casilhas

Membro
  • #Conteúdo

    310
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por casilhas

  1. casilhas

    compatibilidades

    Olá. Quando dizes aberto queres dizer sem tampa ou algo do género open bottom? Presumo que seja sem tampa, e se for este o caso não convém manter kilies nesse aquário, porque eles são exímios saltadores e é bem possível que os encontres no chão passado algum tempo. Em relação à informação é importante compreender que existem quase 800 espécies de killies, por isso uma pesquisa geral é impossível. Espero ter ajudado, e qualquer dúvida pergunta.
  2. Parecia-me mesmo que os ovos eram muito pequenos e demasiados para serem de ordem superior. De qualquer maneira, boa sorte com eles.
  3. Olá. Em relação à fêmea, não me parece var wild, simplesmente porque, se ela está ovada na foto (Que é o que me parece), é (ou parece) de ordem inferior, e os únicos camarões de ordem inferior que já vi à venda por esse preço foram caridina japonica (Amano).
  4. Foi o que eu pensei, mas se não for gostaria de saber a razão.
  5. Olá. A bateria está excelente. Se me permites a pergunta, porque acrescentas "sun" ao nome que o membro deu (mistelatank)? Este será sem dúvida um tópico a seguir.
  6. Olá. Queria apenas deixar a minha opinião: há comparações que foram aqui feitas que são completamente ridículas. Relativamente à resposta imediatamente anterior à minha e outras semelhantes, gostava de saber quais os sinais que tomam como indicadores de que os vossos animais vivem em boas condições para além da sua coloração e reprodução. Se vêem apenas pelo facto de terem os parâmetros iguais aos indicados na ficha então, sinceramente, têm uma visão muito limitada deste hobbie, porque, e já me aconteceu, se todas as fichas apontarem para uma temperatura, pH ou outro parâmetro isso não significa que esse seja realmente o melhor, especialmente em espécies mais sensíveis (Que não é o caso desta). A isto quero apenas responder uma coisa: pensando desta forma, como sabes que não são as fichas todas que estão erradas? Duvido que tenham sequer sido feitos estudos, e, mesmo que tenham sido feitos, foram com certeza baseados na reprodução, coloração e saúde no geral dos espécimes (Não vejo outra forma de ser feito) , seja de que espécie for. Tendo esta opinião, terias que pensar também que estas fichas estão erradas, visto que não assumes os métodos em que se baseiam. Gostava apenas de concluir com uma coisa (já me alonguei demais...), desta vez para o membro que iniciou o tópico: Não há nada como fotografias para provares aquilo que dizes.
  7. casilhas

    MOP

    Olá. Tenho quase a certeza que sim (Uso sempre dessa e nunca tive problemas).
  8. Quanto à cascata não sei. Mas quanto às carpas, apesar de não as ter consegui muito facilmente que quase todos os meus peixes comessem à mão (aquilo que quero dizer com isto é que quando lhes vou dar comida se a segurar com a mão debaixo de água eles vêm e comem da minha mão, se bem que com os tropicais num aquário pequeno é infinitamente mais fácil) e saltassem para apanhar a comida. Para isto simplesmente dou um pouco de comida (No teu caso tem de ser num sítio onde possas chegar e onde as carpas ainda tenham espaço para nadar), para perceberem que "está na hora", e depois só tenho de esperar um pouco. Espero que algures na resposta encontres alguma ajuda.
  9. casilhas

    Aphyosemion striatum

    Neste vídeo é dito um erro que ninguém deve cometer, que é a utilização de uma mop flutuante para anuais, simplesmente não funciona.
  10. Os meridionalis têm entre 12 a 14 cm e os chancitos julgo que atingem facilmente os 15 cm. Não percebo uma coisa, queres as kois, os cometas e os orandas com os ciclídeos? Outra coisa, um de todos os outros referes-te às kois e etc ou aos ciclideos?
  11. Olá. Penso que as paleatus não terão problemas com meridionalis, quanto a arranjá-los nessa zona não sei, aqui sei de pessoas que os têm. No tópico do link que pus no post anterior fala um pouco de alguns ciclídeos, e de resto o google é o nosso melhor amigo .
  12. Olá. Tem toda a razão, mas não são aVelinos, são aLevinos (Se bem que o mais usado é alevins), é daí que vem o LOL do membro billy82, não do facto de não saber o que são alevins.
  13. casilhas

    garra rufa

    Olá. Não te posso responder com certeza, só quando experimentar, mas tenho lido e ouvido que sim, que os garra rufa são melhores que ottos na limpeza do aquário.
  14. Olá. Se viveres numa área com pouca poluição podes usar água da chuva, que deverá ter um pH de cerca de 6, o que será um bom valor.
  15. Olá. A desova é a mesma, só que é de larvas e não de camarões bebés, e o crescimento dá-se por estágios larvares. No entanto tenho uma dúvida que (peço desculpa por me intrometer no tópico) gostaria de esclarecer, o desenvolvimento é só em água salobra ou é também em água com níveis mais elevados de salinidade? Eu tenho uma colónia de artémia, e visto que esta se reproduz e se desenvolve isso significa que tem uma fonte de alimento que poderia também ser usada pelas larvas desta espécie, visto que ambas são filtradoras, por isso pensei retirar as larvas dos meus camarões e colocá-las no recipiente da artémia. Será que isto resultaria? Obrigado.
  16. Olá. Se o lago fosse um paralelepípedo, o que não deverá ser, teria 3300 litros. Esta litragem não é suficiente para manter nenhuns dos peixes que queres sem teres filtragem, o que não queres. Aconselho-te uma leitura atenta deste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217812 Eu, com um lago com esse volume manteria peixes mais interessantes (Na minha opinião, não pretendo ofender ninguém) que carpas koi e peixes vermelhos, poderias manter ciclídeos e outras coisas interessantes.
  17. Não utilizo circulação de ar forçada nem para os alevins nem para os ovos.
  18. Olá. Normalmente divido os ovos por placas de petri, no máximo 10 ovos por cada, e tento mudar a água todos os dias. Conforme os alevins vão nascendo vou passando das placas para caixas de ferrero rocher (Não todos para caixas desta marca, mas para caixas com volume semelhante), mantendo no máximo 10 alevins por caixa. Durante o crescimento vou mudando para caixas maiores, até ao aquário e, no caso dos aphanius, tanque final. Truques: Um pouco de chá de folhas de carvalho (ou semelhante) na água, o que previne fungos. Uma água com pH ligeiramente básico (>7). Espero ter ajudado.
  19. casilhas

    Peixes da costa portuguesa

    Atenção: Se fores lá e os conseguires apanhar não tragas mais do que aqueles de que precisas.
  20. casilhas

    Peixes da costa portuguesa

    Apanhei os camarões na praia de São Pedro.
  21. casilhas

    Peixes da costa portuguesa

    Olá. Com estes dias de calor já fui à praia durante a maré vazia. Apesar de não ter visto tantas marachombas como costumo ver nesta altura consegui apanhar duas espécies de camarões (Possivelmente 3), Palaemon serratus e Hipollyte varians (Foi a primeira vez que os encontrei, a maioria eram verdes, mas uns transparentes e com linhas vermelhas espalhadas pelo corpo em vez de terem a cor uniforme, como os verdes, o que me faz suspeitar de que pudessem ser (Não sou nenhum especialista nisto, por isso desculpa-me se estiver a dizer uma barbaridade) Processa edulis.).
  22. casilhas

    Peixes da costa portuguesa

    Olá. Obrigado por ter respondido apesar do disparate que disse. Mas eu quero esclarecer uma coisa, nunca disse nem pensei que os invertebrados eram mais fáceis, tenho a consciência de que são geralmente mais frágeis, mas penso/pensava que, devido ao seu menor tamanho, no geral, seriam mais tolerantes a menores espaços. Obrigado.
  23. casilhas

    Peixes da costa portuguesa

    Olá. Estive a ver os aquários que tinha cá por casa vazios e encontrei um com 34 litros e com um filtro de cascata. Achas que dá para alguma coisa? Isto claro só com uns invertebrados. Por enquanto ainda não me é possível manter nada de superior a isto, por isso queria saber a tua opinião.
  24. casilhas

    Peixes da costa portuguesa

    Olá. Já estive a ver as fotos do 2º site por alto e encontrei um peixe, o bodião-verde, que é, sem dúvida nenhuma mais uma prova de que há peixes com cor em Portugal. A espécie é Thalassoma pavo : (Fotografia do Oceanário de Lisboa) Nunca vi este peixe, mas ao que parece existe em Portugal continental, e seria uma interessante escolha para um aquário da nossa costa. NOTA- Estive a ver o tópico outra vez e vi que o Quo tinha um juvenil, mas de qualquer maneira deixo aqui uma foto de um adulto.
  25. casilhas

    Peixes da costa portuguesa

    Obrigado. Vou ver os dois sites.