Hypancistrus Zebra - Actualização


Jacinto Silva

Recommended Posts

Com um regador ou montas um sistema de chuva.

è facil, relativamente barato e pode dar grandes soluções.

Se precisares de informação sobre ecomo montar um MP.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Pessoal,

 

Axe_24_7

 

Só não tentei o teu método, porque não tenho regador !!!...

 

João Lopes Farinha,

 

Já tentas-te a reprodução dos teus H.Z. ou ainda não existem condições para tal???

 

Os meus 9 Zebrinhas estão óptimos... têm 19mm, muita vitalidade e alimentam-se muito bem. Não apareceu mais nehum!

 

Estou a preparar um aqua de 50cm para os colocar, mas imaginem que um casal de corydoras que coloquei para ajudar a ciclar, acabou por desovar, por isso este aqua está cativo, por agora!

Quando colocar os Zebrinhas no aqua de 50cm voltarei a simular a mudança de estação... prevejo que seja dentro de duas semanas, se tudo correr bem!?

 

Os dois machos adultos mantêm as tocas de reprodução ocupadas, mas as fêmeas estão pouco interessadas na desova.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jacinto,

 

Já faz algum tempo que te queria perguntar como andam os meninos e vi agora o teu post... isso é que é... andas numa maré de reprodução fantástica... agora foram so corys :wink:

 

Os ares da tua casa devem ser qualquer coisa... por esse andar nem da tua mulher te podes aproximar senão :lol:

 

Espero que tudo te continue a correr bem e, mais uma vez, ofereço-me para te ajudar no que precisares.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é que é...

 

 

Muito bem :wink: Grande Jacinto! Isto é fruto da tua dedicação. Muitos parabéns!

 

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

...

 

João Lopes Farinha,

Já tentas-te a reprodução dos teus H.Z. ou ainda não existem condições para tal???

 

...

 

Cumps

 

Um olá a todos em geral, ao Jacinto em particular,

 

ainda não tenho as condições :?

Só um dos zebrinhas é que é adulto, dois têm uns 40mm, e os outros 3 têm uns 35mm.

 

comprei-os em 3 alturas diferentes ainda pequeninos.

 

Creio que ainda vai demorar algum tempo até reuniar as condições.

 

 

Já agora aproveito para colocar uma questão que me anda a preocupar :roll: , tenho os zebrinhas no aqua comunitário, junto com 4 discos (mais 2 ramirezis e 4 corys), como alimento os discus com coração de boi (entre outras coisas: dafnias vivas, artémia adulta e larva vermelha) acham que eventuais restos de coração de boi podem fazer mal aos zebrinhas :?

 

Abraços,

 

PS: também dou comida especifica para os zebras, as pastilhas da sera, pepino, miolo de camarão, e croujete (não sei como é que isto se escreve :D )

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora aproveito para colocar uma questão que me anda a preocupar  , tenho os zebrinhas no aqua comunitário, junto com 4 discos (mais 2 ramirezis e 4 corys), como alimento os discus com coração de boi (entre outras coisas: dafnias vivas, artémia adulta e larva vermelha) acham que eventuais restos de coração de boi podem fazer mal aos zebrinhas

Não querendo passar por entendido na matéria, visto não o ser, deixo aqui a minha opinião.

Se os zebras, por ventura apanharem restos de coração de boi, ou da mistura para os discus, melhor, visto tratarem-se de peixes omnívoros (preferencialmente carnívoros). Como em tudo há que tomar atenção, principalmente em indivíduos não adultos, pois uma má alimentação costuma trazer complicações a nível intestinal/digestivo o que, como nós todos bem sabemos, pode ser um passo em frente para a morte destes bichinhos :roll:

Creio que a alimentação que lhes dás, é indicada. Para fazer crescer os zebrinhas, creio que é necessário uma dieta rica em proteínas. Claro está, não dar apenas comida de origem proteíca, muito menos só de origem animal. Mais uma vez, creio que a comida que lhes estás a dar é a mais indicada.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

 

PS: Eu escrevo "Courgette", agora se é assim ou com um "t"apenas, não sei...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Gostaria de colocar algumas fotos da postura das corydoras, mas estou muito condicionado na utilização da internet, tenho um vírus instalado... e por isso também estou impedido de usar algumas funções do Fórum.

 

De qualquer modo, "as minhas amigas corydoras" resolveram comer todos os ovos... estavam poucos fertilizados, mas já dava para ver alguns embriões!

 

Sem querer contrariar:

Relativamente à alimentação dos H. Zebra, eu tenho seguido os conselhos do Paulo SR que referiu em algumas das suas intervenções, neste Fórum que é desaconselhável alimentar os H. Zebra com carne de mamíferos, deve-se-lhes dar as proteínas através da carne de peixes e de mariscos.

Não me ocorre a explicação que o Paulo deu sobre isto, mas ele poderá dizer!

 

João Lopes Farinha,

 

Eu sou de opinião que os H. Zebra deverão estar num aquário de espécie, para reproduzirem...

Penso que existem algumas vatangens, nomeadamente: evitar que outros peixes comam os alevins (os H.Z. adultos são pacíficos em relação às suas crias); sentem-se menos ameaçados pela concorrência de outros peixes e portanto mais tranquilos para se reproduzirem; possibilidade de recreares melhor as características do seu meu ambiente - com correntes fortes, simulação de mudanças de estação, entre outras - sem interferires desnecessáriamente com as outras espécies ou mesmo afectá-las.

 

Um abraço!.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Pessoal,

 

Os Zebrinhas estão com cerca de 60 dias de vida e medem aprox. 2cm.

Separei-os para um aqua de 50cm, onde vivem aparentemente saudáveis, alimentam-se bem e apresentam grande vitalidade.

 

Estou a fazer a 2ª simulação de mudança de estação, nos moldes da 1ª, para tentar outra reprodução... a ver vamos!

 

Pic_776_38.jpg

Refugiam-se normalmemte em grupo... no "pé" de uma Anubia.

 

Pic_776_39.jpg

Começam parecer-se mais com os papás.

 

Pic_1258_8.jpg

Este escolheu o fundo do vaso da Anubia para se refugiar.

 

Pic_1258_17.jpg

Ainda apresenta riscas descontínuas.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jacinto,

 

Estava a ver que nunca mais davas notícias sobre os teus meninos :lol:

 

Parece que estão bem o que me deixa muito satisfeito.

 

Estive a falar com um alemão que com 3 casais reprodutores conseguiu em cerca de um ano obter 85 Zebrinhas!!!! Sem grandes stresses.

 

A técnica foi sempre a mesma...

 

- Mudança Estação

- Repdrodução

- 2 Meses de pausa

- Mudança de Estação

- ...

 

Vamos ver se resulta contigo.

 

Grande abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal,

 

JN Cruz,

 

De facto num dos artigos que li, o autor dava a entender que existe alguma facilidade em se obter reproduções frequentes... falava em intervalos de 1 a 3 semanas entre posturas, utilizando 3 fêmeas para um único macho... e falava também nas vantagens e inconvenientes que o método origina.

 

five para one,

 

Quando se fala na "simulação de uma mudança de estação", estamos a referir-nos a um espaço de tempo de 13 dias em que se "joga" com a variação da tempeatura, com a quantidade e tipo de alimento , com as correntes de água, etc... isto não passa de um "artifício" para provocar a desova dos peixes... creio que na natureza, durante o periodo em que realmente ocorre a mudança de estação, estas variações também podem ocorrer mais do que uma uma vez...

 

O que me parece que é mais importante, é não se "abusar" ou "explorar" os reprodutores, evitando-se realizar criações sucessivas até ao seu esgotamento total... ou seja, julgo que cada macho e fêmea poderá realizar até 2 ou 3 reproduções por ano, no máximo, evitando-se que isso aconteça!!!

 

Penso que esta pode ser uma regra de "bom senso"... se alguém tiver uma opinião diferente, agradeço que a transmita.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá joalmag,

 

Obrigado pelo teu voto!

 

Mas já agora deixa-me tentar adivinhar porque é que falhei.... :arrow: ??? será que tem a ver com a Régua?!... penso que sim! :D  

 

Um abraço!

Não :arrow: não tem mesmo nada a ver com a régua :lol: pergunta ao João teu conterrâneo que ele saberá a resposta :D se clhar foi ele que falhou e aí vai ouvir das boas :lol::lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Problema resolvido.... my fault :D  :lol:  :lol:

 

:arrow::arrow::lol:fight

 

Datas? ai datas, já agora querem a papinha toda feita não? proponham vocês e depois conversamos :D :lol:

 

PS. não te esqueças da minha encomenda (companhia para o meu peixinho de estimação made in salinas) :lol::lol:

 

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Como tinha dito, realizei a 2ª simulação de "mudança de estação":

 

(Desculpem-me repetir esta "dose", mas aqui fica!... :wink: )

 

- Iniciada em 15Abr05;

- Aproveitando uma TPA(50%) baixei da temperatura de manutenção (28º) para 22º e mantive esta durante 5 dias;

- ao 6º dia comecei a aumentar a temperatura 1º por dia até atingir os 30º;

- Atingi o último dia da simulação ontem, 28Abr05.

 

E a curiosidade apoderou-se de mim novamente, peguei na toca e espreitei lá para dentro... encontrei o macho e a fêmea dentro da toca... quer isto dizer que o macho admitiu a entrada da fêmea para desovar... coloquei a toca no mesmo sítio e só o macho saíu por alguns minutos e voltou para dentro... não consegui ver ovos!

 

Agora só daqui por 15 dias irei espreitar novamente a toca.

 

Entretanto aqui fica mais uma foto do macho, tirada no dia 26Abr05:

 

Pic_4446_5.jpg

Neste caso, consigo perceber que é o macho, porque que os "lobolos" superior e inferior da cauda são do mesmo comprimento e um pouco mais compridos do que nas fêmeas... as fêmeas tem o "lobolo" superior da cauda mais curto do que o inferior.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jacinto!!

 

 

Isso é que é :lol:

 

 

Todos fossem persistentes e aventureiros como tu e isto era tudo uma alegria ainda maior! Desejo-te as maiores felicidades com essa suposta nova desova!!

 

 

ai mantendo "as gentes" informadas!

 

 

Um grande abraço,

Vitor Melo

 

 

PS: Sim sim, queremos datas!!! :shock:

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Pois é... não resultou! :shock: (sorriso amarelo)!!!

Não chegaram a passar-se 15 dias... ontem e hoje verifiquei que o macho passou bastante tempo fora da toca, por isso fui confirmar e de facto não tinha ovos!

 

Esta situação leva-me a pensar nalguns motivos que poderão estar na origem:

 

1º - O macho ou outro concorrente terá comido os ovos;

 

2º - Apesar da fêmea ter entrado na toca, poderá ter-se sentido ameaçada quando mexi na toca (ao 13º dia, encontrei o casal lá dentro) e por isso não terá chegado a fazer a postura;

 

3º - Nestes dias, a minha casa tem estado numa "completa revolução", devido a trabalhos de pinturas interiores... e por isso, existe um cheiro "nauseabundo" a tintas e outros químicos, podendo originar, tanto quanto sei ntoxicações ou pelo menos alterações na qualidade da água... para além dos movimentos estranhos dentro de casa, devido aos trabalhos... tudo isto é prejudicial ou no mínimo "stressante" para os peixes...;

 

4º - Outros motivos???...

 

Por isso caros amigos, aqui ficam as notícias possíveis.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Existe outra variavel importante que é o periodo de exposição à luz.

No que diz respeito a esse peixe em particular eu comecei por ir aqui:

 

http://indian-cultures.com/Maps/Kamayura%20map.html

 

 

.. para tentar encontrar uma cidade com uma localização perto do Rio Xingu ( o problema é que o rio Xingu é grande e eu não sei em que zonas especificas esses peixes costumam ser capturados, mas vamos em frente ).

 

Elegi Alta Floresta e depois tentei averigurar informações metereologicas relativas a cidade:

 

http://uk.weather.com/weather/local/BRXX03...t&code=code&y=7

 

 

No que diz respeito ao periodo de exposição à luz solar verifiquei que de Março a Julho os dias são pequenos.. apartir de Agosto os dias começam a ser maiores até Março.

Agora será só uma questão de elaborar um estudo mais promenorizado e adapta-lo ao aquario.

 

 

Devemos estar atentos a estas pequenas diferenças porque são elas que fazem a diferença no que diz respeito à reprodução de selvagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Penso que este aspecto, abordado pelo Miguel Pereira é pertinente... por exemplo, no caso das aves o nº de horas diárias de exposição à luz é determinante para estimular a postura... que o digam os ornitologos!... mesmo com temperaturas próximas dos 0ºC e com cerca de 14 horas diárias de luz consegue-se a reprodução de aves em cativeiro.

 

Obrigado Miguel pela tua sugestão!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Pessoal,

 

...Aproveitem agora o Inverno para fazer criação destes peixes, porque depois no Verão de Portugal é praticamente impossivel.

Quando aí estava e andava nestas classes era de Outubro até Abril.

 

Confirmo!!!... realizei a 2ª simulação de mudança de estação e também não resultou...!!!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jacinto,

 

 

que pena!!! :shock:

 

E os bebés como estão? Estão a crescer? Há fotos?

 

 

Não desamines!!!

 

 

Grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais