dnvg

Membro
  • #Conteúdo

    65
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Sobre dnvg

  • Aniversário 08/11/1978

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Setúbal (Setúbal)
  • Localização
    Montijo

dnvg's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

0

Reputação

  1. Trabalho muito bem feito, mas é necessário assegurar que todas as ligações eléctricas estão bem ligadas e que não há pontas soltas! Como estás a proteger o material eléctrico da humidade?
  2. Boas, Sou mais uma pessoa que adquiriu KCl à referida loja e obteve a mesma mistura com cor barrenta. A mistura foi efectuada num garrafão de 5lts PET com 1 Kg de KCl. No meu caso, aparentemente além de conter pequenas quantidades de areia, a mistura apresenta uma camada de aspecto gorduroso que é mais pesada que o restante líquido e fica assente no fundo após estagnação do líquido. Estou a aplicar a referida mistura há 2 meses no meu aquário de 230lts comunitário sem qualquer tipo de problemas e sem qualquer baixa (com uma forte carga de fauna). No entanto fica registado o alerta e sendo assim, possivelmente irei começar à procura de outras soluções de potássio, visto esta não ser a mais adequada para a aquariofilia mas sim para a agricultura. No fundo é como o JUSTME referiu, pode não matar, mas moi.
  3. Sem dúvida. Os PO4 estão nos 0,25 ppm e não nos 25 ppm como disse. O NO3 é que está nos 25ppm.
  4. Sim, confirmo os valores de 25mg/L de acordo com os testes da Sera. No livro indica que estes valores são considerados normais e fora de perigo. Acima de 50 mg/L é que a Sera considera valores perigosos... A carga elevada de fauna pode explicar estes valores. De maneira ou outra amanhã vou fazer uma TPA de 50% para tentar baixar esses valores.
  5. Pois, na realidade terei colocado entre 4 e 5 lts de água a juntar ao KCl, o valor exacto de água destilada desconheço. Apenas sei que a mistura final ficou em 5lts num garrafão com o mesmo volume. Antes da TPA (hoje ou amanhã) vou medir os valores dos PO4 e NO3 e coloco-os aqui. Nas últimas medições tem ficado pelos 25mg/L de PO4 e 25mg/L para o NO3. Como converto estes valores de mg/L para ppm?
  6. Up! Se puderem responder às perguntas colocadas agradecia muito
  7. dnvg

    Os meus Discus

    Então despachaste-os? Qual a razão?
  8. Obrigado pelas respostas. Felizmente não tenho invertebrados. Existe alguma técnica possivel para retirar todo o cobre da água destilada, como por exemp. carvão aditivado ou algum medicamento? Caso contrário, onde poderei encontrar água destilada adequada para a mistura? Posso também fazer a mistura com água tépida normal? Pois, sendo assim deverá ter ficado com algo rondando os 250 mg/L (1Kg para 4 lts). A ver se consigo retirar a espuma logo à noite. A água com esta concentração de K tem que ficar obrigatóriamente de que cor? transparente? meio turva? Pois, neste caso torna-se mais complicado, pois as plantas actualmente não mostram grandes sinais de carência (tirando uma outra planta com buracos) pois anteriormente já fertilizava com 2 tampinhas diáriamente com Seachem Potassium. Antes do tratamento com Seachem é que apresentavam claros sinais de deficiencias de Potássio, nomeadamente tecido morto, buracos no meio da folha e tecidos muito finos e moles. O problema é que o consumo de Seachem é muito elevado (uma garrafa de 500ml dura 1 mês) e daí esta necessidade de fertilização externa com potássio em pó. Segundo as minhas medidas, o NO3 pouco antes de uma TPA rondará os 25mg/L e o PO4 os 25mg/L. Como adaptar estes valores aos ppm pedidos? Acrescento que o aquário tem 240 lts brutos, tem CO2 a 1 bolha/seg e 2 lâmpadas T5 (45W cada?).
  9. Através dessa calculadora dá-me cerca de 0.6ppm por ml adicionado. Ou seja tenho de adicionar cerca de 33 ml de potássio diaramente para atingir as 20 ppm recomendadas?
  10. Boas A precipitação desapareceu completamente após 1 dia, ficando apenas uma espuma ligeiramente castanha no topo que desparece após agitação. A mistura foi efectuada com aprox 4 lts de água destilada que se vende no Lidl (passe a publicidade) previamente aquecida a uma temperatura tépida com cerca de 1Kg de KCl em pó. Acresce que após a mistura do pó no garrafão com água, a temperatura da mesma baixou consideravelmente. É normal esta reacção?
  11. É isto mesmo O link além de ter a calculadora de nutrientes, tem outra ferramentas muito úteis! Obrigado por tudo!
  12. Boas, Com as necessidades do aquário e respectivas plantas e a carteira a sofrer com tal facto, decidi apostar recentemente na fertilização com produtos de linha branca, nomeadamente a fetilização com potássio KCl em pó. No entanto estou a ter algumas dificuldades com a correcta dosagem... diluí 1 Kg de Kcl em pó num garrafão com 4lts de água destilada com alguma precipitação (algum resíduo de potássio no fundo), mas desconheço as quantidades (ml) a aplicar no aquário diaramente/semanalmente. Do que investiguei pelo forúm, o adequado será de 20ppm, mas será diaramente ou semanalmente? E quanto representa isto em ml, para um aquário de 240lts brutos? Obrigado pela atenção dispensada.
  13. Boas, uso produtos da Seachem e considero-os muito bons, realmente acima da média. Uso o Seachem Excel, Potassium e Iron e os resultados são visiveis no bom desenvolvimento das plantas, mesmo quando as mesmas não tinham CO2 injectado.
  14. Experimenta aplicar Flourish Excel, comigo resultou bastante bem com as BBA.
  15. É uma boa ideia se o Ph da água da torneira for compatível. Como a reposição é muito lenta a temperatura do aquário é pouco afectada, assim como o cloro. Mas não deixa de ser uma boa ideia.