Peixes da costa portuguesa


Quo

Recommended Posts

eu acho que os invertebrados é mais dificil que peixes. mas depende caranguejos e camarões são bastante fáceis em tudo. depois há outros menos fáceis até aos muito dificeis, como estrelas e ouriços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho isso difificl, devido a distancias e ao que isto exige e a vida de cada um.

 

minhas ultimas capturas.

 

pt: Bodião

en: wrass

Labrus sp.

penso que Bodião verde (Labrus viridis)

 

 

bodiao.jpg

 

 

pt: Barbada

en: Three-bearded Rockling

Gaidropsarus mediterraneus

Barbada vermelha, foto pouco explicita em relação á cor do peixe.

barbadaescura.jpg

 

pt: Barbada

en: Five-bearded Rockling

Ciliata mustela

Barbada esverdeada

barbada.jpg

 

barbadaeremita.jpg

 

As duas espécies

barbadas.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sou mergulhador! Mas não ocorrem em qualquer sitio. onde estava a barbada de tres bigodes, estava o bodião, um polvo grande, navalheiras (que também apanhei, espetacular!!), babosas e tudo mais... a de 5 bigodes apanhei á sorte. lol.,

 

já os outros dois apanhei de coração na mão e a barbada vermelha deu-me um baile, mas tive a ajuda do polvo. isto tudo num espaço mais pequeno que o meu aquário. mas não penses que conseguirás indo simplesmente à praia. :P Quando tiveres o teu aquario de 1000L, digo-te em privado o truque, já o sitio onde terás que ir, tens que conhecer bem as praias, isto não apanhas em qualquer sitio. Os bodioes valem a pena, é mais bonito que o que aparece na foto e o teu aquário terá que os ter. :D

 

Ontem capturei o que parece ser um pequeno gobio, mas não o gobio que capturei na outra vez, mas sim Pomatoschistus pictus. O problema é que os meus peixes estão a ficar grandes e peixe pequeno aqui já não vai lá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Navalheira

 

navalheira.jpg

 

neste momento tenho navalheiras, caranguejo corredore (gafas), caranguejo ferro, caranguejo verde, caranguejo peludo e caranguejo filtrador (porcenala) o aquário. Hmmm. uma colecção do caraças em caranguejos. eheh

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagino o trabalho que deu :b

 

No meu de 1000 Litros é claro que quero ter bodiões :D espero por esse truque :)

 

O meu objetivo com o aquário é recriar um ecossistema estável, com presas e predadores mas em harmonia, será difícil mas é o meu objetivo :D

 

E essa navalheira é linda ;)

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não demoro muito tempo, cerca de uma hora. Mas é um bocado cansativo. hoje saiu-me o totoloto marinho outra vez. trouxe:

2 bodiões vermelhos grandinhos

1 seasnail Liparis sp. peixe-lesma cor-de-fogo... parece tropical, mas é um peixe de águas frias.

1 Marachomba trigloide (para juntar à outra que já tenho)

1 caranguejo-corredor (também já tinha)

 

agora é descansar e tratar da alimentação destes bichos, vou ver se colecto mysis ou assim para comerem.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha para já a foto do mais curioso, apesar dos bodiões serem os mais importante para o meu aquário, mas isto da foto não fazia ideia que tinhamos!

 

peixe-lesma em adaptação no balde, não sei qual a espécie, mas poderá ser o que fica zebrado em adulto

peixelesma.jpg

 

 

 

a minha preocupação para esta nova fauna é a adaptação à vida em aquário, nomeadamente habituarem-se à minha presença e a lutar pela comida que coloco no aquário, pois é dificil a comida ir ao fundo com peixes vorazes. Estou a pensar reduzir a espécie que tenho mais, bogas (ou algo assim), de 6 para um maximo de 3, reduzo a carga e aumento as hipóteses de outros peixes mais tímidos comerem.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "Quo" boa noite

sempre a surpreender... boa... bela coleta, é pena eu não saber mergulhar.

são lindos

eu ainda continu-o com a minha taínha dois sargos um blénio? e uma anémona, continuam a crescer e a comer bem, para o peixe de fundo e para a anémona eu costumo introduzir um tubo plástico dentro do aquário até bem perto e deito a comida pelo tubo abaixo, tem resultado.

abraço

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também poderias fazer alimentação individual aos que não conseguem apanhar comida mas seria mais trabalhoso :x

tenho mexilhao vivo no aquário (veio com a fauna há uns dias, logo foi ambientado. nao se pode por mexilhao directo no aquário, morre e estraga a agua, atenção). Tirei um mexilhao da rocha, parti e pus parte perto do bodião verde e sai do quarto. Ele foi logo lá comer, claro que custou por causa dos outros peixes, mas já comeu um bocado e andou a enxotar os outros. Fiz também uma ponte com a rocha e ele fica lá escondido, quando me ve.

 

os bodiões vermelhos são mesmo lindos no aquario, brilham e já andam desinibidos, logo no primeiro dia! o verde, como é duas vezes maior, já anda a por ordem nos novos bodiões. O aquario ficou lindo com estes novos peixes. Vamos ver se vingam todos.Faltam as barbadas...

 

Os peixe-lesma pelo que li no fish-base come pequenos caranguejos e camaroes, logo pode habituar-se ao que dou, o problema é que é ainda juvenil, se bem que já tem uns 6-7 cm. Vou comprar ovos de artemia pelo sim, pelo não!

 

sempre a surpreender... boa... bela coleta, é pena eu não saber mergulhar.

são lindos

eu ainda continu-o com a minha taínha dois sargos um blénio? e uma anémona, continuam a crescer e a comer bem, para o peixe de fundo e para a anémona eu costumo introduzir um tubo plástico dentro do aquário até bem perto e deito a comida pelo tubo abaixo, tem resultado.

abraço

obrigado. andava já há meio mes à espera destas marés! tudo estudado!

 

O Raphael é que pratica mergulho, eu não, nem me meti dentro de água... até te dizia mais, nem molhei os pés. no inverno... está demasiado frio, no verão ai sim, já me molho bastante... Mas é cansativo... chego a um ponto que tenho que parar.

 

pode ser uma ideia interessante! As anemonas: alimento à mao, depois exoto os blenios (marachombas) com a mao até a anemona fechar.

 

falta-me sargos-veados parece-me a mim que vou ter que esperar pela primavera para voltar a ver sargos... em setembro eram tantos, em outrubro, alguns, agora nem ve-los.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Excelente tópico, um dos mais completos (Se não o mais completo) deste fórum sobre este tema. O aquário está espectacular, muitos parabéns. Eu costumo andar pelas rochas no Verão e vejo muitas das espécies de que aqui falam. Já cheguei a apanhar uma (penso eu que) solha, penso isto porque era mais larga, não sei se me faço entender, mas libertei, porque, com muita pena minha, não tenho espaço para um aqua de água salgada. Como faço snorkling vejo muitas marachombas, cheguei a apanhar uma à mão que era linda, era de um roxo escuro, com umas ramificações na cabeça espetaculares e com umas pintas mais escuras. Bodiões vejo bastantes, mas são a maioria acastanhados. Já vi também umas colónias daquelas "lesmas" que têm uma linha laranja à volta do corpo e são realmente enormes. Para além de as ver paradas já tive o privilégio de as ver a nadar e é lindo, parece que voam.. Também já vi umas coisas que pareciam mesmo pepinos-do-mar, mas não tenho a certeza se esses existem sequer cá... Mas um dia ainda ei-de conseguir ter um aquário mesmo grande da nossa costa.

Só mais uma coisa: Por baixo de umas pedras, quando estava a fazer snorkeling encontrei umas anemonas parecidas com actínias, mas muito mais pequenas e com um pé branco, e támbem com linhas nos tentáculos. E, quando as vejo, vejo em colónias com centenas de indivíduos. Alguém me sabe dizer o que é?

 

Peço desculpa pelo tamanho do texto e mais uma vez parabéns.

Editado por casilhas

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Não tenho muita pratica nisto dos aquários da costa mas conhecimentos acho que tenho suficiente para te responder a pergunta. :tongue: Durante o verão gosto bastante de fazer snorkling e também já vi essas anémonas que te referes. Se não me engano as que tu viste são estas:

 

Actinothoe sphyrodeta

 

WR0193129.jpg

 

Na página 3 deste tópico o Quo já as referiu como Anémona Margarita. Espero ter sido útil. :smile2:

 

Cumprimentos.

Miguel Roldão.

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo. Estive a investigar um pouco sobre o teu Bodião espetacular e estava a pensar se por acaso não será este:

 

Symphodus bailloni

 

xlsymphodusbailloni.jpg

 

Cumprimentos.

Miguel Roldão.

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Excelente tópico, um dos mais completos (Se não o mais completo) deste fórum sobre este tema.

pois, antes de mim e do raphael, acho que não havia mesmo muita informação. E muitos pressupostos errados. Basta haver vontade de ir mais além e com consciencia do que se está a fazer. Alguma dedicação também. Na maioria dos foruns portugueses, mesmo reefs, a maioria das pessoas nem sequer conseguiam diferenciar entre os dois tipos de camarões principais que existem na costa, era tudo paleamon serratus, o que demonstra o nivel de insconciencia colectiva que existe, mas a partir destes camarões começa-se a ver que existe muito mais do que um primeiro olhar consegue ver. Também há a diabolização das anemonas, além de um desconhecimento dos peixes, mesmo eu alguns peixes nunca os tinha visto, e desde que me lembro vivo na praia.

 

Como faço snorkling vejo muitas marachombas, cheguei a apanhar uma à mão que era linda, era de um roxo escuro, com umas ramificações na cabeça espetaculares e com umas pintas mais escuras.

penso que é maria-da-toca (Parablennius pilicornis) ou então mesmo a Marachomba-babosa (Parablennius gattorugine).

Maria-da-toca é uma das marachombas mais curiosas em relação aos humanos, o aspecto pode variar, nem sempre a linha central é bem visivel, podendo ser visivel as pintas escuras.

 

parablennius-pilicornis-js32-600x400.jpg

 

Bodiões vejo bastantes, mas são a maioria acastanhados. Já vi também umas colónias daquelas "lesmas" que têm uma linha laranja à volta do corpo e são realmente enormes. Para além de as ver paradas já tive o privilégio de as ver a nadar e é lindo, parece que voam..

Esses bodiões penso que tenho no aquário, são avermelhados com algum amarelo, olha que são muito lindos em aquario, tenho dois que capturei no outro dia, vou tentar umas fotos decentes. São um show para aquário e crescem pouco (30cm).

 

Também já tive o previlegio de ver lebres-do-mar a nadar e dessa mesma espécie. Por cá, existem duas especies que desovam em grandes números, essa preta de linha laranja/vermelha e a puntacta (mais pequena). A com linha laranja atinge tamanhos muito grandes mesmo, é uma coisa impressionante.

 

 

 

 

Actinothoe sphyrodeta

 

 

 

Na página 3 deste tópico o Quo já as referiu como Anémona Margarita. Espero ter sido útil. :smile2:

 

 

Há duas variantes, a toda branca e a ovo estrelado. Infelizmente no meu aquário não duram, a minha babosa come-as ao pequeno-almoço. Há uma outra anemona branca parecida com actinias que vive no fundo do mar, um tipo de anemona pom-pom.

 

 

Quo. Estive a investigar um pouco sobre o teu Bodião espetacular e estava a pensar se por acaso não será este:

 

Symphodus bailloni

 

xlsymphodusbailloni.jpg

 

Cumprimentos.

Miguel Roldão.

sim, eu já vi que não é o L.viridis. Atualmente penso ser o Labrus bergylta (var verde) e os vermelhos que tenho são Symphodus melops (var vermlho com pintas em dourado).

 

o meu bodiao esverdeado tem as linhas rectas quebradas no centro, tipo um xadrez de apenas duas linhas, esse tem quatro linhas de xadrez.

 

esse da foto ao vivo, pelo vejo pelos meus no aspecto da cara e certos detalhes no corpo não se veem, tem veios de cores brilhantes, pouco explicitas na imagem.

 

os meus bodiões já comem e circulam no aquario normalmente, mas ainda não estão habituados a diversidade de comida, comem praticamente apenas mexilhão fresco ou descongelado no micro-ondas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas, este sem dúvida é um tópico de referencia neste forum, o Quo tem descarregado aqui muita informação, quase o suficiente para alguém começar um aqua da costa.

Já deu para terem uma ideia que aqui na costa não existe só preto e branco, que também existe peixes com cores que quase parecem tropicais, também acredito que cada vez mais irá existir pessoas a adoptar estes aquários, por serem mais baratos a nível de energia (não usam resistência) e a nível de equipamento (não existe uma munição de aparelhos para medir e controlar tudo) e pelo preço e facilidade da fauna..

É lógico que podem ser peixes muito resistentes a variações de temperatura, salinidade e ph, mas se não tivermos um controlo mínimo destes, existe muita fauna que não irá vingar no aquário.

 

Grande abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Quo qual a capacidade mínima que aconselhas para um aquário só com uns camarões, umas marachombas e um bodião? E, já agora, utilizas algum guia para a identificação de espécies? Quanto á informação, para além de outros tópicos para aprender os básicos da água salgada, este será sem dúvida o meu tópico de referência quando tiver espaço e dinheiro para ter um aquário da nossa costa, porque eu agora a única coisa que tenho disponivel é um de 50 litros. Quanto à anêmona e á marachomba, penso que serão ambas as das fotos, obrigado. Já agora, o aquário de 50 litros já daria para umas coisitas mais pequenas?

Peço desculpa pela quantidade de perguntas.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os bodioes mais pequenos Symphodus sp. precisa idealmente de um aquário de 1.20 m tendo em conta as regras basicas de aquariofilia, já o da foto necessita de bem mais, pois passa dos 50 cm. :S As marachomba de crista (Coryphoblennius galerita) cabe num nano, mas já a marachomba-babosa ou a marachomba-frade (as mais comum) necessitam de um aquario de 1 metro.

 

num pequeno aquário com cuidado em relação aos nitratos (que vai afectar as anemonas) logo terás que ter escumador e ver o comportamento da anemona.

 

num nano idealmente de 60 cm colocaria:

Coryphoblennius galerita (marachomba, uns 3 exemplares) alternativa um par de lipophrys triglides (marachomba), ou um de cada.

paleamon serratus (camarão da costa grande, um trio)

paleamon elegans (camarão da costa pequeno, uns quantos)

actinia equina (umas duas)

actinia fragacea (uma max, cresce um pouco)

Aulactinia verrucosa (meia duzia)

 

areia da praia (de baixo de água)

6 a 12 kg de rocha morta (ou 6 kg de rocha calcaria de corais)

escumador de pendurar (vi na net um da deltec que parece excelente)

e bomba de circulação que nem precisa de ser 20x, mas um pouco menos que isso.

 

fica relativamente barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Obrigado pela rápida resposta. Eu adorava ter um aquário de água salgada, e um nano deste tamanho seria uma opção que poderia tomar, visto que já estou a ficar sem espaço em casa, mas ainda tenho algum espaço na minha pseudo-fishroom, porque só uma parte é que tem aquários. Este de 50 litros está na fishroom com um killie (kryptolebias marmoratus), mas existindo a possibilidade de manter um aquário de água salgada lá, como tenho mais aquários vazios poderia mudá-la para outro aquário. Só poderia era começar no verão, porque agora ainda está muito frio... O meu objetivo para o aquário seria manter uma ou duas espécies sempre e ir mantendo outras e conforme vão crescendo vou voltando a libertar. Isto é possível?

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, eu entendo eu queria montar um aquario de 1,50 para os meus ciclideos africanos, que bem merecem, e não posso, não tenho onde o colocar. Mas nota que agua salgada não é bem o mesmo que água doce, apesar de não ser nenhum bicho de 7 cabeças, mas é mais exigente no que toca à qualidade de água e isto não é teoria.

 

Discordo da opção de bodiões em aquarios pequenos e dessa ideia toda, é condená-los à morte. não só porque crescem, mas também por causa da adaptação e por causa da estabilidade da água, e o que é necessario para eles comerem. Os do raphael também só comem marisco, os meus ainda não passaram do mexilhão e ontem começaram a comer lagostim do mar. Tu não estás a ver o que marisco faz na água de nano! já no do 1 metro (120L+1L), a água não estabilizava. Fará um nano!

 

Faz ou manda fazer um aquário, é muito melhor.

 

Outra coisa, a sugestão que te dei, não e muito diferente do que se sugere em nanos de recifes tropicais, corais e um blenio. Blénio é o termo decalcado do ingles para as marachombas (em portugues correcto). O pessoal goza com as traduções livres que os brasileiros fazem e fazem o mesmo!

 

e não desdenhes as marachombas... não são peixes quais-queres. Além de bonitos, são adaptaveis, interessantes e espertos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais