Fishroom de Ciclideos Anões


fabiosilva

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Obrigado mais uma vez Pol. Não é para vos fazer sofrer, mas como o tempo não abunda só por estas horas é que posso ir actualizando...

 

Antes de mais espero que tenhas sorte com os Macmasteri, aguardamos noticias ;)

 

 

Então e agora cá vão as actualizações...

 

 

Foto dos pequenos A. Panduro no aquário de crescimento:
dscf4163w.jpg
A. Macho Panduro:
dscf4117j.jpg
dscf4107p.jpg
A. Fêmea Panduro:
dscf4113z.jpg
Este casal está cada vez mais bonito, além de não serem meus não me canso de gabá-los :)
A. Martini - Casal:
dscf4100.JPG
dscf4099s.jpg
Não dá para ver bem as cores destes amigos, porque além da luz fraca, as suas tonalidades claras "morrem" muito com um fundo de areia de sílica. Um dia que estejam num aquário com o fundo em Akadama ou Ada tiro melhores fotos.
A. Mendezi - Casal:
dscf4105.JPG
Estes são mais tímidos, só ao vivo é possível ver as cores que este jovem macho já vai tendo.
A. Baenschi Inka Macho:
dscf4143fg.jpg
dscf4154j.jpg
dscf4154j.jpg
dscf4153x.jpg
dscf4145c.jpg
dscf4151l.jpg
Este peixe está no top dos peixes com a barbatana dorsal mais imponente da família Apistogramma. Para tirar estas fotos bastou por um espelho junto ao vidro... Rapidamente começou a abrir-se todo e a mostrar o quanto é imponente. E ainda é jovem, mas promete... :)
E agora deixo-vos aqui a tal surpresa que vos falei, mais uma vez para ver se alguém adivinha ;)
Apistogramma Sp. Téfé
dscf4177.jpg
dscf4183u.jpg
Espero que gostem.
Editado por fabiosilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oooooohhhhh

 

1- panduroooos!!! :drool3: , para mim são os Apistos mais lindos que tenho visto até agora!!! Só espero que no comunitario no dem problemas como o meu macho macmasteri!!

2- a surpresa: tenho visto esse peixe!!! (nota mental, tenho que deixar de buscar como louco vídeos de Apistogrammas!!). a minha primeira resposta seria um tipo de agassizi, acho que agassizi "Tefe-Mutum" ou agassizi Alenquer "Barra-mansa"

3- Os A. martini,… estas segro que esso são apistos?? :tongue: parescem bem bocas de fogo (Thorichthys meeki) :girlhitboy:

cmprs

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim realmente estão um pouco brancos.

Mas já disse ao Fábio o lindo que estão os seus Apistos!

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal.

 

É verdade que os A. Martini são um bocado invulgares e também por isso é que os adquiri. Mas também vos digo que a cor que os meus têm, não deve ser a cor que vão ficar definitivamente. Para já, o substrato influencia muito, neste caso de forma negativa pelo motivo que já disse, peixe claro em substrato claro, as cores desaparecem.. E depois quando estes reproduzirem de certeza que os pequenos vêm com mais cor e mais bonitos ainda. Mas para quem não conhece a espécie e para não ficarem com uma ideia errada, deixo-vos aqui uma imagem do google precisamente de um A. Martini: http://www.aquaticquotient.com/gallery/files/8/8/8/4/Ap_martini.jpg

 

Sei que o meu macho ainda está longe disso, mas espero que os seus filhos ou mesmo netos fiquem assim ;)

 

 

Em relação ao peixe mistério, vou finalmente revelar e ninguém acertou, ainda que tenham andado perto, ou pelo menos nas mesmas águas :)

 

 

Trata-se de um Apistogramma Sp. Téfé

 

Ainda não é adulto e mesmo assim já tem umas cores brutais (que não dá para ver bem nas fotos por causa da má qualidade das mesmas).

 

 

Mas as novidades não se ficam por aqui.... Brevemente vou-vos mostrar uma novidade melhor ainda, pelo menos para mim!!! :dance:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

tive que ler 2 vezes o mensagem para perceber que eram "sp. Tefé" e não "agassizi Tefé". O patrão de cor da cola é muito similar aos agassizi!!

 

Finalmente não correu bem a tentativa dos meus macmasteri: o macho ou a fêmea desmontaram a montanha de grava que tapava a cova e o macho estava muito agressivo com a fêmea (Tan agressivo como com a fêmea de hongsloi: a matar). Tive que mudar a decoraçao toda com a esperança de fazer um "reset" e assustei um poco ao macho no processo. Agora já anda 2 dias mais calmado, antes de fazer isso pensei que mataria a fêmea!!. A pesar de que sou novato en isso, tenho a ideia de que algo não corre bem com a minha fêmea: e muito pequena e nunca vi a barriga com senhas de ter ovos, sempre muito aplanada. Agora estou a tentar alimentar cada dia com alimento congelado: larva roja/artemia congelada, … para tentar engordar um pouquinho e induzir a reprodução!

 

Poso preguntar mais uma vez que tipo de turfa é que o Fábio usa?

 

Veo que andas muito contento con a nova surpresa, e aposto que consigo acertar o que va a ser, heheheheh.

Finalmente as "solteronas" fizeram um casal com os novos machos e conseguiste superar um novo desafío: reprodução dos elizabethae!!!!!

 

Muitos parabéns se fosse assim!!!!!

 

abraço,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

tive que ler 2 vezes o mensagem para perceber que eram "sp. Tefé" e não "agassizi Tefé". O patrão de cor da cola é muito similar aos agassizi!!

 

Finalmente não correu bem a tentativa dos meus macmasteri: o macho ou a fêmea desmontaram a montanha de grava que tapava a cova e o macho estava muito agressivo com a fêmea (Tan agressivo como com a fêmea de hongsloi: a matar). Tive que mudar a decoraçao toda com a esperança de fazer um "reset" e assustei um poco ao macho no processo. Agora já anda 2 dias mais calmado, antes de fazer isso pensei que mataria a fêmea!!. A pesar de que sou novato en isso, tenho a ideia de que algo não corre bem com a minha fêmea: e muito pequena e nunca vi a barriga com senhas de ter ovos, sempre muito aplanada. Agora estou a tentar alimentar cada dia com alimento congelado: larva roja/artemia congelada, … para tentar engordar um pouquinho e induzir a reprodução!

 

Poso preguntar mais uma vez que tipo de turfa é que o Fábio usa?

 

Veo que andas muito contento con a nova surpresa, e aposto que consigo acertar o que va a ser, heheheheh.

Finalmente as "solteronas" fizeram um casal com os novos machos e conseguiste superar um novo desafío: reprodução dos elizabethae!!!!!

 

Muitos parabéns se fosse assim!!!!!

 

abraço,

 

Pol

 

 

Olá Pol,

 

Tens razão, uma coisa é Apistogramma Agassizi Téfé, outra coisa é Apistogramma Sp. Téfé ;)

O padrão da cauda até pode ser semelhante mas a coloração e o padrão do corpo são diferentes.

 

Atenção ao que vais usar para fazer "engordar" a fêmea. Essas larvas vermelhas não são nada boas para os Apistogrammas. São boas é para lhes fazerem parasitas internos e matarem-lhes muito rapidamente.

 

 

 

Quanto à surpresa, reprodução de Apistogrammas Elizabethae?!?!?!? Ahahahah, isso seria excelente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio,

 

já tinha lido em muito sítios os problemas das larvas vermelhas, mas também tenho lido que isso era uma coisa do passado quando os mosquitos eram recolhidos em rios,... pelos particulares mas agora os produtores de larvas vermelhas não tem os parâmetros de qualidade mais altos e oferecerem um produto seguro.

 

Seja qual seja a verdade, deixou de alimentar com larva vermelha!! já tenho tido muitas surpresas desagradáveis e não gostaria ter mais uma!

 

cmprs e se no acertei com os elizabethae vou ter que esperar ;)

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já sigo este tópico há bastante tempo mas nunca tinha comentado, chegou agora a hora :smile2:

Antes de mais, parabéns pelo excelente trabalho e obrigado por toda a informação que nos dás acerca destes peixes fantásticos.

Disseste que as larvas vermelhas não são boas, podes dizer o que dás aos teus meninos na fase da "engorda"?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Pol, és capaz de ter razão e obviamente que com o passar do tempo as comidas e respectivas marcas vão melhorando a sua qualidade. Pelo sim pelo não, eu pessoalmente não dou larvas vermelhas aos meus, já tive más experiências e tento sempre prezar a vida deles ao máximo, independentemente do seu valor.

 

FJR, obrigado pela tua simpatia. Espero que participes neste tópico que já vai longo e vai contanto as tuas experiências no mundo da aquáriofilia. Se por acaso não tiveres nada então aposta nos ciclideos anões que não te vais arrepender biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

O que dou aos meus? Artémia, congelada ou viva e granulados de boa qualidade principalmente, classe premium.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Ap. Martini parecem fantásticos, de certo modo parecem um peixe do Tanganyika.

Sobre os Apistogrammas Téfé já tínhamos tido uma pequena conversa, mantens então o sp. Téfé ou tinhas o Agassizi Téfé e agora adquiriste o outro?

 

Pessoalmente se não conter parasitas coração de boi pode ser bastante bom para a engorda, a larva de mosquito branca também contem muito menos gordura do que a de mosquito vermelho e pode ser bom para dar a eles, será que também tem muitos parasitas?

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabio!

 

Sempre a bombar! :) continua esse bom trabalho!

Obrigado Ricardo :)

 

É verdade isto não pára, está sempre a bombar. É como uma bola de neve, quando enrola é dificil parar e só tem tendência a crescer :)

 

E os teus como estão?

 

 

 

Os Ap. Martini parecem fantásticos, de certo modo parecem um peixe do Tanganyika.

Sobre os Apistogrammas Téfé já tínhamos tido uma pequena conversa, mantens então o sp. Téfé ou tinhas o Agassizi Téfé e agora adquiriste o outro?

 

Pessoalmente se não conter parasitas coração de boi pode ser bastante bom para a engorda, a larva de mosquito branca também contem muito menos gordura do que a de mosquito vermelho e pode ser bom para dar a eles, será que também tem muitos parasitas?

 

Sim os Martini são mesmo invulgares! As vezes avaliamos mal o peixe pela sua aparência inicial. É claro que há peixes que não têm mesmo beleza nenhuma (conforme o gosto de cada um), mas o que reparo muito é que ás vezes ainda nem o peixe é adulto e as cores/barbatanas ainda estão a desenvolver e já se está a meter um rótulo de "feio" :)... Depois quando chegam a adultos têm uma surpresa... ;)

 

Em relação aos Téfé, neste momento mantenho tanto o A. Agassizi Téfé Red, como o Apistogramma Sp. Téfé.

 

Sim para a engorda também há várias papas, caseiras ou não, de boa qualidade e marcas variadas. Actualmente não estou a dar nenhuma. Quanto às larvas brancas, eu muito raramente costumo dar, tenho lá uns cubos disso, secos e compactos. Até agora não tenho tido problemas, mas é como digo, raramente dou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é verdade Fabio!

 

os meus la andam, da postura que te falei dos Abacaxis a femea acabou por abandonar os alevins e consegui safar apenas 2 que estao agora com pouco mais de 8 semanas.

entretanto tive posturas dos Nanay e Hongsloi e novamente dos Abacaxis mas ao fim de alguns dias todas desapareceram neste momento so tenho a femea Hongsloi a fazer 'guarda' dos possiveis alevins mas ainda n confirmei se se safaram alguns ou nao, vou aguardar mais algum tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso são boas noticias Ricardo!!

 

Quando um casal tem crias (independentemente se morrem ou são comidos), é sinal que o casal está bem tratado, é bem alimentado, a água tem as condições ideais e o macho fertiliza os ovos. Só coisas boas!! :)

 

O fazer crescer e tirar proveito das posturas é outra etapa... As vezes é preciso conhecer o casal e observar o seu comportamento para saber com agir com eles.. Já reparas-te se após os pequenos iniciarem a natação livre, se há agressividade por parte do macho? Se há, retira-o. E a fêmea toma conta deles ou não se mostra minimamente interessada? Se é a primeira hipotese, deixas ficar preferencialmente umas 3/4 semanas, se não quiser saber dos pequenos, retira-a também. Se já conheceres o casal e souberes que o macho costuma ser agressivo, quando ela desova e passam aqueles 2/3 dias para os ovos eclodirem, retira-o logo, não esperes vê-lo a comer o primeiro, porque provavelmente nessa altura já outros foram papados sem tu veres biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Se apenas se tratou da primeira postura em todas as espécies, então paciência, outras virão e é bastante frequente a primeira não dar em nada. A segunda correrá melhor!! ;)

 

Força com isso! :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola novamente,

 

eu retiro sempre o macho passados 2/3 dias depois de confirmar as posturas. o que noto é q as minhas femeas e em particular a Abacaxi perdeu o interesse pelos alevins ao fim de 3 semanas... nunca tinha equacionado a possibilidade de a retirar tb! fica mais um ensinamento fabio! eheh

 

abraco

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a inveja fosse ouro, eu agora seria rico!! :naughty::naughty::naughty:

Ricardo, ficou a espera de um tópico sobre a criação de anões como o do Fábio com muitas fotos e vídeos :drool3:

Acho pelo resultado que conseguiste a fêmea nanay que tanto procuravas (Aquoporto??)

 

abraço,

 

P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa tarde!

 

epa posso elaborar um topico :P pode ser que mais logo trate disso!

 

sim consegui a femea que queria. o Sr Emanuel foi, para nao variar, impecavel e consegui arranjar.me a femea que lhe pedi por meio de um outro cliente dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

o tópico,… só se você quisera e tem tempo, mas fiquei surpreso com a quantidade de Apistos que tinha reproduzido!!! e dizer que seria muito fixe ter uma segunda pessoa que gostasse muito dos anões e tivesse varias espécies para nos ver os cuidados, mantimento e criação.

 

A loja de Aquaoporto não deixa se surprender-me com os peixinhos que importa, não gosto especialmente dos labirintos mas ainda tenho a boca aberta com as fotos do Microctenopoma ansorgii :shock4:

 

Fábio ja que ainda não poso dar noticias sobre os meus macmasteri, só dois cosas:

 

- Ontem consegui turfa Tormec da JBL e estou a tentar manter o pH mais baixo com esto.

- Comprei uma lâmpada no continente que poderiam encontrar interessante, é muito cara mas o consumo e muito baixo e fiquei muito surpreso com o resultado, um dia vou por umas fotos com a lâmpada anterior e esta. Eu usava (no aquário de 37 litros onde estou a tentar a reprodução uma lâmpada Philips Genie de 11W, mas ontem uma nova lâmpada de Philips de leds de 4W (que trabalha como 40W) e o resultado é espectacular. O foco de luz é concentrado numa coluna e o consumo é quasi 3 vezes menor. O preço são 20 €, este é o problema mas,… vi que o Fábio falava muito de EDP nos posts antigos e pensei en comentar esto).

 

abraço e sorte aos dois com os peixinhos!!

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela partilha de informação Pol ;)

 

Sim eu falo muito na EDP porque para quem gosta realmente destes bichos, é difícil contentar-se só com um aquário. E neste hobbie, mais do que o investimento inicial, custa a factura mensal da EDP (quando se tem um certo numero de aquários). Por esse motivo tento economizar ao máximo nos consumos que tenho. Tento sempre optar por equipamentos económicos e eficazes que sirvam as necessidades dos peixes e com o consumo mais baixo possível.

 

Nos meus, também utilizo uma lâmpada Led em cada, neste caso não sei a quantos W´s equivalem, mas sei que só consomem 5W cada lâmpada e para o que quero e eles precisam, chega. Custou-me cada uma cerca de 6€. Recentemente comprei outras, mas para casa, de casquilho fino, também Leds, que têm um consumo de 0,8W e com um foco muito bom também. Talvez vá utilizar destas num futuro projecto.

 

 

A turfa da JBL como te falei é realmente boa. Mas atenção que aquilo vem em "sticks", que passadas 24h, incham cerca de 20/30%. Deve-se ter isto em atenção quando se coloca esta turfa dentro de um filtro por exemplo, para depois de inchar não entupir o filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

Obrigado pela dica sobre a turfa, coloquei só um pouco no filtro do 300 litros em uma meia de senhora porque não sei quanta preciso.

No aquário "de cria" coloquei o mesmo na superfície e esta a flotar, com a ideia de que fosse uma "acidificação" progressiva e lenta.

Ainda estou em fase experimental.

 

O casal macmasteri ainda outra vez a jogar mas por sorte não anda o macho a porrada. Tenho quasi a certeza de que a minha fêmea é muito jovem mas isso é só uma opinião pessimista de um novato como eu. Pronto vou ter novidades mas preciso encontrar alguém interesado na fêmea A.hongsloi que o Fábio me dou. Ainda muito recuperada desde que o macho macmasteri está no outro aquário e não gostaria ter que voltar a essa situação. O comunitário de Apistogrammas é uma tarefa difícil mas tenho que adaptar-me as possibilidades que eu tenho!!!

 

abraço,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pol deixo um pequeno tópico como tinha falado com algumas imagens!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214412

 

Desculpa Fábio por vir aqui fazer 'publicidade' na tua área.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal.

 

Chegou a altura de desvendar a grande novidade que tinha guardada à 3 dias.....

 

Quem já vem acompanhando o meu tópico, sabe que sou fanático por Ciclideos Anões, principalmente por Apistogrammas, e o meu caminho com estes já vai longo, mas parece que começou ontem!!

Para mim, a Aquáriofilia torna-se mais bonita quando tem uma história por trás, no meu caso essa história tem sido marcada por várias fases e resume-se a isto:

 

Consegui reproduzir Apistogrammas pela 1º vez, após muitas experiências falhadas e alguns desânimos, à cerca de 3 anos, mais coisa menos coisa, num aquário que tinha ao lado do frigorífico na cozinha. Foram os A. Agassizi Fire Red o meu primeiro caso de sucesso.

Rapidamente apanhei-lhe o gosto, e tratei logo de arranjar outro aquário para reproduzir, neste caso A. Hongsloi. Foi num cubo de 30cm que tinha ao lado do micro-ondas, várias posturas bem sucedidas.

Outra fase marcante, foi após mudar de casa, ter conseguido fazer a Fishroom que tenho hoje e que me permitiu aumentar em muito as espécies de anões, na sua maioria Apistogrammas. Várias reproduções bem sucedidas, de diversas espécies tal como vos tenho vindo a mostrar.

 

 

Mas também é do vosso conhecimento que mesmo gostando de quase todas as espécies, há algumas pelas quais tenho alguma preferência.

Há uma espécie que desde o inicio considero das, senão mesmo a minha favorita. São para mim, a fina-flor dos Apistogrammas... :)

 

Recentemente adquiri espécies novas, algumas bastante raras, como por exemplo os A. Mendezi, os Téfés, os Elizabethae, enfim...

 

Sinto que acabei de atingir mais uma fase marcante na minha história com estes pequenos... Para mim, o maior feito que fiz até hoje!!

Esperei bastante tempo para conseguir ter certas espécies, principalmente a tal, a fina-flor... Refiro-me aos A. Elizabethae...

Hoje, além de manter um casal espectacular desta espécie, também consegui aquilo que vão poder ver em seguida, fruto de mesmo muita dedicação para com estes peixes...

 

 

Apistogramma Elizabethae e os seus filhos, com 3 dias de natação livre :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns!!!

 

acho que eu não andava muito errado!!!!! :naughty: Imagino a tua cara quando viste as crias

 

obrigado também pelo escrito, é muito interessante oir falar dos inícios, ha muita gente que não recorda os primeiros dias e as primeiras porradas!! Para os que gostaríamos iniciar-nos neste mundo é sempre muito gratificante ouvir falar de os primeiros dias!!!

 

Grande abraço e muita sorte!!!

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais