At the edge of the Forest - ADA 60P


Francisco Matos

Recommended Posts

Boa Noite,

Após algumas experiências em aquariofilia, mais ou menos conseguidas, optei por apresentar desde o início o meu novo projecto.

Este projecto surge no âmbito de um desafio do Rui Alves (Aquaeden) que desde que o conheço me vem desafiando para usar plantas de caule nas minhas montagens. Aliás, depois de alguma desmotivação na aquariofilia, foi o Rui que me despertou novamente o interesse pelo mundo dos aquários plantados e com quem consigo passar horas a discutir e a aprender assuntos que nunca imaginei que me pudessem fascinar tanto.


1. Montagem do substrato

Aproveitei o substrato da montagem anterior e acrescentei um camada (cerca de 8 Lt) de Aquasoil Amazonia. Para revitalizar o substrato que tinha cerca de 8 meses, acrescentei na parte traseira com duas sticks de Multi Bottom e um stick de Iron Botton.


Foto1.jpg


2. Montagem dos Troncos

Nesta montagem usei horn wood. Trata-se de uma madeira que, à partida não parece muito interessante, mas trabalhando com duas ou mais peças podemos fazer coisas interessantes. O layout abaixo usa dois troncos de horn wood.

Foto2.jpg


Neste layout também usei yamaya stone. Esta pedra, na minha opinião, fica muito bem com troncos face à sua tonalidade escura.

Entretanto entre os troncos e as pedras usei musgos que tinha da montagem anterior.


foto3.jpg


3. Plantas

No plano frontal usei hydrocotyle sp. "japan". Adoro esta planta e, acho que funcionará muito bem como planta de tapete neste aquário.

Foto4.jpg


Na parte traseira, usei as plantas de caule. Começando da esquerda para a direita: Rotala sp. "green"; Ludwigia arcuata; Didiplis diandra; Rotala sp. "green". A Hemianthus micranthemoides foi usada como apontamento no plano intermédio do aquário, por detrás do musgo.


foto5.jpg


4. Encher de Água

Depois de tudo plantado, é encher com água. Para encher, uso uma saída da Gardena que tem uma função de vaporizar.

Foto6.jpg


foto7.jpg


Depois de encher de água e de ligar os equipamentos, o resultado final é este...


Foto8.jpg



5. A primeira semana

Durante a primeira semana, fiz todos os dias mudas de 50% de Água e fertilizei com ADA Brighty K (2 ml/dia) e acrescentei Green Bacter (3 gotas/dia).

Dado que reutilizei as matérias filtrantes e o substrato anterior, o aquário ciclou rapidamente e após 7 dias, acrescentei a equipa de limpeza e os restantes peixes.

Após uma semana, o resultado é este ....

Foto9.jpg

Aquário/ Cube Garden W60xD30XH36
Luminária/ Solar II (2x36w), 8 horas por dia
Filtragem/ Eheim (Bio Rio M, Bamboo Charcoal)
Substrato/ Power Sand Special S, Aqua Soil Amazonia
CO2/ Pollen Glass large 20, 1 bola por segundo com CO2 bubble counter
Plantas/ Ludwigia arcuata; Rotala sp. "green"; Didiplis diandra; Hemianthus micranthemoides; Hydrocotyle sp. "Japan"; Riccardia chamedryfolia; Taxiphyllum sp. "flame moss"
Peixes e Invertebrados/ Otocinclus sp.; Caridina Japonica; Hemianthus armstrongi


Comentários e críticas são muito bem vindas.

Abraço,
Francisco

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o Hardscape... Fantástico...

 

O aquário está agradável, se fosse eu a escolher a flora, colocava outra coisa, mas de resto está muito bom...

Fiquei cá com uma pica para montar outro...

 

Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

uma montagem com um toque diferente do que se costuma ver por aqui.

 

Acho que podias ter usado E. tenellus para fazer a transição entre as plantas de caule e a H. sp. 'japan', apesar de esta última cumprir bem esse efeito quando começar a encher. No entanto, a tenellus viria acrescentar mais um pormenor ao aquário. Mesmo assim, ainda se está a tempo de a juntar à montagem.

 

Depois, gosto muito de ver esse cardume de h. rodwayi, mas acho que uma espécie de tetra mais pequeno em conjunto com os rodwayi iria acrescentar outra cor e vida ao aquário. Para isso pensei em sugerir P. simulans. Tenho ambas as espécies juntas e dão um impacto brutal a qq aquário.

 

Continuação ;)

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma bela montagem, principalmente pelo jardim.... espectacular, gosto muito da Hydrocotyle sp. "Japan".

a Ludwigia arcuata é só deixar ganhar mais cor, que o aquário vai ficar um espectáculo.

a introdução dos camarões e dos ottocinclus, foi uma boa opção, nãi sei se já tinhas, mas vais adorar o serviço de cada um.

mostra ai a ludwigia quando crescer, um boa coloração ficava a matar!!!

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

estou curioso para ver o desenvolvimento deste aqua que promete. Estás a pensar colocar alguma planta na zona central entre os 2 troncos? Penso que ficaria lá bem qualquer coisa de médio porte.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está fantástico. Vou ver como se vai desenvolver, acho que a madeira que usaste fantástica! Adorei o musgo nos troncos e a hydrocotyle sp. "japan". Vou ver o que vais fazer :)

Abraço

 

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Peço desculpa, mas apenas hoje consegui um tempo para voltar e actualizar este tópico.

 

Antes de mais, agradeço todos os comentários. Espero ter mãos para o manter.

 

 

Ricardo Monteiro

 

Posted 11 December 2011 - 09:48 PM

Boas

 

uma montagem com um toque diferente do que se costuma ver por aqui.

 

Acho que podias ter usado E. tenellus para fazer a transição entre as plantas de caule e a H. sp. 'japan', apesar de esta última cumprir bem esse efeito quando começar a encher. No entanto, a tenellus viria acrescentar mais um pormenor ao aquário. Mesmo assim, ainda se está a tempo de a juntar à montagem.

Depois, gosto muito de ver esse cardume de h. rodwayi, mas acho que uma espécie de tetra mais pequeno em conjunto com os rodwayi iria acrescentar outra cor e vida ao aquário. Para isso pensei em sugerir P. simulans. Tenho ambas as espécies juntas e dão um impacto brutal a qq aquário.

 

 

Ricardo,

 

A Tenellus foi, de facto, uma opção. No entanto, usei o "Flame" moss com o objectivo de ser diferente. De qualquer modo, não fiquei convencido com a combinação da Hydrocotyle com a Tenellus, para além de que, gosto muito de ver a tenellus em aquários com alguma sombra e, neste aquário, há poucas sombras.

 

Quanto à fauna, os tetras que uso são os h.armstrongi. São ligeiramente diferentes do Rodwayi particularmente na cauda.

 

 

 

gmmartins

 

Posted 12 December 2011 - 12:41 AM

Viva,

 

estou curioso para ver o desenvolvimento deste aqua que promete. Estás a pensar colocar alguma planta na zona central entre os 2 troncos? Penso que ficaria lá bem qualquer coisa de médio porte.

 

Gustavo,

 

O objectivo é deixar a hemianthus micranthemoides preencher essa zona. Espero que com luz suficiente ocupe essa zona.

 

Se não resultar, estou a pensar usar HC "cuba", pressa ao tronco. Deve fazer uma transição engraçada!

 

 

 

mpimentel

 

Posted 13 December 2011 - 05:38 PM

Olá Francisco

Muito bom.

Bem me queria parecer que aquilo que vi em minha casa, não era só "papaias"...

Um abraço

mpimentel

 

Manuel,

 

Este aquário é uma brincadeira comparado com o teu Sr. Aquário. É apenas 20x este.

 

Abraço.

 

 

warman98

 

Posted 13 December 2011 - 09:44 PM

O aquário está fantástico. Vou ver como se vai desenvolver, acho que a madeira que usaste fantástica! Adorei o musgo nos troncos e a hydrocotyle sp. "japan". Vou ver o que vais fazer
:)

Abraço

 

 

A madeira é muito porreira. Espero que evolução não desiluda.

 

Vou postar de seguida a evolução da 2.º semana.

 

Abraço a todos,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parabéns pela montagem, o aquário está bastante agradável e bonito.

 

Gosto especialmente dessa Hidrocotyle, cria um impacto espectacular. Impressionante a forma como ela cresceu numa semana.

 

Vai colocando umas actualizações.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme prometido...

 

Actualização - 2.ª Semana

 

foto10.jpg

 

 

 

foto12.jpg

 

 

Esta semana vou começar a fertilizar.

 

Um grande amigo meu ofereceu-me um green drop da ADA (prenda de natal antecipada :smile2:) Nunca usei, mas vou começar a experimentar neste aquário...

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é essa Hidrocotyle em termos de exigências (Luz e CO2)????

 

 

 

Cumps

 

Hugo,

 

Não sinto que seja uma planta muito exigente em termos de luz ou CO2. Acho que gosta mais de luz que de CO2. É muito mais fácil que a Hydrocotyle "maritima".

 

No meu caso demorou um pouco a adaptar-se. Repara que aproveitei esta planta do aquário anterior onde já se tinha adaptado. Como neste layout, a luz é a mesma e o substrato também, "apenas" teve que continuar a crescer.

 

Com muita luz e CO2, terás um crescimento mais rápido e rasteiro.

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma-se: a hydrocotyle é uma planta nada exigente. Tanto cresce mais compacta e com as folhas maiores sob luz forte e co2, como cresce mais pequenas e dispersa em luz fraca e sem co2.

 

Quanto ao aquário, eu gostava de ver algum pormenor extra na frente, entre a hydrocotyle. A planta é lindíssima, não há dúvida, mas só em alguns caso convence como planta de tapete solitária. Mas tenho a certeza que deve estar a dar um grande gozo ver a planta desenvolver-se, por isso só há que continuar assim.

 

E, sempre pensei que armstrongi e rodwayi fossem a mesma espécie, até mesmo em crer em alguma informação que circula pela net, mas ..

 

Cumprimentos

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pequeno comentario, para quen tinha tido algumas expriençias menos conseguida entao não sei o que seria se tivessem sido bem consegidas biggrin.png' alt=':biggn:'> ....o que terias agora ai montado, o aquario esta maravilhoso um pequeno mas grande aquario...boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Francisco

Os aquarios são como os homens. Não se medem aos palmos...

O teu aquario está brilhante. Tudo no lugar. Adoro o tronco.

Um abraço

mpimentel

Editado por mpimentel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco

 

O aquario está muito fixe muito bem conseguido e sou da mesma opiniao do carlos, se antes nao tinhas aquarios bem conseguidos entao nao sei o que seria se tivesses conseguido!lol

 

Apenas nao gosto da planta frontal mas isso é apenas uma opiniao minha claro mas de resto, troncos, plantas, fauna etc está muito bom!

 

Vai atualizando!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o musgo ficou brutal no tronco! E tem se tudo desenvolvido muito bem. Não sei se já viste a nova montagem do FAAO no 60L mas é do mesmo género da tua porque as plantas são grandes para o aquário o que dá um aquascaping "selvagem" (no bom sentido do selvagem), o que é diferente. Gosto bastante e sem duvida que vou acompanhar como já disse.

Abraço

Antonio

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente lindo. Acho que conseguiste criar um excelente layout, com muito equilíbrio e com um aspeto muito limpo. Irei continuar a seguir com certeza ;)

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa Noite,

 

Mais uma actualização ...

 

Aquário com 3 semanas (e 1 dia)

 

Foto13.jpg

 

 

Depois de alguma coragem, teve que ir à tesoura e o resultado foi este ....

 

Um dia depois da poda

 

Foto14.jpg

 

Foto15.jpg

 

Mais novidades para o ano ...

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais