Discu - Parasitas Internos


Maudi

Recommended Posts

Boas pessoal. então o que se passa é o seguinte:

tenho um discu asiático que deixou de comer. Entretanto isolei-o e até ao momneto já lhe fiz os seguintes tratamentos:

Fluvermal - 12 dias de tratamento, da seguinte maneira: comprimido, passado três dias TPA com reposição do medicamento e assim sucessivamente até aos 12 dias.

Nematol

Tremazol

Neste momento estou a fazer Flagyl.

 

Em todos os tratamentos o bicho larga ténias, o que é estranho é que não pára de deitar fora.

Deixo aqui uma foto do que ele expele para ver se alguem me consegue ajudar no sentido de entender qual o melhor metodo para o curar.

 

20120118_125241.jpg

 

Abraço e obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vou ser controverso

 

Flagyl é usado para tratamento humano, indicado para ser utilizado a temperaturas a partir dos 36ºC, com temperaturas inferiores precipita e faz pouco efeito, para não falar que que Flagyl tem uma ação limitada, não ataca ovos, fazendo com que periodicamente seja necessário desparasitar pois o parasita não foi eliminado em todas as suas fases da vida.

 

Para conseguires remover de uma vez por todas dos parasitas intestinais, tens que usar um medicamento que erradique todas as formas vivas do parasita, esse medicamento chama-se SERA MED PROFISSIONAL FLAGELLOL

 

Apenas necessita de uma aplicação única, terás de colocar a quantidade recomendada para a Litragem que tens, ao fim dos 3 dias (recomendação do fabricante) fazes uma TPA de 80% e após isso colocas por 3 dias carvão ativo no filtro.

 

Durante o tratamento convém arejar bem a coluna de água e se te for possível durante os 3 dias colocares as matérias filtrantes de parte, é aconselhável, pois eu não tenho a certeza se ataca ou não as bactérias do filtro, na loja onde comprei (PET4YOU) dizem que não, mas depois a bula não é explicita.

 

Se tiveres UV-C deverão ficar desligados tb durante o tratamento.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já só falta usar mesmo esse. Se isso não parar, a seguir leva uma dose de flagelol.

 

Obrigado

Editado por Maudi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais uma vez ficou esquecida a opção natural :)

Amigo usa a bela da ervilha cozida, descascada e dada aos discus durante 3 dias (1x por dia) com dieta de resto.

 

A ervilha é um laxante natural que limpará os intestinos do discu de tudo o que é nocivo. Se o quiseres usar em conjunção com o flagellol iras aumentar bastante a sua eficácia

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais uma vez ficou esquecida a opção natural :)

Amigo usa a bela da ervilha cozida, descascada e dada aos discus durante 3 dias (1x por dia) com dieta de resto.

 

A ervilha é um laxante natural que limpará os intestinos do discu de tudo o que é nocivo. Se o quiseres usar em conjunção com o flagellol iras aumentar bastante a sua eficácia

 

Boa sorte

 

Susana concordo ctg, eliminará as parasitas internos, mas não eliminará os ovos e voltamos daqui a algum tempo ao mesmo problema

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser controverso

 

Flagyl é usado para tratamento humano, indicado para ser utilizado a temperaturas a partir dos 36ºC, com temperaturas inferiores precipita e faz pouco efeito, para não falar que que Flagyl tem uma ação limitada, não ataca ovos, fazendo com que periodicamente seja necessário desparasitar pois o parasita não foi eliminado em todas as suas fases da vida...."

 

Há anos que digo isto e é a 1ª vez vez que o vejo reflectido neste fórum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser controverso

 

Flagyl é usado para tratamento humano, indicado para ser utilizado a temperaturas a partir dos 36ºC, com temperaturas inferiores precipita e faz pouco efeito, para não falar que que Flagyl tem uma ação limitada, não ataca ovos, fazendo com que periodicamente seja necessário desparasitar pois o parasita não foi eliminado em todas as suas fases da vida.

 

Para conseguires remover de uma vez por todas dos parasitas intestinais, tens que usar um medicamento que erradique todas as formas vivas do parasita, esse medicamento chama-se SERA MED PROFISSIONAL FLAGELLOL

 

Apenas necessita de uma aplicação única, terás de colocar a quantidade recomendada para a Litragem que tens, ao fim dos 3 dias (recomendação do fabricante) fazes uma TPA de 80% e após isso colocas por 3 dias carvão ativo no filtro.

 

Durante o tratamento convém arejar bem a coluna de água e se te for possível durante os 3 dias colocares as matérias filtrantes de parte, é aconselhável, pois eu não tenho a certeza se ataca ou não as bactérias do filtro, na loja onde comprei (PET4YOU) dizem que não, mas depois a bula não é explicita.

 

Se tiveres UV-C deverão ficar desligados tb durante o tratamento.

 

Não tem controvérsia

 

O metronidazol apenas tem efeito sobre protozoários e não qualquer outro tipo de parasitas sejam eles nematodos, trematodos etc.

Assim, apenas serve para protozoários flagelados e heterokontes* (os mais comuns, spironucleus, hexamita giardia e *protoopalina no caso dos symphysodon), estes não se multiplicam por ovos, mas por bipartição logo é irrelevante a questão dos ovos.

Em relação á temperatura é verdade que foi feita para humanos e que esta, luz e acidez diminuem o seu efeito, mas também é verdade que qualquer veterinário o prescreve para tartarugas cágados etc e não é passivel deste terem uma temperatura interna de 37ºC.

Ele de facto serve, não serve é para TUDO a que chamam PARASITAS vulgo bichinho comilão que vive nas entranhas de um peixito. :)

Estou certo que o Vitor concordará.

 

cpts

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho (ou tive) nada contra o uso do Metronidazol, pelo contrário, é um fármaco com imensas valências (que o Hugo Santos teve a imensa paciência de enumerar, e mais algumas noutras patologias). O que me insurjo é conta o uso do Flagyl em aquário e muito mais contra o mito corrente que é "Flagyl=Coca-cola=Cura para todos os males".

 

Só um aparte para o Hugo: "...Assim, apenas serve para protozoários flagelados e heterokontes* (os mais comuns, spironucleus, hexamita giardia e *protoopalina no caso dos symphysodon..."

 

Fiquei sem perceber se referes que os por ti enumerados são os mais comuns entre eles (e nesse caso estás correcto) ou se os que enumeras são os mais comuns em aquário e nesse caso estarias errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um Discu exactamente com o mesmo problema que o do Maudi.

Quando vi este topico e os conselhos dados fui imediatamente comprar o medicamento SERA MED PROFISSIONAL FLAGELLOL e iniciei o tratamento.

Ficou os 3 dias num aqua a parte em tratamento onde continuou sempre a largar as ténias ou o que seja, já as andava a largar a alguns dias antes de iniciar o tratamento.

No ultimo dia de tratamento já não o vi a largar mais ténias, e coloquei de volta ao aquário onde estava, mas o bicho ainda continua um pouco escuro e sem interesse pela comida. Hoje passados dois dias de o devolver ao aqua principal está de novo a largar ténias...o que fazer mais??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dá-lhe a ervilha cozida e descascada para ele expulsar o resto dos parasitas do intestino. infelizmente retornaste-o cedo demais ao comunitário. se ele estiver díficil a comer usa água de alho para o estimular (aquece 3 dentes de alho em água durante meia hora em lume brando e usa essa água para embeber a comida)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um Discu exactamente com o mesmo problema que o do Maudi.

Quando vi este topico e os conselhos dados fui imediatamente comprar o medicamento SERA MED PROFISSIONAL FLAGELLOL e iniciei o tratamento.

Ficou os 3 dias num aqua a parte em tratamento onde continuou sempre a largar as ténias ou o que seja, já as andava a largar a alguns dias antes de iniciar o tratamento.

No ultimo dia de tratamento já não o vi a largar mais ténias, e coloquei de volta ao aquário onde estava, mas o bicho ainda continua um pouco escuro e sem interesse pela comida. Hoje passados dois dias de o devolver ao aqua principal está de novo a largar ténias...o que fazer mais??

 

Sinceramente também há não sei amigo, começo é a ter dúvidas que o animal se safe desta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não come mesmo nada, por isso não vai pegar nas ervilhas!

A agua de alho posso usar no comunitário? Que quantidades de alhos para 370L? É que tenho andado a esfregar alhos na papa antes de dar mas mesmo assim ele não mostra interesse nenhum.

 

Obrigado.

 

Maudi, nunca desistir...estes bichos a experiência que tenho é que alem de tudo são casmurros para carago, mas nós temos de ser ainda mais ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava prestes a iniciar o tratamento a um apistogramma, com flagyl, mas após ler o que escreveram vou tentar arranjar o SERA MED PROFISSIONAL FLAGELLOL.

 

Existe alguma contra-indicação de se utilizar o medicamento num aquario comunitário? Sabem alguma loja em Lisboa, que tenho produto?

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jpospr...estive a ler de novo e não encontrei nada na bula do medicamento a cerca do aumento das dosagens, diz apenas que é 1ml para cada 40L e nada mais.

 

De qualquer forma vou deixa-lo repousar mais 1 ou 2 dias e fazer de novo o tratamento e talvez arrisque a 1,5ml por cada 40L

 

Aqui em Aveiro só encontrei numa loja e tinha apenas uma embalagem, curiosamente mais barato que nas lojas da net.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em certos casos, com estirpes de flagelados

particularmente resistentes, pode-se aumentar

a duração do tratamento de três para sete

dias. Caso, durante este período, se originem

turvações, pode proceder a uma substuituição

de um grande volume da água (aprox. 80 %) e

aplicar novamente o tratamento. Após sete

dias (no máximo) o tratamento é concluído,

substituindo mais uma vez a água (pelo menos

80 %).

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apenas fiz um "copy past" da bula.

 

No tratamento para 7 dias, ao fim do 3º dia, faz-se uma TPA de 80% e volta-se a colocar a dose para mais 3 dias, ao fim de 3 dias TPA de 80% e carvão activo nos filtros

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais