Fishroom de Ciclideos Anões


fabiosilva

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Não tenho grandes noticias... Ao contrario do que pensava, a fêmea Abacaxis não tinha nenhuma desova. O comportamento dela induziu-me em erro, pois não saia da toca e o macho também não entrava lá... Passados dois dias +/-, mudou-se para outro esconderijo, pensava eu que tinha havido eclosão dos ovos e ela tivesse transportado os pequenos para outro lugar (comportamento natural nos Apistos). Entretanto deixei de lhe ver durante dois dias e fui dar com ela morta em baixo de uma folha :(. Infelizmente foi-se... Tenho agora o macho lá sozinho até arranjar nova fêmea (tarefa não muito facil :S)

 

Para não ficar com o aquário vazio, coloquei lá a fêmea Inka, com o macho recentemente chegado da Aquoporto, a ver vamos se me dá um presente..

 

Os pequenos Agassizi Santarém estão neste momento sozinhos no aquário onde nasceram porque a fêmea já estava a ser agressiva com eles. Como as fêmeas dos Agassizi e dos Bitaeniata são muito parecidas, ainda mais quando são pequenas, não vou colocá-los no aquário de crescimento. Vou fazer daquele aquário onde nasceram aquário de crescimento (unica diferença é levar TPA´s com água de torneira em vez de osmose).

 

A 2º geração de Bitaeniata, pelo mesmo motivo também separei a fêmea. Esses vou agora apanhando e juntá-los todos numa maternidade para depois fazer a ambientação todos juntos para o aquário de crescimento onde se encontram os irmãos.

 

Nesse aquário em principio vão ficar o casal de Agassizis Fire Red.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os apistos nunca se cruzam entre especies diferentes?

O que aconteceria, se por exemplo, deixasses o teu macho Abacaxi com uma femea Agassizi?

 

Acredito que se cruzem por exemplo Apistogrammas da mesma espécie mas de variantes diferentes, por ex. Cacatuoides double red com triple red, isso sim é possivel. Juntanto o Abacaxis e a Agassizi penso que não ia dar em nada. Da mistura dos dois iria resultar num hibrido bem bonito certamente, mas não acredito que isso fosse possivel acontecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio!

 

Antes de mais lamento as perdas... De vez em quando acontece mas é pensar que nos tentamos dar lhes as melhores condições e ja tiveram muita sorte em ter sido nos nossos aquas que viveram e nao noutros piores! Pelo menos é como eu gosto de pensar...

 

Depois tenho seguido a evoluções! Especialmente as fotografias! Peixes fabulosos!! Estou ansioso que esses pequenos comecem a crescer.

 

E a razao do post, em que tenho de discordar contigo na tua ultima resposta... Tens o exemplo do Apistogramma Steel Blue, que é um hibrido!

are at least partially Apistogramma resticulosa. Which, it is speculated, have been crossed with either Apistogramma borellii or A. caetei. It has been reported that the East Europeans who first succeeded in spawning this species were crossing "Steel Blue" males with A. caetei females. This apparently resulted in viable spawns and I would suspect that they then back crossed resulting females to other "Steel Blues" males.
Podes ver aqui uma ficha, de onde foi retirado o quote.

Pelos vistos e no seguimento da ficha, este hibrido (que normalmente nao é fértil e nao se consegue reproduzir) é possivel de reproduzir na presença de fêmeas que parece ser o maior entrave na reprodução destes peixes, mas pelos vistos possivel! Alem disso:

.

 

Alem deste hibrido tens

exemplo, mais casual e o caso de hibridez mais provavel de alguma vez acontecer nos nossos aquários. Ve se bem que a femea não é cacatuoides...

 

Alem destes nao conheço mais nenhum caso de hibridismo de apistos... Mas, embora seja um pouco um crime contra a Natureza, criar um hibrido entre espécies razaovelmente parecidas, por exemplo agassizie e abacaxi, bitaeniata e trifasciata, viejitta e hongsloi, ou até mesmo entre espécie anatomicamente mais distantes, podia ter um resultado muito interessante!!

 

Cruzamentos entre variantes criadas pelo Homem ou mesmo variantes por diferenças topográficas, é normal e perfeitamente saudável, uma vez que são a mesma espécie. Talvez até seja bom porque muitas vezes quando se têm um casal, estes já são irmãos (especialmente no caso de peixes comprados em lojas e não selvagens) e quando comprados a privados que compraram a lojas, a consanguinidade já pode ser bastante alta... Tambem poderá ser bastante interessante fazer cruzamentos entre variantes de rios... Por exemplo os teus agassizi Santarem com os meus super red ou os teus bitaeniata com os Shishita do Ricardo Gomes!

 

Bem, vai mas´é colocando fotos disso, que é isso que a gente gosta :wink:

 

Abraço,

jp

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João.

 

É verdade, o A. Steel Blue é um conhecido caso de hibridismo. Eu nunca explorei bem este assunto porque sou contra os hibridos e por isso nunca aprofundei o conhecimento por aí. Não deixa de ser um peixe bonito, mas é contra natura e além disso é estéril.

 

Estive a ver também o video que mandas-te, realmente o comportamento da fêmea para com um macho que não é da sua especie é espétacular. Não sei se saiu alguma coisa dali, sinceramente duvido mas não deixa de ser um belo registo.

 

Há certas especies que como dizes e bem, devia fazer um mix interessante. Qualquer dia os asiáticos lembram-se disso, se é que já não se lembraram..

 

Fotos coloco em breve. Tenho que vos mostrar o macho Inka que deu entrada e já está num aquário de reprodução com a fêmea, bem como o novo casal de Abacaxis que vai entrar ;)

 

Abraço e obrigado pela partilha de informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então amigo? Tens andado um pouco ausente, como estão os peixitos?

 

A minha fish room já tá a bombar e com peixes ;) Passa por lá e comenta sff, o link está na assinatura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

É verdade, o tempo não tem sido muito. Também não tenho grandes novidades. Continuam em reprodução o casal de Inka e Abacaxis, ainda sem posturas. Mantenho os pequenos em crescimento, outros casais em descanso, enfim, nada de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas amigo.

 

De facto há novidades. Postura de Abacaxis, ainda não nadam sozinhos mas já separei o macho para não acontecer como na primeira postura ;)

Devem começar a nadar para o meio da semana que vem, por isso nessa altura coloco umas fotos.

Os Bitaeniata continuam a crescer bem assim como os Agassizi Santarém, os Hongsloi estão espectaculares.

 

Más noticias é que me morreu o macho Agassizi Fire Red por isso essa estirpe está extinta aqui da minha Fishroom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que essa postura vá para a frente pois os abacaxis sao espectaculares.

 

É pena ter morrido. O que estás a pensar fazer agora? Arranjar outro macho da mesma estirpe ou como o ricardo diz, apostar noutra especie?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho que foram parasitas internos que deram cabo dele. Inchou por dentro...

 

O macho em questão estava em repouso até haver aquário livre para reproduzir (sim porque isto tem que ser à vez), por isso os proximos a reproduzir em vez de ser os Fire Red como era previsto, passam a ser os Cacatuoides. Tudo o resto ou já reproduzi ou está a reproduzir, à excepção dos Inka que estão num aquário de reprodução mas até agora nada (o macho é mau como as cobras), e dos Adoketa, que ainda não me deram o brinde :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal.

 

O tempo não tem sido muito mas a vida não pára na Fishroom.

 

Fêmea Abacaxis F1, com os seus pequenos F2, na data do video com 10 dias de natação livre (Sábado).

 

 

E fiz outros videos também... Fica para breve ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem para ver se o pessoal não adormece, cá vão mais uns videos...

 

"Comunitário" Apistogrammas

 

Estão neste aquário provisóriamente enquanto é feito um com as medidas de C100xL50xA40.

Aqui mantenho as espécies que estão em descanso de reprodução e também as solteironas Elizabethae (ainda a aguardar por um macho mas pelo andar da carruagem...)

 

 

Apistogrammas Bitaeniata Brasil F1

 

 

Apistogrammas Agassizi Santarém F2

 

 

A Fishroom está a sofrer algumas alterações na sua estrutura para que até ao fim do verão o projecto fique concluído. Depois coloco fotos do novo aquário que vai dar entrada com 1 metro e mais uma geral. Troquei um aquário de crescimento com 80cm por 2 de 40cm, o que me permite jogar melhor com as especies que tenho.

 

 

Até breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Já deu entrada na fishroom o aquário que vai servir de "comunitário" para manter os casais na altura do descanso..

O aquário tem 100Cx50Lx40A ainda é uma bestinha que vai ter cerca de 200L.

 

O aquário onde estão actualmente, que tem lá dentro um casal de Adoketa, trio de Agassizi Santarém e casal de Bitaeniata e 2 Elizabethae já se torna pequeno (80Cx35Lx40A). Para ajudar a festa, houve nestes ultimos dias uma postura bem sucedida de Bitaeniata nesse aquário. Neste momento os alevins foram todos à vida, comidos obviamente. Mas tive oportunidade de assistir a fêmea Bitaeniata a dar porrada aos Adoketa e aos restantes, tal não é a agressividade deste bicho com apenas 3cm de tamanho.

 

Outra situação engraçada e que nunca tinha assistido também aconteceu pela mesma altura mas foi com os Abacaxi.

Retirei os alevis à fêmea, com quase 1 mês de idade e coloquei-os num aquário de crescimento... Meti logo o macho que estava no tal "comunitário" que referi a cima, no aquário da fêmea, mas dentro da maternidade. Como tinha retirado os pequenos desse dia, queria que ela se alimentasse bem antes da proxima desova... Parece que a nossa amiga não quis esperar pela melhor altura e foi desovar na base da maternidade de rede onde se encontrava o macho :)

Creio que os ovos estão fungados, mas não deixa de ser curioso haver uma desova de um Apistogramma num sitio completamente iluminado, destapado e quase no topo do aquário. Parece que o pensamento dela foi "... se desovar no coco o gajo como está preso não consegue fecundar, por isso vou desovar ao pé dele..." :)

 

A proxima foto que meter será do macho Inka, está brutal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Gostava que este post fosse para colocar uma foto do macho Inka como tinha pometido mas é para dar uma má noticia...

 

Precisamente o macho Inka morreu esta noite. Notei que estava estranho e junto a um canto ontem, hoje de manhã estava morto.

Este é um dos problemas que noto nos Apistogrammas em geral... Raramente avisam que estão doentes, morrem logo, ou quando dão algum sinal já pouco ou nada há a fazer por eles.

 

Este não deve ter resistido à mudança de parâmetros da água após ter metido a turfa nova no aquário. Algo que sempre fiz sem ter qualquer tipo de problemas. Enfim, tenho agora lá duas fêmeas desamparadas, mas tenciono em breve comprar outro macho. Não tenho tido muita sorte com esta espécie, mas também não vou desistir por isto, já que é uma especie espétacular!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é de facto uma pena... anda tudo com azar nos apistos, tu c esta situacao, um amigo meu teve exactamente a mesma situacao quetu apos separar o macho devido a nova postura, eu pelo meu lado, em relacao aos meus bitaeniata, em que a minha femea fez desaparecer mais uma postura de francamente mais de 100 ovos... deixei o macho separado na mesma a ver se aparece algum alevin, o que duvido porque ja e a segunda vez consecutiva que ela faz isto... para me alegrar restam.me os meus trifasciata que a femea parece estar a dar conta do recado com cerca de 20 alevins quase com 2 semanas de natacao livre... a ver se nao ha azares com eles.

como diz o outro forca ai na maionese e ha que nao desanimar!

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, há alturas em que parece tudo correr às mil maravilhas, outras que parece que há algum enguiço...

Não é a primeira desilusão que tenho com os Apistos, mas tudo metido numa balança, as alegrias que me dão pesam muito mais que os desgostos, por isso, ou vai ou racha!!! E em breve hei-de lá meter outro macho. Não descanso enquanto não reproduzir esta especie.

 

Quanto aos trifasciatas espero que safes esses pequenos. 2 semanas de natação livre é muito bom. Daqui a duas semanas entram numa fase de vida mais estável e se mantiveres tudo controlado (tpa´s, comidas etc) consegues safá-los a quase todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais