Fishroom de Ciclideos Anões


fabiosilva

Recommended Posts

Vejo que isso vai de vento em popa!

Como sempre diga-se. Manténs-te como melhor criador nacional de apistogramas ;)

O que mais me espanta, é a velocidade de crescimento desses meninos. Sem duvida que TPAs frequentes e principalmente comidinha da boa (artêmia viva), devem fazer toda a diferença.

 

O meu casal de Hongsloi, continua cheio de power.

Separei esta semana, uma "ninhada" de cerca de 40 alevinos. Acho que cedo demais, são mesmo minusculos. Separei-os cedo de mais não?

 

bichosj.jpg

 

Da ultima criação, safou-se apenas uma menina, já bem crescidinha. Mas azar dos azares, parece-me ser deficiente. Tem um problema qualquer ou na coluna ou nas barbatanas, não consegue nadar em condições. Está sempre no chão, e mesmo quando sai do chão, parece que faz muita força, para conseguir levantar 5 ou 10 cms do chão.

Alguma vez, tiveste um animal com estas dificuldades?

 

Abraço

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo tudo bem??

 

Muito obrigado mais uma vez pelo elogio :)

 

Estou a ver que aí os Hongsloi é que vão de vento em poupa!! :)

Quando tempo os deixas-te com a mãe? Normalmente com 3/4 semanas é que se retira. É bom deixar este tempo junto com a mãe para que se habituem a ter uma boa alimentação (a mãe ensina-os a comer), a não ser que haja agressividade e aí tens que os retirar mais cedo. De qualquer das formas o sairem mais cedo dos pais não significa nada de mal. Desde que dês boas condições de água e boa comida eles também crescem.

 

Em relação à deficiencia do peixe, sim por norma em todas as posturas que os meus fazem, é normal ter no minimo dos minimos um dos pequenos assim. São autenticas corydoras infelizmente. Pelo visto dessa primeira postura calhou-te a fava....

 

Agora esses pequenos, boa comida, nada de excessos, tpa´s regulares em poucas quantidades e vais avante com isso :)

 

Vai dando noticias deles.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Ora boas meus amigos.


Para não pensarem que isto anda morto, aqui vão umas actualizações para animar a malta :D


Começa pela foto prometida já à algum tempo...


A. Baenschi Inka:


dscf3305c.jpg


Este macho está cada vez mais bonito. Não o consegui fazer criar na ultima temporada em que fiz reproduções porque ainda era novo, mas quando meter os casais novamente a reproduzir esta espécie será sem duvida uma prioridade. A foto não mostra todo o seu potencial.


A. Abacaxi Fêmea:


dscf3283e.jpg


Esta é toda fotogénica. Normalmente as fêmeas dos Apistogrammas sem estarem com as cores tipicas de reprodução não têm grande beleza... Não é o caso desta! Na altura de reprodução apresenta o típico amarelo carregado com o preto. Sem estar em reprodução apresenta-se assim como vêm. Para mim um padrão bastante bonito com um "cheirinho" a roxo no dorso, o mesmo roxo que o macho tem na boca. O macho infelizmente não consegui fotografar porque é mais recatado.


A. Elizabethae São Gabriel:


dscf3293wf.jpg


Uma beleza rara!!! Outro que a foto não faz justiça ao que realmente é. Infelizmente falta-lhe uma fêmea.


A. Bitaeniata Brasil:


dscf3316p.jpg

dscf3321pm.jpg


Não me canso de fotografar este bicho!! Óbvio que não meto aqui todas as fotos que tiro dele. Foi talvez o Apisto que mais me impressionou devido ao potencial que tinha enquanto jovem e no que se veio a tornar em adulto. Quando abre aquelas barbatanas... Não há explicação...


A. Agassizi Santarém:


dscf3333x.jpg

dscf3288d.jpg


Este foi outro que não estava nada à espera que fosse aquilo que é hoje. Quando o adquiri não fazia ideia no que se ia tornar. Tem um porte brutal! As cores nem se fala. Há detalhes que infelizmente a minha máquina não regista. Só vendo ao vivo para ter noção.


Espero que desfrutem deste pequeno resumo daquilo que foi uma sessão de 45 minutos de fotografias com estas beldades. Um bom momento de tempo perdido com eles, que diga-se de passagem tem sido escasso.


Abraços.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau, esses apistos estão um espetaculo :drool3: lindos mesmo.
O meu preferido acho que é o Inka, mas não consigo ter a certeza xp.
Vê-se que são muito bem tratados, respiram saude.

Os meus parabéns, continua o bom trabalho, e não deixes essas fotografia só para ti ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Muito obrigado a todos pelos comentários.

 

Hoje deparei-me com uma coisa que não me deixa indiferente e por isso resolvi registar para vos mostrar...

 

Uma fêmea Abacaxi no aquário de crescimento, com cerca de 2 cm e já a fazer gracinhas destas:

 

dscf3396uk.jpg

 

Como é óbvio estes ovos não vão eclodir porque a água não está nas condições ideais para reprodução, e aliás até já se vê a ponta branca deles que vão fungar e ser comidos em pouco tempo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fabio

 

Passado mais de um ano, voltei ao forum e fiquei pasmado com o que conseguiste no mundo dos ciclideos anões.

Este tópico está extraordinário, e já tens aí muito material de referência.

 

Apistos adultos, raros e de perfeita saúde.

 

Parabéns!

 

Grande abraço

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva José,

 

Antes de mais sê bem vindo novamente ao forum!! É bom saber que estás de volta e espero que contribuas novamente com a tua experiência e conhecimento sobre a aquáriofilia :)

 

Muito obrigado pelas tuas palavras.

 

É verdade que durante este tempo, com mais ritmo ou menos ritmo tenho-me mantido activo e não tenho fugido a esta dedicação com os Apistos. Tem sido uma experiência brutal.

 

Então e tu tens mantido alguma coisa?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo excelente trabalho!! que grande qualidade de apistos, esse Bitaeniata Brasil está qualquer coisa :)

 

Ando a tentar entrar nesse mundo dos apistos mas preciso de uma opinião, e nada melhor que vir perguntar a quem realmente sabe e tem provas dadas :)

Num aqua de 100L reais (70x40x40) o que achas de colocar um casal de rams formado e um outro casal de uma destas especies de apistos: cacatuoides, borelli ou agassizi?

 

Desculpa o desvio do tópico mas gostava de saber a tua opinião.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo.

 

Muito obrigado pelas tuas palavras.

 

Infelizemente este fim de semana que passou perdi esse Bitaeniata Brasil. Já o tinha a algum tempo e como era selvagem não sei se morreu de morte natural por causa da idade que sendo selvagem desconhecemos, ou se por alguma doença, que a ser só podia ser interna visto que por fora o peixe estava impec.

Foi uma grande perca e jamais esquecerei a experiencia com esta espécie. Das que mais me fascinou até agora!!!

Enfim, uns vão, outros vêm. Creio que em breve vou ter possibilidade de mostrar-vos Apistos rarissimos... Aguarde-mos ;)

 

Tentando esclarecer a tua questão... Os meus aquários de reprodução no qual só intruduzo ou um casal ou um trio (retirando mais tarde uma das fêmeas), têm as medidas de 60C x 40A x 40L, ou seja, menos 10cm de comprimento que o teu. Não creio que mais 10cm seja suficiente para criar com dois casais diferentes, mesmo com alguns esconderijos. Mesmo que eventualmente houvesse pequenos, após uma desova para lá num buraco qualquer, ou tiravas todos os aultos para fazer crescer os pequenos, ou passados poucos dias, provavelmente iam desaparecer na sua totalidade.

Se for apenas para manter, mesmo que haja uma turra ou outra, na minha opinião podes lá meter outro casal.

 

PS: Não precisas de pedir desculpa de nada, não estás a desviar nada porque o tópico é para isto mesmo, além de dar a conhecer, esclarecer e ajudar quem tenha duvidas :)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

espetacular o tópico, sff deixa de por novos posts, não imaginas quanto tempo demorou-me ler e ver os vídeos de 18 páginas. :D:D:D

 

Uma questão, tenho um aquário de 300l que tentei fazer com biótopo amazónico. Digo tentei porque as plantas, o substrato e a luz não concordam, mas... nos aquários é uma questão de gostos e erros :D. Gostaria saber uma coisa sobre os cíclidos anões: posso ter diferentes espécies sem problemas (sérios) de territorialidade?

 

A minha fauna é a seguinte:

 

  • 4 discus juvenis
  • 3 ancistrus
  • 10 corydoras aeneus juvenis
  • 6 nariz de bêbedo
  • 2 Microgeophagus altispinosa (que com a minha sorte acabaram por ser dois machos).

 

Daqui a algum tempo, gostaria de pedir um casal ou um trio dalguma espécie mais rara no crystalred ou alguma outra loja. Algum conselho sobre que espécie comprar que fosse original e “como tu gostas” ... um pouquinho mais rara :D:D:D para trazer ainda mais diversidade neste tópico

 

Abraço e parabéns pelo tópico

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva Pol.

 

Antes de mais obrigado pelas tuas palavras.

 

Acredito que te tenha dado trabalho a ler e ver tudo isto :) afinal o tópico já vai longo mas espero que te tenha sido útil de alguma forma, assim como para quem o lê.

Imagino as pessoas que vêm a quantidade de paginas e respostas e nem sequer começam a ler eheh :)

 

Bem, relativamente à tua questão, acho que podes por mais do que uma espécie nesses 300L.

 

Quanto às espécies. Do que supostamente a CrystalRed tem, acho interessantes os Rositae aquele Bitaeniata Maniti Red (que pela foto o peixe de red não tem nada) mas pronto...

 

Já agora uma dica... Pede para te mostrarem fotos dos peixes que têm para venda e se te garantem os peixes que mandares vir vêm garantidamente sexados... Isto porque o casal que lá comprei de Elizabethae e que dei quase 20€ por cada peixe vieram-me duas fêmeas e nunca mais tiveram machos. Já os meus dois Adoketa, comprei a um membro que também lá comprou como casal (estamos a falar de 32€ cada peixe) e no fim como já comprovei são dois machos... Enfim é só uma chamada de atenção ;)

 

Abraço e vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Fabio,

 

se estivesses um dia um pouquinho mais perto de Oeiras ou eu paso perto da Quinta do Conde, podemos combinar e apanhou-te dois peixes dos que tens na oferta (a tua escolha), vou mandar um pm com o meu telemóvel. (Só si estivesses interessado)

 

abraço

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok combinado.

 

Eu só costumo ir para Lisboa quando vou trabalhar e trabalho no Oriente. Como vou de transportes a minha mobilidade em Lisboa ou arredores é limitada.

Entretanto também vou estar o próximo mês em casa sem ir trabalhar por estar a gozar a licença de nascimento do meu pequeno :)

 

Se por acaso vieres a estas bandas será mais facil.

 

PS: Entretanto informo que por estarem "desemparelhados" e por querer acertar aqui os casais, vou colocar à venda o Agassizi Santarém que está nas fotos (só tenho o macho) e um ou os dois Ivannacara Adoketa (ambos machos também).

 

Fico então aguardar pela MP.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade amigo,

 

Tu tiveste oportunidade de os ver ao vivo :)

 

Também os acho espectaculares. Só os devo mesmo despachar porque preciso de acertar o stock por assim dizer :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fabio,

 

só uma dica para agradecer as anteriores respostas.

Estou a ver ciclideos anões nas lojas online em Portugal e Espanha que fazem envios no Portugal.

 

Encontrei uma loja espanhola online (Pezcenter.com) que tem Elizabethae (pensando nas solteiras do Fábio) mais eles tem anotado que estão sujeitos a disponibilidade. Mandei um email para consultar se tiveram disponibilidade e possibilidade de distinguir sexos, quando tenha resposta comunico ao Fabio por PM.

 

Parabéns pela paternidade (peço desculpa mas olvidou-me de escrever isso antes com a ceguera pelos peixes).

 

abraço,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação Pol.

 

Neste momento o que me falta é mesmo uma fêmea, pois como te disse por MP, troquei uma das minhas fêmeas por um macho, entretanto passado cerca de 2 semanas morreu a fêmea, ficando só com o macho que se vê nas ultimas fotos.

 

A loja online realmente tem preços muito bons. Tu conheces ou já lá compras-te alguma coisa para comprovar a sua fiabilidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Não foi ontem como tinha dito mas foi hoje. Se alguém estiver interessado dê aqui uma vista de olhos:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210356#entry1209132

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 


a sexta foi a recolher umas peças para o aquário, vi os Apistogrammas e não consegui resistir. Então,... o primeiro casal já está no meu aquário. Colocou a foto da fêmea (acho que o macho seria muito fácil), a ver si conseguem saber a espécie :D:D:D.


Apisto femea



cmprs.

Pol Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais