miguelroldao

Membro
  • #Conteúdo

    81
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre miguelroldao

  • Aniversário 02/05/1999

Formas de Contacto

  • Mail
    miguelroldao9@gmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Cascais (Lisboa)
  • Localização
    Estoril

Quem visitou o meu perfil

1279 visitas ao perfil

miguelroldao's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. Ahaha Os pontos principais a notar são: manter a água quente como já referido, não ter muita correnter (se calhar implica de algum modo reduzir a corrente produzida por esse JBL), não ter companheiros de aquario muito ativos que compitam com os dicus por alimento, manter os nutrientes em baixo (para o efeito utilizar um bom filtro biologico, pessoalmente gosto de Sera siporax, e muitas plantas, eu gosto em especial de Ceratophyllum demersum) e uma dieta rica em proteínas. Essas anubias pouco afetam os parâmetros da água por serem de crescimento muito lento, mas ficam sempre bonitas! Sent from my Energy Phone Pro HD using Tapatalk
  2. É verdade. Eu não tenho muita experiência com discus, mas os German Blues tem requerimentos muito parecidos e preferêncialmente mantenho-os entre 28.5 e 30°C. Sent from my Energy Phone Pro HD using Tapatalk
  3. Boas, Hoje ou ontem no youtube um canal chamado Aquarium co-op publicou um video que vem mesmo a calhar: Para alem disso aconselho a ter muitas plantas de rápido crescimento para manter os nutrientes num mínimo. Boa sorte! Sent from my Energy Phone Pro HD using Tapatalk
  4. Boas, Vendo o tamanho do filtro em comparação com o aquário, parece que vai servir a sua função a menos que se encha o aquário de peixes. Não que um filtro maior seja mau (antes pelo contrario), mas nem sempre é necessário. O filtro tem três funçoes principais: remover particulas que flutuam na água (filtragem mecânica, realizada pelas esponjas e pela lã); transformar compostos químicos nocivos, como a amónia e o nitrito, noutros menos prejudiciais, o nitrato (filtragem biológica, realizada pelas cerâmicas e pela ligeiramente pela esponja); e circular a água do aquário. Se não tiveres muitos peixes no aquário, só tens que te preocupar se a bomba do filtro tem caudal suficiente, idealmente de 4 a 5 vezes o volume total do aquário. ( Por exmplo: num aquário de 100L o ideal seria uma bomba com caudal entre 400 e 500 litros/hora). Uma bomba fraca leva a uma má distribuição de temperatura e oxigênio no aquário. As plantas naturais de baixa manutenção não te vão dar nenhum trabalho extra. Na verdade, elas vão alimentar-se de nitratos de que falei acima e também produzem oxigênio, melhorando a qualidade da água. Assim que só trazem vantagens. Boa sorte! Sent from my Energy Phone Pro HD using Tapatalk
  5. É nestas alturas que uma ou duas fotos davam jeito 😁 . Lux = Lumen/metro , não tem nada a ver com PAR. Para aumentar o PAR, basicamente é adicionar LEDs com comprimentos de onda entre 440nm-460nm e 620nm-660nm (azul e vermelho), sem alterar muito os lumes. So que não bonito de se ver já que o aquario fica com uma cor roxa. A luz branca, como tem de tudo um pouco. Adicionando leds brancos aumenta os lumens e PAR. Os leds verdes é que não teem qualquer impacto no PAR. Os leds de 8000k, ao serem ligeiramente azulados, vão melhorar o PAR substancialmente. Teóricamente, à volta de 35mil lumens de leds de 8000k deve de ser mais do que suficiente para ter uma média/alta iluminação nesse aquario de 720 litros. A única limitação é que a tua fonte de alimentação dos leds possa não ser capaz de fornecer tanta potência.
  6. 15000 lumens para esse aquario é relativamente pouco. Eu tinha experimentado o dobro. Neste momento só tens ai 20 lumens por litro. Isso se os LEDs estiverem a trabalhar no máximo (depende do resto do circuito elétrico). Se ainda estiveres a experimentar com a calha, recomendo trocar os leds verdes por branco frio, à volta de 6000k. E se o driver ainda tiver potência disponível, adicionar mais leds brancos. Abraço.
  7. Boas, No que toca às fitas led, essas teem as melhores caracteristicas de potência (acho que há um outro tipo que tambem é bom nesse aspecto, se não me engano é o 7020) Se procurares na Amazon e eBay encontras de certeza. No ebay comprei 5M de 5730 por +-10€ que uso à um ano e ainda não me deram problemas. Se substituires uma T5 diretamente por uma só fita, vais perder luminosidade. Por isso aconselho a colocar duas (ou três) fitas por tubo. É preciso é ter em atençao se o power supply que escolheres tem amperagem suficiente para a alimentar toda a fita que for utilizada. Abraço.
  8. Boas, Durante a noite, convém que as luzes estejam completamente apagadas para evitar problemas de algas. As night/moon lights são só um extra para ficar mais bonito. Assim que acho que a luz deveria estar num timer (branca ou branca juntamente com a night light), ligando a night light exclusivamente apenas quando se quiser observar o aquário em modo noturno. Abraço.
  9. Esta resposta já vem algo tarde mas, aqui está. O site da trópica tem um bom guia de lumens se estivermos a falar de luz branca: https://tropica.com/en/guide/make-your-aquarium-a-success/light/ Com a diversidade de tecnologias de iluminação de hoje em dia, os Watts/litro ficaram um tanto obsoletos. A vantagem do RGB é que podes ajustar os espetro ao teu gosto ou ao das plantas, mas já não te podes guiar pelos lúmens pois a luz em questão já não é tão simples/standard como a branca. Assim que a medida de PAR é mais preferida. Eu sou mais adepto do DIY. Podes fazer umas coisas engraçadas à tua maneira, algo mais barato do que aquilo que vem nas lojas. Mandei vir do eBay 10 Leds 4000k 3W + 10 Leds 450nm RoyalBlue para um aquario de 60L, por apenas 3€. Vamos lá ver se funcionam 😂 . Abraço.
  10. Boas, Parecendo que não, a esponja pode acomodar muitas bacterias benéficas. Por isso quando limpo o filtro apenas dou uma enxaguadela nas esponjas (em agua do aquario) para remover detritos que se tenham acumulado. É preferível limpar metade do filtro a cada duas semanas do que todo ele todos os meses, para evitar perdas substanciais de bacterias. Fizeste bem ao encher os cestos com material cerâmico, mas diria que o algovec esta ai a mais. Se tens problemas com algas (isto é queres ver-te livre delas, porque na verdade elas não fazem mal nenhum, antes pelo contrario), simplesmente cortava um bocado nos fertelizantes. Não tenho experiência com esse produto, mas calculo que funcione ao remover nitrato e fosfato, que são nutrientes benefícos para as plantas. Dependendo das plantas que tens, via se a luz é adequada e provavelmente injetava CO2. Não sei como é o teu aquário em específico assim que não te sei dar conselhos mais concretos. Abraço.
  11. E um videozito se não te importares. .png' alt=':biggn:'>
  12. O layout ainda não está terminado. Ainda vou por umas rochas por trás da rocha morta. Obrigado, essas anemonas verdes com pontas rochas são da mesma espécie que as minhas. Só que dependendo da água, caso se esteja a alimentar... pode apresentar formas e cores diferentes. Lesmas já tenho só que andam sempre muito escondidas e quase nunca as vejo. Ultimamente também tenho apanhado bons polvos e navalheiras. Por acaso esse sítio não se chamará praia de S. Pedro?
  13. Visto que o tópico esta pouco activo vou por um vídeo do meu aqua para animar a malta: http://youtu.be/GU32hHjZ8Zg
  14. O aquário está muito giro, já se vê mais maturado, mas esta a precisar e umas atualizaçõezitas. Cumprimentos. Miguel Roldão.
  15. O ouriço já foi à vida. Foi a sobremesa da marachomba-de-crista o outro dia. Os outros peixes também se juntaram ao festim. Cumprimentos. Miguel Roldão.