B.Silva

Membro
  • #Conteúdo

    56
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por B.Silva

  1. Muito bom. Excelente maquina para o seu segmento. Parabéns e boas filmagens. Cumps.
  2. B.Silva

    Aquaxisto

    Boas, É por estas e por outras (fotos) que anda a ficar cheio de vontade de comprar umas gambas. Em relação ao aquário, não é ao fim de 15 pags. que vou dizer que esta um espectáculo. Mantém as actualizações que isto anda mortinho, principalmente com aquários com tanto tempo de montagem. Cumps.
  3. B.Silva

    Trying Green

    Boas, sem querer fazer publicidade ou divulgacao de marca, deve-se referir bons resultados. Neste caso o new amazonia faz milagres com o Ph! Mesmo com injecao de CO2 de botija a agua do aquario mantinha-se nos 7 descendo muito raramente aos 6,5. Agora o Ph mantem-se estavel nos 5! Optimo para plantas e fauna amazonica. Cumps.
  4. Garanto-te que se alguém comprar um BMW M5 1 mês depois de tirar a carta, dá logo cabo do carrinho todo! Então se for o M3, nem a curva para sair do stand faz! Os fertilizantes da Tropica, Seachem e outros de menor concentração, destinam-se obviamente a aquários com crescimentos lentos. Quer isto dizer que pode-se no máximo ter 0.5 W/L, e mesmo assim já se torna dispendioso... Quem quer ter 1 W/L ou mais (porque as plantas assim o exigem ou porque se pretende ter curvas de crescimento maiores), tem obrigatoriamente de fertilizar em mais quantidade ou em maiores concentrações. Qual o método/marca, cabe a cada um decidir. Exactamente pelas mesmas razões, o CO2 é imprescindível a este nível. Podemos fertilizar quantidades infinitas que se não existir CO2 suficiente, é o mesmo que fazer pão com cimento. Desaceleras o metabolismo, diminuis a procura directa de nutrientes, podes diminuir a oferta dos mesmos. Quer isto dizer que os níveis de cada nutriente mantém-se disponível durante mais tempo. Podemos ainda tentar verificar as exigências reais de cada planta. A "CUBA" não precisa de muita luz nem grandes concentração de nutrientes, só de muito CO2! Se cresce rapidamente? Não! Se é saudável? Sim! Sou também da opinião que certos substratos "chupam" os nutrientes da coluna de agua no inicia das montagens, sendo mais complicado saber o uptake concreto das plantas. Simples opinião de alguém que passado mais de um ano já se considera um rockie-avançado. Cumps.
  5. B.Silva

    Trying Green

    Sempre, para quem quiser entrar
  6. B.Silva

    DragonsReach

    Pois assim só vejo o martelo pneumático!!! Mas eu com o meu jeitinho acho que desfazia a pedra. Obrigado pelo esclarecimento. Cumps.
  7. B.Silva

    Trying Green

    E como hoje é o amanha de ontem, aqui ficam umas fotos: O brinquedo backstage A diferença de iluminação ( 1/30 seg. ; ISO 200 ; WB Flurescente) 24w 4200K 36w 8000K 60w 8000K + 4200K Abacaxi macho, ainda jovem O Oto e sinais de carência na Cyperus (CO2?? K??) No espírito da partilha, fica uma foto de outro aquário de 54l, pensado para apistogrammas e corydoras. E aqui está a minha pequena aventura. Acho que o plantado ainda esta um pouco vazio. E visto que manter a pogostemon helferi "ta de gesso", o que sugerem? Cumps.
  8. B.Silva

    DragonsReach

    Boas, Bom projecto. Gosto desse ramo, podes aproveitar para fazer duas moitas de plantas distintas. Para pedra, martelo e escopro (cinzel) Posso saber como desenrascas-te esses apoios em acrílico para a calha? Cumps.
  9. B.Silva

    Trying Green

    Obrigado pelo comentário. Acho que desconhecia essa informação mas faz todo o sentido que o cloro mate todo o tipo de bactérias. Vamos ver se consigo gerir o potencial. Já estou convencido que o material só por si não faz milagres. Longe disso. É preciso "skill" que é como quem diz, perceber um bocadinho da coisa. Bocadinho esse que procuro continuar a desenvolver. Cumps.
  10. B.Silva

    Trying Green

    Boas Spaar, Bem por partes, a luz tenho 8000k na 36w e 4200k na 24w. A ideia é ir aumentando gradualmente o foto-período de 60w para 4/5h + 2h 36w antes e 2h 24w depois. O cloro pode matar as bactérias do filtro? Em relação aos apistos, ainda são juvenis e espero que consigam adaptar-se ao aquário. Adoro estes peixinhos. Tenho agua acida e acredito que o substrato faça o seu trabalho e de a amaciar. As plantas podem providenciar esconderijos suficientes(?). Não estou a querer contradizer o que disses-te. Sei e acredito que tens toda a razão na descrição que fazes da espécie. Mas o objectivo é, por agora serem o trio "decorativo". Claro que não me importava que houvesse posturas, mesmo sabendo que não vingariam nestas condições. Só desconfio é que a quantidade de luz possa afectar o seu comportamento. Fotos só amanha. Cumps.
  11. Boas, Opa, esses Ivannacara Adoketa são animais espectaculares. Sinto-me tentado em ir dar uma volta à Quinta Tópico para manter...sff Abraço.
  12. B.Silva

    Trying Green

    Obrigado pelo elogio brancaman! Para ser honesto não posso ter a certeza que não haverá algum pico de amónia. Espero que não. O Filtro esteve em funcionamento durante um ano e continuou a trabalhar durante esta montagem. Os troncos e boa parte da agua também vieram da antiga montagem. De qualquer das maneiras fica as medições para saber mais opiniões: 23-01 NO2: 0 NH4: 0.25 PO4: 0.25 Kh: 2 Ph: 5.5 NO3: 100 Hoje após TPA NO2: 0 NH4: 0 PO4: 0.5 NO3: 25 Kh: 2 Ph: 6-6.5 Apenas tenho fertilizado com K e P. PS:Só para não acharem que sou criminoso e me queiram os apistos só entraram no domingo, quando já não havia vestígios de amónia ou nitrito. Cumps.
  13. B.Silva

    Primeiro plantado!

    Boas, Eu gostei do aquário. Bem melhor que o meu primeiro aqua com plantas. Deves retirar o carvão do filtro. Este só deve ser usado para tratamento da agua após medicação ou casos extremos de poluição/bactérias. Sambem tem duração limitada, pois deixa de ser activo biologicamente e pode começar a decompor-se. Procura mais informação no forum... Podes fertilizar com Tropica por exemplo. Para essas plantas, doses semanais devem ser suficientes. Cumps.
  14. Boas, Do melhor, a fauna faz justiça ao belo aquário! O que podes dizer sobre os Dicrossus Filamentosa? Demasiado timidos? Cumps.
  15. B.Silva

    Trying Green

    Boas, O objectivo é um pouco esse mas queria ver se não dobravam demasiado. Acho que é uma planta que se consegue manter com 30-35 cm , recorrendo a tesoura claro. Também seria engraçado se os caules que a planta desenvolve ficassem emersas... Ainda têm poucas folhas, é esperar para ver. Cumps.
  16. B.Silva

    Trying Green

    Ora viva, Tal com o titulo indica, montei um plantado onde o principal objectivo é tentar manter plantas com algum grau de dificuldade. Embora tenha tentado criar um layout agradável, o principal objectivo é mesmo consegui manter as plantas saudáveis a longo prazo e esperar que se desenvolvam com a maturação do aquário. O investimento feito em CO2 e substrato foi feito porque não consegui manter as plantas que pretendia em boas condições, com CO2 caseiro e com o substrato re-utilizado de uma anterior montagem. Setup: Data de Montagem: 19-01-2013 - Dimensões: 55x30x35 - Filtro: JBL 701 - Luz: DYI PL-L 2h 36w / 3h 60w / 2h 24w - CO2 : 2bps ( valvula agulha e solonoide) - Substrato: Power Sand Special S + ADA New Amazonia - Fertilização: Bright Lights + Elos Fase 1 3x/sem. e Bright K diário. (ainda não ando metido nos pós...) Plantas: Cuba, Cyperus Helferi, Lilaeopsis Brasiliensis, Pogostemon Helferi e Rotala Wallichii. Animais: Trio de Apistogramas Abacaxi, 2 Otos A ainda a fazer TPA´s de 10l dia sim dia não. A assinalar que é a segunda vez que os pés de Pogostemon derretem em dois dias. Nesta e na montagem anterior. Só se vai mantendo um pé, sobrevivente nas tuas ocasiões. Aguardo sugestões, comentários e montes de criticas. Cumps.
  17. B.Silva

    Rivage 54L

    Boas, Gosto muito dos teus apistos, que espécie são? Agassizii? O aquario esta a ficar muito bom, já da "pa mandar um rollo". Cumps.
  18. Boas, Para mim dos melhores aquários que tenho acompanhado. Gosto muito da relação conseguida entre o vazio e conjunto moita/tronco. O resultado final ficou excelente! Parabéns! Cumps.
  19. Peço desculpa, mas não percebo essa lógica dos produtos para diminuir os fosfatos. Ex.:Tenho dois aquários, ambos com 2ppm de fosfatos. Um está densamente plantado com plantas exigentes, o outro tem 3 anubias e um casal de apistos que preferem aguas bem limpas. Em qual dos dois aquários devo usar os ditos produtos, para baixar os níveis de fosfatos? Se vais aumentar 3x mais a tua luz, aconselho a introduzires plantas que exijam essa iluminação, tal como CO2 e fertilização adequada. Cumps.
  20. Boas, GM, um grande obrigado pela disponibilidade de ajudar e partilhar conhecimento. Como sempre! mas já agora duas ou três questões - A cuba mantém-se amarela a 3 semanas mesmo as folhas novas. é certo que não consigo distinguir se são algas ou as folhas propriamente. - Em relação aos fosfatos, eu disse que punha 5ml e não 5ppm. Teoricamente para atingir os 1.30ppm de P, teria que adicionar 26ml = 5 tampas, e só para ~50 litros de agua!(http://calc.petalphile.com/en/) - Bem gostava mas o substrato não é akadama. É jbl manado. Por baixo é jbl fértil e inerte misturado. Mas aqui também há um problema, este substrato nutriu echinodorus e staurogynes durante alguns meses. Ainda pus Terra Uno que arranjei baratucho. Pode ser que ajude a revitalizar o subtrato. - O meu DC já trazia a solução. Mesmo assim, será que podia usar a agua do aquário, tendo a agua com 4 dKH? O Problema ´que não tenho essa variação de 0.8-1 nunca! Agua sem CO2 com Ph de 7, com CO2 fica pelos 6.5. O meu teste é de largo espectro, o que não ajuda. Tenho que tirar isso a limpo então. Também já injectei 15ml de paciência nas veias! Vamos ver como correm agora as coisas. Cumps.
  21. Boas, Aqui estão algumas fotos que podem ajudar a identificar os problemas A Cuba amarelada: A Cyperus As plantas Só por termo de comparação fica uma foto de 17/11: Embora as plantas cresçam significativamente, não aparentam lá grande saúde...
  22. Boas, Tive agora a limpar o vidro e a podar a Cuba. Depois da TPA tento tirar uma foto com telemóvel... Mas são as tipicas algas iniciais: Green dust com fartura (acastanhada) e BBA´s no musgo e nas Cyperus e Lilaeopsis. Muito obrigado GM, Bem sei que sou pessoa muito impaciente mas também sei que, infelizmente tenho que me sujeitar às leis da física. lol Mas achei que nestas duas semanas houvesse um abrandamento do desenvolvimento das algas... O que não aconteceu. Não mencionei mas a filtragem é feita por um Cristalprofi 701, acho suficiente para uma boa circulação de água. Continuo a achar que pode mesmo ser problemas de fertilização. Cheguei a adicionar 5ml diarios de fosfatos (leia-se seachem P) e no final de cada semana tinha 20ppm de NO3 e 0,25ppm de PO4. Será que a presença de nitratos altos obriga as plantas a consumir todo o fosfato disponível? 20~30 ppm é assim tão alto? Já agora, Ph entre 6,6 e 7; GH 4~5; DC está verde lima. Cumps.
  23. Boas, montei, à um mês e meio um pequeno plantado com menos de 50 lt úteis e continuo sem conseguir combater eficientemente as algas. Como reutilizei o substrato fértil e inerte da anterior montagem e apenas coloquei novo inerte por cima da antiga mistura, comecei a fertilização liquida duas semanas depois. E despejei tampas NPK e Micros (de Seachem que sinceramente para plantados não é o mais indicado). Mantive sempre 3bps+ de CO2. Mas acho que o problema pode ter avançado mais rapidamente porque também tinha 60w pll com 6h de periodicidade. À uma semana, aumentei a distancia da calha em poucos centímetros, e diminuí a intensidade para 36w por 7h. Também resolvi começar a fertilizar com Bright K e Bright Lights juntamente com o flourisch e Excel. Mesmo assim as algas continuam a desenvolver-se na "Cuba" e na Lilaeopsis brasiliensis e estão as duas num tom amarelado. A Cyperus Helferi parece apresentar carências de potássio mas como ter a certeza?? A Rotala Wallichii foi a mais afectada. Fiz-lhe uma poda bastante agressiva na esperança que crescesse mais saudavel. Aparentemente não vejo melhoras até a data. Isto não tá fácil... Cumps
  24. Boas, Uma forma de poupar alguma água é encher os garrafões enquanto se espera que a agua do banho aqueça. Sai fria, morna e quente e depois é so tomar banho... Mas se forem como eu, que quer fazer tudo ao mesmo tempo pode ficar mais complicado (barba, dentes, garrafões, banho e outras necessidades). E a agua que sai a cada TPA vai para as plantas cá de casa. Desde Fevereiro que todas as semanas tenho novas Rosas nos vasos do jardim. Até o Maracujá parece gostar da adição dos nutrientes e assim vamos mantendo todos os envolvidos felizes (aquario, plantas, e principalmente as mulheres...) Cumps.