Aquário estilo Holandês


diogoreis

Recommended Posts

Bem...as coisas ja estao quase prontas! Entretanto gostaria de fazer uma pergunta.

Eu vou utilizar leds com um nascer do sol e um por do sol, cada um destes processos demora 45m, ou seja, a luz inicialmente é muito fraca e vai ficando cada vez mais e ao fim de 45m ja esta totalmente. Tambem tenho um reactor medic 1000. A minha duvida é como devo fazer com o co2. Sera que devo ligar 30m antes de começar o nascer do sol e desligar 30m antes do por do sol? A duvida é porque quando desligo, vai continuar uma certa quantidade de ar dentro do reactor e depois tem que se gastar.. Mais uma duvida..é necessario injectar ar durante o tempo de nao iluminacao?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 159
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=29265

Qual é essa planta? penso que ia ficar giro

 

 

Neste momento as plantas estão num aquario de 30L cheias de co2 e nutrientes. O aquario de 200L ja deve estar ciclado porque ja o enchi e pus o filtro a trabalhar ja a muito tempo. Tenho a seguinte duvida: Quando puser as plantas no aquario grande ja com o co2 e nutrientes, é recomendavel por logo peixes ottos(limpa vidros) para ajudar a eliminar as algas logo de inicio ou devo esperar algum tempo?

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal!

As plantas ja cresceram um bocado! Da para notar diferença

Antes:

yzy5aha3.jpg

 

Depois:

pabysatu.jpgyqe2u2u8.jpg

 

Estou a fazer tpa de 50% todos os dias e a por micros e macros todos os dias.

 

Quanto as leds, o material chega todo no dia 23! Esta quase.

Estive a ver uns trocos que eu tinha aqui em casa e uma pedra e penso que os vou por...depois vejo melhor com voces isso para vos pedir opinioes mas deixo ja aqui a pedra, deve ter uns 20cm de altura:

uzyhese7.jpg

 

Eu amanha vou fazer os furos atras no movel para passar os tubos do filtro e nao sei se eide por o reactor ao lado do filtro(que por o filtro na porta da direita do movel) ou entao em cima junto ao aquario... Pus aqui umas fotos para verem melhor:

y8y4uvar.jpgu7yda4a5.jpgunyvumyq.jpg

 

Tenho mais uma ultima pergunta....

O termostato externo, diz na caixa que ele deve estar no tubo 'filtro->aquario'. Mas o encaixe de tubo que ele tem é para um tubo mais grosso, ou seja, da mesma medida do tubo 'aquario->filtro' por isso pus la....existe algum problema? Se for para por no outro tenho que arranjar um adaptador para naquela parte do tubo.

 

 

Obrigado!

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está com muito melhor aspecto. As algas parecem ter desaparecido. :)

 

Quanto à introdução da fauna. Eu, pessoalmente, esperaria um mês. Vais ter amónia, TPA muito frequentes, etc... No entretanto puxas ao máximo pelo CO2 para facilitar a adaptação das plantas sem te preocupares se matas ou não a fauna. Quando as plantas estiverem a bombar, metes a fauna.

 

Nunca tive um aquecedor externo mas acho que tanto faz meter no inflow ou outflow do filtro. é melhor confirmares com alguém que tenha...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está com muito melhor aspecto. As algas parecem ter desaparecido. :)

 

Quanto à introdução da fauna. Eu, pessoalmente, esperaria um mês. Vais ter amónia, TPA muito frequentes, etc... No entretanto puxas ao máximo pelo CO2 para facilitar a adaptação das plantas sem te preocupares se matas ou não a fauna. Quando as plantas estiverem a bombar, metes a fauna.

 

Nunca tive um aquecedor externo mas acho que tanto faz meter no inflow ou outflow do filtro. é melhor confirmares com alguém que tenha...

 

Abraço

 

GM

 

Obrigado pela resposta!

sim, as plantas estao com muito melhor as pecto! algumas estou a reparar que em vez de continuarem vermelhas, estão a ficar verdes em cima, ou seja, parece que esta a falar alguma coisa para dar a coloraçao vermelha....mas tambem pode ser algo inicial e que depois ganhem essa coloraçao vermelha...nao sei...

 

podias dar a tua opiniao quanto ao reactor co2 que faço no post acima?

 

sabes qual é essa planta?

 

http://www.aquariofi...ery&image=29265

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

em relação ao CO2 o Pedro Solas disse tudo. É sempre melhor começar a injectar CO2 1-2 h antes das luzes se ligarem para teres a água saturada quando as luzes ligam. Da mesma forma podes desligar também 1-2 h antes das luzes para as plantas consumirem o restante e "aliviar" a fauna à noite.

 

A planta parece-me uma Echinodorus mas não sei qual.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

em relação ao CO2 o Pedro Solas disse tudo. É sempre melhor começar a injectar CO2 1-2 h antes das luzes se ligarem para teres a água saturada quando as luzes ligam. Da mesma forma podes desligar também 1-2 h antes das luzes para as plantas consumirem o restante e "aliviar" a fauna à noite.

 

A planta parece-me uma Echinodorus mas não sei qual.

 

GM

Gustavo, desculpa tar a chatear-te mas era a posição do reactor... Se ao lado do aquario como mostro nas fotos ou em baixo lol. Renho fotos em cima

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto faz, eu tenho o meu no armario. Em cima fica inestético além do que passado um tempo ele por dentro não fica nada limpinho.

 

 

Tenho mais uma ultima pergunta.... O termostato externo, diz na caixa que ele deve estar no tubo 'filtro->aquario'. Mas o encaixe de tubo que ele tem é para um tubo mais grosso, ou seja, da mesma medida do tubo 'aquario->filtro' por isso pus la....existe algum problema? Se for para por no outro tenho que arranjar um adaptador para naquela parte do tubo. Obrigado!

 

 

 

 

 

Faz sentido que seja dp e não antes (tu pelas fotos tens o eheim 2217 e compraste o hydror 300w). O senso comum diz-me que para aquecer a água do aquário o termostato, no instante em que a água passa terá de aumentar a temperatura mais do que aquela que tens estipulado. Ora se logo a seguir a água entra dentro do filtro não sei até que ponto não vai demasiado quente, afetando a filtração biológica. Eu tenho um para montar um dia destes e vou colocar redutores de tubagem.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto faz, eu tenho o meu no armario. Em cima fica inestético além do que passado um tempo ele por dentro não fica nada limpinho.

 

 

 

Faz sentido que seja dp e não antes (tu pelas fotos tens o eheim 2217 e compraste o hydror 300w). O senso comum diz-me que para aquecer a água do aquário o termostato, no instante em que a água passa terá de aumentar a temperatura mais do que aquela que tens estipulado. Ora se logo a seguir a água entra dentro do filtro não sei até que ponto não vai demasiado quente, afetando a filtração biológica. Eu tenho um para montar um dia destes e vou colocar redutores de tubagem.

 

Também acho...e também tem o facto dos detritos passarem por la e possiveis camarões pequenos que possam ir para o filtro são logo mortos. Eu vou ver se arranjo esses conectores. sabes onde posso arranjar isso barato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e8u9uteb.jpg

Pessoal, aqui tenho uma actualização do meu aquário de crescimento.

 

Estou a ter um problemazito, as plantas que vieram vermelhissimas, as novas folhas que estao a nascer, estão a nascer verdes...a ludwigia repens rubin por exemplo...a hygrophila polysperma sunset está a nascer completamente verde em vez de ter aquela coloração rocha e rosa. Este nao é o meu aquario definitivo mas pronto...

pevu9yme.jpgaqatumeq.jpg

 

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande diogo, e plantar isso? Nunca mais? Tens que começar por algum lado rapaz, não ligues se não tens ainda as plantas, ou a quantidade de estacas que queres, quanto mais depressa começares a plantar, mais depressa começas a propagar estacas, e mais depressa começas a completar isso XD

Isso para holandeses dificilmente consegues arrancar logo com as especies todas, irás sempre adicionar e tirar especies que não funcionam...O Holandês trabalha muito na base de ir coleccionando e ir fazendo.

Força nisso Diogo! E já agora, nem sonhes em ribeirinhos XD Ribeirinhos e holandeses não se misturam, é para tapar tudo com plantas XD

 

Já agora, se ainda tens algas, um truque muito util... Juntamente com o aumento de CO2, começa a dosear Seachem Flourish Excel, que e um glutaldeideo, e te irá destruir as algas (a maioria) em 3 tempos...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, luz fraca ou falta de ferro poderá estar na causa dessa descoloração das plantas vermelhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge,

O ggmartins diz que isso do ferro é um mito e pelo que li na net tambem concordo... Ao adicionar ferro que a cor continuou verde. A luz nao pode ser Jorge...eu tenho prai 25w num aquario de 30L e ainda por cima ess parte verde esta mesmo cá em cima perto da luz...

Outra coisa deve ser....sera do ph? A coloração da luz o ggmartins tambem diz que nao faz diferença..o que apenas pode mudar é a forma que vemos a cor.

Digo isto do ggmartins porque vi muitos comentarios dele e tive-os a ler e gosto e concordo com o que defende.

 

Gervas,

Ainda nao chegaram as leds, so dia 23 e depois de as montar e estarem no sitio é que as vou passar para o aquario.

Que queres dizer com ribeirinhos? Os troncos e a pedra?

As algas estao sempre um pouco presentes porque é tudo muito recente mas continua a fertilizar e a fazer tpa's de 2 em 2 dias de 40%. Eu vou ver se compro isso para pelo menos usar no aquario de 200L no inicio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força. Continua esse bom trabalho.

 

O reactor é para "esconder" dentro do móvel, daí as fixações que ele tem.

 

A descoloração parece falta de micro (especialmente ferro). Tens de balancear a fertilização..

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A falta de ferro nas plantas terrestres provoca clorose (folhas amareladas em vez de verdes). Mas porque é que o pessoal teima que o ferro tem alguma coisa a ver com o vermelho das plantas? Este mito é mesmo pegajoso!

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo, isso nunca mais bomba?

Gostava era que em vez de um aquário tipo holandês montasses um aquário tipo açoriano, que os Açores são bem mais bonitos que a Holanda pá :P

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brancaman,

Estou a espera das leds para por la as plantas.

Heheh é verdade. Por acaso fazia umas coisas bem engraçadas hehe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal! Tenho novidades!

Hoje emprestaram-me 2 lampadas fluorescentes de 1,50m com 80w. Ja passei para o aquario as plantas e tudo. So agora(3 a.m hora dos açores) é que acabei! Aviso desde ja que as plantas estão posicionadas de forma aleatoria e que vou pedir-vos uma ajudinha nessa parte...umas opiniões.....

Aqui vao umas fotos.

 

e6amarah.jpg6umyru5u.jpg3e6urugu.jpg7ysemumu.jpgvu5atuha.jpgge9ysyty.jpg

 

Queria-vos tambem pedir ajuda na parte das tpa's.... Como é que faço com as mudas de agua agora no inicio?! Continuo a fazer uma tpa de 50% de 2 em 2 dias? É porque é muita agua...lol...de 30L para 200L faz diferença hehe.

 

Abraço!

 

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu reator aquamedic 1000 também não esta a ser muito eficiente. montei tudo como deve ser mas o dropcheck continua no verde/azul. é mais efeciente e gasto o mesmo se mandar atravez do filtro interno...estranho...no reator fica uma parte com co2, ou seja, em vez de estar tudo a ser projectado para baixo devido a corrente de agua. muito esta parado em cima ocupando a parte de cima do reactor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.