A New Life


Fábio.R

Recommended Posts

Viva,

 

as tuas contas estão bem. O fostato fica um pouquinho abaixo de um 1ppm em 1 ml para 140l mas não é dramático.

 

A única coisa que me faz estar um pouco reticente é que a água tem uma capacidade limite para dissolver os pós. Como estás a fazer uma solução altamente concentrada estás próximo da sua capacidade máxima pelo que podes não conseguir dissolver tudo e aí ficas sem saber a quantas andas. Se queres mesmo usar esta concentração aconselhava-te a fazeres soluções em separado para os vários nutrientes (ou seja uma para os nitratos, outra para os fosfatos, etc....). Assim não corres os riscos de não conseguir dissolver os sais todos numa única solução.

 

 

O esquema do PTuga está bom, embora os fosfatos estejam a ser doseados um pouco por cima. Não creio ser necessário tanto (no caso dele teve um objectivo concreto). Atenção que ele faz fertilização diária e não a cada 2 dias alternados entre micros e macros.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 295
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

PTuga

Obrigado pelo comentario!

Terei de ver a melhor forma de fazer isto para nao ter erros!

 

gmmartins

Obrigado pela resposta!

 

O que eu quero fazer é fertilizar de 3 em 3 dias ou seja, macros, segunda, quarta, sexta, micros, terça, quinta e sabado!

Domigo TPA 50%!

 

Sobre os fosfatos estive a falar com o Vitor e acho que terei de colocar 25gr mas 250ml de agua destilado!

Ou seja, para obter 1ppm terei de meter 2ml!

 

Sobre os pós eu vou fertilizar em separado!

Nitratos, fosfatos e potassio tudo em diferentes garrafas!

 

Entao achas que posso continuar?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais fazer TPA 50% acho que devias descomplicar a coisa, esquecer os testes e fazeres apenas uma solução de macros e comprares um comercial de micros.

 

Eu sou de opinião que o ciclo de fertilização deve começar no dia em que se paz os TPA's e descançar, no teu caso ao sabado.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais fazer TPA 50% acho que devias descomplicar a coisa, esquecer os testes e fazeres apenas uma solução de macros e comprares um comercial de micros.

 

Eu sou de opinião que o ciclo de fertilização deve começar no dia em que se paz os TPA's e descançar, no teu caso ao sabado.

 

Eu sou da mesma opinião ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Martins

 

Eu ao fazer esta soluçao é mesmo para esqueçer os testes apenas na primeira semana para ver o que é absorvido e depois é fertilizar sempre com 1ppm para bater tudo certo!

 

Mas acham que vai acontecer algo de mal?

 

Desde já obrigado martins e aos outros!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio,

 

se queres mesmo usar a coisa concentrada aconselho-te mesmo a fazer tudo em separado. Estive a falar com uma prof de química hoje e perguntei-lhe se o facto de já termos dissolvido um composto em água afecta a solubilidade de outro composto ao que ela me confirmou que sim.

 

Assim sendo para um aqua de 140l:

 

Solução 1. KNO3 - 65g dissolvido em 250 ml - cada ml dá-te 1.14 ppm de nitratos + 0.72 ppm de potássio. Como queres fertilizar 3 x por semana aconselho-te a por 7-8 ml de cada vez que fertilizares (ou seja, 3x por semana).

 

Solução 2. KH2PO4 – 36 g dissolvido em 250 ml – cada ml dá-te 0.63 ppm + .0.3 ppm de potássio. Aconselho 2 ml 3x por semana. (se vires que tens green spots aumentas para 3 ml).

 

Solução 3. Só com os de cima já tens 1.02 ppm de potássio. Embora seja recomendado mais, normalmente não é preciso. Eu não uso mais nenhuma fonte de potássio.

KCL – 48 g dissolvido em 250 ml – cada ml dá-te 0.72 ppm de potássio + 0.25 ppm de Cloro. Juntando ao de cima ficas com 1.74 ppm de cada vez que fertilizas. Eu penso que é mais que suficiente. Mas se quiseres é fácil de aumentar a dose ;)

 

Espero que ajude,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas martins

 

Ajudas-te e muito!

 

Alias no site que me deste tem lá um outro link que dá para os graficos e estive a ver e bate tudo certo com o que acabaste de dizer!

A meu ver a primeira semana vai ser critica apenas para ver quais os nutrientes serao consumidos depois é sempre a mesma dosagem e ver a carencia pelas plantas!

 

Sobre as garrafas eu vou fazer sim tudo separado, ou seja uma para kno3, outra para kh2po4 e outra para kcl!

O potassio sei que já vai estar a ser utilizado pelos outros compostos assim como kno3 e kh2po4 e assim kcl já nao é preciso duzear em grandes quantidades

 

Só um reparo e nao sei se vais concordar comigo!

 

As medidas que vou fazer serao de:

 

kno3 - 57gr que 1ml = 1ppm para 140L

kh2po4 - 25gr que 1ml = 0.50ppm para 140L (isto por causa da concentraçao e do exemplo que deste do açucar assim acho que fica melhor!)

KCL - 67gr que 1ml = 1ppm para 140L

 

Como cada dosagem dá 1ppm menos o fosfato acho que tenho alguma margem!

Acho que é melhor andar com medidas certas!

 

Obrigado

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado martins

 

Foste um bom professor!lol

Agora o pior vai ser na pratica!Mas sem tentar nao sei por isso segunda começo apenas com potassio e quando fizer um mes começo com o resto!

 

Mais uma vez muito obrigado martins!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário é fantástico e a tua evolução em "aquascaping" tem sido óptima, nunca pensei que visses até este nível, és persistente e estudas muito :D Este hobby é realmente cativante.

Quanto á agua é realmente mágica! Não parece muito crystalina mas com esses valores e ter ottos e corydoras a reproduzir! Nunca mudes que podes ficar a gostar 3x mais do aquário!

Vou acompanhado.

Um Abraço

António

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas warman98

 

Obrigado pelo comentario!

De facto para este aquario estive um um bom tempo para ver e rever ideias para colocar aqui pouco estive quase 1 mes senao mesmo 1 mes com o aquario desmontado!

 

Sobre a agua ela está cristalina sim mas a camara que tenho nao mostra isso!

Alias a minha maquina por incrivel que parece é péssima para tirar macros mas tira fotos ao longe boas já a maquina da minha namorada é pessima ao longe e boa em macros!

Tambem o fotografo nao é grande coisa mas é o que se arranja!

 

Quando começar a fertilizar faço um videos ou umas fotos para verem a evoluçao!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas warman98

 

Os unicos paramentro que a fertilizaçao pode mudar é gh, no3,po4 e K!nada mais se nao me engano!

Mas a fertilizaçao é precisa para um melhor desenvolvimento das plantas!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Venho apenas dar-vos a informaçao que acabei de contar 13 otos com quase 1cm e ja começam a ganhar cor!

 

Hugo depois se quiseres troco-te a planta pelos otos!ou algo assim!lool

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Fabio olha eu sigo este plano e corre tudo a 5 maravilhas, sabes quantos testes ja fiz no meu aquario desde que o montei,zero :doofywave: e garanto te que as plantas desenvolvem-se bastou veres o crechimento da minha cuba...

 

Possuir 1 watt de luz por cada litro e injecção de CO2 (caseira ou botija);

Efectuar uma TPA de 50% todas as semanas;

Deitar fora todos os testes e relaxar! C:UsersCARLOS~1AppDataLocalTempmsohtmlclip11clip_image001.gif

O mínimo que devem saber é que as plantas consomem quatro elementos:

  • Luz: Essencial para que o processo de fotossíntese ocorra
  • CO2: Toda a matéria orgânica é composta à base de Carbono, as plantas necessitam de CO2 para crescer
  • Macro-nutrientes: Nitratos, Potássio e Cálcio são os nutrientes mais consumidos
  • Micro-nutrientes: Ferro, Zinco, Magnésio, Cálcio.. entre outros

Neste método são utilizadas duas soluções base para a fertilização, uma DIY (Macro-nutrientes) e outra comercial (Micro-nutrientes).

Solução Macro-nutrientes DIY

Em 1500 ml de água destilada adicionar:

  • 90g de KNO3
  • 15g de KH2PO4
  • 30g de KCl
  • 75g de MgSO4 (7H2O)

Solução Micro-nutrientes

Utilizar o produto da Tropica chamado Tropica Plant Nutrition liquid.

Procedimento

Como já referi é necessário:

  • Manter a iluminação ligada entre 8 a 10 horas (1w/l)
  • Manter o nível de CO2 na ordem dos 30ppm

O procedimento é simples, diariamente por cada 100 litros de água colocar:

  • 15ml da solução Macro
  • 7ml de Tropica Plant Nutrition Liquid

Todas as semanas efectuar uma TPA de 50%. A água para a TPA deve vir directamente da rede ou de uma fonte que não seja RO (Osmose Inversa)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

7 ml/dia de TPN por cada 100 litros acho exagerado :drool3:

 

Verifica essas contas :tapfoot:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Venho apenas dar-vos a informaçao que acabei de contar 13 otos com quase 1cm e ja começam a ganhar cor!

 

Hugo depois se quiseres troco-te a planta pelos otos!ou algo assim!lool

 

abraço

 

Boas Fábio,

 

espero que tenhas sucesso com os ottos. Cuida bem dessas criaturas lololol

 

Uns ottos são sempre bem vindos...

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

carlos

 

Eu já tenho tudo pronto com os fertilizantes, segunda já começo a fertilizaçao com:

 

kno3 - 57gr que 1ml = 1ppm para 140L

kh2po4 - 25gr que 1ml = 0.50ppm para 140L

KCL - 67gr que 1ml = 1ppm para 140L

 

Mas apenas vou começar com KCL por 1 semana para arrebitar as plantas mas em pouca quantidade e depois fertiliar certinho!

 

Perfiro fazer assim tudo separado porque nao me quero ver alguma trapalhada, assim com 1ml = 1ppm devo saber melhor as contas!

Tambem vou fertilizar com magnezio mas 1vez por semana!

Quanto aos micros em dias alterados!

Testes apenas no inicio!

 

Mas obrigado na mesma!É sempre uma ajuda!

 

Hugo

Se soubesse nem tinha comprado estes 2 novos que aqui estao mas nao tem mal!fica a equipa maravilha!loool

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta 1/W por litro é necessário? Não pode ser menos? Ninguém sabe de uma artigo detalhado sobre iluminação em plantados? Sei que é uma boa base mas para continuar dai como faço?

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medições por Watts?

Não depende dos litros? Isso são medições para que litragem de aquário?

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas litragens, é so multiplicares os litros de agua que tens no aquario pelo total de lumens que tens em todas as lampadas, tens é de saber quantos lumns tens em cada lampada.

ah ok!

Obrigado todos vocês ajudam me a perceber mais disto! Vou montar agora o meu primeiro plantado para CRS, não vai é ser carregado de plantas, tendo em conta que vai ser o primeiro. Vou criar um tópico mas gostava só de saber o que aconselham para CO2 o aquário deve ter 100L mas confirmo sexta que o vou buscar ;)

Gostava de ter uma boa botija, pode ser um extintor? Reactor etc..

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto maior for a litragem do aquario menor será os Watts no aquario mas se por exemplo tiveres 350L e tiveres 300W tambem podes mas nao podes ter os 300W ligados as 8h!

 

Como vais fazer para camaroes escolhes plantas de baixa manutençao nao precisas de co2, metes troncos e musgo!

Agora isso fica á tua escolha!

 

Tambem podes seguir o que o carlos te disse!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.