Peixes da costa portuguesa


Quo

Recommended Posts

Boas Pedro, já fazia algum tempo que não passava por aqui, mas vejo que já reforçaste a tua fauna com umas espécies porreiras..o sistema tem estado a correr bem? tem havido algumas baixas?

Nos meus a ultima novidade são as desovas, que já são umas quantas, principalmente a nivel de peixes escorpiões, só não sei é se vão avante..mas o tempo o dirá..e umas fotos de como está o aqua? :wink:

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens desovas de peixes? o.o de que espécies, para além de escorpiões?

 

Baixas provavelmente devo ter tido do peixes-lapa pois nunca mais o vi, o mesmo para o peixe-lesma. confesso que planeio não trazer mais este tipo de peixe, o problema é alimentar. O rodovalho ainda tenho, passa a vida colado no vidro traseiro, mas a alimentação dele preocupa-me. E, tu baixas em relação a espécimes mais dificeis, tens tido? Restantes espécies estão bem.


Em estrelas já está perfeito, algumas parece que aprenderam a vir à superficie buscar comida, dou à mão, outras dão cabo de tudo que é mexilhão e caramujo. tenho que fazer algumas afinações ao sistema por causa dos nitratos/anémonas. já coloquei traves paralelas de 1.5m por 5 cm, como tinha referido de forma a não ter fugas. Planeio ainda adquirir caranguejos verdes e corredores, visto que com as traves deve ser dificil eles fugirem agora. O caranguejo corredor recordista de fuga anda lá para dentro. Navalheiras são timidas demais para o meu gosto.

 

e pronto é isto.

 

As fotos: Tenho que conseguir um fundo para o aquário, limpar a areia de conchas de mexilhão e as novas pedras ainda não escureceram... mas o layout está mais composto. ;)

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto procurava o meu rodovalho para ver se ele estava bem, o que faço regularmente, vi o peixe-lapa grandalhão que pensei que tinha morrido, pois não o via e apareceu-me algo na bomba que parecia espinha de um peixe grandito, como os outros peixes todos estavam ok, pensei que tinha sido o lepogaster sp. afinal não, o gajo está bem e com bom aspecto.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo tipo de animal marinho: Doris?!

 

apesar do mau tempo e das ondas gigantescas, tentei a minha sorte, pois não é sempre que se pode ir ao mar. O meu objectivo era claro: mais rodovalhos. Mas as condições do mar não eram as melhores e apenas consegui uma coisa interessante, reluzente, que inicialmente pareceu-me uma anémona ou um tunicato, pois estava enrolado e parecia ter uma abertura central, no balde ele espalhou-se e parece-me um flatworm, um verme-espalmado ou um dos muitos animais conhecidos como lesma-do-mar... ou cientificamente um Platyhelminthes. Estava visto o que era.

 

No entanto este suposto verme era estranho, tem o ramalhete que caracteriza os nudibranquios e é arredondado... que são moluscos gastrópodes, ou seja, o suposto Platyhelminthes mas com caracteristicas de moluscos?!... fiquei todo trocado!!

 

Mas é bastante diferente dos nudibranquios, é grande, arredondado e de um laranja forte monocromatico...Surge uma nova hipotese de um animal que até agora desconhecia a sua existência: Dóris, um parente proximo dos nudibranquios, e com duas membranas. Está em adaptação gota-a-gota para não correr riscos por má ambientação

 

20130211102944.jpg

 

o animal está com os olhos/antenas, ou lá o que é, para a frente/cima. O "ramalhete nudibranquio" (que é por onde respiram) é a parte traseira do animal, isto seguindo a logica dos nudibranquios.

20130211102953.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As membranas da dóris. a parte de cima levantada e a debaixo alapada no balde.

 

A espécie será Doris verrucosa cuja caracteristica é evidente, as saliencias por todo o corpo.

20130211110540.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela captura Quo, uma especie que nunca vi por aqui e que até agora desconhecia, possivelmente deverei ter nos meus livros da costa, mas nunca olhei com atenção..fui a unica coisa que conseguiste "comprar"?

E já agora, umas fotos do aqua? biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi o que me aconteceu, estava na listagem de lesmas-do-mar em conjunto com lebres-do-mar e uma catrafada enorme de nudibranquios, pelo que é normal também nunca as ter topado, por information-overflow passou como nudibranquio... e funcionalmente até são... Se bem que ao vivo, ve-se um aspecto bem diferente, agua para o vinho. Não foi estupidamente que pensei tratar-se de outros seres diferentes. Questão central, o que come...

 

na wikipedia tem isto:

(fr) Ils se nourrissent principalement d'éponges.

 

(en) Sea lemons feed on sponges and other sessile animals or even on dead organic matter.

 

Doris verrucosa

It may reach a total length of 30 mm. The maximum recorded length is 70 mm.

 

The warty dorid feeds on the crumb-of-bread sponge, Hymeniacedon perlevis, which it closely resembles in colour.

parece que em termos alimentares tive sorte! não comem anemonas ;) e comem varias coisas diferentes. e foi precisamente com a esponja que come que confundi em primeiro lugar, logo o local melhor para a procurar é junto a esponjas laranja, que por cá é bastante comum.

 

A doris que capturei tem um pouco mais que 40 mm, quase 45 mm. Mas penso que está encolhida, logo é capaz de ser maior...

 

 

 

 

E, sim, foi mesmo a unica coisa digna de se ver que encontrei, água turva devido à violencia das ondas, fauna fugida devido à chuva e granizo e já vinha embora frustrado... Que sorte do caraças, digo eu.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de avaliadas as condicionantes alimentares, coloquei no aquário peixe-cachimbo. Mas não tirei fotos, agora está lá para o meio da rocha...

 

Visto que ando sempre a ser pressionado para fotos, aproveitei para tirar.

 

Como se vê as rochas novas ainda não ganharam cor.

Os meus sargos cada vez maiores e preocupa-me isso, estou à espera da primavera/verão para colocar sargo-veado.

fev2013lateral.jpg

 

 

 

O meu bodião reticulado, Mexilhão vivo que serve de sustento às estrelas.

fev2013bodiaoreticulado.jpg

 

 

 

Uma barbada de tres bigodes grandinha. Foto com flash, pois está sempre a andar as voltas.

fev2013barbada.jpg

 

 

traves transversais para impedir fugas e barriga no vidro.

traveslaterais.jpg

 

 

Um pequeno bodião comum perdido no mar

fev2013frontalbodiaotop.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos muito boas Quo, o peixe-cachimbo é normal estar escondido nas rochas, certamente que foi onde o encontraste quando o apanhaste..

Na primeira foto, a agua parece ter um pouco de turvez, muito fraca, mas consigo notar, estiveste a dar comer antes das fotos? o teu escumador tem trabalhado bem?

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que na imagem geral parece uma grande rocha é na verdade uma grande meia-toca com amplas entradas, logo é completamente oco. É onde se encontram as minhas pequenas estrelas-de-espinhos e neste caso também o rodovalho que é visivel colado ao vidro. Na imagem aparecem também pequenas estrelas de espinhos (Marthasterias sp.) com cores espeteculares, mas não dá para ver, e o peixe-lapa (praticamente imperseptivel na imagem - é aquilo escuro junto ao vidro ao lado das estrelas)

 

fev2013rodovalho.jpg

 

 

 

As marachombas pensavam que eu ia dar-lhes comida, por isso algumas agruparam-se

fev2013marachombas.jpg

 

 


Bodião reticulado a descançar. Os famosos ciclideos de água doce são descendentes de espécies marinhas como os bodiões

fev213bodiaoverde.jpg

 

 

Várias Asterina sp. e uma grande Asterias sp.

fev2013estrelas.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estrela-de-espinhos azul-claro (tenho 3 colorações bonitas desta espécie, uma delas é grande em amarelo-torrado forte).

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá estão fotos do peixe-cachimbo da familia dos cavalos marinhos. coloquei 3 no aquário, estes dois estavam juntos e eram grandes, logo não os separei.

 

pt: peixe-cachimbo

en: Worm pipefish

Nerophis lumbriciformis

fev2013pipefish.jpg

 

 

Pipefish agarrado à rocha. Ao fundo a minha estrela-de-espinhos amarela. Na altura em que a capturei, estive a escolher entre várias a mais amarela, esta foi a vencedora. Agora ando à procura de uma branca. No aquário tenho uma laranja, estilo a azul-claro de cima.

fev2013pipefishaqua.jpg

 

comida desta espécie:

http://www.fishbase.org/TrophicEco/FoodItemsList.php?vstockcode=7937&genus=Nerophis&species=lumbriciformis

 

em aquário:

250L

max. temp: 27C

reprodução: 13-16C

TL: 15 cm (m) 17 cm (f)

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Tenho tenho novidades hugo!

primeiro as más:

  • a doris não resistiu aos ataques constantes da marachomba babosa.
  • as traves não impedem fugas, se bem que reduziram... tive uma fuga do mesmo caranguejo-corredor (o mesmo de sempre e sempre o salvo a tempo).
  • tenho tentado encontrar, sem sucesso, rodovalhos... o mar bravio de janeiro alterou também alguns habitats. Esta espécie parece também mais comum mais a norte na Europa. O meu ainda o tenho. é muito giro ve-lo nadar. :)

as boas:

  • em termos de peixes-lapa tenho já 2 Lepadogaster lepadogaster e um Apletodon dentatus, só não tenho mais porque não quero. Quando estou no mar, à procura de rodovalhos, acabo por procurar peixes-lapa por instinto pelo metodo ser semelhante.
  • uma coisa não tão boa ideia... arranjei um casal de góbios. desfiz-me do outro que cresceu e comeu-me os camarões todos... mas estes pareciam-me diferentes e era um casal, não resisti... ainda não sei se é rock goby ou outra coisa, não tive tempo para verificar ao pormenor.
  • Uma navalheira enorme, já está há umas semanas comigo. Esta como era grande e facil de capturar com rede (nunca ousei tocar)... achei que seria menos timida no aquário. É timida na mesma, mas mais visivel, e mete respeito... se a atiçar, ela mostra as pinças. 5 estrelas. ehehe
  • Uma estrela-de-espinhos branca. já chega de estrelas...
  • E, hoje capturei... um Sarrão (Peixe-escorpião)! Penso que femea.... pois é gorda e no balde vi 2 peixinhos pequeninos, recem-nascidos, que não capturei, mas apareceram... não terão grandes hipotese no aquário. Será uma espécie vivipara. Variedade verde-acastanhado às riscas branco-neve. Espécie ainda não sei (Scorpaena porcus?). Foi dificil, apesar de ser um peixe parado, isto porque evitei ao máximo toca-lo, por ser venenoso, e acabava por fugir.
Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já identifiquei a espécie de peixe-escorpião que tenho.

Taurulus bubalis

que cresce apenas até 20 cm e é um peixe que muda de cor. Na rocha viva camufla-se de forma até imitar alga coralina rosa e o corpo esverdeado forte. é lindissimo. fotos não fazem justiça.

 

sarrao2.jpg

 

.sarrao.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Quo, tive a pesquisar na fishbase e podes dar "festinhas" :thumbup3: ao teu peixe escorpião que não é venenoso. Pelo menos o Taurulus bubalis. Se quiseres podes dar uma vista de olhos http://www.fishbase.org/summary/Taurulus-bubalis.html.

 

Cumprimentos.

Miguel Roldão

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afonso, foi uma sorte... nunca tinha visto depois de tantas horas de mar, também pode ser como noutras espécies, passou despercebido. Mas também tinha sido informado por um amigo da zona dos pescadores e também mantem peixes da costa que eles começam a aparecer por volta desta epoca, depois do carnaval.

 

Miguel mais boa noticia então. é que no mar acabei por o tocar de leve... nem é assim tão parado, até se mexe bastante pelo aquário. Preocupa-me agora é a adaptação ao aquário, compatibilidades e alimentação.

 

 

Agora na areia:

 

sarrao.jpg
20130315010625.jpg

 

 

 

A espécie do peixe-lapa identifiquei mal no topico inicial (do peixe no balde), não se trata de Lepadogaster candolii, mas sim de Lepadogaster lepadogaster e sim apesar de um peixe timido, tem uma cauda com vermelho forte e de vez em quando abre a boca grande como se estivesse a espreguiçar. Capturei um momento desses.

 

20130314223617.jpg

 

 

A parte de sucção que o liga às rochas. Agarra-se fortemente, pelo que para o retirar a tecnica que uso é a mesma que para as lapas, de forma a não magoar o animal, que é empurrar/escorregar o peixe pela rocha até largar ou atingir o bordo da rocha.

20130314223354.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Quo, belas aquisições que tens..esse escorpião é muito bonito, tenho um igual já com 20cm..ao todo tenho 2 com 20cm e 3 com 10cm, mas atenção às compatibilidades deles, são muito ferozes, se um peixe tiver 75% do tamanho dele, ele come-o!! digo isto por experiência, tive de os tirar do aqua das anémonas porque estavam a começar a dizimar os peixes pequenos..quando ele se ambientar no aqua vais ver que ele a comer não deixa nada para os outros..

Tenho um video a dar comer aos meus, e por ai podes tirar conclusões..

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá rafael, bom ler-te.

 

o escorpião neste caso bullhead, pois... para já não responde à comida. se bem que ontem pus cabeça de camarão grande e quando voltei o peixe não estava no mesmo sitio. Tenho os peixes lapa e o rodovalho que sao pequenos e um bodião comum mais pequeno que ele, e tenho andando atento a isso... em especial o bodião que parece a presa mais facil.

 

O resto são maiores do que ele. Para já o "terror" do aquário é a babosa que não o curte, ora está a volta dele a observá-lo ou o penica. :P O meu escorpiao tem 12 cm. Está com uma coloração diferente do das fotos, mais vermelho.

 

Eu sei que tinhas esta espécie em particular, foi a que me chamou a atenção no teu aquário, quando começaste. Espero é que se adapte à comida que dou e à minha presença tal como o bodiao reticulado.

 

 

mostra ai os links dos videos, pode-me ser bastante util.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, deixo-te aqui 2 videos, o deles a comer e de um escorpião a desovar..ele nos primeiros dias vai andar desconfiado para comer, mas depois é como no video..eles enquanto estão estranhos facilmente se desviam de uma luta, como o que tens, mas depois, mesmo que o outro seja maior eles respondem à ameaça..a coloração deles muda muito, tenho um que já teve 4 colorações diferentes..toma sentido que esse bodião pode desaparecer, o rodovalho e os lapas é pouco improvável pois eles caçam peixes de meia agua, e caçam na espera..

A dar comer a eles

Escorpião a desovar

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a desova deu em alguma coisa? Hoje o escorpiao já não resistiu a tentação de uns mexilhões. O rodovalho as vezes sai do vidro e nada para outro vidro, já os lapa já suspeitava que não haveria crise. O bodião tem cerca de 8 cm e as vezes nada calmamente junto ao peixe. Não sei bem que atitude tomar. Achas que a luz ou escuridão ajuda em alguma coisa? Vou fazer a engorda do bodiao para ajuda-lo a crescer.

 

o teu primeiro video está de meter inveja, em especial o primeiro aquário. Tenho que arranjar esses sargos veado, mas os meus outros sargos já estão a ficar autenticos bacalhaus e agora com o escorpião mais dificil fica meter novos peixes. :S E vi que tens um ofiuro grandalhão no aquario com aqueles peixões... enfim, luxo atlantico.

 

Continuo a ter eremitas no aquário e pequenos caranguejos graças à rocha viva, os coitados já não saem de lá. A navalheira grande também já perdeu algum medo da minha presença, e está mais interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As desovas (foram pelo menos 3) ainda não deram em nada, os ovos no entanto estão a mudar de cor, a ficar brancos..também existe a situação em que não sei se foram fecundados por macho, pois de todos os que tenho, não sei se algum é macho, pelo menos 3 são fêmeas pelas desovas..vou aguardar mais uns tempos para ver..os escorpiões caçam mais no escuro, pois eles veem bem de noite, mas se houver hipótese também caçam de dia..talvez ele não chateie muito o bodião, mas só o tempo e o apetite dele o dirá..se tiver bem alimentado não sente necessidade de caçar..

Sargos-veado agora só mais para o verão, mas encontram-se com facilidade, pelo menos na minha zona..ofiuros grande no aqua grande tenho 4, todos com mais de 1 palmo, são bons para varrer o lixo que fica entre as rochas, no aqua pequeno também devo ter uns 5 ou 6, andam sempre atrás das rochas no escuro..

Ermitas ainda devo ter no aqua pequeno uns 50, andam sempre escondidos, tenho é perto de 200 numa sump, onde se vê eu dar comer a eles, e já lá tive 300, mas vendi, e estes também são para vender, são todos patas verdes, bons para reef..

Navalheiras só tenho uma pequena no aqua grande, não quero mais navalheiras grandes, só no prato, desde que uma me matou um sargo grande, nunca mais pus lá nenhuma..cuidado é com as dentadas delas, fazem uma certa mossa nos dedos.. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo muito bom :thumbup3: uma verdadeira inspiraçao.

 

Esse peixe escorpião está qualquer coisa como brutal ;) e a coloração do teu peixe lapa também :)

 

Quando receber o meu espero que consiga cuidar e manter os peixes tão bem como tu ;)

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais