saber e dinheiro para gastar em camarão, é fácil de manter em aquário... tenho umas que já estão quase há um ano comigo e já têm descendência.

 

Mas é verdade, eu estava num ponto em que sabia mais sobre peixes e invertebrados de água doce dos tropicos e pouco sabia sobre os nossos. Agora já não é bem assim... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rocha viva na praia? só se for pedaços de alga coralina, que não cumpre por completo a função da rocha viva dos aquários, Rocha viva equivalente à tropical, só em profundidade. Não te recomendo pores nada vivo no aquário até teres tudo estabilizado. Também já andei com esses pedaços e já despachei tudo, só acumulam sujidade e água parada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rocha viva, não vale a pena, é muito caro e é tropical. Compra ou rocha morta ou rocha calcaria de antigos corais. Depois na praia até podes partir alguma rocha de coralina, pouca, para começar o ciclo.

 

Os vermes que aparecerem, leva, ajudam a estabilizar o aquário, farão parte da rocha viva. Se o verme ter aspecto muito farfalhudo e peludo, não toques e não tragas. Pode ser um verme-de-fogo, é venenoso. Fauna na fase inicial do ciclo apenas camarões.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela informação Quo. biggrin.png' alt=':biggn:'>

O melhor será continuar a investigar. E logo esponho mais duvidas sobre o assunto.

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta..

No sado, encontra-se bastantes estrelas do mar... pode-se manter em cativeiro ? (nao falo dos termos legais, falo se é possivel e se se aguentam)

na Lagoa de albufeira, tambem se encontra bastantes camaroes, caso alguem deseje posso apanhar e oferecer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta..

No sado, encontra-se bastantes estrelas do mar... pode-se manter em cativeiro ? (nao falo dos termos legais, falo se é possivel e se se aguentam)

na Lagoa de albufeira, tambem se encontra bastantes camaroes, caso alguem deseje posso apanhar e oferecer

Estrelas do mar so para quem já é algo avançado e tem aquario há algum tempo. Equinodermes é um bocado tramado para adaptar (requer muita paciencia) e precisam de aquário estabilizado. No entanto, não é tudo igual, depende da espécie.

 

Quo o que achas deste escumador Tunze 9002? será suficiente?

não sou especialista em hardware, sei que tem boa fama. Le as reviews na net, le mais do que uma. Olha que alguns escumadores precisam de sump. Se bem que podes sempre pendurar em cima do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

aqui a uns 3 ou 4 meses apanhei um sargo veado ai com 1 cm, ainda esta no aquario, adapta se facilmente .

2080286790_160ddbf2fd.jpg

rascasso, apanhei um destes ai com uns 3 ou 4 cm meio por acaso, em busca de camaroes e veio o rascasso na rede :) nao é violento , embora seja um caçador mais nocturno , nunca o vi a porrada com outros, mas quando agarra comida ja nao a larga .

Scorpaena+notata+-+Rascasso+%284%29+copy.jpg

 

sargueta

estao a pouco tempo no aquario e ate a data sem problemas e sem baixas e sem problemas de compatibilidade com os ademais

sargueta.jpg

 

esse caboz que o quo mostra , por mim nunca mais entra num aquario meu :) assassino do piorio, come tudo o que mexe, peixe , camarao, molusco, algas tudo o que ve marcha, desde que apanhei um com uma salaria na boca , do mesmo tamanho que ele , note se, que nunca mais entra ca nenhum :) existem muitas outras especies de peixes pacificos e mais atrativos que o caboz

 

 

aceito sugestões para peixes meia agua /topo que sejam possiveis de apanhar entre mares ou muito perto da costa e tb como os apanhar de modo a poder apanha los sem qualquer ferida ou mazela

cumps

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nelson, obrigado pelo teu comentario.

 

O caboz que falas é o gobio ou a marachomba? o melhor é começar a evitar o termo caboz, só trás confusao! tenho vindo a pensar no que fazer ao gobio. Os meus camarões eram do tamanho dele e mesmo assim foram à vida, tem boca grande!

 

e marachombas já tiveste? Actualmente já tenho 4 espécies de marachomba: marachomba-de-crista, marachomba-frade, marachomba-babosa (marachomba-portuguesa, finalmente... consegui 2 exemplares de uma cajadada) e uma nova espécie que capturei que desconheço o que seja. Em tempos também tive maria-da-toca, mas nunca mais detectei a espécie.

 

 

Sobre os sargos, tenho um cardume de 6, e sim, adaptam-se bem a aquário e temperaturas domesticas visto ser um peixe subtropical da zona das marés. O meu cardume preocupa-me pois crescem um pouco e são um pouco traquinas, planeio reduz o numero. Mas o que tens achado do teu?

 

Sobre esse peixe-escorpião, quem me dera a mim algo assim!!! Isso não é peixe de maré, creio.

 

 

 

Bodião-verde juvenil. Com que então não temos peixes coloridos. Mais uma espécie sub-tropical

bodiaoverde.jpg

 

 

 

Marachomba-de-crista

marachombadecrista.JPG

 

Nova espécie de marachomba... Nunca vi igual, semelhante à extremamente comum marachomba-frade, mas no mar apresentava um tom vermelho e uma cara mais larga. Fiquei curioso, vi e revi para não estar a trazer mais uma marachomba comum e é mesmo algo... novo...

 

novamarachomba.jpg

 

novamarachomba2.jpg

 

 

para comparação, a Marachomba-frade

jul2012marachombafrade.jpg

 

Ainda não consegui uma boa foto das minhas marachombas-babosas (com duas anteninhas

 

 

Na zona das marés, além de cardumes de sargos, vejo com frequencia outros dois cardumes, um que vive junto com os sargos, se bem que os sargos são capazes de os penicar e um outro crias grandes e esguias de olhos brilhantes que vivem separados. O Raphael que já se dedica aos peixes há mais tempo que eu, pois eu me concentrava em invertebrados, diz-me que estes são peixe-rei (Atherina Presbyter). Distinguem-se dos sargos por andarem com o rabo torto, como os bodiões, são muito dificeis de capturar, mais que os sargos e ocorrem em menor numero que os sargos. Vivem perto da superficie.

 

jul2012cardumenovo.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo verde-esmeralda brilhante parece uma pedra preciosa.

 

Já descobri qual é a marachomba nova, é a Lipophrys trigloides - espécie subtropical que cresce ate 13 cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

referia me ao gobio , mas aqui em Albufeira tb o trata mos por caboz :) é um papa tudo hehe

tenho 3 tipos de marachombas... ambos dos que ja apresentas te em fotos, o rascasso nao é de mares mas apanhei o numa mare baixa , agarrado a uma rocha escondido, nem dei por ele e veio memso por acaso :) foi um belo dia....... bodiao tb ja apanhei mas dos mais avermelhados , alguns meses atras, mas uns dias depois devolvi o ao mar ......esse verde até é bem interessante , nunca o vi por ca....... o que sinto realmente falta no meu aquario sao especies diferentes e coloridas para dar mais vida ao meio plano do aqua... se souberem de algumas especificas possiveis de capturar indiquem por favor..... dos cardumes que tenho de sagueta ou sargos nao me aparentam ser violentos uns com os outros e embora cresçam bastante, nao sei ainda ate que ponto irao crescer dentro do aquario portanto vamos vendo como se vao comportando..... quando poder tiro umas fotos de alguns peixes que ca tenho e nao consigo identificar

 

essa ultima foto .....sim sao peixe rei :) facilmente viram comida pros cardumes que ca tenho logo deixei de os trazer, mass encontram se aos milhares nas zonas entre mares e perto de rochas , quando os vi em cardumes gigantes ate pensei em trazer bastantes e ver como se comportariam em aquario, mas nem chegaram a casa, ainda no balde e viraram comida :( portanto transportem nos longe de outros maiores lol

 

cumps

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

aqui a uns 3 ou 4 meses apanhei um sargo veado ai com 1 cm, ainda esta no aquario, adapta se facilmente .

2080286790_160ddbf2fd.jpg

rascasso, apanhei um destes ai com uns 3 ou 4 cm meio por acaso, em busca de camaroes e veio o rascasso na rede :) nao é violento , embora seja um caçador mais nocturno , nunca o vi a porrada com outros, mas quando agarra comida ja nao a larga .

Scorpaena+notata+-+Rascasso+%284%29+copy.jpg

 

sargueta

estao a pouco tempo no aquario e ate a data sem problemas e sem baixas e sem problemas de compatibilidade com os ademais

sargueta.jpg

 

esse caboz que o quo mostra , por mim nunca mais entra num aquario meu :) assassino do piorio, come tudo o que mexe, peixe , camarao, molusco, algas tudo o que ve marcha, desde que apanhei um com uma salaria na boca , do mesmo tamanho que ele , note se, que nunca mais entra ca nenhum :) existem muitas outras especies de peixes pacificos e mais atrativos que o caboz

 

 

aceito sugestões para peixes meia agua /topo que sejam possiveis de apanhar entre mares ou muito perto da costa e tb como os apanhar de modo a poder apanha los sem qualquer ferida ou mazela

cumps

 

amigo sabes que o sargo tem medidas minimas para captura..devera ser um sargo juvenil e nao veado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é uma thread de pesca, mas de aquariofilia. Ele não está a pescar para capturar com tamanho minimo. A pesca de pequenos ou grandes peixes é nociva para o ecossistema, e ter cana de pesca deveria ser mais restrito e taxado, pois o impacto dos pescadores, quer os comerciais quer os desportivos é grande, quer directa quer indirectamente. Quando vou à praia estão sempre pescadores a apanhar "minhoca" para servir de isco, e no processo destroem todo um ecossistema.

 

 

o sargo que eu tenho é Diplodus sargus, que deve ser o que ele tem, que é o sargo (comum) e não o sargo-veado (que é Diplodus cervinus) . Hoje vi Diplodus vulgaris, que é o que o nelson denomina de sargueta. Nem quis nem pude capturar, muito grandes.

 

Quanto aos góbios, convém notar que existem várias espécies, se bem que, pelo menos por cá, só tenho visto esta ultimamente, devolvi ao mar, o meu maior.

 

Peixes de meia-água bonitos, já me falaram da Salema (Sarpa sarpa), este sim, pacifico e relusente... e também podes tentar os Chromis chromis. Falta é encontrar...

 

 

 

peixe de meia-água subtropical que considero muito interessante é o Serranus scriba

serranus-scriba-cm77-600x400.jpg

 

tenho neste momento em adaptação:

 

bodião-vermelho (não sei qual a espécie ao certo devido ao tamanho), já antes tinha tentado, mas por causa da companhia do aquário não dava.

Peixe-lapa (Apletodon dentatus)

e ainda camarões vermelhos que sempre me passaram despercebidos, Hippolyte varians, mas julgo que no aquário não vão longe agora que passei para peixes, encontrei imensas colonias daqueles camarões sem pernas (via-os já regularmente, mas não como os que vi hoje...)

também capturei Nerophis lumbriciformis (primo dos cavalos-marinhos), mas estava indeciso se seria capaz de o manter ou não. Pelo que ficou no mar, e tamem já avistei várias vezes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais