"DEEP RIVER" TO DISCUS - Novas fotos


Maudi

Recommended Posts

Progresso na Aquariofilia

 

Pois é, tudo começou no princípio de 2008, com um aquario da Tetra com 60lt de capacidade que a minha filha me pediu para servir de casa para um Betta que vivia num aquariozinho com 1,5lt (coitadinho). Lá fizemos a nova casa e passado apenas algumas semanas o vicio estava já no corpo e já nos aventurávamos a fazer criação de Bettas (com sucesso embora só tenha sobrevivido 1, o qual ainda cá mora em casa) e mais tarde de Guppies (apanhei um enjoo que ainda hoje não posso vê-los). Da última vez acho que dei perto de 100 à loja de aquariofilia.

Com o vicio já completamente desenvolvido decidi montar um aqua que estava na minha cave à cerca de 5 anos, este com 150lt. E assim foi, mergulhei de cabeça num plantado que durou cerca de 6 meses, até que as algas tomaram conta dele e nunca mais recuperou. Ficam as fotos para recordar.

 

DSC03237.jpg

 

DSC03236.jpg

 

DSC03242.jpg

 

DSC03225.jpg

 

DSC03227.jpg

 

DSC03228.jpg

 

Estes foram os principais causadores da minha próxima evolução, uma vez que a casa estava a ficar demasiado apertada para tantos discus, ainda que jovens.

Certo dia encontrava-me a ver os tópicos das vendas e trocas quando de repente… ai estava ele… o verdadeiro e único com cerca de 450lt, 1,50m x 70cm x 50cm. Foi um bom negócio mas também um grande pincel. 4 pessoas para tira-lo de um 3.º andar. Já cá em casa comecei a olhar bem para ele e pensei…”isto vai rebentar… isto vai deixar sair água”, o pânico estava instalado, tudo porque o silicone estava um pouco em mau estado e já com remendos de silicone visiveis. Scalare em Setúbal… ai vou eu e aproveito para agradecer ao Fernando e esposa, da referida empresa, pois foram pessoas espectaculares e refizeram-me o aquário (ficou como novo) *****. Especial agradecimento aos meus colegas de trabalho que me emprestaram uma carrinha para transportar o monstro e me ajudaram a traze-lo de volta ao lar. (OBRIGADO MALTA).

Já com ele montado no sítio começa então a derradeira aventura, procura de pedras, troncos, areão e demais acessórios. Faltava-me a coragem para o inicio da montagem, porem, um dia quando cheguei do trabalho deparei-me com o cenário que todos os aquariofilistas receiam… os meus discus estavam todos a morrer, aparentemente por falta de oxigénio… correria total… TPA urgente… Bomba de ar ligada… Luzes acesas para as plantas produzirem Oxigénio… Baixas – 4 Discus, cerca de 15 Neons, 1 SAE cometeu suicídio ao atirar-se do aqua para fora, efim… para esquecer.

E ai começou a montagem… Tinha mesmo que ser… desta é de vez…

 

DSC03959.jpg

 

DSC03967.jpg

 

DSC03970.jpg

 

DSC03975.jpg

 

E ai vai… águinha para dentro.

 

DSC00377.jpg

 

DSC00379.jpg

 

DSC00407.jpg

 

DSC00408.jpg

 

DSC00409.jpg

 

Passados dois dias…

A Água estava toda turva, estranho uma vez que estava a utilizar um filtro já ciclado. Esperei mais 4 ou 5 dias e… derradeiro dia. Ofereci a casa nova aos Discus. Agora sim eles têm uma piscina em condições para nadar. Estou feliz por eles… e por mim também…lol

 

Setup:

 

Nome: Deep River Data de montagem: 05/09/2009 Dimensões: 150 x 70 x 50 (cm) - Cerca de 400 a 450 litros brutos.

Iluminação: 2 x 36w T5

Filtragem: JBL CristalPprofi e1500 e um secundário Eheim 2215

Substrato: Húmus de minhoca

Co2: Decidi não colocar porque não vai ser muito plantado. (Está à venda)

Decoração: Pedras da Serra da Arrábida, Troncos de Videira e Areia sílica branca

 

Flora:

Blyxa japonica e pouco mais

 

 

Flauna:

Discus de várias estirpes

1 Bótia Palhaço

6 Neons

 

 

Invertebrados:

Red´s

 

Acho que é tudo! Por enquanto.

 

Espero que gostem do novo layout

 

Mais logo à tarde colocarei fotos dos meus adorados Discus. Ainda me faltam algumas estripes, mas vamos com calma.

Para futuro quero colocar também 2 Discus Blue Diamond, 2 snake skin e 2 leopardo. Logo se vê quando os € abundarem.

 

Especial abraço e um muito obrigado ao membro jofranp pelos discus que me ofereceu. Obrigado amigo.

 

Abraço a todos e deixem a vossa opinião para que possamos todos crescer…

 

Marco Valente - Setúbal

Editado por Jorge Gonçalves
Alteração do título do tópico a pedido do autor. JG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 97
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem... Grande aventura , o meu patrão não ia na conversa da carrinha de certeza :flick_tongue:

O aqua plantado estava espectacular , foi pena o ataque das algas.

O novo está engraçado mas parece um pouco "despido". Isso quer é "verde" ;)

ai dentro.

Editado por Carlosctx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas pedras parecem-me pedras do tipo das de calçada.

 

Ou seja, calcarias.

 

Não irão alcalinizar o aquário tornando o habitat pouco indicado para amazónicos?

 

cumprimentos e parabéns pelo projecto :flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas pedras parecem-me pedras do tipo das de calçada.

 

Ou seja, calcarias.

 

Não irão alcalinizar o aquário tornando o habitat pouco indicado para amazónicos?

 

cumprimentos e parabéns pelo projecto :flick_tongue:

 

Olá Tugz, obrigado pelo comentário. As pedras foram apanhadas na serra da Arrábida e pelo menos no teste que fiz com vinagre não houve qualquer reacção e tambem já tinha utilizado no plantado. Á falta de melhor foi o que consegui arranjar.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

acho que todo o hardscape (contraste de pedras e areia) está muito artificial....

excepto o troco de videira....

 

tenta ir pela via mais natural possivel......

vais ver que os resultados vão ser mais favoraveis à flora por ti escolhida....

 

 

cumps

Manu

_______________________________________________

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=58358

Editado por manu33
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

acho que todo o hardscape (contraste de pedras e areia) está muito artificial....

excepto o troco de videira....

 

tenta ir pela via mais natural possivel......

vais ver que os resultados vão ser mais favoraveis à flora por ti escolhida....

 

 

cumps

Manu

_______________________________________________

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=58358

 

 

Obrigado pelo comentário. Só fiz assim porque o aqua é muito comprido e não queria que ficasse todo plano, no entanto confesso que as pedras realmente não são as melhores. Por aqui não há nada de jeito :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário. Só fiz assim porque o aqua é muito comprido e não queria que ficasse todo plano, no entanto confesso que as pedras realmente não são as melhores. Por aqui não há nada de jeito :)

 

Faz uma pesquisa!

 

Ou fala com alguém que te arranje xistos ou outras pedras e te mande pelo correio!

 

Vais ver que consegues.

 

em sensivelmente 10 minutos descobri-te isto.

 

Na Serra da Arrabida tens Basalto!

 

http://limafreitasdiario8b.blogspot.com/20...a-arrabida.html

 

VAi lá e arranja uns belos basaltos para o teu aquário, e aproveitas ainda arranjas uns troncos engraçados.

 

Em relação ao rio, podes fazer muito melhor.

 

estreita a parte de trás, dalhe "ziguezagues", escolhe bem as pedras que vais colocar atrás e as que vão ficar na frente do rio.

 

Mete mais rochas (quando tiveres os basaltos ou outras quaisquer mas mais pequenas) a delimitar o rio, e mete algumas ainda mais pequenas no meio do riacho a dar pormenores. Dá-lhe tambem um declive acentuado.

 

Assim não passa de meia duzia de rochas brancas com areia no meio amigo.

 

Não leves a mal as criticas, Com elas é que evoluímos, e eu tenho MUITO que aprender, por isso não leves mesmo a mal!

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos já cá cantão, ai estão os residentes deste Aqua…

DSC00561.jpg

DSC00563-1.jpg

DSC00564.jpg

DSC00565.jpg

DSC00567.jpg

DSC00570.jpg

DSC03976.jpg

DSC03977.jpg

DSC03984.jpg

DSC03990.jpg

DSC03991.jpg

DSC03992.jpg

DSC04000.jpg

DSC04001.jpg

DSC04009.jpg

DSC04010.jpg

DSC04012.jpg

DSC04014.jpg

DSC04015.jpg

DSC04016.jpg

DSC04018.jpg

DSC04019.jpg

DSC04020.jpg

DSC04021.jpg

DSC04025.jpg

DSC04026.jpg

DSC04027.jpg

DSC04028.jpg

DSC04029.jpg

DSC04033.jpg

DSC04035.jpg

DSC04038.jpg

DSC04039.jpg

DSC04041.jpg

DSC04042-1.jpg

DSC04042.jpg

Eu sei que são muitas fotos mas como normalmente o pessoal está sempre a pedir mais fotos…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora e infelizmente as fotos dos meus dois Discus que estão neste momento doentes.

Comecei hoje a tratar com esha2000… espero que resulte.

 

[ Doente5.jpg

 

Doente2.jpg

 

Doente3.jpg

 

Doente4.jpg

:)

Doente.jpg

Editado por Maudi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz uma pesquisa!

 

Ou fala com alguém que te arranje xistos ou outras pedras e te mande pelo correio!

 

Vais ver que consegues.

 

em sensivelmente 10 minutos descobri-te isto.

 

Na Serra da Arrabida tens Basalto!

 

http://limafreitasdiario8b.blogspot.com/20...a-arrabida.html

 

VAi lá e arranja uns belos basaltos para o teu aquário, e aproveitas ainda arranjas uns troncos engraçados.

 

Em relação ao rio, podes fazer muito melhor.

 

estreita a parte de trás, dalhe "ziguezagues", escolhe bem as pedras que vais colocar atrás e as que vão ficar na frente do rio.

 

Mete mais rochas (quando tiveres os basaltos ou outras quaisquer mas mais pequenas) a delimitar o rio, e mete algumas ainda mais pequenas no meio do riacho a dar pormenores. Dá-lhe tambem um declive acentuado.

 

Assim não passa de meia duzia de rochas brancas com areia no meio amigo.

 

Não leves a mal as criticas, Com elas é que evoluímos, e eu tenho MUITO que aprender, por isso não leves mesmo a mal!

 

Claro que não levo a mal, é isso mesmo, com as criticas é que evoluímos. Pincel vai ser depois mudar as pedras que tenho actualmente por outras. Vamos ver se não destruo tubo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não levo a mal, é isso mesmo, com as criticas é que evoluímos. Pincel vai ser depois mudar as pedras que tenho actualmente por outras. Vamos ver se não destruo tubo.

 

Não estragas nada.

 

tens é de fazer tudo com cuidado.

 

E tens acima de tudo de ver se queres mudar!

 

Até podes gostar assim!

 

Tudo o que dei foram opiniões pessoais, desculpa o tom Imperativo que elas levaram!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estragas nada.

 

tens é de fazer tudo com cuidado.

 

E tens acima de tudo de ver se queres mudar!

 

Até podes gostar assim!

 

Tudo o que dei foram opiniões pessoais, desculpa o tom Imperativo que elas levaram!

 

Na boa, em relação ás pedras eu acho que tens razão, agora só falta encontrar as pedras certas. Xistos eu tenho mas já montei num que tive anteriormente e queria mudar um pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na boa, em relação ás pedras eu acho que tens razão, agora só falta encontrar as pedras certas. Xistos eu tenho mas já montei num que tive anteriormente e queria mudar um pouco.

 

Vai á Arrabida, tal como te mostrei, existem lá basaltos.

 

Faz uma boa pesquisa e arranjas maneira de saber onde.

 

Eu tambem nao sabia que havia aqui na minha zona, depois até sabia onde os ir buscar exactamente, e foi o que fiz e arranjei os meus basaltos.

 

Vais ver que com jeito fazes o mesmo.

 

Tens ai muita agua, podes jogar muito bem com pedras e tal, e fazer ai uma coisa muita gira.

 

Ou entao, podes por exemplo esquecer a ideia do rio, fazer uma montanha do lado direito com pedras mais po grande (ai da altura de metade do aquario, ou pouco mais,) e depois colocar uns musgos e umas anubias a sair de lá de dentro.

 

Daria um lugar optimo para por exemplo reds e alevins de varios peixes se esconderem, e até peixes que gostem de tocas arranjarem lugar para ficar.

 

Tens um mar de opções, com uma cosia dessas!

 

Usa a imaginação, e não desperdices esses vidros.

 

Ah, e esquecime de referir, tens ai uma raiz muito bonita :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

Gostei bastante do teu aquario.

Realmente só as pedras, não me convencem por completo...

O 1º plantado estava muito bonito..

 

Em relação aos litros do aquario... penso que estejas enganado quando dizes que tem cerca de 400L

segundo as medidas que dás 150Cm / Largura 70 Cm / Comprimento 50 Cm é igual a 525L brutos.. Acho eu... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

 

Boa continuação e continua a postar actualizações..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de volta e seguindo os concelhos que alguns postaram cheguei à conclusão que as pedras realmente não estavam com nada, pois alem de ter o PH altíssimo o que provavelmente estava a afectar os meus discus, realmente tambem vi que não estava muito bonito.

A escolha das novas já foi feita........XISTOS

Já os tenho e inclusivé ja coloquei alguns, porem só postarei as fotos mais tarde, uma vez que com o tratamento que estou a fazer com esha2000 o aqua testá muito esverdeado e dá uma más fotos.

Muito em breve irei coloca-las.

 

Abraço a todos e mais uma vez obrigado pelos conselhos e criticas.

 

Marco Valente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de volta e seguindo os concelhos que alguns postaram cheguei à conclusão que as pedras realmente não estavam com nada, pois alem de ter o PH altíssimo o que provavelmente estava a afectar os meus discus, realmente tambem vi que não estava muito bonito.

A escolha das novas já foi feita........XISTOS

Já os tenho e inclusivé ja coloquei alguns, porem só postarei as fotos mais tarde, uma vez que com o tratamento que estou a fazer com esha2000 o aqua testá muito esverdeado e dá uma más fotos.

Muito em breve irei coloca-las.

 

Abraço a todos e mais uma vez obrigado pelos conselhos e criticas.

 

Marco Valente

 

Acho que fizeste a escolha correcta.

 

E sim eu avisei-te que deveriam aumentar o ph, eu pareceu-me.

 

Aguardo para ver o resultado.

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fizeste a escolha correcta.

 

E sim eu avisei-te que deveriam aumentar o ph, eu pareceu-me.

 

Aguardo para ver o resultado.

 

 

Um abraço

 

Não tarda nada posto as novas fotos, talvez lá para Domingo. Estou só á espera que os meus discus melhorem, pois ando a por tratamento na água e está um pouco esverdeado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !!!

 

Esses discus que tens ai sao lindos realmente podes-me dizer as raças ?

 

Uma duvida os red`s nao vao ser comidos pelos discus?

 

Fico a espera de actualizações!!! :roflroll2:

 

 

Olá Dani, quanto aos Discus vamos ver se não me esqueço de nenhum.

São 9 ao todo neste momento.

 

2 Red Alenquer

1x Azul turqueza

2x Solid Red Fire

2xPigeon Silver

2 Pigeon Blood Blue / White eruption

 

Quanto aos Reds os Discus não lhes fazem absolutamente nada. Até é engraçado porque no outro dia quando os meti todos juntos um dos Discus, por curiosidade, mordeu o rabo a um Red. Foi mesmo engraçado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal como já havia dito o rio já está completamente alterado e reconstruido com xisto que tem uma cor que parece ouro. Gosto muito como ficou... realmente ficou com um ar muito mais natural. Obrigado a todos pelas criticas construtivas. ainda não vou postar as fotos, só lá para Domingo. So mais uma opinião, acham que ficaria bem uma rochedo alto de xisto também do lado direito do aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedido de algumas familias resolvi então por mãos á obra e mudar todas as pedras do aqua, mas especialmente as que se encontravam a delimitar o rio.

 

ANTES

 

DSC04020.jpg

 

DSC00407.jpg

 

AGORA

 

DSC04045.jpg

 

DSC04047.jpg

 

DSC04048.jpg

 

DSC04049.jpg

 

Digam lá de vossa sentença. Eu realmente gosto mais assim. Estava ainda a pensar colocar uma grande pedra a imitar uma montanha do lado direito do aqua. O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS e os discos estao melhores? Tambem tive uma crise escaparam 3. Vou adequirir mais ando à procura. Os outros escaparam com sal

 

Olha amigo os meus estão como novos. Utilizei o Esha2000 durante 4 dias mas no 2,3 e 4ª dia meti dose e meia do recomendado. Aquilo faz milagres, muito bom mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

O aquario está simples e bonito.

Como tb nao é para ser um plantado,acho que falta so mesmo uma ou outra planta maior.

Os discos devem agradecer e o cenario tb .

 

abraços e bons progressos

A pedido de algumas familias resolvi então por mãos á obra e mudar todas as pedras do aqua, mas especialmente as que se encontravam a delimitar o rio.

 

ANTES

 

DSC04020.jpg

 

DSC00407.jpg

 

AGORA

 

DSC04045.jpg

 

DSC04047.jpg

 

DSC04048.jpg

 

DSC04049.jpg

 

Digam lá de vossa sentença. Eu realmente gosto mais assim. Estava ainda a pensar colocar uma grande pedra a imitar uma montanha do lado direito do aqua. O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.